ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Um delicioso guia completo de Cardápios Vegetarianos e Veganos para Casamento

Confira as dicas do Lápis de como montar um cardápio delicioso para o seu casamento vegetariano ou vegano que promete deixar os seus convidados encantados!

 

casamento vegetariano

 

Por quê optar por um casamento vegetariano e/ou vegano?

Servir comidinhas que homenageiam a herança cultural, as viagens ao redor do mundo ou mesmo apenas os pratos favoritos dos noivos é uma ótima maneira de dar personalidade ao dia do casamento. Afinal, o buffet de casamento é um dos principais pilares que sustentam uma festa antes e depois da cerimônia. A gastronomia é, sem dúvida, um dos pontos altos que fazem do casamento um dia inesquecível, né? Ao escolher um cardápio vegetariano para casamento, o casal mostra como a proveniência da comida tornou-se muito importante nos dias de hoje.

Ainda precisa de motivos para te convencer? Chega mais perto que vamos te contar uma coisa: os convidados do casamento se preocupam mais com os petiscos que você está servindo do que com a decoração de casamento, o ambiente, a música e até mesmo as lembrancinhas de casamento.

 

 

Por mais casamentos com propósito

Os casais estão cada vez mais conscientes de seu impacto no meio ambiente e a organização do casamento reflete esta nova postura, por isto muitos noivos estão optando por um casamento vegetariano ou um casamento vegano. Casamento sustentável, ecowedding ou casamento ecológico em todos os níveis, incluindo casamento lixo-zero são uma maneira nova e permanente de ver um dos dias mais especiais de sua vida. Veja AQUI tudo o que você precisa para organizar um casamento sustentável inesquecível. Quando o assunto é gastronomia e ingredientes para o menu do casamento, estamos vendo um aumento na conscientização de agricultura sustentável e um interesse crescente em alimentos silvestres. Plant-based e animal-free são duas expressões gringas para ficar ligada e abusar da hashtag!

Nos aqui do Lápis já andamos percebendo nos casamentos reais que recebemos e publicamos que houve um aumento acentuado de noivos (vegetarianos ou não) que ofereceram em seus casamentos menus mais leves, vegetarianos ou veganos. A grande verdade é que a maioria dos noivos e seus amigos já adotou este estilo de vida, né? Hoje, não ter opções de cardápio vegetariano para casamento- no mínimo uma ilha gastronômica- é um grande faux pas na sua recepção. O que se espera de um menu de casamento sem carne é exatamente a mesma expectativa de qualquer menu de casamento: alma; sabor, texturas e cores.

Independentemente se o casamento é um micro wedding, mini wedding ou uma recepção grandiosa, a gastronomia tem se preocupado em preparar cardápios versáteis, diferenciados e saborosos para não deixar ninguém de fora da festa, seja lá ela no campo, na praia ou na cidade.

 

cardápio de casamento vegetariano
Via Hitched

 

 

Casamento Vegetariano e o Reflexo dos Tempos

O restaurante Eleven Madison Park, em Nova York, só para você saber, é um restaurante que tem mais prêmios do que quase qualquer outro restaurante no mundo. Ele é um dos poucos restaurantes nos Estados Unidos com três estrelas Michelin; e em 2017 foi eleito o Melhor Restaurante do Mundo. Atualmente, apenas um dos 135 restaurantes do mundo com três estrelas Michelin é vegetariano: o King’s Joy em Pequim. Em janeiro, o guia Michelin deu sua primeira estrela a um restaurante totalmente vegano, o ONA em Bordeaux, na França. Pois Daniel Humm, chef do Eleven Madison Park, anunciou recentemente que o restaurante só servirá pratos plant-based daqui para frente.

“É hora de redefinir no luxo como uma experiência que serve a um propósito maior e mantém uma conexão genuína com a comunidade”, disse Daniel Humm.

A mudança para a gastronomia a base de vegetais ocorre num momento em que muitos restaurantes ao redor do mundo estão repensando sua relação com a carne. Um dos sites de receitas mais famosos do EUA, o Epicurious, anunciou que não publicará mais (novas) receitas com carne bovina, citando os danos ambientais causados ​​pela pecuária. Só para você ter uma ideia, a pecuária é responsável por 18% das emissões de gases do efeito estufa – mais do que os escapamentos dos carros, de acordo com a Organização para Alimentos e Agricultura das Nações Unidas. “Em um esforço para incentivar uma culinária mais sustentável, não publicaremos novas receitas de carne no Epicurious. Essa decisão não foi tomada porque odiamos hambúrgueres (não odiamos!). Em vez disso, nossa mudança é por causa da sustentabilidade, é sobre não dar espaço para divulgação a um dos piores criminosos climáticos do mundo. Pensamos nesta decisão não como anti-carne, mas sim pró-planeta.”

 

 

A Gastronomia do Casamento Sustentável

Quando falamos de ecoweddings ou casamento sem desperdício, a gastronomia pode ser um assunto muito debatido. As comidinhas são o centro de qualquer festa, é aquela memória afetiva gostosa que os convidados tem de um dia muito especial com os noivos (veja aqui tendências gastronômicas para casamento de dar água na boca!). Nem precisamos falar da mesa do bolo de casamento e docinhos, né? O fato é que comida é também um dos maiores responsáveis pelo desperdício e pela pegada de carbono numa festa de casamento.

No Brasil, os alimentos percorrem um caminho muito longo até chegar à mesa. Eles saem do campo e viajam milhares de quilômetros para chegar em estações de processamento e só depois disso são distribuídos para feiras e supermercados. Deu para imaginar como esse processo todo contribui para as emissões de gases de efeito estufa no planeta, né? Além disso, os alimentos que percorrem longas distâncias geralmente usam mais conservantes para mantê-los em bom estado.

Por isso é importante escolher fornecedores que usam ingredientes locais e/ou orgânicos e da estação para o seu cardápio. Quando comprados diretamente de produtores, os alimentos precisam de menos tempo na geladeira e menos embalagens para permanecerem frescos, e como eles vem de uma distância menor, é necessário menos combustível para transportá-la.

Optar por um menu vegano ou vegetariano também reduz o impacto ambiental. Se isso for muito drástico para vocês, procurem equilibrar o menu para que seja 50% um cardápio vegetariano para casamento ou vegano. Isso já ajuda bastante!

 

casamento vegano o que servir
Eatwell 101

 

Como Organizar um Menu de Casamento Vegetariano e Vegano?

Olha, mesmo que algumas pessoas estejam preocupadas que um menu vegetariano ou vegano não sejam tradicionais o suficiente para uma festa de casamento, é completamente possível que elas nem notem ou sintam a falta de carne se o cardápio for variado, com alguns pratos que já são corriqueiros no dia a dia- e as pessoas nem se dão conta que são vegetarianos- como um ravióli de queijo, uma massa ao pomodoro ou um risoto de funghi, por exemplo.

 

Se achar melhor, comunique os convidados sobre seu casamento vegetariano e vegano

Na verdade não é nenhuma regra ou é necessário, mas se você achar que alguns convidados podem estranhar a decisão de optar por um cardápio vegetariano ou cardápio vegano, é possível comunicar os convidados no convite de casamento ou no site dos noivos.

 

sobremesas de casamento vegano
Foto: Linda Wales

 

…Mas não se desculpe!

Ou arrume desculpas para justificar a escolha de fazer um cardápio vegetariano para casamento. Você não precisa temer que as pessoas vão julgar ou ficar desapontadas e por causa disso oferecer explicações excessivamente detalhadas sobre a decisão. Confie e acredite nas suas escolhas e lembre-se de que vocês estão convidando as pessoas a fazerem parte de um dos dias mais especiais e significativos de suas vidas. Ahhh, e lembre-se de que ninguém vai morrer por ficar um dia sem comer o que está acostumado no dia a dia.

 

Memória afetiva e os casamentos vegetarianos

Se vocês já adotaram uma dieta vegetariana ou vegana no dia a dia, com certeza tem seus pratos favoritos. Isso pode incluir vegetais frescos bem preparados ou alguns substitutos de carne que adicionam sabor aos seus pratos. Completar o cardápio vegetariano com os seus pratos favoritos é uma maneira deliciosa de incluir a história do casal na recepção de casamento.

 

prato casamento vegano
Via Family Style Food

 

Inspire os convidados

Assim como a decoração tem seus elementos fofos e UAU – sim, estamos falando dos arranjos com mosquitinho, capim dos pampas e outras folhagens secas, cadeiras pavão, letreiros em neon e tantos outros itens; o look da noiva tem o vestido de noiva e os acessórios (sapatos, véu, grinalda e joias/bijoux), a papelaria tem os convites, tags, menus e o altar tem diferentes formas geométricas ou orgânicas, e no fim tudo isso junto vai surpreender e encantar os convidados, a gastronomia vegetariana com seus sabores, texturas e muita criatividade vai ter o mesmo efeito.

 

entrada para casamento vegetariano
Via Pure Wow

 

Os Fornecedores Certos para o Casamento Vegetariano e Vegano

Escolher os fornecedores de casamento certos é uma das partes mais difíceis do processo de planejamento! Pesquisar e se reunir com fornecedores pode ser muito exaustivo, né? Analise e prove todas as suas alternativas a fim de encontrar a melhor opção para vocês como casal. Os buffets e doceiras já oferecem opções magníficas com pratos ecléticos, saborosos e coloridos onde nem se nota a falta da carne, leite e ovos. O importante é que os fornecedores tem que saber interpretar o que você está procurando. Não deixe de ler nosso post com 12 dicas incríveis para você não errar na hora de escolher os fornecedores de casamento, e garantir o casamento dos sonhos como sempre desejou!

Nem todos os chefs são especializados em criar um cardápio vegetariano para casamento. Veja abaixo 6 dicas do Lápis sobre como entrevistar e garantir um buffet vegetariano ou vegano para casamento delicioso:

  1. Peça ao fornecedor amostras de menus de casamento de seus eventos anteriores. Isso avaliará o talento e a criatividade do chef.
  2. Converse com o fornecedor sobre as suas sugestões de menu vegetariano para os convidados.
  3. Conte ao seu fornecedor sobre suas refeições vegetarianas favoritas que você comeu em restaurantes.
  4. Revise o seu menu não vegetariano do buffet, quem sabe há algum prato ou entradinha que poderia ser feito sem carne.
  5. Agende uma degustação com o buffet.
  6. Se ficou alguma dúvida, siga seu instinto. O fornecedor está animado para fazer a curadoria de um menu especial para vocês? Se eles derem uma impressão de que acomodar o cardápio é uma dificuldade ou estão com má vontade, ele pode não ser o serviço de buffet vegetariano para seu casamento.

 

canapé para casamento vegano
Via Hey Modest Marce

 

Qual a Diferença entre os Tipos de Vegetarianismo?

Quando o assunto é sobre restrições alimentares, pode haver um pouco de dúvidas. Afinal, o que diferencia um vegano de um vegetariano, e onde os flexitarianos se encaixam? Calma, nós vamos explicar tudinho!

Eles são divididos em vários grupos:

 

Os Vegetarianos

Não consomem carne seja ela vermelha, branca ou peixes. No entanto, eles consumem produtos animais como laticínios, ovos e mel.

Os Ovolactovegetarianos

Não consomem nenhum tipo de carne mas consomem laticínios e ovos.

Os Lactovegetarianos

Além das carnes, não consomem ovos em sua dieta. Esse tipo de vegetarianismo, geralmente, está relacionado à religião e é predominante em países como a Índia.

Os Veganos

Mais do que uma dieta, é uma filosofia de vida. Os veganos não consomem nenhum tipo de produto, de origem animal mesmo que não sejam ingredientes ou produtos alimentícios. A maioria não compra itens feitos de couro, lãs, cosméticos testados em animais e outros produtos de origem animal, como penas. Esse grupo não consome mel, gelatina, manteiga, queijos e leite, por exemplo.

Os Pescatorianos

Os pescatarianos são essencialmente vegetarianos que consomem frutos do mar e produtos derivados de peixes, como marisco e caviar.

Os Flexitarianos

São pessoas que habitualmente não comem carne, mas que abrem uma exceção de vez em quando.

Os Crudívoros

Além de excluir tudo o que seja de origem animal, eles só também excluem tudo o que seja de origem animal.

 

 

Sugestões para Cardápio Vegetariano para Casamento

Uma coisa é certa: todos os chefs famosos espalhados por este mundão tem uma sessão de pratos vegetarianos entre suas receitas. O que não faltam são pratos, ideias, dicas e gostosuras diversificadas e saborosas para deliciar qualquer um, é só servir!

 

Coquetel & Degustação

Quer inovar e ousar? Esta é a hora! No coquetel dá para misturar sabores, cores, texturas e formas e que tragam para o inicio da recepção uma experiência gastronômica inesquecível proporcionando aos convidados uma oportunidade de conhecer novos sabores. Uma boa opção é oferecer um menu degustação com muitas alternativas de salgadinhos, canapés e saladinhas.

 

 

Pratos principais

Assim como em cardápios tradicionais, no cardápio vegetariano para casamento é aconselhável ter, no mínimo, duas opções diferentes de pratos quentes.

O ideal é fazer um buffet introduzindo os pratos quentes e seus acompanhamentos para que os convidados possam experimentar as delicias feitas à base de cogumelos, palmito pupunha, jaca dura, grãos, risotos e massas.

 

cardápio casamento vegetariano
Via Bride Magazine

 

Sobremesas & docinhos

Felizmente o chocolate é vegano! A mesa do bolo é sempre a estrela da noite, e com certeza dá para fazer uma grande variedade de docinhos de dar água na boca sem nenhum ingrediente de origem animal.

 

 

O Bolo para Casamento Vegano e Vegetariano

Sim, um bolo de casamento tradicional leva em sua receita ovos, leite e seus derivados. Mas hoje em dia há muitos ingredientes que fazem as vezes dos ovos e dos laticínios, portanto não se preocupe. Ele vai ficar muito saboroso e lindo, decorado com seu topo de bolo e outros detalhes fofos.

 

 

Lembrancinhas para Casamento Vegetariano

Desde 2019 que as it lembrancinhas de casamento do momento são as comidinhas (Veja aqui todas as tendências de lembrancinha). Além de nos deixar com água na boca, as lembrancinhas de casamento comestíveis são bem populares nos casamentos, ainda mais com o charme dos potinhos para dar up no mimo ou embalagens tão graciosas que quase não queremos abrir (mas com jeitinho abrimos e devoramos tudo). Vale super a pena investir numa compota, geléia, pães artesanais ou barras de chocolate veganas. Afinal, quem resiste a uma comidinha deliciosa, hein?

 

Via Don Watson Reportages Éthiques

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a Pena ler:

{Dicas Úteis} Casamento Brunch: tudo o que você precisa saber!
Absolutamente TUDO o que você precisa para planejar e organizar seu casamento
Planner do Nosso Casamento: o seu companheiro fiel na organização do grande dia

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Gostaria de um orçamento previo para aniversário adulto (80 anos do meu pai). Seria um cardapio vegetariano para um almoço em janeiro/2019, data a definir. Aceitamos sugestões. Nosso local é pequeno, então o numero de pessoas será de no maximo 50.
    Desde já agradeço