ebook lapis de noiva

Corona Ebook

Sapato de Noiva 2020: todos os passos para escolher o sapato perfeito para o grande dia

Hoje vamos falar de um dos maiores fetiches femininos, um assunto mulherzinha que A-MA-MOS: o sapato de noiva!

 

sapato de noiva

 

Os Primeiros Passos

Nós aqui do Lápis conhecemos bem o dilema das escolhas da lista de acessórios para noivas a serem comprados para completar o look de noiva. Para você se sentir feliz da cabeça (veja aqui 10 tendências de acessórios para cabelo da noiva em 2020) aos pés, nenhum detalhe é menos importante do que o outro.

Uma das principais prioridades é determinar o melhor tipo de sapato de noiva para o vestido dos seus sonhos- e depois encontrar o par perfeito para comprar. Para algumas noivas, esse tópico é tão importante quanto a busca pelo vestido de noiva– enquanto para outras noivas, a escolha de um sapato de noiva confortável é só que importa. Não se engane, conforto é essencial, não importa o quanto você valorize o estilo, mas vamos falar mais sobre isso daqui a pouco.

Quaisquer que sejam as suas prioridades, é preciso considerar que os sapatos têm um papel importante a cumprir no dia do seu casamento. Você precisa gostar deles, é verdade, mas também precisará usá-los por um longo período de tempo- por volta de 15 horas nesse dia-, então pense nisso por um momento. Há muito a considerar – não importa se você deseja adicionar um toque de personalidade ao seu look ou simplesmente evitar dores nos pés-, como altura e grossura do saltou- ou mesmo se vai ter salto-, o estilo e o nível de conforto.

Nós preparamos um post completão com tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha. Coloque os pés para cima, aproveite esse momento de sossego e vamos lá:

 

 

Faça sua Pastinha de Inspirações…

Pinterest, seu lindo! Busque referências na nossa pastinha, e além dele passe no nosso blog, em sites ou revistas. Num primeiro momento, reúna imagens de modelos de sapatos que chamam sua atenção: rasteirinhas, sandálias, sapato de noiva de salto grosso ou de salto fino, diferentes estilos e alturas de salto, botas, tênis, diferentes materiais, acabamentos, cores, etc.

Depois de pesquisar bastante e encher a pastinha com seus sonhos, é hora de começar a eliminar os estilos que não combinam com os seguintes tópicos:

 

Respeite o seu estilo

A melhor escolha será sempre a que a fizer sentir confiante e bonita. Por isso, aposte no que você gosta no dia a dia e está acostumada a usar.

Se você é uma noiva boho, não pense em inovar com um sapato clássico, por exemplo, que não tem nada a ver com seu estilo. Seu casamento é um reflexo da sua personalidade, né? Por isso aconselhamos também a não seguir tendências que não tenham nada a ver com o seu estilo pessoal. Essa é uma dica que serve para seu casamento todo, da maquiagem para noiva até o tema de decoração. Não existe regra para a escolha do sapato de noiva, então não se sinta pressionada por nada, tá?

Se você ainda tem dúvidas sobre qual vai ser o estilo do seu casamento, clica aqui que nós te ajudamos a conhecer todos eles.

Pergunte a si mesmo se você é um tipo de pessoa que se sente confortável com salto alto. Se você costuma usar saltos tranquilamente ​​no dia a dia, provavelmente não terá problemas usando saltos no seu casamento. Agora, se mal consegue andar de salto, opte pelo que seja mais confortável para você.

 

 

Sinta-se muito especial

Escolha um sapato de casamento que faça você se sentir incrível! Mesmo que o seu vestido seja longo e você acha que ele não vai aparecer, você saberá que o está calçando e isso vai te deixar mais confiante para curtir o dia com o amor da sua vida. Ahh…e ele aparece sim, tá?

 

Decida seus objetivos e budget

Determine quanto você gostaria e pode gastar com os sapato de noiva. Ter um orçamento ajudará a restringir sua pesquisa.

O que você deseja alcançar com seus sapatos de noiva? Alguns pontinhos para te ajudar a pensar:

  • Você quer que seus sapatos sejam o foco do look ou que sejam mais conversadores?
  • Você vai combinar sapatos com o amor da sua vida?
  • O que é mais importantes para você, estilo ou conforto?
  • Você vai usar o mesmo par de sapatos o dia todo ou vai trocar depois da cerimônia?
  • Você quer investir em um par de alta qualidade para poder usar em outra ocasião?

Baixe GRATUITAMENTE a nossa planilha de planejamento financeiro para casamento

Escolha o vestido

Mesmo que você tenha encontrado o sapato dos seus sonho durante sua pesquisa inicial, espere um pouquinho até ter certeza sobre o modelo do seu vestido. Leia sobre as tendências para vestido em 2020, sobre como escolher o modelo perfeito, quais são os vestidos ideais para o seu biótipo, e caso você seja plus size, todas as dicas para escolher um modelo lindo para suas curvas. Todas essas informações vão ajudar na hora da escolha.

Quando chegar a hora, essa escolha vai influenciar na opção para os sapatos, que devem complementar e estar em harmonia com o estilo e a formalidade do seu vestido, acima de tudo. O comprimento e o corte do seu vestido determinarão quanto de seus sapatos ficará visível e que tipo de sapato (e altura do salto) você deve usar. Se você estiver usando um vestido de noiva curto ou calça, seus sapatos estarão muito mais visíveis do que se estiver usando um vestido longo. Nesses casos, seus sapatos podem ser um acessório importante, acrescentando cor, brilho, glamour, romance ou simplesmente uma dose de elegância moderna ao seu look.

 

 

Considere o horário e local do casamento

Você planeja se casar no campo, numa cerimônia ao ar livre? Na praia, ouvindo o barulhinho do mar? Ou vai ser um casamento urbano, talvez com cerimônia na Igreja? Pense em onde você vai dizer SIM na hora de escolher seu sapato.

O espaço escolhido tem muitas escadas? Caminhos de cascalho, talvez? Areia ou pista de dança escorregadia? Considere esses detalhes. Os modelos com saltos mais grossos ou flats são mais adequados para casamentos ao ar livre, na grama, por exemplo. Um sapato alto de salto fino não é uma boa escolha para um casamento pé na areia.

 

A estação do ano e a previsão do tempo

Além da estação do ano (você não iria usar uma rasteirinha num casamento natalino num destination wedding no hemisfério norte, né?), considere a previsão do tempo no dia do casamento. Em caso de mau tempo, tenha em mãos um plano B também para os seu sapato de noiva. Sapatilhas delicadas ou estiletos não funcionam bem em grama molhada, lama ou caminhos cheios de poças.

 

Conforto acima da moda

O caminho até o altar é cheio de emoções. Não adianta encontrar o sapato mais lindo do mundo se você não consegue ficar em pé até o final da cerimônia. Ao relembrar o dia que disse SIM para o amor de sua vida, lembre-se de todos os momentos especiais, não do quanto seus pés doeram.

É melhor usar um sapato de noiva confortável, que você caminhe com leveza e segurança para aproveitar a festa inteira sem sofrer, do que usar um par igualmente deslumbrante e insuportável.

Pense assim: se você é uma mulher que adora tênis ou sandálias, mantenha uma altura do sapato mais baixa para o seu casamento. Não teste uma nova altura justo no dia do seu casamento, pois todos os olhos estarão em você. Se os saltos forem importantes, considere uma opção mais baixa. Além disso, escolha sapatos com materiais naturais, como couro genuíno, que permitem a pele respirar e amaciam com mais facilidade.

 

Pense na sua altura

Se a sua altura é muito diferente do que a do amor da sua vida, tente equilibrar as estaturas para fiquem mais ou menos iguais. Assim as fotos ficarão incríveis.

 

 

Dicas na Hora de Escolher o Sapato de Noiva

Agora você está mais perto de definir o seu sapato de noiva. Mas ainda tem mais! Considere mais alguns cuidados para garantir que a sua escolha seja certeira em todos os sentidos.

 

Quando comprar

É aconselhável comprar o sapato com pelo menos 3 meses de antecedência do evento.

–> Dica do Lápis: deixe para experimentar o sapato no final do dia, quando o pé estiver inchado.

 

Experimente!

Um problema comum em sapatos de salto é que eles podem não estar estruturados no ponto certo, e o pé não fica bem apoiado. Quando estiver provando o par escolhido certifique-se que o apoio está no centro e seu pé fica com boa sustentação para seu peso não recair para a parte da frente.

Do mesmo jeito, sapatilhas de bico fino podem incomodar ou tiras podem apertar.

Dica do Lápis: experimente sempre os dois pés, pois existem diferenças biológicas e de confecção.

 

Tenha um plano B

Andamos notando um aumento na tendência entre as noivas de trocar a roupa depois da cerimônia para curtir a festa. Então já que vai trocar o vestido, aproveite para trocar também os sapatos! O segundo par de sapato de noiva pode ser mais confortável para você aproveitar até a última música acabar na pista de dança.

Existe outro motivo para você ter um par de backup. Mesmo que os sapatos que você escolheu sejam extremamente confortáveis, é sempre uma boa ideia ter um par de reserva disponível. Dessa forma, se acontecer algum desastre, como um salto quebrado ou o mau tempo danificou e encharcou seu par original, você terá outro par para trocar.

 

Prova do vestido

Leve o sapato nas provas ou aluguel do vestido, pois o designer vai precisar marcar o comprimento certo da barra do vestido, seja ele longo ou curto, ou até mesmo se você optar por calças. O tipo de sapato interfere na altura do look escolhido: do mesmo jeito que você não quer um vestido arrastando no chão, não quer que a barra da calça fique curta demais.

 

 

Amacie o sapato

Não importa se o sapato escolhido seja exatamente do seu tamanho, não deixe para usá-los pela primeira vez no dia do seu casamento.

Use-os por algumas horas enquanto está em casa para que os sapatos se adaptem ao formato dos seus pés e fiquem mais confortáveis. Tente colocar os sapatos em casa por incrementos de 30 minutos na semana anterior ao seu casamento para amaciá-los bem. Isso serve para quando estiver descansando ou vendo TV também. Se você optar por salto, não são só os pés que importam, mas se você vai ficar com dor nas pernas ou coluna por passar tanto tempo em cima deles. Se você pretende usar os sapatos até o fim da festa, coloque música e dance muito pela casa!

O que não falta é alternativa para você tentar, para evitar que seus pés fiquem esbagalhados no final do dia. Os truques para manter o conforto e evitar ou prevenir bolhas e machucados são vários:

Dica do Lápis: Apesar das nossas dicas, existe a hipótese do sapato não lacear por causa dos materiais sintéticos do qual ele foi feito. Por isso prefira sempre couro natural.

Para amaciar aquele meio ponto que você vai precisar, tente:

  • Calçar meias bem grossas com o sapato. Depois passe o secador de cabelo quente nas partes mais apertadas por alguns segundos. Não tire o pé com a meia até o sapato esfriar.
  • Encher um saco plástico de fecho hermético com água e coloque dentro do sapato. Depois coloque o sapato dentro de um saco plástico maior e feche (para que ele não fique com queimaduras de frio ou manchado por acusa da umidade). Coloque no congelador por uma noite. A água congelada expande e laceia o sapato.
  • Embeber bolas de jornal em bastante, mas bastante álcool. Coloque o jornal dentro dos sapatos.  Assim como a água congelada, o papel vai expandir à medida que o álcool evaporar.

 

 

Outros truques para garantir o conforto

  • Para evitar bolhas, passe um pouco de vaselina ou hidratante bem denso nos pés e também nos locais mais duros do sapato, como o calcanhar ou laterais.
  • Para não escorregar ao andar, use a ponta da tesoura para fazer ranhuras tipo jogo da velha ou esfregue uma lixa grossa na sola dos sapatos.
  • Lubrifique as tiras da sandália com desodorante. Se o problema com os sapatos for uma tira que esfrega a pele, umedeça a pele irritada com desodorante.
  • Mande forrar os sapatos com tecido fino e felpudo para minimizar o atrito.

 

Dicas preventivas

Tente táticas preventivas para evitar a dor causada por sapatos que estão incomodando, como:

  • Unir os terceiro e quarto dedos do pé com esparadrapo. Confie em nós, funciona!
  • Existem uma infinidade de palmilhas, protetores e almofadinhas de gel no mercado para proteger partes especificas dos pés, que podem ser usados com todos os tipos de sapatos, inclusive sandálias.
  • Mantenha o peso distribuído quando estiver usando salto. A melhor maneira de se movimentar é pisar primeiro com o salto no chão. Se você pisar com a planta do pé ou a ponta dos dedos o peso não é bem distribuído.
  • Para o par não absorver pó, umidade e sujeira, considere impermeabilizar seus sapatos.

 

 

Sinta-se à vontade para usar mais de um par

Você não está limitada a um par de sapatos no dia do casamento, tá?

É totalmente normal ter um par para a cerimônia e outro para a recepção. Se as noivas podem trocar de vestido de noiva, o mesmo se aplica aos sapatos de noiva!

Se você quiser usar um salto durante a cerimônia, considere um outro par de flats, como sapatilha, tênis ou rasteirinha, que seja mais confortável para curtir a festa.

 

Sapato para Casamento na Praia

Se você vai casar na praia, além das opções todas que vão do salto grosso para cerimônias em decks ou igrejinhas, existem as rasteirinhas ou mesmo a opção de entrar descalça com um lindo acessório nos pés ou tornozelos para dizer SIM com o pé na areia.

Quanto custa casara na praia? Clique aqui para saber!

 

 

Sapato para Casamento no Campo

Casamentos no campo vão do rústico ao moderno dependendo da arquitetura do espaço e da escolha de decoração do casal. O único porém para se considerar é que terra, grama e salto fino não se dão bem. Pense em modelos coloridos e sandálias ou botas com salto grossos.

O Lápis selecionou os espaços para casamento no campo no estado de São Paulo mais bacanas para que o grande dia seja algo definitivamente inesquecível. Vem conferir!

Sapato para Casamento Urbano e Moderno

Design para as noivas urbanas e um ar vintage para as noivas românticas. Na cidade vale tudo, do tênis ao salto Anabela.

 

 

Sapato de Noiva sob Medida

Procura exclusividade? Assim como os vestidos de haute couture, os sapatos artesanais e personalizados são opções para as noivas que desejam uma experiência única na escolha para seu look.

O processo de criação e manufatura de um par de sapatos sob medida pode levar até 3 meses. Esse processo envolve varias etapas: estudos e medidas dos pés, esboços, desenvolvimento e teste do protótipo; acertos de modelagem; escolha de acabamento e produção do modelo final para uso.

 

Sapato de Noiva Colorido

Se os vestidos de noiva já não precisam ser brancos, por que os sapatos precisariam? A única regra na hora de escolher um sapato de noiva colorido é que ele combine com o restante do look. Combine os elementos e seja feliz! Os sapatos podem ser do tom da pele, metálicos, blush ou champagne e todos os tons entre os dois, bicolores, em cores vivas ou preto. Divirta-se com seu look!

 

–> Dica do Lápis: caso tenha escolhido combinar o vestido branco com o sapato, é importante levar um pedacinho do tecido do seu vestido na hora da compra do sapato, para acertar a tonalidade. Existem muitos tons de branco e off white no mercado.

 

 

Sapato de Noiva Anabela

 

Botas para Noivas

Sapato de Noiva para casamento no campo

 

Sapato de Noiva Colorido

 

Sapato de Noiva baixo/rasteirinha

 

Sapato de Noiva Moderno

 

Sapato de Noiva para casamento na praia

Sapato de Noiva com Salto

 

Tênis de Noiva

 

Já segue a gente no Pinterest? Tem um monte de inspirações lindas te esperando por lá:

pinterest

 

*Imagens: Pinterest

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog