ebook lapis de noiva

Fiquei Noiva Lápis de Noiva eBook

Casamento no Campo: tudo o que você precisa saber

Quando você fecha os olhos, em que cenário se imagina casando? Se você respondeu no campo, o post de hoje é para você!

A maioria dos casais hoje sonham em se casar no campo. Nos últimos anos temos visto uma migração dos casamentos das cidades para o campo e não é por menos, a luz do dia, o contato com a natureza, as fotos maravilhosas com cenários cada vez mais inspiradores, a possibilidade do contato maior com família e amigos nesse dia…Enfim, a experiência como um presente à todos e ao casal! Inspire-se com lindos casamentos no campo que já passaram pelo blog.

Convidamos as meninas da Fica, vai ter bolo, especialistas em assessoria para casamento no campo, para compartilhar conosco um guia completo recheado de dicas pra quem sonha em se casar em meio á natureza.

Se engana quem pensa que casar no campo é igual à se casar na cidade, hoje em sua grande maioria, os lugares mais inspiradores para se casar são lugares afastados da cidade, muitas vezes em zonas rurais e construções antigas que precisam ser transformadas em um local apropriado para festas. Não podemos nos esquecer que precisamos contar com uma logística diferente e com fatores que não conseguimos controlar como a natureza, clima e etc.

A primeira dica de ouro, e digamos aqui, muuuuito importante é: contrate uma assessoria que conheça e já esteja acostumada com casamentos no campo, a dinâmica de busca por fornecedores e cuidados para esse dia começa desde essa escolha e fazendo isso, vocês certamente estarão muito bem amparados para as demais contratações. Saiba como escolher os fornecedores do seu casamento.

Vamos aqui levantar alguns pontos importantes e necessários para que seus casamento no campo seja tranquilo e do jeito que você sempre sonhou! Vale ressaltar que esses pontos são os iniciais, baseados na estrutura e planejamento do casamento. Além deles, existem muitos outros, mas que julgamos ser parte de inspiração e opções particulares.

Foto: Ale Bigliazzi

Você realmente deseja um casamento no campo e tem perfil para isso?

Esse ponto é importante, pois não basta querer se casar no campo porque está na moda, ou porque fulano se casou e tal, ou até mesmo porque as fotos ficam lindas. De alguma forma, essa escolha precisa fazer sentido para vocês como casal, levando em conta sempre a experiência que querem viver nesse dia e também a que querem proporcionar ao seus convidados. É muito intenso todo o dia e vemos o quanto os noivos aproveitam e curtem tudo isso…Mas será que pra você que é super urbano, faz sentido? Se a resposta foi sim, mergulhe de cabeça, você não vai se arrepender nunca!

Foto: The Kreulichs

Onde realizar um casamento no campo?

Além de se apaixonar pelo local é importante se atentar a vários pontos nesse quesito: o clima para escolha do local é fundamental! Verificar os locais de acordo com a época do ano que quer se casar, como por exemplo a época de chuvas, da temperatura e dos insetos.

O clima é favorável? Então vamos à infraestrutura do local: ela precisa ser analisada com cuidado, ter um plano B na manga é sempre importante, acessibilidade dos convidados, banheiros próximos, estrutura de apoio para fornecedores como cozinha e vestiário, disponibilidade de energia, verificando sempre a necessidade de um suprimento extra, checar se o local da festa atende ao número de convidados mais todas as  funcionalidade da mesma, pois precisaremos de espaço para mesas dos convidados, lounges, ilhas, palco, pista de dança, mesa para buffet, mesa para o bolo, lembranças, etc.

–> Dicas para encarar o plano B com tranquilidade.

Foto: Marcelinos

Qual a melhor época para um casamento no campo?

A época do ano também precisa ser analisada juntamente com o horário escolhido para a cerimônia e festa. A escolha da data precisa estar de acordo com o que vocês preferem em relação a clima e horário, se gostam do calor e etc.

Uma opção é escolher meses de transição, onde não é alto verão, mas também não é inverno, onde a temperatura é mais amena, e evitar meses com calor excessivo, onde insetos costumam aparecer. O frio também precisa ser considerado, caso seja uma região onde tenha temperaturas extremas, é importante escolher horários onde o clima esteja mais ameno, como no almoço.

O horário do sol também é importante, se você quer fotos no pôr do sol e se quiser casar durante o dia, evite os meses muito quentes, pois isso com certeza afetará o conforto dos convidados. Ah, vale atentar-se também para o horário de verão, estude e veja se a data do seu casamento está dentro ou não desse período. Saiba qual o melhor horário para se casar.

Foto: Johansson Correia

Orçamento e planejamento de um casamento no campo

Quando começar a planejar um casamento no campo? Essa pergunta é constantemente feita à nós. Como devemos ter cuidados especiais nesse planejamento e a lista de fornecedores a ser contratados, na sua maioria, o planejamento é maior que em um casamento no salão, e aconselhamos de 18 meses à 12 meses antes. Em relação a budget, é mais alto, comparado a um casamento no salão, mas tendo um bom planejamento e acompanhamento, vocês conseguem equilibrar esse item.

–> Baixe gratuitamente nosso e-book “Fiquei noiva, por onde começar” e planeje seu casamento sem estresse.

Foto: Aloha Fotografia

Quem contratar para um casamento no campo?

Sempre indicamos fornecedores que tenham experiência com casamentos no campo, pois com certeza eles sabem os cuidados que serão necessários para uma perfeita execução do casamento. Vale ficar de olho em suas redes sociais para ver se o trabalho prestado está alinhado com o que deseja para o dia de vocês. Neste item, sempre compartilhe com outros fornecedores a sua intenção de contratação e claro, ouça o que a sua assessoria tem a dizer, pois são eles quem somam experiências vividas.

E para os fornecedores que ainda não conhecem o espaço, vale enfatizar a importância da visita técnica ao local para sanar todas as dúvidas e minimizar qualquer imprevisto que possa ocorrer no dia, como pontos de energia, o caminhão chegar tranquilamente, o piso ser ideal ou não para a instalação dos equipamentos, os móveis do local atender ou não às necessidades…Enfim, muitos pontos a serem analisados.

–> Conheça aqui os fornecedores de casamento que fazem parte do nosso guia “gente que ama o que faz”.

Foto: Vitor Barboni

Cuidados especiais para um casamento no campo

Esse item é super importante! Para pensar no bem estar de seus convidados, a primeira orientação é sempre especificar ao máximo no site do casamento as orientações para esse dia como: mapa e local com fotos, para o convidados entenderem que será em um ambiente diferente, pensarem nos trajes, calçados, e etc.

Também para o dia, sempre providenciar um welcome drink caprichado já que muitas vezes seu convidado vem de longe. O banheiro é fundamental nesse momento também. Vale a pena deixar disponível: protetores de salto, repelentes, leques, e para o frio pashiminas e mantas. Dicas de lembrancinhas para o conforto dos convidados aqui.

O local da cerimônia precisa de um carinho especial. Como geralmente é ao ar livre, deve-se atentar para a sombra no momento que ela acontecerá, pois o sol, diretamente nos convidados incomoda e os deixa inquietos. Uma dica é ir até o local do casamento próximo à data que acontecerá e estudar o local exato com a assessoria e decorador.

Durante a festa, vale pensar em aquecedores para o frio e climatizadores para o calor. Tem também o bom e velho chinelo ou sapatilha para a hora da pista de dança, eles são sempre bem vindos.

Foto: Raphael Ranosi

Aproveite seu dia!

Aproveite seu dia com toda intensidade, confie na equipe contratada e não se preocupe com fornecedores e detalhes da montagem. Lembre-se que você tem uma equipe cuidando disso. Chegue cedo para aproveitar o local e curta com sua família esse momento pré cerimônia. Se o tempo estiver feio ou diferente do que tinha sonhado, não se entristeça, curta mesmo assim o seu dia, ele vai acontecer independente de como estiver o clima; então não deixe o dia passar se preocupando com coisas que estão fora do seu controle, sorria, fique calma e vivencie esse dia com alegria, afinal, o grande dia chegou!

Seguindo estas dicas, temos certeza que o seu casamento no campo será lindo e você se lembrará dele como um dos melhores dia da sua vida. Diante de inúmeros casamentos que fizemos, não tivemos uma única noiva que se arrependeu de escolher o campo como cenário para o seu sim. Cada casamento que vivemos, nos alegramos em ver a família e os noivos aproveitando cada centímetro do local escolhido, cada emoção da cerimônia e cada segundo de animação da festa.

Foto: Juliana Kneipp

Uauu que dicas mais bacanas né? Aproveitamos para deixar também abaixo mais algumas dicas sobre casamento no campo que compartilhamos no canal do Lápis:

Vale a pena ler também:

Mini wedding boho tropical na fazenda – Nat & Ale
Casamento despojado no campo com friozinho de inverno – Paula & Paulo
SIM informal sob a árvore e o céu azul de uma fazenda em Itupeva – Gabriela & Gustavo

Gente que ama o que faz

A paixão por eventos da Fica, vai ter bolo. começou quando iniciaram o processo de preparação para seus próprios casamentos. Acreditam que os momentos precisam ser celebrados, e assim buscam em cada celebração um evento único personalizado, que reflete as características de cada cliente realizando direcionamento criativo, o planejamento e a organização dos eventos de uma forma única e diferenciada.

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog