Tendências para casamento 2019: confira nossas apostas do que você vai ver nos casamentos desse novo ano!

Uhuuuuul! O post mais esperado do ano chegou! Fizemos a nossa seleção de tendências de casamento que vão bombar em 2019 especialmente para vocês.

Este post está incrível e bem completão com tudo o que você precisa saber este ano para deixar seu casamento com a carinha que você sonhou e com uma pitada do que está na moda. Tudo foi pesquisado e selecionado pela nossa equipe com muito amor.

Já é uma tradição aqui no Lápis mostrar as dicas de tudo que a gente vê pintando por aí bem no comecinho do ano para te ajudar com a organização. Veja aqui os posts com as tendências de 2017 e 2018.

Ano novo, novas metas…É hora de se planejar, não é verdade? Se você acabou de ficar noiva e caiu de paraquedas nesse universo de casamento, temos uma primeira dica importante pra você: baixe gratuitamente o nosso e-book “Fiquei noiva, por onde começar?” e confira nosso guia completo para organizar um casamento sem stress.

Já podemos adiantar que vai ter muita coisa boa nas tendências para casamento 2019. Nós já planejamos várias novidades e atividades para ficarmos mais pertinho de vocês, e tem sempre vídeo novo quentinho saindo no nosso canal (inscreva-se aqui), assim como inspirações de montão no nosso Instagram e um Pinterest novinho em folha, atualizado, bonitão e cheio de pastinhas.

Bom, bora começar? Todo ano quem dá o tom para a decoração de casamento é a cor eleita pelo instituto Pantone como a cor do ano (sempre ficamos muito ansiosas para saber qual vai ser!). Para 2019 o Pantone Color Institute foi buscar no fundo do mar o LIVING CORAL (Coral Vivo), de número 16-1546. Adoramos! É uma cor estimulante, vibrante mas suave ao mesmo tempo, presente na natureza, que permita conexão e intimidade numa fusão com nossa realidade cosmopolita. Saiba como usar o Living Coral no seu casamento.

cor-do-ano-2019-decoracao-de-casamento

Tendências para casamento 2019

Casar é tudo de bom!

As cerimônias estão sempre evoluindo e mudando conforme a vontade dos noivos. Para 2019, estamos apostando em algumas mudanças de comportamento que afetam o planejamento e execução dos casamentos. Os noivos querem (e devem, viu?) mais e mais personalizar, e dar sua carinha para um dos dias mais importantes de suas vidas. Não existe mais medo em não seguir tradições ou fazer coisas que não fazem sentido para eles enquanto casal, e isto é muito importante pois são as vontades dos noivos quem criam as tendências!

Os casamentos no domingo estão em ascensão

Uma das tendências para casamento 2019 seja por datas mais disponíveis ou fornecedores mais e conta, são os casamentos ao domingo. São cerimônias mais informais, que vão de casamentos pela manhã seguidos de brunchs aconchegantes até um “Sim, aceito” no final da tarde com um lindo por do sol. Confira aqui como funciona um casamento estilo brunch.

Tecnologia a seu favor

Vídeo-mapeamento e drones já são figurinhas carimbadas em casamentos. Quando eles acontecem ao ar livre, usa-se uma variedade desta e outras tecnologias avançadas para capturar a experiência em vídeo e fotos.

Destination Weddings

O sul da França pode ser lindo de morrer, mas os novos hot spots para dizer SIM fora do país são o Lago Como na Itália, Mykonos na Grécia e a Croácia. Inspire-se com um lindo casamento no Lago di Como.

Uma das tendências para casamento 2019, é passar o final de semana no campo, em acampamentos, usando o tema camping out para dar o tom da cerimônia. A ideia é uma evolução dos casamentos em fazendas e no celeiro que a gente já conhece e ama.

casamento estilo acampamento
Via: Toronto Life
casamento estilo acampamento
Foto: Paco and Betty
Foto: Paco and Betty
Foto: Paco and Betty
Foto: Rara Fotografia

Casamentos ecológicos e éticos

Estes foram fatores importantes para o príncipe Harry e Meghan, e vai ser um fator igualmente importante para os casamentos em 2019. De instalações de flores sem o uso de espuma a vestidos de noiva que usam práticas éticas em sua criação (como vimos no editorial Refazenda), o respeito pela natureza estará cada vez mais presente. Reduzir o desperdício complementa esta vontade, como por exemplo reciclar flores e doar alimentos que sobram. Veja aqui casamentos sustentáveis que já passaram pelo blog.

centro de mesa com flores plantadas
Foto: Loveshake

Detalhes que fazem diferença

O DYI já faz parte de um casamento contemporâneo, e mostra o carinho dos noivos na forma de pequenos presentes e lembrancinhas personalizadas entregues em mão aos padrinhos e aos convidados. Os noivos estão indo mais além e arregaçando as mangas para participar do processo mesmo, seja lá indo comprar as flores, carregando móveis para decoração, fazendo doces para lembrancinhas ou criando toda a papelaria. Confira nossa coluna especial de DIY (faça você mesmo).

Criar uma fragrância para o dia do casamento é mais um pequeno detalhe que adiciona charme e personalização. Em forma de spray ou velas perfumadas (que ficam super românticas na decoração), perfumes transformam o ambiente do casamento, e também criam uma memória olfativa que tanto os noivos quanto os convidados podem apreciar e relembrar por anos.

convite de casamento colorido diy
Foto: Geraldo Caetano Fotografia

Anéis de noivado e alianças não tradicionais

Tudo começa com a escolha das alianças. Alianças com design nada tradicional ou mesmo feitas pelos próprios noivos – tem coisa mais romântica do que colocar a mão na massa para isso? – são a aposta dos noivos que querem colocar significado neste símbolo de cumplicidade e união.

–> Saiba como escolher a aliança de casamento perfeita pra você!

Foto: Julio Casanova
Foto: Julio Casanova
Foto: Julio Casanova
alianca de casamento personalizada
Foto: Marrrow Fine | Grew and Co

O First Look

Os casais estão começando a dizer SIM para o first look no Brasil, deixando de lado a antiga tradição de que o noivo não pode ver a noiva antes da cerimônia. Isso permite que eles tenham um momento a sós para se curtir. O dia do casamento é estressante, e reconectar com seu amor ajuda a aliviar a pressão. Emocione-se com alguns first looks que já passaram pelo blog.

Foto: Johansson Correa
Foto: Johansson Correa
Foto: Johansson Correa

Experiências em forma de entretenimento

Aqui vai uma das tendências para casamento 2019 para casais que estão procurando maneiras novas e incomuns de entreter os convidados. Elas vão de cartomantes e pintura ao vivo até mágicos e realejos com periquitos tirando a sorte. Veja aqui formas criativas para entreter os convidados.

Pinturas e retratos como obras de arte estão substituindo as fotos em porta-retratos nas salas de estar como recordação do dia do SIM.

Foto: D51

Tendências de Decoração para casamento 2019

Tem bastante coisa bacana aparecendo para deixar o casamento em 2019 inesquecível! Algumas tendências para casamento 2019 na área de decoração serão:

1) Veludo, veludo, veludo! Ele está em tudo: nas poltronas, sofás e cadeiras, em cortinas e nas toalhas de mesa.

Foto: This modern romance | Kaitlin Powell

2) Espere ver muitas gramíneas e samambaias também. A grama dos Pampas, por exemplo, adiciona uma textura única e moderna nos buquês de casamento e arranjos florais. Saiba como escolher o buquê de noiva ideal.

arco de grama dos pampas altar de casamento
Foto: Studio Megazap

3) Plantas e ervas em vasos nas mesas da recepção. Em vez de flores tradicionais, os casais estão escolhendo algo diferente em pequenos vasos e cachepots, até mesmo arranjos mais orgânicos que mantem a raiz das plantas e bulbos.

Foto: Motta Weddings

4) Não vão faltar instalações florais em pontos focais e/ou paredes verdes majestosas.

Foto: Mari Costa Photo | Elisabetta Lilly Red
Foto: Pinterest

5) Lembram das decorações tropicais usando abacaxis (tanto naturais, dos minis até os ananás, como os metalizados em porcelana ou madeira)? Pois o coco é o novo abacaxi.

Foto: Pinterest

6) Lembrancinhas personalizadas que podem ser usadas como decoração são a nova aposta em 2019.

Foto: Aproximar Fotografia

7) Velas longas nas mesas de arranjos baixos, para dar um ar rústico de Toscana no século 17

Foto: Rafael Côvre

8) A ferrugem é o novo metálico. Os metálicos evoluíram de pratas e ouro brilhantes para o cobre e latão foscos, e agora estão progredindo para a ferrugem. A ferrugem também está presente na arquitetura, em paredes e acabamentos de espaços que fazem casamentos.

Foto: Ítalo César

Food Art

Mais e mais casais estão transformando gastronomia em arte, então espere ver muitos displays artísticos comestíveis como tendências para casamento 2019.

As estrelas gastronômicas em 2019 são as mesas pastorais. São aquelas bem orgânicas, com muitos elementos misturados (frutas, queijos, pães, frios, carnes, doces, oleaginosas como nozes e amêndoas, etc.) para que o convidado escolha o que preferir.

mesas pastorais para casamento
Foto: Sarah Glover

Lembrancinhas relacionados a gastronomia e bebida serão as mais populares, especialmente se forem DIY. Algumas ideias incluem azeites artesanais, molhos personalizados, compotas ou geleias e doces caseiros. Veja aqui 70 opções criativas de lembrancinhas.

Prepare-se para desfrutar de criações personalizadas em ilhas gastronômicas interativas.

Foto: Pinterest

Look da Noiva

O minimalismo é o novo chic. Esta tendência é baseada na simplicidade inspirada no casamento real da duquesa Meghan Markle. O vestido passa a ser discreto (porém com alfaiataria impecável) para que o foco possa estar na beleza natural da noiva.

Foto: Cosmopolitan | Inside Weddings

Estamos vendo um retorno aos cortes clássicos e tecidos simples, com um destaque grande para as mangas como uma das grandes tendências para casamento 2019.

Vestidos com elementos de design assimétrico também complementam a ideia de minimalismo: bainhas altas ou baixas, ou silhuetas de um ombro só, por exemplo.

Ahhhh e prepare-se para brilhar! Este ano espere ver muito glitter. Eles dão um toque romântico e de conto de fadas e são usados no vestido todo.

Quem também continua com a bola toda são os crop tops. Notícia boa para as noivas mais alternativas.

Foto: Grace Loves Lace

Macacões e ternos estão saindo das passarelas e noivas reais estão optando por este pratico estilo.

Franjas e tassels também chegam com tudo! Em grande quantidade, em camadas, misturadas…

Foto: Ruedeseine Bridal | Rafael Canuto
Foto: Pinterest

Por causa do grande volume de alguns vestidos, as noivas estão escolhendo um segundo vestido, mais prático, para a festa. Dançar em um vestido intrincado não é fácil!

Outras lindas tendências de casamento 2019 são os laços, que saíram do vestido e estão nos penteados das noivas que procuram um look mais natural e com ar de campo.

Via: Una Boda Original

Nossa, este ano nem bem começou e já está prometendo ser cheio de emoções e novidades! Mas ainda tem algumas tendências para casamento de 2018 que continuam firmes e fortes este ano, vale a pena dar uma olhadinha.

Hits de 2018 para apostar como tendências para casamento 2019

Home e destination weddings: casar em espaços com cara de casa da avó ou a casa de familiares, no jardim, aproveitando a luz do dia em clima informal. Veja alguns exemplos aqui.

Decoração com história de família: aproveitar essa vibe de casa e personalizar a cerimonia com objetos e fotos dos noivos, onde eles podem compartilhar sua jornada até este momento tão especial.

Misturas de elementos orgânicos, metais e geométricos: ainda sem dar nenhum sinal de cansaço estão as misturas de metais – como o cobre, prata, cromados – com concreto, vidros vintage, letreiros em neon, macramê, cordas, mármore e muito verde.

Foto: David Campbel

Backdrops: quanto mais criativo mais bacana nas fotos! Tanto no altar como no espaço da festa: de macramê, de fitas, de fios de luz, de folhagens, de flores de papel, de conchinhas, com frases. Seus convidados vão se divertir!

Veículos (Kombi, scooter, bicicleta etc) usados para decoração: como ilhas gastronômicas, photo booth, instalações de flores, displays para bem-casados ou lembrancinhas. Quanto mais vintage e cores claras, melhor!

Buquês com flores mistas e coloridos: estamos vendo mais e mais designs que misturam aleatoriamente vários elementos, com cara de “fui ali no campo colher flores e vim casar”.

Foto: Pinterest

Plantas em diferentes vasos e cachepots: plantas misturadas, tanto para a decoração do caminho da noiva quanto a recepção.

Arcos em formato de guirlandas circulares: bastidores combinados com folhagens e flores – dos pequenos até os gigantes para altar.

Menu com a carinha dos noivos: essa tendência já é quase um clássico, e os noivos estão customizando a gastronomia de acordo com seus gostos: menus saudáveis, vegetariano, vegano, sem lactose, sem glúten, churrasco, pizza, lasanha…vale tudo na hora de escolher a gastronomia do evento.

Foto: Beta e Borelli

Finalização dos pratos ao vivo e culinária ao vivo: finalizar o prato na frente do convidado e Ilhas onde os convidados montam seu próprio prato, as possibilidades são infinitas!

Make: a pele iluminada, um make com cara de dia e um grande sorriso no rosto ainda são grandes apostas para a beleza da noiva. Dicas sobre beleza da noiva aqui.

Bike jackets: em todas as versões, mas especialmente com alguma mensagem escrita nas costas, como por exemplo “Bride”. Saiba como usar jaqueta no seu casamento.

A maior das tendências

Não cansamos de repetir, por que esta é a tendência mais importante da vida de uma noiva: seja você mesma sempre!

Seu casamento tem que ter personalidade de vocês dois. O nosso conselho para você, de coração, é: evite modismos que não tenham nada a ver com vocês. Quando olharem o álbum de casamento daqui alguns anos, o mais importante é relembrar todas as emoções daqueles momentos, e não se perguntar porque fez uma escolha que não tinha nada a ver com seus valores e gostos.

Estamos aqui para te inspirar, mostrar novidades, te ajudar nos preparativos e te indicar fornecedores que amam o que fazem. Seu casamento será inesquecível, lindo e estamos aqui sempre torcendo por você!

Nós estamos super prontas para viver este ano com você, vamos realizar seu sonho juntas!

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog