ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Iluminação de casamento: conheça todos os tipos e saiba como escolher a ideal para seu casamento

Fiat Lux! Nenhum evento fica completo sem iluminação apropriada para criar o clima desejado. A luz não tem como função somente iluminar um ambiente, com ela você consegue dar o toque final no estilo da decoração da festa. Hoje queremos te ajudar a escolher a iluminação de casamento perfeita para o seu grande dia!

iluminação de casamento

 

Iluminação de casamento: por onde começar?

Assim que o tipo e estilo do casamento estiver definido (se você ainda tem dúvidas, clica aqui para conhecer todos!), o local da cerimônia e recepção e o horário, você já pode começar a pensar na iluminação ideal.

Com certeza você já notou nos nossos casamento reais que damos um destaque carinhoso para a decoração de casamento e sua iluminação, né? São tantas misturinhas charmosas e românticas diferentes que, para desmembrar e explicar detalhadamente tudo para você poder fazer a melhor escolha no grande dia, nós pedimos ajuda para quem entende do assunto: a MD Eventos Produções.  

Lustres de diversos materiais, cortinas de fairy lights, velas, tem inspiração de um pouco de tudo no post de hoje. O grande lance é misturar vários tipos de iluminações diferentes para criar um estilo único e que tenha a personalidade de vocês!

 

Canvas Ateliê

 

O Papel da Iluminação no Casamento

A iluminação tem vários papéis importantes em um casamento: iluminar, decorar, realçar e acreditem, até camuflar detalhes que não devem ser vistos. A luz tem capacidade de chamar a atenção das pessoas para determinados pontos impactantes e tirar a evidência de pontos que são indesejáveis. O importante é que ela crie uma atmosfera no seu casamento e, com isso, proporcione belas imagens fotográficas e de vídeo.

Temos uma pastinha no Pinterest LOTADA de ideias para iluminação no casamento. Passa lá para se inspirar!

Acervo MD EVentos

 

Como Escolher a Iluminação Perfeita para seu Casamento?

A iluminação perfeita para seu casamento é aquela que consegue valorizar o ambiente e a decoração que você escolheu para esse momento, com alguns detalhes que podem engrandecer o projeto de decoração, como as luzes decorativas. O projeto ideal pode ser conduzido por um light designer que, com sua expertise e experiência, sabe qual refletor é mais adequado para cada situação, e trabalhando em conjunto com o decorador do casamento que pontua os locais que devem ser realçados ou camuflados. Também tem o papel muito importante de fornecer o layout para conseguir entender o projeto e suas necessidades.

A grande dica para a iluminação perfeita do seu casamento é a cor utilizada para iluminação cênica. O branco quente é a mais indicada, pois realça a beleza do ambiente e não cria algo artificial. Por que isso acontece com o branco quente? É a cor que mais se aproxima com a melhor iluminação que existe, a do sol. Isso acaba transmitindo uma sensação de algo natural e em um local escuro se destaca.

 

Luz branca x Luz amarela

Existe uma diferença grande na sensação que a luz branca e a luz amarela trazem para um ambiente:

Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade. Ela deixa o ambiente sempre mais em alerta, por isso é indicada para cozinhas e áreas de escritório e comerciais.

Luz amarela: como ela tem um toque dourado, traz sensação de aconchego, como se fosse um descanso para os olhos.

 

Canvas Ateliê

 

Horário e Local da Cerimônia Fazem toda a Diferença

A iluminação escolhida precisa seguir o estilo do local escolhido, da decoração e também respeitar o horário da cerimônia ou recepção. Iluminar um casamento significa evidenciar as cores das flores, destacar nichos e peças da decoração e principalmente garantir visibilidade aos convidados.

O horário pode interferir de acordo com as escolhas. Nos locais mais abertos e com muita luz natural dos casamentos no campo ou das cerimônias na praia, a iluminação em geral terá um impacto maior ao escurecer. Ela vai ser feita com elementos diferente de espaços fechados (veja aqui os espaços para casamento mais amados pelo Lápis na cidade de São Paulo), que costumam ser mais escuros e com pouca luz natural. Nesse tipo de ambiente o horário do casamento não interferirá tanto na iluminação que será utilizada.

Um ponto técnico importante sobre o local do casamento, que faz muita diferença no tipo de iluminação que vai ser feita, são os pontos de fixação existentes no teto ou cobertura do local. Quanto mais possibilidades para fixar itens suspensos, como iluminação cênica e decorativa, melhor. A existência ou não desses pontos pode facilitar ou inviabilizar algo que os noivos sonham muito em ter no dia do seu casamento, como uma iluminação aérea na mesa de bolo, um lounge, mesa comunitária, no bar e outros locais.

Uma alternativa para locais que não possuem pontos de fixação é a utilização de torres, porém é algo que deve ser estudado antes de ser utilizado. As torres não podem atrapalhar a estética da decoração do casamento e sua localização não pode trazer desconforto aos convidados. A luz não pode, jamais, ficar no rosto das pessoas. Um bom projeto cênico precisa ter as luzes bem distribuídas.

Dica do Lápis: Baixe gratuitamente o nosso e-book “Fiquei Noiva, por onde começar?” e organize seu casamento sem estresse!

Os Tipos de Iluminação e suas Características

Existem três categorias de iluminação para casamento:

Iluminação cênica

É a iluminação ambiente, sem dúvida a mais importante. Ela influencia como será o clima da festa, auxilia os fotógrafos para fotos mais naturais, realça a decoração e valoriza o espaço escolhido para celebração, entre outros pontos importantes.

Iluminação de pista de dança

Tem o papel de tornar a pista de dança mais atraente para os convidados, ajuda na animação e pode interagir com quem está na pista, de acordo com as músicas que são tocadas.

Iluminação decorativa

Seu principal objetivo é decorar. Existem algumas exceções, por exemplo o caso do varal de luzes, que em alguns projetos também tem a função de iluminar.

 

Canvas Ateliê

 

Os Tipos mais Conhecidos de Iluminação Decorativa de Casamento

Não esqueça: antes de escolher o tipo de iluminação para seu casamento, é importante ter definido o estilo e o local da festa. Outro detalhe importante é o horário da festa para adequar o tipo de iluminação.

 

Lâmpadas Edison: as lâmpadas de filamento de carbono

Em diferentes formatos e na maioria das vezes utilizadas em grandes quantidades, são lâmpadas bonitas e delicadas que agregam bastante o projeto.

Rodrigo Cypriano
Aloha Fotografia
Canvas Ateliê
Mariana Buzanin

 

Varal de luzes

Um tipo de iluminação formado por fio, soquetes e lâmpadas bolinha. Algo simples mas que precisa ser bem feito para causar um impacto visual grande. Após anos no mercado de casamentos, ainda é muito utilizado e desejado por acusa do efeito romântico e aconchegante que ele proporciona em casamentos ao ar livre.

Vitor Barboni
Ricardo Durand
Julia e Camila
Ricardo Hara
Rafael Côvre
Anderson Sachetti
Gabriel Telles

 

Fairy Lights: luzinhas pisca pisca

As luzinhas conhecidas da época do natal, apesar do nome, nos casamento não piscam. São fios de micro lâmpadas que, para encher os olhos, precisam ser colocadas em uma boa quantidade. São muito usadas para fazer cortinas e tetos cheios de luzes que encantam os convidados e dão fotos deslumbrantes.

Marcelinos Fotografia
Rafael Côvre
Rafael Côvre
Rafael Fontana
Studio Megazap
Rafael Almeida

 

Pendentes de vidro

De lustres de cristal até globos vintage, esse tipo de iluminação trás um toque mais refinado e um contraste interessante em ambientes mais rústicos, com campo e praia.

Giselly Gonçalves

Daniel Franoli

 

Pendentes de materiais diversos

Pendentes de diversos formatos, diferentes materiais e cores- como palha, metais (ferro, cobre, etc.) ou macramê, só para citar alguns- ajudam a dar o clima do tema escolhido pelos noivos para a decoração do casamento.

 

Lush Green House Wedding
Sheila Marco Wedding
Green Wedding Shoes

 

Cúpulas de tecido ou madeira

O tecido pode trazer um clima aconchegante e uma vibe vintage, como por exemplo o tipo plissado. Já as cúpulas revestidas de couro ou de madeira dão um ar mais moderno e industrial na decoração, tudo depende do clima que os noivos escolheram. Ahh, elas são um sucesso para compor a mesa do bolo!

 

Andres Oliveira
Rafael Côvre
Acervo Violeta Decorações
Foccus Fotografia

 

Letreiros em neon

Muito utilizada nas fachadas dos comercio entre 1930 e 1990, os letreiros em neon com frases inspiradoras ganharam seu espaço no mercado de casamento (veja aqui como usar letreiros de neon na decoração de casamento) e na decoração da casa. Cheios de vida, coloridos, iluminados e muito originais, os letreiros de neon oferecem diversas possibilidades!

Pinterest
Life Fotografia
Pinterest

 

Letras iluminadas

Sabe as letras com lâmpadas bolinha dentro? Elas tem também uma historia antiga, assim como os letreiros em neon. Com tamanhos diferentes e tipografias que podem ser adaptadas, as letras luminosas são bastante versáteis e é possível colocá-las em ambientes com estilos bem diferentes.

Aloha Fotografia
Acervo Lápis de Noiva
Yellow Studio
Johansson Correia
Sebastian Gemino
Maya Morikawa

 

Velas

Além de super-românticas, as velas combinam com qualquer ocasião. São ideais para criar um ambiente acolhedor e aconchegante. Você pode apostar na vela para a cerimônia de casamento e/ou recepção dos convidados, tudo vai depender do estilo e tema do seu casamento. Elas são puro romance nos centros de mesa, não é?

The Kreulichs
Aloha Fotografia
Juan Pablo Manhar
Acervo Lápis de Noiva

 

Dicas de Iluminação

 

Casamentos na praia

Mesmo que o casamento aconteça durante o dia, existem várias maneiras de iluminar o espaço e a praia. No final do dia, Iluminar a areia da praia é algo importante para segurança de seus convidados e traz a beleza dela para a noite.

Casamentos no campo

Valorize, além do espaço aonde estarão os convidados, a natureza ao redor: iluminar árvores e a beleza natural do local trará uma experiência ainda melhor para os noivos e convidados durante a noite.

Casamentos em espaços fechados

A iluminação no espaço do casamento será responsável por destacar a decoração. É possível criar nichos diferentes e uma boa iluminação com luzes focais e indireta trará muito mais conforto e dará um clima mais aconchegante ao local.

Casamentos ao ar livre

Não esqueça de iluminar árvores, jardins e plantas existentes no local, afinal esses detalhes lindos merecem ter um destaque especial ao cair da noite. A falta de ponto de fixação pode ser um desafio.Uma boa opção é o cordão de luzes com estacas, ilumina e dá um charme único ao espaço.

Casamentos durante o dia, com luz natural

Caso exista a possibilidade de estar escuro na saída dos seus convidados, lembre de uma luz funcional para auxiliar na hora de ir embora. Algumas luzes decorativas como cordão de luzes e lâmpadas de filamento também tem um efeito legal durante o dia.

Casamentos à noite

A iluminação da cerimônia é essencial, priorize esse item e tenha uma ótimos registros desse momento.

 

Acervo Md Eventos

Iluminação para Cada Nicho

Altar: Iluminar todos os lados para evitar sombra na fotografia.

Mesa dos convidados: Considere mais de um ponto de iluminação, para evitar que um lado da decoração fique escuro, em casos de arranjos altos, pode ser necessário até 3 pontos de iluminação.

Mesa do bolo: Usar um formato um pouco mais aberto para iluminar toda a mesa, inclusive o tapete, que também faz parte da decoração. Não esquecer uma iluminação decorativa com pendentes ou cúpulas que deixarão ainda mais bonito o projeto.

Pista de dança: Priorize luzes mais impactantes, luzes de baixa qualidade em quantidade só deixam uma poluição visual ao invés de motivar os convidados, que é a principal função da iluminação de pista de dança. Caso seu sonho for ter um cordão de luzes ou outra luz decorativa na pista de dança, aceite dicas e escutem os lado positivos e negativos desse formato, mas não deixe que ninguém decida isso por você. Por ultimo e não menos importante, evite o uso de estruturas boxtruss. Caso o espaço do evento permita a suspensão desses itens na infra do local, com certeza essa é maneira que menos prejudicará a decoração do seu casamento.

Lounges: Não focar só em arranjos, uma iluminação mais aberta ajuda a valorizar todos os itens da composição desse ambiente. O ambiente é formado por mesas de canto e centro, tapetes, sofás e objetos. Lembrar de usar iluminação decorativa que enaltece ainda mais esse nicho.

 

Acervo Md Eventos

 

Como Escolher a Iluminação do Casamento?

  • Evite o uso de luzes do tipo LED RGB, RGBW e RGBWA para iluminação ambiente do seu casamento, são refletores que tem como principio colorir e não realçar.
  • Para iluminação de árvores e qualquer tipo de natureza, não use verde. Ele pinta todo o ambiente e deixa um aspecto artificial, prefira a luz branco quente, para realçar a beleza da natureza como o tronco marrom, folhas verdes e flores com suas cores originais.
  • Algumas luzes decorativas exigem uma boa quantidade de luzes para ter um resultado satisfatório, como por exemplo, lâmpada de filamento, varal de luzes e fairy lights.
  • O melhor profissional para te orientar sobre as luzes a serem utilizadas no seu casamento é o light designer. Além dele conhecer os diversos tipos de refletores disponíveis no mercado tem a experiência para melhor aplicá-los.
  • Dê valor à iluminação cênica, ela pode fazer toda a diferença.

 

Acervo Md Eventos

 

Pesquise, Pesquise e Confie!

Busque informações, veja fotos no Pinterest e Instagram, vídeos e feedbacks antes de contratar uma empresa. Após a contratação do profissional, confie no trabalho dele durante o processo: escute dicas, conselhos e analise o que é melhor para vocês! E claro a decisão final é sempre dos noivos, afinal é um dia que foi sonhado e pensado por vocês e cada profissional está lá apenas para que isso se torne real.

 

Betinho Reis

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Pingback: Original Dreams