Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Casamento no Jardim: tudo o que você precisa saber

Aahhh…Casamento no jardim, já pensou nessa possibilidade para dizer SIM ao amor da sua vida? 

Esse tipo de casamento se tornou uma alternativa para quem ama a ideia de ar livre, clima aconchegante e intimista. Nós aqui do Lápis preparamos um guia completo pra você com todas as dúvidas sobre casamento no jardim. Bora conferir as dicas?

 

casamento no jardim

 

Pra quem é indicado um casamento no jardim?

Os jardins reservam paisagens singulares que são fonte de inspiração para os românticos ou para quem busca aquele lugar tranquilo e sereno. Para os noivos que buscam esse tipo de atmosfera para a troca de votos, o casamento no jardim é uma boa alternativa para projetar uma cerimônia e recepção dos convidados.  

 

Diogo Perez

 

O casamento no jardim tem ganhado o coração dos noivos que pensam em uma celebração mais intimista e aconchegante, ainda, com a vantagem que pode ser feito no jardim da residência, como num casamento em casa

Também é ótimo para quem prefere algo mais reservado, como em um  micro wedding, elopement wedding ou, até mesmo, um destination wedding em algum jardim europeu, a experiência é encantadora para os noivos e seus convidados.

 

Feather and Twine

 

Se a ideia é um casamento no jardim pode ser uma opção para os casais que pensam em economizar, já que os custos com espaço de casamento e com festa menor pode significar redução em alguns itens do planejamento. Aproveite nosso checklist com tudo para organizar cada detalhe do casamento

Embora, se o local escolhido para o enlace tiver um jardim lindo e não quiser abrir mão disso, a redução de custos pode ficar em outros aspectos do casamento. Na dúvida, dê uma olhadinha no nosso post com dicas para economizar no seu grande dia, tu-di-nho aqui!

 

The Ganeys

 

Escolhendo o espaço ideal para um casamento no jardim

A ideia de um casamento no jardim é ter um espaço ao ar livre, pequeno, com clima familiar e a natureza como plano de fundo. 

Entretanto, para que seja o dia dos sonhos, alguns pontos precisam ser avaliados na hora de escolher o espaço. Começando pelo o tamanho da lista de convidados para acomodar confortavelmente todos no jardim, tanto para a cerimônia como para a festa. 

Do mesmo modo que acessibilidade para as pessoas mais velhas, os convidados com mobilidade reduzida e pais com crianças de carrinho. Esses detalhes fazem toda a diferença para que os convidados se sintam à vontade para aproveitar cada segundo desse dia ímpar.

 

Casar no jardim de casa, é possível?

Um casamento no jardim de casa, exige os mesmos cuidados na organização que um  casamento realizado em outro tipo de espaço. Vamos destacar alguns, além dos mencionados acima: 

Instalações – não apenas no quintal, mas também os banheiros disponíveis para os convidados. Tenha alguém responsável para verificar o abastecimento do local com sabonete, papel higiênico, trocar o lixo e fazer uma limpeza pontual no chão e no vaso sanitário, pois num evento a reposição desses itens será constante.

 

Estacionamento – quanto mais próximo do evento, melhor para que todos possam estacionar seus veículos. Porém, é preciso verificar as faixas permitidas para estacionar, se não irá atrapalhar vizinhos e a circulação de outros carros na rua. 

Vizinhos – e por falar em vizinhos! Pensar em fazer um casamento em casa é primordial avisar os vizinhos da redondeza para que não tenha problemas. Converse com eles sobre o casamento e para ter certeza se estão de acordo com o evento. Ah! Cuide para que o som da música não incomode. 

Animais de estimação – eles são fofos, mas se seu cachorro é do tipo agitado pode derrubar itens da decoração ou latir em excesso causando desconforto. Se possível, deixe ele acomodado em um lugar onde não terá grande circulação ou opte por um hotel para pets.

 

 

Melhores horários e meses para um casamento no jardim

Olha, o clima é uma incógnita em qualquer tipo de evento, no casamento em jardim não é diferente. 

Embora, dezembro, janeiro e fevereiro são meses que apresentam maior probabilidade de chuvas e ventania. Assim como é bom evitar o inverno, em algumas regiões do Brasil as temperaturas podem ser baixas e causar desconforto nos convidados que ficarão ao ar livre. 

 

Apollo Fotografie

 

Nesse sentido, estações como primavera e outono, as temperaturas são mais amenas e mais indicadas. Sendo assim: outubro, novembro, abril, maio e setembro são ótimas opções para marcar a data do casamento. 

Do mesmo modo, o horário de casamento de manhã, de tarde ou à noite é o que os noivos escolherem. Mas, um fator que pode mudar a escolha do horário é o tipo de fotografia que desejam ter em seu álbum. 

Ainda se sonham com fotos ao cair da noite com aquelas luzes, letreiro neon e outros itens que sempre dão um charme. E falando em iluminação, confira vááárias dicas aqui.

 

James Powell Photography

Convite para casamento no jardim

A escolha do convite de casamento transmite uma única mensagem: O casamento está chegando!

 

A ideia de um casamento no jardim tem inúmeras possibilidades para compor o layout perfeito. Dos modelos tradicionais, vintage, luxuosos ou minimalistas, o convite pode ter toque leve, rústico, leve, desenhos que remetem ao jardim em aquarela, por exemplo. 

A gente também separou inspirações para quem planeja um convite para padrinhos com aqueles mimos que todos amam. Dê uma espiadinha aqui.

via A Noiva de Botas

 

Decoração para casamento no jardim

Como fazer a decoração do casamento no jardim? Chegamos ao assunto que amamos conversar aqui no Lápis, afinal, ideias não faltam para deixar a decoração do grande dia impecável. 

A decoração pode ser simples, aproveitando ao máximo a beleza local com as flores, folhas, adicionando capim das pampas que ajudam a incrementar a decoração. O mais legal é que seja um casamento rústico, boho, luau, minimalista, moho, japandi, casamento sustentável…é possível realizar um tudo isso no jardim!

A cerimônia é o ápice do casamento, então, precisa de uma decoração para arrancar suspiros de todos. Um arco geométrico, super tendência em 2020, pode ganhar arranjos de flores robustos ou tecidos para dar leveza ao cenário do SIM.

Mesas comunitárias, mobiliário antigo, pontos de luz e detalhes que combinam com a proposta do casamento para dar os toques finais da decoração. Ainda a paleta de cores  dará o tom de praticamente tudo que virá posteriormente na organização. Do convite de casamento e papelaria, detalhes no bolo de casamento, o buquê de noiva até chegar nas lembrancinhas de casamento

Escolhendo bem cada elemento, transforma o jardim em um verdadeiro espaço dos sonhos. Continua na dúvida sobre a decoração? Dê uma olhadinha nesse post que apresentamos os 10 temas que amamos aqui no blog.

 

Ashtyn Brooke
Mark Mirocha
Mark Trela
Paula Peçanha

 

Look dos noivos para casamento no jardim

Uma das grandes vantagens do casamento no jardim é que o estilo dos noivos pode ser informal, com um look que os deixam confortáveis para curtir esse dia ao máximo. 

O vestido de noiva pode ser leve e fluido, curto ou longo, o que melhor se encaixa com sua personalidade. Mas, ainda pode ser um look com calças, ternos, macacões e shorts para casar no jardim. 

 

Além disso, para o look completo os sapatos de noiva baixos, coloridos, botas.. o que desejar. E por fim, penteado, acessórios para cabelo, maquiagem e unhas para um visual de arrasar. 

O look do noivo na celebração ao ar livre pode ser clássica, rústico, boho, folk, o estilo do casamento para seguir a mesma proposta. Para casamento no jardim de dia cores mais leves, como tons de azul e para noite tons mais escuros como marsala são uma ótima pedida. Temos um guia completão para escolher o terno para noivo, vem conferir!

 

 

Cuidados especiais para um casamento no jardim

Cai a chuva…E molha o meu amor”…Já cantamos essa música por aí, mas no casamento é que menos queremos, né? 

Uma das maiores preocupações num casamento ao ar livre é, justamente, se chover. No casamento no jardim o plano B precisa entrar no planejamento. 

Então, pense nas alternativas que o espaço apresenta para que a decoração seja deslocada em caso de imprevistos. Tendas, salão de festas ou galpão podem ser um ótimo plano B. 

Aliás, pense também no caso oposto, se o dia estiver muito quente. Tenha disponíveis bebidas refrescantes para os convidados, leques e guarda-sóis. Se o espaço for bem arborizado, aproveite a natureza a seu favor.

 

Ashtyn Brooke

 

Mark Trela

 

Fornecedores para casamento no jardim

Depois do pedido do casamento chegou a hora de escolher onde será o cenário do SIM mais feliz da vida do casal. 

Há diversos espaços de casamentos que nos deixam sem fôlego pela beleza que cerca cada metro do lugar. Ainda mais, quando ganham a decoração com o toque da personalidade dos noivos. 

Aqui no Lápis temos um time de fornecedores tão apaixonados em realizar sonhos que usam todo o seu talento para captar a essência do casal e colocar tudo isso em projetos incríveis. 

Sem dúvida que os decoradores farão um projeto incrível e personalizado para o espaço de casamento que escolherem.

 

 

 

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog