Doces de Casamento: dicas da Fleur de Sucre para calcular, armazenar e acertar na escolha!

Meninas, hoje é dia de falarmos sobre um assunto de dar água na boca: doces de casamento! Ahhh…o ponto alto de qualquer casamento, que enche nossas bolsas no final da noite! Quem nunca? Não dá para resistir e não levar um ou outro para comer mais tarde, né? Melhor ainda quando o casal já se programa e oferece caixinhas!

Para ajudar as nossas noivas queridas a entenderem um pouco mais desse mundo delicioso dos doces de casamento, convidamos a Fleur de Sucre, especialista no assunto, para responder as nossas maiores dúvidas (e suas também, a gente sabe!) sobre o assunto.

 

doces de casamento

 

Qual a quantidade certa de doces de casamento que eu devo encomendar? Existe um número chave por convidado?

Normalmente calcula-se entre 5 e 6 doces de casamento por pessoa. Mas essa quantidade pode variar por outros fatores. Uma festa programada para durar muito, com muitas atrações e sem hora para terminar, vai precisar de mais doces. Já uma festa de dia, que deve terminar cedo, precisa de um pouco menos. Se a mesa estiver ao lado da pista, os convidados comem doces mais vezes, eles acabam mais rápido também. Quando os noivos se programam para ter caixinhas que permitem os convidados levarem doces para casa, o número de doces deve ser bem maior. Então na verdade, o segredo é pensar na festa como um todo e definir junto com a assessoria e a doceira o que é melhor no seu caso.

Baixe GRATUITAMENTE a nossa planilha de planejamento financeiro para casamentos.

 

 

Quantas variedades de sabores de doces de casamento preciso oferecer aos convidados?

O ideal é ter uma mesa com 8 a 10 variedades de doces de casamento, assim você agrada todos os paladares. Não se preocupe em ter a mesma quantidade de cada doce, porque as pessoas tendem a ir naquele que ela acha que vai gostar. Assim, quem gosta de chocolate vai direto no de chocolate e quem gosta de maracujá vai direto no de maracujá. O mais importante é colocar doces de várias categorias. Ter chocolate, frutados, com nozes, com ovos, um pouco de cada tipo.

Já escolheu o seu convite de casamento? Veja aqui o nosso super guia sobre o assunto.

 

 

Quantas degustações de doces de casamento são recomendadas?

Não é necessário muitas degustações, três é o numero ideal. Você terá poder de comparação e estará mais tranquila com as escolhas. Degustações demais, por outro lado, confundem a cabeça e fica mais e mais difícil de escolher.

Com quanto tempo de antecedência devo contratar esse serviço?

O ideal é cerca de 6 meses antes. Assim você escolhe com calma e tem tempo para dividir o pagamento. Dá até tempo até de fazer alguma modificação, se quiser. E principalmente, garante a data! Deixou para a última hora, não tenha medo de perguntar. Você pode ter a sorte da sua doceira escolhida estar tranquila na semana do seu casamento e tudo dará certo.

Clique aqui para saber tudo sobre mini wedding.

 

 

Quem entrega os doces no dia do casamento?

Algumas empresas entregam pessoalmente os bolos e os doces, então vale perguntar antes de contratar. O que as vezes acontece é que quando a quantidade é muito pequena há cobrança de frete. Quando o casamento é fora de São Paulo, também é cobramos extra por essa entrega. A boa notícia é que doces de casamento são bem fáceis de transportar, e qualquer pessoa consegue levar no banco do carro. Já o bolo é mais complicado e não aconselhamos a levar por conta própria.

Quem é o responsável em colocar os doces de casamento na mesa do bolo?

Quem monta a mesa é a copeira do espaço. Ela será responsável por colocar todos os doces nas travessas e ficar na festa repondo doces, retirando forminhas vazias, mantendo tudo em ordem. O que sempre falamos é: tenha uma copeira! Faz muita diferença na hora da festa.

Confira aqui mais de 70 opções de lembrancinhas de casamento.

 

 

As empresas de doces já mandam os docinhos dentro das forminhas ou é preciso comprar a parte?

Geralmente as empresas enviam os doces em uma forminha básica em cores pré-determinadas que estão inclusas. Outras forminhas, em formato de flor, por exemplo, podem ser compradas a parte e entregues na doceria para que os docinhos sejam entregues nas forminhas escolhidas no dia.

Quais os doces de casamento clássicos que nunca podem faltar e que os convidados amam?

O mais importante, é que os noivos gostem dos doces escolhidos. O casamento é de vocês, tem que ter a sua cara, o seu jeito! Mas dentre as coisas que vocês gostam, é legal ter algum brigadeiro que todo mundo ama (não precisa ser o clássico de festa, pode ser de um sabor mais diferente) um doce de pistache ou nozes, que é algo bem clássico e um de coco. Esses são os mais clássicos, mas também é legal ousar em algumas opções, como um brigadeiro de paçoca, uma trufa de pão de mel ou Ovomaltine, por exemplo.

Veja aqui como encontrar a sua aliança de casamento perfeita.

 

 

É possível colocar a personalidade dos noivos também nos doces do casamento?

Sempre é possível! É possível mudar o formato, cor, fazer criações especiais, resgatar receitas antigas…Tudo para o casamento ser perfeito! É bem legal ter algum doce preferido dos noivos, aquele doce que todos os amigos sabem que eles amam. Aqui já fizemos bicho de pé, cajuzinho e olho de sogra para um casamento, porque o noivo amava! Cada detalhe faz o casamento ter a cara de vocês!

Quais os cuidados no manejo e temperatura dos doces no grande dia

Chocolate bem temperado não derrete em temperatura ambiente. Mas também não podemos abusar dela. Em dias muito quentes, é legal deixar os doces em local com ar condicionado, ou pelo menos o local mais fresco possível. Se a mesa de doces estiver no sol, não vai ter jeito, vai derreter tudo.

Importante também não deixar os doces expostos por muito tempo, para não ficarem com aparência feia ou sujarem. Ele deve ir para a mesa apenas quando ela estiver pronta! Por exemplo, não dá para dispor todos os doces e depois ir prender o lustre em cima da mesa.

Tudo sobre casamentos no campo aqui.

 

 

Quanto em média custa um doce de casamento?

Em média os doces de casamento variam de R$ 3,00 a R$ 6,00 dependendo do sabor.

Quais são as dicas para encontrar o fornecedor de doces de casamento ideal para mim?

Peça referências! De amigas que fizeram, de blogs que confiam, busque informações sobre algumas doceiras. É importante saber que o fornecedor entrega o que combina, que não deixa na mão, que é de confiança. Afinal vocês querem que tudo dê certo no grande dia. É importante pesquisar sobre as reclamações também!

Feita essa seleção, a primeira coisa é pedir uma tabela de doces. Aí você já terá a lista dos doces com os quais ele trabalha e os valores. Isso é muito importante para você ver se gosta da proposta de docinhos dele e se os valores se encaixam com o que você quer investir no momento.

É legal fazer essa pesquisa previa para vocês não perderem tempo indo a mil lugares que não tem o perfil de vocês.

Próxima etapa, degustar! Porque o mais importante é vocês gostarem do sabor e da aparência dos doces que irão servir no casamento, certo?

Já segue a gente no Pinterest? Temos um pastinha recheada de inspirações esperando você lá!

pinterest

Gente que ama o que faz

Especialista na arte da confeitaria, a Fleur de Sucre Pâtisserie está sempre inovando, buscando novos sabores e inspirações para suas criações. Sem descuidar da estética, que é garantia de agradar aos olhos, o cuidado com o paladar é o grande diferencial desta confeitaria, famosa por fazer o melhor, sempre!

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog