Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Casamento Vintage: o guia completo com tudo o que você precisa saber

O casamento vintage tem conquistado os corações dos noivos, talvez seja porque incorpore móveis antigos na decoração, um visual desgastado ou cores sóbrias, tudo isso somado a um vestido de noiva ou penteado influenciado pela década de 20 a 60. 

Seja qual for o motivo, há muitas maneiras de dar vida a um casamento vintage. E nós aqui do Lápis, queremos te contar tu-di-nho sobre esse estilo de casamento que te faz entrar no túnel do tempo e viver um romance de época.

 

casamento vintage

 

Mas afinal o que é um casamento estilo vintage?

Esse termo remete a um estilo de moda mais retrô, bem inspirado nas décadas de 20 a 60. Embora o casamento estilo vintage tenha elementos peculiares, às vezes, se confunde com o casamento rústico , pois o uso de móveis antigos e madeira também podem ser vistos no estilo vintage. Mas nada impede que você junte esses dois estilos no seu grande dia!

O que podemos afirmar é que o casamento vintage caiu no gosto dos noivos – e nosso também -, com sua decoração tão diferenciada que, quase, nos faz viajar no tempo. Ainda mais com os looks dos noivos, as músicas na pista de dança e as lembrancinhas no final da festa!

Sem nos esquecermos do toque romântico, clássico e bem atemporal que o casamento vintage tem, tudo isso com uma decoração com renda, pérolas e flores que não podem ficar de fora.

Boa saber mais sobre o casamento vintage?

 

Within this day
Helena and Laurent

Principais elementos de um casamento vintage

O casamento vintage tem características bem marcantes, começando pelos objetos antigos dos anos 20 e 60. Eles podem ser livros, máquinas de escrever, porta-retratos, telefone antigo, vinil, assim o clima nostálgico está completo. 

Os itens de família, passados de geração em geração, são excelentes para uma decoração de casamento vintage autêntica e cheia de significado. Ainda pode ser uma boa maneira de economizar na decoração. E por falar em orçamento, dê uma olhadinha nesse nosso post com dicas para economizar no grande dia.

Outra opção são os antiquários para encontrar objetos lindos para compor a decoração, mas aqui vale o alerta, pesquise bastante os preços, pois não são muito baratos e isso pode prejudicar o orçamento do casamento.

No casamento vintage a paletas de cores que tende a ter mais tons mais delicados, cores envelhecidas. Os queridinhos azul, marsala, verde e outros também entram para a lista de cores para esse estilo de casamento.

 

Sakura Photography
Emilie White

Como escolher o espaço ideal para um casamento estilo vintage?

Como em qualquer casamento, escolher o cenário ideal para o SIM requer atenção aos detalhes para uma proposta vintage. 

Alguns lugares como bistrôs, casa no campo, fazenda podem se tornar o local ideal para a celebração. Apenas atente-se a lista de convidados para que possam acomodar todos de maneira confortável! 

Entretanto, o mini wedding ou micro wedding tendem a dar aquele aconchegante e intimista que o casamento vintage se encaixa melhor. Claro, que isso não é uma regra! Se você sonha com um casamentão, bora fazer dele um grande dia vintage!

 

Gaby Esensten Photography
We Heart Pictures

 

Helena and Laurent
Lorie Chambless Photography
Amy and Stuart

Convites para casamento vintage

Opções não faltam de convites para o casamento estilo vintage. Se ele tiver uma vibe mais romântica, elementos como florais e arabescos não podem ficar de fora. Assim como, os tons envelhecidos, pastéis, preto e branco. 

Para o  casamento no campo, o papel kraft com detalhe em juta são ótimos para acrescentar ao convite. Se o casamento acontecer em território estrangeiro, o famoso destination wedding, aposte em desenhos de mapas antigos, malas e carimbos para compor o convite. 

O mesmo vale para um casamento na praia estilo vintage somado aos elementos praianos dão o toque final para um convite ideal. Juntamente com a caligrafia, escolha fontes que tenham mais a ver com o estilo vintage. 

Assim como os convites para padrinhos que são diferentes dos outros convidados, podem ganhar detalhes em florais ou nos mimos, tudo pensando no casamento vintage.

 

Decoração de casamento vintage

Na decoração vintage não podem faltar poltronas, talheres, louças antigas, castiçais, molduras que são itens clássicos e que compõem o casamento estilo vintage. O mais legal é que é possível decorar um casamento ao ar livre, praia, jardim, em casa, onde mais os noivos quiserem.

O segredo está na criatividade, use e abuse dela em todos os detalhes. Sabe aqueles livros com capas antigas? Eles podem ser excelentes para dar um toque vintage, assim como máquinas fotográficas, rádio antigo, baús…Acredite! São inúmeras possibilidades para uma decoração que fará os convidados viajarem no tempo.  

Os tapetes voltaram a ser vistos e por uma boa razão. Seus tecidos e cores dão um toque diferenciado e personalidade a qualquer ambiente. Eles podem ser usados, como exemplo, na cerimônia sinalizando o caminho dos noivos. Ainda mais, para uma entrada triunfal uma porta ao estilo vintage, ajuda a definir o cenário e o resultado é uma grande entrada de conto de fadas.

A decoração do casamento estilo vintage só está completa com aqueles carrinhos de bar à moda antiga. Além de todo o charme, os convidados podem ficar à vontade para saborear as bebidas servidas ali. 

 

Gaby Esensten Photography
We Heart Pictures
Gaby Esensten Photography

Vestido de noiva para casamento estilo vintage

Se você ama o toque glamouroso dos anos 20 ou dos anos 60, certamente o vestido de noiva vintage é a melhor maneira de unir o melhor dessas duas décadas. Sem contar, que os vestidos que remetem a esse estilo retrô apresentam modelos atemporais com silhuetas maravilhosas que combinam com a sua personalidade. 

Ainda mais, para um visual de casamento vintage estar completo o véu da noiva juliet caps é perfeito. Mas dependendo do estilo e década escolhidos, um voilette  ou casquete podem dar o efeito que você procura para finalizar o look. 

Os broches são ótimos para um casamento estilo vintage, sabe aquela tradição de algo antigo? Pois bem! Aqui cai super bem! Ainda pode ser uma boa maneira de homenagear um ente querido que não está mais presente.  

O visual da noiva só está completo com o penteado e as unhas, então, busque referências que possam se aproximar do que você sonha para o seu casamento vintage. Um bom alinhado para essa missão é o pinterest, nesse post te contamos como ele pode te ajudar, aqui!

Kathryn & Perry of Our Love Is Loud

Traje do noivo para casamento vintage

O noivo de um casamento estilo vintage pode usar terno com tecido xadrez, lã grossa ou veludo. Esse último é ideal para um casamento no inverno

Os acessórios complementam o visual como a gravata borboleta, colete, suspensórios e o cravat, que é um lenço usado no pescoço do início do século 20. Essa pode ser uma alternativa para quem quer fugir do modelo de gravata tradicional.

Se o casamento for na praia ou no campo, o chapéu ou boina certamente dará aquele toque divertido e charmoso ao traje. O noivo pode acrescentar uma lapela mais clássica com rosas brancas, que dão o toque final perfeito.

 

Gaby Esensten Photography
We Heart Pictures
Benjamin Stuart Photography

Lembrancinhas de casamento estilo vintage

Uma das tradições mais comuns são as lembrancinhas para os convidados. E nós amamos essa ideia de levar um pouquinho do casamento, mesmo depois que a festa acaba!

No casamento vintage, os noivos podem dar mimos como velas em latinhas com rótulos clássicos, sachê perfumado em juta ou outro tecido. Ainda tem, opções de lembrancinhas comestíveis como  bem-casados ou brownie em uma embalagem com tecidos estampados em poá ou listras. 

No nosso post de lembrancinhas de casamentos temos vááááárias ideias que podem ser facilmente adaptadas para o casamento estilo vintage. Confira e escolha a que melhor se encaixa com a proposta do seu casamento, só clicar aqui

 

Vintage Twee at Not on the High Street
Hope and Willow at Not on the High Street

Detalhes especiais para um casamento vintage

O bolo de casamento vintage se destaca com seu topo que remete aos anos 20, geralmente o material usado é porcelana. Se a ideia é uma vibe bem vintage, aposte em uma cômoda para ser a mesa do bolo, isso dará um toque totalmente diferente a decoração do casamento vintage.  

Livros com capas antigas podem ser usados como suportes para os docinhos, imagina as fotos de casamento lindas que terão. Ainda há gaiolas, vitrolas, vinis, telefones antigos, entre tantas outras coisas que podem compor uma mesa fantástica. 

Na hora de ler as palavras do coração, deixe o celular de lado e escreva seus votos de casamento no papel, isso dará aquele toque mais retrô incrível. Ah! Para diversão de todos, bem ao estilo vintage, que tal uma bela kombi para tirar fotos e sorvetes de massa?  Conheça nossos fornecedores para deixar o seu grande dia cheio de diversão, só clicar

Para os convidados, que tal leques de renda? São perfeitos para os dias mais quentes e cerimônias ao ar livre. Você pode colocar em cestos na entrada da cerimônia para que eles possam pegar e se sentirem nos anos 20. 

 

Ross Harvey
Kelly Anne Berry
Gaby Esensten Photography
We Heart Pictures
Lindsay Hackney Photography

Fornecedores para um casamento vintage

No nosso guia você encontra profissionais que sabem bem como realizar um casamento vintage. nos mínimos detalhes.

São decoradores sempre tiram um truque da manga e encontram tudo o que os noivos desejam para um cenário dos sonhos. E assessores que são verdadeiras fadas madrinhas e conduzem esse dia ímpar com maestria. Vem conhecer esse time de gente que ama o que faz! 

 

Polina Vinogradova

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog