Tudo que você precisa para casar

Convite de casamento online: o que é e como criar o seu?

Se você começou a organizar o seu casamento, provavelmente já deve ter ficado na dúvida se vale mais a pena ter um convite de casamento online ou impresso, certo?

Antes de responder a esta pergunta, é importante analisar alguns pontos. Afinal, não existe uma forma certa ou errada de entregar um convite e a escolha dependerá de diversos fatores.

Assim como um cartão de visitas de um profissional representa os seus serviços e a sua marca, o seu convite também representa o seu casamento e quanto mais envolvente ele for, mais expectativa gerará nos convidados.

Pensando nisso, nós reunimos algumas informações importantes sobre o convite de casamento online. Continue lendo e veja como e porquê criar o seu.

 

 

Por que criar um convite de casamento online?

Talvez você ainda esteja com muitas dúvidas se realmente vale a pena enviar um convite de casamento online, as vantagens desta escolha e quais seriam os riscos.

Antes de tomar uma decisão, nós separamos uma lista de vantagens do convite virtual. Veja:

  • Mais acessível. Se você está pensando em economizar, o convite de casamento online pode ser uma boa alternativa. Afinal, convites de papel, envelopes, selos e outros detalhes podem ser mais caros;
  • RSVP imediato. Com um convite de casamento digital, você pode disponibilizar um link para que os convidados digam se irão à cerimônia e festa ou não. Isso permitirá que você acompanhe com muito mais rapidez quem vai comparecer;
  • Combina com um casamento virtual. Se você está planejando um casamento virtual, então faz muito sentido que os seus convites também sejam virtuais. Além disso, vai permitir que tudo fique alinhado e super fácil para que os convidados acessem e encontrem todas as informações com facilidade;
  • Mais ecológico. Enviar convites virtuais também é uma boa opção se você está procurando fazer um casamento sustentável, já que você não vai se preocupar com todo o papel que será usado em convites e envelopes.

 

Só mesmo o Lápis para te contar TODOS os segredos para fazer um ensaio pré wedding dos sonhos!

5 aplicativos gratuitos para você criar o seu convite de casamento online

 

#01: Adobe Spark

O Adobe Spark, aplicativo gratuito da empresa Adobe, possui uma lista de modelos de convite de casamento e elementos virtuais personalizáveis.

O acervo tem diversos modelos diferentes de convites já prontos, opções de fontes, texturas, formas e paletas de cores à sua escolha, para deixar os materiais com a identidade visual do seu casamento.

Quando finalizar a sua arte, o arquivo ficará armazenado na biblioteca da sua conta.

convite de casamento online no adobe spark
Fonte: Adobe Spark

 

#02: Canva

O Canva é uma das opções mais conhecidas do mercado e permite criar o seu arquivo pelo computador ou pelo celular.

A lista de modelos de convites de casamento é bastante grande e diversa, inclui diversos estilos, fontes, elementos, imagens, formas gráficas e outras possibilidades gratuitas para a sua edição.

A sua arte é salva automaticamente na biblioteca do Canva, mas você pode fazer o download gratuito em PDF ou em formato de imagem.

convite de casamento online no canva
Fonte: Canva

 

Os letreiros em Neon estão de volta com força total! Veja aqui inspirações para usar no seu casamento.

 

#03: Invitation Card Maker App

Caso você queira criar convite de casamento online animado, o aplicativo Invitation Card Maker App pode ser uma ótima opção.

Este aplicativo permite criar uma arte interativa, onde você adiciona uma música de fundo, múltiplas páginas, botões para contato e até controle de convidados.

Na prática, cada convite funciona como um site na internet, onde você cria diferentes páginas e permite que as pessoas interajam com os botões.

Para ter acesso à funcionalidades mais avançadas, o aplicativo oferece uma versão paga e um plano gratuito de sete dias para você testar.

convite de casamento online no invitation app
Fonte: Invitation Card Maker App

 

#04: Evite

Assim como no app anterior, o Evite também funciona como uma espécie de gerenciador de eventos, onde você pode criar um evento online e compartilhar o link com os seus convidados.

O convite virtual fica disponível em uma página, onde você pode administrar as presenças confirmadas, enviar mensagens para os seus convidados, incluir atividades e até mesmo permitir que os convidados possam enviar fotos da festa.

O app não permite muitas alterações, mas é possível modificar o título do evento, data, horário, endereço e telefone.

convite de casamento online no evite
Fonte: Evite

 

Confira aqui nosso guia completo sobre tudo o que precisa para fazer um casamento na praia INCRÍVEL!

 

#05: Desygner

Por fim, o aplicativo Desygner possui uma aba de modelos específicos para convite de casamento online e permite editar todos os elementos gráficos da arte, alterar a ordem dos elementos, adicionar fotos, alterar as cores ou inserir novas formas gráficas.

Na hora de salvar, o app permite salvar no formato de folha A5 e com a resolução ideal para enviar para uma gráfica, imprimir em casa ou apenas baixar no seu computador e enviar online.

convite de casamento online no desygner
Fonte: Desygner

 

O que incluir no seu convite de casamento online?

 

1. Quem está convidando

  • Convite formal: você pode incluir “os pais” ou “junto com as suas famílias”;
  • Convite informal: é possível deixar essa parte de fora.

2. O pedido para ir ao casamento

  • “Junte-se a nós no casamento virtual de…”;
  • “Adoraríamos que você se juntasse a nós virtualmente…”
  • “Você está convidado para o casamento virtual de…”.

3. O nome do casal

  • Convite formal: Primeiro nome da noiva + Nome do meio + Nome completo do noivo;
  • Convite informal: Pode classificar os nomes em ordem alfabética ou o nome que soar melhor primeiro.

4. A data + hora do casamento

  • Convite formal: Tudo pode ser escrito por extenso, sem numerais. O horário é especificado usando “horas” e o ano é opcional, já que os convidados presumem que o casamento acontecerá logo após o recebimento dos convites;
  • Convite informal: Você poderá utilizar apenas numerais.

Dica: Caso o casamento seja virtual, o fuso horário é muito importante e deve ser mencionado no convite de casamento online. Afinal de contas, você quer ter certeza de que os seus convidados estarão online no horário correto e não perderão nenhuma parte do casamento.

 

convite online para casaemento
BestCelebrations

 

Paleta de cores para casamento: clique AQUI para saber como escolher as cores para o grande dia.

 

5. A localização

Neste caso, se o casamento for presencial, basta colocar o endereço correto e, se couber, também é possível acrescentar um “como chegar”.

No caso de casamentos virtuais, este é um lugar perfeito para colocar o link e senha de acesso, para que os convidados utilizem para acessar a transmissão ao vivo da cerimônia.

No entanto, certifique-se de que o link seja enviado somente aos seus convidados. Evite publicar o link no site do casamento ou em outro local público, a menos que esteja protegido por senha.

6. Dress code

  • Convidados virtuais: você decide qual será o estilo do seu casamento. Alguns casais que desejam ter um casamento mais divertido, costumam colocar um “calças opcionais” no convite ou deixar que os convidados fiquem livres para escolher as suas roupas. Lembre-se de colocar um lembrete para que ninguém apareça de roupa íntima, pijama ou sem camisa;
  • Convidados presenciais: especifique o traje adequado para os convidados que estarão presentes saibam como devem se vestir no dia do casamento.

7. RSVP

Deixe claro para os seus convidados, como você deseja que eles confirmem a sua presença. Existem algumas opções para isso:

  • você pode fornecer um link para que eles confirmem a presença virtualmente no site do casamento;
  • você também pode enviar uma correspondência separada no envelope do convite, para que eles enviem de volta pra você com a resposta. Este caso é bastante comum nos casamentos dos EUA;
  • ou você pode oferecer as duas opções e deixar em aberto para que os convidados confirmem a sua presença da maneira que se sentirem mais confortáveis.

8. Link para o site do seu casamento

Nós recomendamos que você crie um link para o site do seu casamento em algum lugar do seu convite de casamento online.

Você pode colocar um link na parte inferior do convite de casamento online ou no seu verso, caso queira que fique mais discreto.

Isso é muito importante para que os convidados consigam acessar mais informações sobre o local ou detalhes importantes da cerimônia e festa.

 

Etsy

 

Dica do Lápis: fizemos um post cheio de inspirações de vestido de noiva para você que tem mais de 35 anos! Você não pode perder!

Como criar o convite de casamento online: passo a passo

Passo 1: Escolha o seu aplicativo favorito para criar o convite de casamento online

Acima nós colocamos uma lista de aplicativos e sites gratuitos para você escolher onde fazer o seu convite de casamento online.

Portanto, o primeiro passo é escolher o aplicativo que você mais se identificou, acessá-lo e fazer o cadastro na plataforma utilizando o seu e-mail.

 

Passo 2: Encontre um modelo de convite de casamento online

Quando você já estiver no site, é só procurar uma lupa ou barra de pesquisa e buscar por “convite de casamento”.

Provavelmente aparecerão diversos modelos diferentes e você pode começar a busca pelo modelo que mais faz sentido para o seu casamento e combina com a identidade visual que você escolheu.

Lembre-se que as cores, fontes, imagens e formas gráficas podem ser alteradas, se você quiser. Portanto, o convite de casamento online não precisa ser perfeito de cara.

fazer convite de casamento online gratis para imprimir
Fonte: Convite Digitali

 

Passo 3: Explore os recursos disponíveis da plataforma para convite de casamento online

Depois de escolher o modelo de convite de casamento online que fez mais sentido e que você mais se identificou, é só clicar, abrir o modelo e começar a explorar os recursos que estão disponíveis na plataforma.

Você poderá clicar nos elementos do convite, alterar as cores, arrastar as imagens ou mudá-las, clicar no texto e alterar o que estiver escrito e assim por diante.

Não tenha pressa. Pesquise por ideias e referências no Google Imagem ou Pinterest e teste formas, cores e fontes diferentes até encontrar o que mais lhe agrada.

Nada disso será feito em alguns minutos, portanto separe alguns dias para ir fazendo com calma e tranquilidade, até construir o convite de casamento online perfeito para você.

 

convite de casamento online gratuito
Fonte: Elo7

 

 

 

Iluminação de casamento: conheça todos os tipos e saiba como escolher a ideal para seu casamento AQUI!

Passo 4: Tenha cuidado ao adicionar as informações do convite de casamento online

Adicione as informações do seu convite de casamento online com muita atenção, evitando cometer erros ortográficos ou incluir endereços ou números errados.

Além disso, cuidado com informações demais. Não é raro encontrarmos convites onde os noivos inseriram muito texto e acabaram deixando a leitura difícil e as informações mais importantes com pouco destaque.

Por isso, foque apenas no que for mais relevante:

  • nome dos noivos;
  • local da cerimônia e da festa;
  • data;
  • horário;
  • nome dos pais, opcional;
  • e versículo bíblico, opcional.

 

convite para casamento virtual
@savethedate.digital

Passo 5: Salve o seu convite de casamento online em alta resolução

Quando finalizar o seu convite de casamento online, é hora de compartilhar com os seus amigos e familiares.

Por isso, procure salvar em alta resolução e em formato PNG ou PDF, pois conservarão a arte e deixarão o seu convite de casamento online perfeito para ser enviado por WhatsApp, e-mail ou por onde você preferir.

 

Clique aqui para comprar o Planner do nosso Casamento! Um Planner de Casamento Prático, Bonito e Completo para te ajudar na organização do casamento! 

 

convite para casamento online
@savethedate.digital

 

E aí? Gostou da ideia do convite de casamento online?  Aproveite para conferir o nosso guia completo sobre convites de casamento. Boa leitura!

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler:

Véu de noiva: um guia completo com todos os tipos e dicas de como usar
Cortejo de casamento: ordem de entrada e de saída na cerimônia de casamento
Casamento ao ar livre: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Tudo que você precisa para casar