Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Buffet para Casamento: o guia completo

O buffet de casamento é o ponto alto para um casamento inesquecível. Afinal, sabemos o quanto a gastronomia traz memórias afetivas por meio de sabores e aquele cheirinho irresistível… hummm!!!

Por isso, a escolha dos responsáveis pelo menu desse dia único precisa ser feita com cuidado e muito carinho. Então, separamos dicas para te ajudar a escolher o buffet de casamento seja para um jantar, brunch, ilhas gastronômicas e todos os tipos de casamento. Vem conferir!

 

buffet para casamento

 

Como escolher o buffet para casamento?

O buffet de casamento é o ápice da festa, afinal, noivos e convidados estão preparados para saborear as delícias de um menu elaborado para eles. Porém, escolher o cardápio ideal e o tipo de serviço não é uma tarefa muito fácil.

A escolha do buffet de casamento começa com a busca por referências e pesquisa nas redes sociais. Os noivos ainda podem procurar depoimentos de quem contratou o serviço e saber como foi o atendimento e no dia do casamento. 

Além disso, é superimportante saber quais são os serviços que o buffet oferece como garçons, maitres e outros. E como sabemos o quanto a comida é importante no casamento, busque um buffet com variedade de cardápio para agradar a todos os paladares. 

Ainda participe das degustações para criar o menu que se encaixa com a proposta do seu casamento e paladar. Ah! E por falar nisso, não se esqueça de levar em consideração o tipo de casamento que planejam, se será em casa, campo, praia, jardim ou uma recepção depois da igreja

Tudo isso precisa ser levado em consideração para que o buffet de casamento prepare cardápios versáteis, diferenciados e saborosos para não deixar ninguém sem saborear as delícias escolhidas para esse dia inesquecível.

 

With Love from Near + Far

 

Qual menu ideal para o casamento?

Chegou a hora de escolher o cardápio para o seu casamento e aqui tem alguns pontos de atenção! Sabemos o quanto cada decisão que envolve o casamento exige cuidado para que todos possam desfrutar de um dia incrível. 

O primeiro ponto para criar o menu de casamento é a preferência do casal, as comidinhas que mais gostam e que não podem ficar de fora do cardápio. Em seguida, conhecer os convidados para saber se são alérgicos, por exemplo, algum tipo de alimento, isso expressa o cuidado com eles.

Pense também em opções para vegetarianos e veganos, aproveite e dê uma olhadinha que tem tudo o que você precisa saber para fazer um cardápio delicioso. E ainda, podem se inspirar nas tendências gastronômicas para escolher o menu do casamento, temos um post com ideias para um casamento no campo, mas nada impede que se adapte para o seu grande dia, só clicar aqui.  

Além disso, pense no horário e na estação em que seu casamento irá acontecer, isso é essencial. No verão uma boa pedida é um menu refrescante e comidas mais leves, já no inverno opções para aquecer os convidados como caldos e sopas são excelentes. 

Lembre-se das crianças, algumas podem não gostar de peixes ou outro prato de cardápio, o ideal é ter comidinhas para elas. Veja nossas dicas para cada tipo de casamento:

 

 

Buffet para Casamento no campo

O cardápio combina muito bem com aquelas delicias caseiras que ninguém resiste e as bebidas bem refrescantes. 

Importante ressaltar que o buffet de casamento é definido pelo horário, logo se é um casamento diurno uma boa pedida é um almoço, já um casamento à noite um jantar combina com massas e molhos.

Outro aspecto é que o calor, os mosquitos e a temível chuva podem atrapalhar os convidados. Então, converse com o responsável do buffet e busque alternativas para esses infortúnios. 

 

Kindred Weddings Storytellers

Buffet para Casamento na praia

O clima praiano é irresistível e a gastronomia pede por um menu mais leve e bem apetitoso com frutos do mar, peixes, frutas e outras delícias. 

Ainda o casal pode apostar em finger foods ou mini jantar para que os convidados possam apreciar. Os drinks podem ser sucos naturais, água aromatizada, água de coco e outras bebidas refrescantes. 

Embora o barulhinho do mar e a paisagem ímpar para dizer SIM, é preciso cuidado com o clima quente para não estragar a comida. 

 

Elias Kordelakos Photography

Buffet para Casamento na igreja

Depois de uma linda cerimônia religiosa, que tal uma recepção para os convidados? O casal pode preparar um coquetel com petiscos e bebidas na casa do casal ou de algum parente.

Outra opção é um brunch (veja aqui sobre casamento brunch) que combina elementos do café da manhã e almoço, logo o casal pode compor um menu com sucos de frutas, café, pães variados, geleias e muito mais que podem ser usados no brunch do casamento.

 

Rebecca Yale Photography

Buffet para Casamento em casa

Seja um casamento em casa, o buffet de casamento é o serviço ideal para essa celebração mais intimista

Sendo assim, o buffet contratado precisará de um espaço adequado para trabalhar, por isso avalie se a cozinha comporta a refrigeração de bebidas e alimentos, armazenamento dos demais itens e montagem dos pratos para não prejudicar o serviço prestado.

Uma alternativa são o finger food e ilhas gastronômicas sempre serão coringas nas festas e agrada à todos. Até mesmo as crianças!

 

Demetrio Martins

Buffet para Casamento na cidade

Casamento na cidade é sinônimo de uma gastronomia ousada, onde os noivos colocam toda a sua personalidade sem medo. Sem contar, que esse tipo de celebração pode acontecer em um restaurantes, bistrôs e buffets. 

Mesmo com a facilidade que o urban wedding traz de ter todos os fornecedores próximos ou tudo acontecer em só lugar, é preciso saber escolher bem o cardápio para o casamento.

 

 

Tipos de serviço de buffet para casamento

Para tirar as dúvidas sobre como será servido, deixamos aqui as opções de buffet existem e como elas se encaixam em cada tipo de casamento.

 

À Americana

Para quem busca praticidade é a melhor opção, afinal, nesse formato é instalada uma ilha com todas as comidinhas com etiqueta da identificação e os convidados ficam livres para servir (self-service). 

O buffet de casamento precisa ficar atento para repor a refeição, sempre que necessário, porém o número de garçons é bem reduzido em comparação a outros formatos. 

 

via Hire4event

À Brasileira

Esse formato é ideal para micro weddings, já que é super casual e bem familiar com suas mesas pensadas para pequenos grupos de convidados. As travessas ficam dispostas no centro da mesa para que cada um possa se servir à vontade. 

 

Lucas Lima Fotografia
Kimberly Motos Photos

 

Volante

Os garçons criam um sistema de rotatividade pelo espaço e vão servindo, aos poucos, os convidados com mini porções individuais bem ao estilo finger food. Assim, os convidados podem “beliscar” ao longo da festa o cardápio preparado pelo buffet de casamento. 

O volante é perfeito para casamentos mais informais, coquetéis e também como complemento para outro tipo de refeição principal. 

 

With Love from Near + Far

 

Empratado

Nesse estilo de buffet de casamento, os pratos chegam prontinhos para serem servidos na mesa. 

Sendo assim, é uma boa alternativa para todos os tipos de casamento, pois garante mais segurança, higiene e comodidade aos convidados. Aliás, é uma tendência para os casamentos pós pandemia, leia mais nesse post aqui

Além disso, há um maior controle na quantidade servida por pessoa, evitando o desperdício. 

 

Scarpetta
Boathouse Photography

 

 

À Francesa ou À Inglesa

Embora sejam formatos bem parecidos, o que diferencia um do outro é o nível de formalidade e como será servida a comida. Em ambos os casos, o garçom vai até a mesa com travessas da comida para servir os convidados. 

Essa é outra opção para maior segurança e higiene para todos, ainda que cada pessoa possa escolher a quantidade de comida que deseja. 

 

 

Como funciona a degustação de um buffet para casamento? E quando fazer?

O ponto alto da escolha do buffet de casamento é a degustação… huummm! Comer todos os docinhos e saborear o cardápio é um momento bem almejado!

Cores, texturas, sabores, temperos são receita perfeita para um cardápio suculento. Mesmo que seja um momento bem divertido, o casal precisa ficar atento há vários itens importantes para um menu apetitoso. Então, tente agendar, pelo menos, três empresas de buffet de casamentos para comparar a qualidade de serviços. 

Não tenha vergonha de perguntar sobre tudo, e se quiser, peça até para conhecer os utensílios usados, cozinha, tudo que possa trazer segurança para fechar o contrato. 

E sobre o cardápio, atente-se aos sabores, temperos, modo de preparo e o cheirinho, tudo que julgarem importantes e que te deixam mais salivando para provar. Parece que são detalhes que não tem importância, mas fazem toda a diferença, pois ao saborear qualquer comida, todos os sentidos são ativados. 

Nesse sentido, a apresentação do prato também é um ponto importante pois sabemos o quanto somos visuais e de nada adianta um prato delicioso, sem um visual atrativo, não é mesmo? 

Para ajudar na escolha, uma dica é convidar uma ou duas pessoas com gostos diferentes dos noivos, assim quando ficarem na dúvida entre uma ou outra opção, essas pessoas podem contribuir.

 

 

Dicas para um Welcome Drinks

O welcome drink é um tipo de coquetel de boas-vindas oferecido aos convidados para recepcionar, tanto na cerimônia quanto na festa. Ele segue o mesmo estilo de buffet do casamento, embora os drinks costumam ser diferentes das opções oferecidas durante a festa. 

Na hora de montar o welcome drinks, busque um local de destaque para colocar os coquetéis, se possível, logo na entrada para que os convidados possam chegar e se servir. Aqui vale toda a criatividade para caprichar na decoração de um cantinho bem charmoso que pode receber um carrinho de bebida ou uma mesa montada. 

Para dar ainda mais charme, letreiros leon, capim das pampas e vááárias elementos para compor a decoração incrível. Separamos algumas inspirações!

 

 

Inspirações de estações/ilhas de comidinhas

Além de deixar os convidados à vontade para se servirem com as combinações do cardápio é uma ótima maneira de deixar o casamento com um clima descontraído e divertido.  Temos um post completo aqui somente sobre esse assunto e recheado de inspirações pra você aplicar no seu grande dia.

 

 

A  Escolha dos Profissionais para Buffet de Casamento

Sabemos o quanto é gostosa essa fase de escolher o buffet de casamento e tudo para um cardápio delicioso. 

Mas até chegar ao menu dos sonhos é preciso escolher um profissional que entenda perfeitamente toda a proposta do casamento e traduza isso nos pratos servidos.

Aqui no Lápis temos um time de fornecedores que amam criar cardápio que só de lembrar nos deixam com água na boca. Sem dúvida, estão preparados para criar um menu personalizado para o casamento que deixará um gostinho de quero mais.

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest
 

Vale a pena ler:

Casamento Brunch: tudo o que você precisa saber!
Um delicioso guia completo de Cardápios Vegetarianos e Veganos para Casamento
O que é Pinterest e muitas dicas de como usar para planejar e organizar seu casamento

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog