Tudo o que você precisa para casar

ícone

Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Quanto custa um casamento? O Lápis te conta!

Quanto custa casar? Saber qual o custo de um casamento é imperativo para os noivos não começarem uma nova jornada cheios de dívidas. Nos tiramos todas as suas dúvidas e mostramos como calcular os gastos da festa dos seus sonhos.

 

quanto custa casar

 

Entre taaaantas emoções que vem depois do pedido de casamento e festa de noivado, tem o frio da barriga de não saber direito onde você está se enfiando, né? Agora o próximo passo é ter que planejar e organizar um casamento do nada, e a primeira dúvida que passa na cabeça é: afinal, quanto custa casar?

Ahhhh, a pergunta que não quer calar! Bom, o custo de um casamento vai depender de vários fatores: o primeiro é número de convidados, depois o estilo da festa, época do ano onde ele vai acontecer, uma vez que os valores variam muito pelo Brasil e no exterior, no caso de um destination wedding.

As olha, a gente já dá a dica: mesmo entre os serviços básicos, existe uma grande variação de preços dependendo do perfil da empresa ou profissional e o dos noivos. É o caso de decoração, fotógrafos, banda e gastronomia, por exemplo.

Mas não fique apreensiva, hoje vamos colocar TUDO na ponta do Lápis para você!

 

 

quanto custa um casamento

 

Quanto Custa um Casamento?

Nós não vamos mentir: organizar um casamento é trabalhoso, demanda muito tempo e é preciso dinheiro. Para o casal não se sinta desnorteado com todos os itens necessários e seus gastos, é preciso ter uma noção inicial de quanto custa para organizar um casamento completo.

Afirmar um preço fixo para um casamento é algo muito difícil, pois ele vai depender de muitos fatores, afinal, nenhum casamento é igual ao outro, cada casal possui seus sonhos e peculiaridades próprias.

Para ajudar com algumas decisões, nada melhor do que um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.

“Fiquei Noiva! Por onde começar?” é um livro digital gratuito, basta baixar. Lá você vai encontrar alguns tópicos uteis na hora de começar a se familiarizar com o universo de casamentos e começar a decidir as prioridades e o budget, dá uma olhadinha:

  • Como encontrar o estilo de casamento é que só de vocês
  • Equilibrando expectativas x realidade
  • Tipos de Casamento
  • A importância de conversar e alinhar tudo com o noivo, pais e sogros
  • O planejamento financeiro é imprescindível
  • Equalizando a lista de convidados


 

E não paramos por ai não! Para se organizar e calcular tudo o que é necessário, é preciso de algumas ferramentas: montar planilhas, fazer lista convidados e de fornecedores, organizar os compromissos diários num planner dedicado para o casamento e muito mais. E você sabe que trabalhamos incansavelmente criando muitas ferramentas para ajudar, né? Elas estão todas reunidas aqui neste post super completão, não deixe de ver!

 

 

quanto custa um casamento
Avonné Photography

 

Por Onde Começar a se Organizar para Saber Quanto Custa um Casamento

Tudo começa pelo comecinho: a primeira coisa a ser decidida é o tipo e estilo de seu casamento (para conhecer todos, clica aqui). Depois, é preciso saber o número de pessoas que irão celebrar este dia com vocês. A lista de convidados do casamento é o começo de TUDO! Vocês precisam saber quantos convidados terão para fechar o lugar, contratar o buffet, enfim, para estipular o orçamento como um todo. Qualquer fornecedor vai precisar saber esse número para poder passar um orçamento correto. Isso vai definir se o seu casamento vai ser um elopement wedding, micro wedding, mini wedding ou casamentão para mais de 100 pessoas.

Alguns outros fatores variáveis também são importantes na hora de definir o custo. Um deles é a época do ano e o mês em que você sonha se casar. Os meses de alta estação no Brasil, como maio e setembro, são mais caros para dizer SIM. As alternativas para baratear todos os serviços seriam se casar no inverno ou no verão. A região onde o evento vai acontecer também influencia no custo. O mesmo valor vai dar um poder de compra maior ou menor dependendo das regiões do Brasil, ou se seu sonho for se realizar no exterior.

Além da época do ano, o local para casamento influencia no orçamento. O que não faltam são opções: casamento ao ar livre no campo ou na praia, ou em espaços fechados na cidade, casamento em casa, um destination wedding, casamento na igreja, casamento no civil, etc. É preciso colocar na ponta do Lápis o que vale mais a pena: espaços que oferecem um conjunto de serviços all inclusive ou outros que permitem que você leve seus fornecedores. Esse é um item muito importante a ser considerado. Primeiramente pela distância, pois grandes deslocamentos podem pesar no orçamento (pense no transporte e nas diárias para as equipes, que tem que ser pagas por vocês). Segundo pois alguns espaços vão requerer mais decorações que outros. Por exemplo, um salão pode precisar de muito mais decoração para criar uma ambientação do que um restaurante que já tem uma decoração própria. É importante também sempre perguntar se o espaço já possui mobiliário próprio, caso contrário esse será mais um gasto no seu orçamento.

Já pensou no tempo de duração da festa? Normalmente elas tem por volta de cinco horas, mas algumas se estendem por oito ou 12 horas, isso quando não se transformam num wedding weekend. Uma festa com duração mais longa pede diversas atrações para mantê-la animada do começo ao fim.

Agora é hora de abrir nossa planilha de planejamento financeiro para destinar um valor estimado para cada item que será contratado depois de definido o orçamento. Pronto. Agora que você definiu como seu casamento vai ser, dá para começar a ter uma base de quanto custa para organizar um casamento completinho.

 

–> Dica do Lápis: lógico que sempre dá para achar alternativas para diminuir gastos. Nós te damos 87 dicas de ouro para economizar no casamento aqui.

 

 

quanto custa casar em 2021
Brogen Jessup Photography

 

Os 3 Gastos Principais

Imaginou ter renda infinita para fazer absolutamente tudo do jeito que sonhou? UAU! Mas olha, mesmo a noiva mais privilegiada do planeta precisa listar suas prioridades, caso contrário, o casamento pode acabar virando um carnaval.

Aprenda que abrir mão de alguns detalhes faz parte da jornada e, ainda assim, o seu casamento será incrivelmente especial. Abrir mão não quer dizer “qualquer coisa serve”, quer dizer que vocês usarão a opção B nas suas escolhas. Não sofra e não fique chateada com seu amor, com seus pais ou com você mesma se não conseguir contratar um fornecedor específico. Lembre que você já listou o que é mais importante, então, foque nisso. Alguns noivos preferem dar prioridade para a gastronomia e menos para as bebidas. Já outros, preferem investir mais na parte musical.

Pode ser que seu sonho seja aquele vestido de noiva com grinalda e véu de um designer do nosso guia de fornecedores, ou aquela decoração de casamento digna de Pinterest. Mas você sabe bem que sonhos custam dinheiro. Sua festa pode sim ser um casamento intimista com as pessoas mais queridas e importantes e vai ser LINDO de morrer.

Um casamento, por mais intimo que seja, tem um padrão que engloba os mesmos itens, e alguns deles ocupam um porcentagem maior ou menor dentro do orçamento. Os principais e maiores gastos são:

 

Decoração de casamento

A decoração (baixe nosso e-book para ficar por dentro de tudo!) é um dos itens mais dispendiosos do casamento, pois exige muitos profissionais e elementos envolvidos para que tudo seja produzido de maneira linda e única. Pra você ter uma noção, calcula-se que a decoração seja responsável por uma média de 15 á 20% do orçamento total de um casamento.

Um casamento pequeno talvez exija menos decoração do que um mega casamentão. Lembre que a quantidade de convidados impactará diretamente no número de mesas, cadeiras, louças e centros de mesa.

Alguns dos elementos mais importantes na decoração são as flores. Quais flores você não abre mão no seu grande dia? Escolher flores importadas podem encarecer o seu projeto de decoração, assim como itens mais personalizados que só poderão ser usados por você.

O custo da iluminação do casamento vai depender do horário. Casamentos que acontecem de dia usam da luz natural e não precisam de iluminação artificial, o que pode ser uma economia considerável no seu orçamento. Casamentos noturnos precisarão de iluminação artificial e cênica.

Pergunte para o seu decorador exatamente o que está incluso no orçamento. Ás vezes você pode escolher um orçamento mais barato que não inclui alguns itens como: lapelas, buquê da noiva, das madrinhas…Então leve isso em consideração ao fechar um contrato, veja se vale a pena contratar esses serviços a parte, ou fazer um orçamento completo.

 

Local, gastronomia e bebidas

Outro pedação do seu orçamento, por volta de 50%, vai ser dedicado a estes itens. Para definir a escolha do local, pense em algumas coisas como: a distância entre sua cidade natal e dos convidados e o espaço escolhido, o tamanho, o tempo de duração, o que está incluso e o que vai ter que ser contratado separadamente.

O custo com as bebidas e o serviço de bar vão depender da qualidade dos produtos escolhidos. Já o buffet de casamento é um dos principais pilares que sustentam uma festa antes e depois da cerimônia. A gastronomia é um dos pontos altos que fazem do casamento um dia inesquecível. Não importa se vocês vão optar por um jantar sentado, finger foods, coquetel, brunch e/ou ilhas gastronômicas, é preciso dedicar muito carinho e atenção na seleção do cardápio, e o importante, não cansamos de dizer, é escolher um cardápio alinhado com o gosto do casal e do estilo da festa. Ao escolher um cardápio vegetariano ou vegano para casamento, por exemplo, o casal mostra como a proveniência da comida tornou-se muito importante nos dias de hoje.

 

Outros detalhes

Cada casamento é de fato único, e bons fotógrafos valorizam cada detalhe desse dia: desde o making of aos retratos individuais dos noivos prontos, passando por cada detalhe da cerimônia e do cortejo. Outros momentos únicos incluem o primeiro beijo de casados, as fotos protocolares da família, padrinhos, damas e pajens, os retratos do casal nos primeiros minutos de casados e fotos da festa/recepção que transmitam exatamente a vibe daquele momento. É por isso que o profissional responsável pela fotografia de casamento deve ser escolhido a dedo. O mesmo acontece com a equipe de vídeo.

Os 30% restantes do orçamento cobrem estas categorias e os convites de casamento, atrações musicais, lembrancinhas de casamento e outros pequenos detalhes como a beleza da noiva (penteado e maquiagem), trajes das daminhas e pajens, parte técnica e gerador.

Para quem sonha em casar na igreja, saiba que os gastos totais para casar na igreja varia entre 3 e 5% do valor total do evento.

 

 

O que Pode Aumentam o Custo de um Casamento

A falta de organização pode sim aumentar os gastos, pois vai causar imprevistos que precisam ser cobertos:

  • Ultrapassar inconsequentemente o orçamento acordado pela emoção do casamento;
  • Deixar-se levar pela opinião dos outros e acabar fazendo uma festa que não é o sonho dos noivos;
  • Falta de organização e controle;
  • Não ter uma lista com número de convidados definido;
  • Não ler com atenção e/ou não assinar contratos com os fornecedores;
  • Não ter feito um planejamento financeiro;
  • Recorrer a empréstimos para arcar com as contas;
  • Não negociar preços com fornecedores.

 

quanto custa um casamento
Kadi Tobin Photography

 

Foque no seu Sonho!

Por fim, pesquise muito, peça orçamentos, personalize seu grande dia, coloque a mão na massa se necessário e foque sempre no seu sonho, pois ele não tem preço!

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

 

Vale a pena ler

Casamento Rústico: o guia completo do casamento dos sonhos
Casamento tipo luau: o que é e como organizar o seu
Casamento Boho: um guia completíssimo com tudo o que você precisa saber

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Vestido de noiva: Comprar, alugar ou fazer sob medida? Vestido de noiva: 9 estilos para você escolher Vestido de Noiva Plus Size Unha de Noiva: cuidados e estilos! Tipos de papel para convite de casamento