Tudo o que você precisa para casar

ícone

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Casamento tipo luau: o que é e como organizar o seu

O casamento luau é um tipo de casamento que vem conquistando os noivos que amam a ideia de um grande dia descontraído, com muito contato com a natureza e sem protocolos. Hoje vamos te contar tudo sobre o estilo de casamento luau com inspirações para guardar aí na sua pastinha. Preparadas?

 

casamento luau

 

O que é um casamento tipo luau?

Luau é um tipo de festa havaiana com comidas, bebidas e a famosa dança hula. Aqui no Brasil, ela conquistou os casais que sonham com um casamento na praia com uma fogueira, música ao vivo e pé na areia. 

Além disso, o casamento estilo luau apresenta uma paleta de cores alegres e vibrantes em sua decoração, criando um ambiente deslumbrante para o “SIM” num micro wedding ou mini wedding. Ainda podemos dizer que essas cores podem ser vistas em frutas e flores, típicos de um casamento luau, que compõem o cenário perfeito para o grande dia. 

Os casamentos nesse estilo ganham um charme todo especial com o cair da noite. Com o sol se despedindo, tochas, velas e luzinhas ganham destaque e criam um clima muito aconchegante. Iluminação de casamento é tudo de bom, né?

Já ficou com vontade de saber mais sobre o casamento luau? Continue lendo que iremos te contar tudo!

 

casamento tipo luau
Rae Marshall

 

Onde realizar um casamento estilo luau?

Quando pensamos em um casamento luau, automaticamente pensamos em praia. A brisa do mar, a areia fofa nos pés, o som das ondas e a natureza como protagonista parecem criar um cenário ímpar para um casamento com tema luau.

Entretanto, por ser um estilo de casamento versátil, nada impede ele seja adaptado para ser realizado em outros cenários de natureza como no campo, ou até em um casamento em casa. O segredo está na decoração que dará ao espaço de casamento escolhido o clima de um luau. Mesmo que seja sem colocar os pés na areia.

O importante é que todos possam se divertir e aproveitar ao máximo esse dia. Afinal, casamento é – e sempre será – sinônimo de amor, diversão e lembranças memoráveis.

 

JODI & KURT PHOTOGRAPHY

 

Casamento luau na praia: dicas e cuidados importantes

Casar na praia com os pés na areia, mar azul e cercado pela natureza é o sonho de muitos noivos. Mas, para organizar um casamento luau na praia é preciso alguns cuidados para esperado “SIM”, sem transtorno. 

O primeiro passo é pesquisar a praia que será o cenário para o grande dia. O litoral brasileiro tem praias lindas para um destination wedding.

Depois é preciso pesquisar qual a melhor época do ano para se casar na praia escolhida. Muitos lugares no Brasil, durante o verão, podem ser uma época mais propícia a chuvas. Para quem está planejando uma cerimônia ao ar livre é fundamental saber as condições climáticas do lugar. 

O ideal é acompanhar as previsões meteorológicas, meses antes do casamento. Assim, a equipe de fornecedores pode se preparar, caso precisem colocar o “plano B” em ação.

Mas, como gostamos de dizer aqui no Lápis, se esse é seu grande sonho de casar na praia, não desanime com pensamentos “se chover o que irei fazer?”. Conte com a experiência dos fornecedores que no final tudo dará certo. Dá só uma olhadinha neste post com 12 dicas para escolher os melhores fornecedores de casamento.

Outra etapa essencial no planejamento é a autorização da prefeitura para realizar o casamento na praia. A maioria das praias públicas brasileiras exige essa documentação autorizando a celebração.

Por isso, meses antes do SIM, se planejem para conversar na prefeitura da praia escolhida e tirar todas as dúvidas dos documentos necessários para conseguir essa autorização. Ainda, fiquem atentos sobre as taxas que serão cobradas, pois, isso depende de prefeitura para prefeitura.

Feito isso, documentação toda pronta, vamos para algumas dicas para que todos possam desfrutar de um dia divertido e alegre. 

 

cerimonia casamento luau na praia
Rainbowfish Studio

 

Dicas para Casamento luau na praia

Para que todos possam aproveitar o melhor desse dia único, separamos dicas para que o estilo luau impere no casamento. Confira:

  • O clima praiano pede por almofadas e tapetes espalhados ao redor de uma fogueira com música ao vivo ao fundo.
  • Que tal repelentes e protetor solar disponíveis para os convidados? 
  • Outra boa ideia é distribuir wagasa, as tradições sombrinhas japonesas, que podem ser usadas durante a cerimônia para se proteger do sol.
  • Pensem em atividades para as crianças, elas também precisam de atenção especial, não é mesmo? 

São diversas possibilidades para deixar o casamento luau na praia inesquecível.

 

Danielle Capito Photography

 

Convites para casamento estilo luau

O papel usado e os elementos para compor o convite de casamento, transmitem a mensagem para todos os que receberem sobre o que esperar no grande dia. 

Sendo assim, busque referências do ambiente onde será realizado o casamento para compor o convite. Os convidados poderão sentir o clima praiano por meio da textura do papel, das cores usadas, as estampas e gravuras. 

Aposte em folhagens e flores silvestres que a primeira vista remetem ao clima havaiano que só um casamento com tema luau pode oferecer.

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book Completo de Decoração + Checklist

Como se não bastasse esse conteúdo todo, criamos um material INCRÍVEL sobre decoração de casamento que será uma verdadeira luz na hora de decidir uma decoração para o seu casamento. No e-book abordamos muitos temas e tópicos para você virar uma expert na hora de organizar o grande dia, para que a decoração do seu casamento seja como você sempre sonhou.

São mais de 70 páginas de puro conteúdo e muita, mas MUITA inspiração! Demais, não é mesmo?

Quando o espaço de seu casamento é uma tela em branco, pode dar um pouco de nervoso pensar por onde começar e se você está esquecendo algo. São tantos elementos e detalhes de decoração de casamento diferentes – e tantas opções! -que resolvemos fazer um checklist completinho para ajudá-la a identificar todos os detalhes.

Essa listona tem tudo o que seu dia pode precisar, mas nada é obrigatório, tá? Ah, você pode colocar mais elementos ou tirar os que não são a sua cara! Ele vem junto com o e-book!


Decoração para casamento tipo luau

A decoração de um típico casamento tema luau é muito colorida, vibrante e cheia de flores. Bateu uma insegurança com a ideia de um casamento colorido? Nós aqui do Lápis, fizemos um post completão com tendências de cores alegres e vibrantes para um grande dia inesquecível.

 

Paletas de cores para casamento com tema luau

Um casamento colorido deixa qualquer ambiente divertido e alegre. Por isso, as paletas com cores vibrantes estão entre as mais amadas para um casamento tipo luau. Aproveite para adicionar na sua paleta a beleza das cores das frutas e folhagens que for usar na decoração. Você já entrou na nossa pastinha de paleta de cores no Pinterest? Corre lá, está lotada de inspirações!

 

 

Decoração da cerimônia do casamento luau

A cerimônia de um casamento estilo luau geralmente acontece ao ar livre, e é totalmente integrada com a natureza. Folhagens exuberantes e flores marcantes como antúrios, costela de Adão, proteas e bico de papagaio embelezam todo o caminho da noiva e o altar, que fica extremamente colorido e cheio de vida.

 

 

Decoração de mesa no casamento luau

Esse estilo de casamento abre um leque enorme para que os detalhes surpreendam em cada cantinho. Como o casamento tipo luau geralmente é cercado pela natureza, muitos elementos do entorno podem ser adicionados aos arranjos flores e na mesa posta como as frutas, folhagens e flores exóticas.

Outros elementos que harmonizam muito bem esse estilo de casamento são as peças em palha, rattan ou vime.

 

Gingersnap Photography

 

Iluminação decorativa para casamento luau

Para deixar o ambiente aconchegante, principalmente, se for ao ar livre, a iluminação tem papel fundamental. Se o casamento acontecer durante o dia, a iluminação natural, além de deixar as fotos maravilhosas, dispensa a necessidade iluminação artificial. 

Mas, se a ideia é uma cerimônia no final do dia para ter aquele pôr do sol de fundo, então, é preciso pensar em uma iluminação para o cair da noite. 

Nesse caso, o varal de luzes é uma ótima opção, assim como velas ou tochas demarcando lugares específicos para que os convidados possam circular à vontade.

 

 

Bolo e Doces para casamento tema luau

A mesa de bolo é considerada um dos pontos altos da decoração de casamento. Os olhos de todos ficam ali, admirando cada detalhe que compõe o cenário para receber os docinhos e o bolo de casamento

No casamento estilo luau o colorido não fica de lado, tudo em harmonia com o resto da decoração, até o topo de bolo! Assim, o bolo pode ganhar detalhes que remetem ao estilo luau com flores e frutas. 

O bolo pelado ou naked cake combina com casamento na praia e luau. As camadas de massa expostas e intercaladas com o recheio dão um toque especial. Já os docinhos dão um colorido encantador à mesa.

 

 

Lembrancinhas para casamento tipo luau

A lembrancinha para um casamento tipo luau é descontraída e despojada assim como o clima desse estilo de enlace.

Lembrancinhas que promovem o conforto dos convidados como: protetor solar, leque, chinelo e chapéu são sempre muito amadas. Também vale apostar em lembrancinhas que reflitam o clima do luau como doces típicos da região, kit de frutas da época, bolsa de praia ou até mesmo itens úteis e sustentáveis como canudo reutilizável.

 

 

Roupas para casamento estilo luau

Quando o assunto é o que vestir em um casamento, sempre surgem dúvidas, ainda mais, quando o casamento tem um tema específico como o luau. Para te ajudar, separamos algumas dicas sobre o que os noivos, padrinhos e convidados podem vestir em um casamento luau. Confira abaixo:

 

Noiva

A noiva que diz “SIM” em um casamento tipo luau é alegre e ama a natureza, por isso, seu look deve refletir sua personalidade mais despojada. O estilo e o espaço onde acontecerá o casamento sempre são bons pontos de partida para a escolha do vestido, mas, de uma maneira geral, considere o tipo de corpo antes para escolher o vestido de noiva. Recomendamos saias menos volumosas e tecidos leves que proporcionem conforto. Uma boa pedida para as noivas mais ousadas são as combinações de cropped + saia.

Substituir a tradicional grinalda por chapéus, flores naturais seja como coroas ou aplicadas no penteado dão um ar bem fresh ao look. Nos pés, uma opção incrível para quem vai casar com os pés na areia são as “barefoot sandals“.

 

Janaina Carvalho Fotografia

 

Noivo

Assim como as noivas, o noivo também precisa de conforto no casamento luau. Então, ele pode apostar em um visual com cores claras e tecidos leves como algodão e linho. 

E caso ele não faça questão, a gravata está dispensada, já que é uma celebração mais informal. O noivo pode usar uma flor de lapela que dá um charme todo especial.

 

noivo casamento tipo luau
Newfound Photography

 

Madrinhas & Padrinhos

O vestido para as madrinhas de um casamento luau pode ser longo ou acima dos joelhos, de preferência em tecidos leves e bem fluídos como pede a ocasião. Vale apostar em estampas florais e cores mais clara, até mesmo o branco, se você estiver confortável com isso.

Assim como o noivo, os padrinhos podem optar por um visual mais casual em cores claras e tecidos mais respiráveis como linho para dar a leveza que se encaixa perfeitamente com a proposta do casamento luau. 

Vale lembrar que é superimportante que as madrinhas e padrinhos conversem com os noivos para saber como será a cerimônia de casamento, e se os looks serão coordenados ou não.

 

Madrinhas de casamento luau
Absolutely Loved Photography.
Madrinhas de branco casamento tema luau
Absolutely Loved Photography.
Padrinhos de casamento tipo luau
Absolutely Loved Photography

 

Convidados

Na hora de escolher o look para um casamento luau, seja na praia ou no campo, os convidados podem apostar em algo mais despretensioso e casual. 

As mulheres podem ficar à vontade para usar vestidos de festa fluídos, frescos e estampados. Já os homens podem usar roupas claras e camisas sem gravata.

Basicamente, para os convidados cabe às mesmas regras que mencionamos acima para as madrinhas e padrinhos. É importante perguntar para os noivos detalhes da cerimônia para o look seja adequado para a mesma. Por exemplo, um casamento pé na areia pede calçados baixos, plataforma ou até pés descalços.

 

Newfound Photography

 

Gastronomia para casamento com tema luau

O clima descontraído do casamento luau combina com comidinhas mais leves e bebidas refrescantes. Os noivos podem servir um welcome drinks na entrada com água de coco, aromatizadas e sucos naturais. A apresentação pode ser bem criativa com estações de bebidas em pontos estratégicos para que todos possam se servir à vontade. 

O menu pede por pratos leves, frutos do mar, sanduíches naturais, saladas e muitas frutas podem estar entre as opções gastronômicas. 

Em um casamento tipo luau é bem importante que todos fiquem hidratados, logo é ideal que garrafinhas de água estejam disponíveis à todos. Inclusive durante a cerimônia. 

Outra ideia super bacana que pode deixar o seu casamento com tema luau ainda mais charmoso são as estações de doces/comidinhas. Para esse estilo de casamento sugerimos:

– Estação de picolé;
– Estação de frutas ou salada de frutas;
– Estação de geladinhos;
– Estação de sucos naturais, vitaminas e smoothies (preparados na hora).

 

o que servir em um casamento luau
Chris Eberhardt Photography

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a pena ler:

Decoração de casamento: um guia completo para arrancar suspiros dos convidados
Casamento na Praia: tudo o que você precisa saber
87 Dicas de ouro para economizar no seu casamento

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog