Tudo o que você precisa para casar

ícone

Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

In memorian: tudo sobre como fazer uma homenagem póstuma no dia do casamento

In memorian: como fazer uma homenagem póstuma no casamento? Nesse dia de tanta alegria e amor, fica difícil pensar que um ente querido como os avós, mãe e pai não esteja presente.

O que mais dói no nosso coração é saber que isso se tornou muito comum com a pandemia. Além de mudar datas e os planos do casamento, muitos casais precisaram lidar com a dor da perda que, muitas vezes, chegou antes do tempo.

Mesmo em meio a essa mistura de sentimentos, os noivos encontram na homenagem póstuma a maneira mais linda e honrosa de expressar o quanto aquela pessoa é importante e, de alguma maneira, ela está presente no dia do casamento.

Preparamos esse post com algumas ideias de homenagem póstuma no casamento- que vão do convite, passando pelo traje dos noivos até os votos de casamento– para o casal que deseja honrar as pessoas que deixaram saudades. Bora conferir?

 

in memorian

In memoriam, o que é?

Se tem uma coisa que não aprendemos a dizer é “Adeus”. Essa palavra tão pequena deixa nosso coração partido e aquele aperto de não ter aquela pessoa querida ao nosso lado. 

A dor da perda se intensifica ainda mais quando o casamento está se aproximando e não teremos aquele alguém especial nesse dia. Talvez, você tenha passado por isso ou conheça alguém que tem uma história como essa. 

Por isso, uma maneira de manter um ente querido, presente no grande dia é por meio do “in memoriam”.  Esse termo em latim significa “Em memória” ou “em lembrança” visto no convite de casamento indicado se o pai, mãe ou avós dos noivos partiram, deixando saudade. 

 

 

VeroLuce Photography

 

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.


 

Como Fazer uma Homenagem Póstuma?

Como seria bom ter a certeza que aqueles que acompanharam nossa história, até o grande dia chegar, estivessem ao nosso lado né? Mas infelizmente, nem sempre é possível e o que nos resta é a doce lembrança dessa pessoa querida.

Para manter a lembrança de tudo o que ela representou no dia do casamento, existem algumas maneiras de homenagem no casamento, que servem inclusive se você optar por um casamento civil ou elopement wedding, um casamento a dois. Separamos dicas e ideias para você se inspirar na hora da organização e planejamento do casamento, confira!

 

Convite in memorian

Se o pai ou a mãe dos noivos já faleceu, o recomendado é deixar no convite de casamento as palavras “in memoriam” acompanhada dos nomes. Ahh, e não importa qual é o estilo do convite, dá para colocar o  “in memoriam” de um convite rústico até um convite minimalista!

Porém, caso considere essa palavra muito formal, ela pode ser substituída por “sempre na memória”, “com a benção dos pais” ou “sempre presente”.

Os noivos ainda podem criar a sua própria mensagem, deixando o convite personalizado para expressar a saudade que sentem. Com certeza, isso deixará a homenagem ainda mais especial. 

 

Homenagem póstuma com relicário no buquê

Outra maneira de homenagear um ente querido é o relicário no buquê com uma foto, sendo uma das formas mais delicadas de homenagem póstuma no casamento. Dessa forma, uma foto de alguém tão especial no buquê de noiva, pode ser a maior expressão de afeto e manter pertinho nesse dia único.  

Essa é uma ótima alternativa para o casamento na igreja, onde a atmosfera sagrada pode intensificar os sentimentos e despertar a saudade de alguém muito especial. Isso não quer dizer que não seja possível fazer isso num casamento ao ar livre, seja ele no campo, na cidade ou na praia.

 

 

In memorian nos acessórios para o noivo: gravata, pin no bolso interno, abotoadura, lapela

Os noivos que perderam o pai podem prestar sua homenagem póstuma no casamento usando itens especiais. 

Entre eles pode ser a gravata ou um lenço que o pai costumava usar. Ainda podem ter um pin no bolso, a abotoadura favorita ou uma lapela com uma foto para honrar quem inspira os filhos.

 

Via Pro Wedding Invites
Via Pinterest

 

 

Decoração com fotos in memorian

Essa é a maneira mais comum de homenagem póstuma no casamento. Afinal, são aqueles segundos que ficam eternizados por meio da fotografia, que sempre nos dá aquela vontade de voltar no tempo, não é mesmo? 

Então, um cantinho com porta-retratos na decoração é perfeito para manter o ente querido presente no grande dia. Ainda pode acompanhar o estilo do casamento como luau, boho, rústico.  E não importa se o casamento é intimista ou brunch, é possível ter esse cantinho especial. 

Aproveite e dê uma olhadinha no nosso e-book de decoração feito com muito carinho e com tudo o que você precisar saber, é só clicar aqui!

Mas, voltando a ideia de decoração com fotos! Se a cerimônia acontecer sob a árvore, que tal colocar as fotos ali? Além de homenagear quem partiu é uma linda maneira de integrar o pai, mãe ou avós que os noivos tanto queriam no dia do casamento. 

 

 

Acessórios de família

Alguns acessórios são passados de geração em geração, sendo muito apreciados por todos da família. Afinal, eles contam a história de cada mulher que usou. 

A noiva pode usar o vestido de noiva vintage, o véu, ou um acessório como um anel, colar, um par de brincos ou um terço, aqui vale é escolher algo que represente a pessoa querida. 

 

 

K&R Photography)

 

 

Homenagem póstuma com um momento de retrospectiva

Alguns casais amam aquele momento onde passam um vídeo contando toda a sua história. Então, pode ser o momento ideal para uma homenagem póstuma.

Podem ter fotos, vídeos caseiros da pessoa querida com momentos de alegria, que serão lembrando para sempre.

Cadeira reservada na cerimônia in memorian

Uma linda maneira de homenagear no casamento é deixar um lugar reservado para a pessoa. Para sinalizar, pode ser colocada uma foto ou arranjo de flores, simbolizando a presença dela nesse dia único.  

 

 

Música in memorian

A música sempre toca os corações com sua melodia e sua letra que nos faz relembrar momentos especiais. Sendo assim, escolher a música que a pessoa falecida mais gostava e tocar no casamento, pode ser uma das mais belas formas de in memorian no casamento. 

Ainda podem escolher uma música de casamento para dançar com o cônjuge do ente que se foi. Certamente, será um gesto memorável! 

 

Balões

Uma maneira criativa de lembrar que já se foram são os balões, que também podem fazer parte da decoração (veja aqui como fazer decorações de casamento incríveis com balões) A ideia combina com casamento ao ar livre (mesmo que ele aconteça em casa) onde os noivos e convidados podem soltar os balões com o nome da pessoa ou aqueles em formatos de coração.

Para os noivos que planejam um casamento sustentável, podem optar por balões biodegradáveis para não causar danos ao meio ambiente.

 

 

Jessica Reeve Photography

Cortejo in memorian

O cortejo de casamento é um momento emocionante, mas na ausência do pai ou da mãe do noivo, o que pode ser feito? Embora não seja fácil caminhar até o altar sem a mãe ou o pai, os noivos podem escolher outra figura querida na família. 

Se o pai do noivo faleceu, a mãe da noiva pode entrar com alguém da família do noivo como o avô, irmão ou outro parente que é importante para a história de amor do casal. Caso a mãe da noiva foi quem partiu, o pai do noivo pode entrar com a madrinha, avó ou outra pessoa querida. 

No entanto, tanto a mãe da noiva quanto o pai do noivo, podem preferir ficar sozinhos no altar, se isso acontecer, a vontade deles precisa ser respeitada. E para a saída do cortejo é importante que alguém acompanhe.  

Por ser uma situação bem delicada, é bem importante que o casal converse com a mãe ou o pai sobre a escolha da pessoa que entrará com ele (a).

 

 

Escolhendo os fornecedores para a homenagem póstuma no casamento.

Para que essa homenagem póstuma no casamento ganhe o destaque que merece, nosso time de fornecedores pode ajudar a expressar a saudade que essa pessoa faz de uma maneira única.

Pode ser por meio dos convites de casamento com um in memoriam com a frase sintetize tudo o que ela representou para o casal. Ainda lembrancinhas que podem ter os detalhes favoritos do ente que partiu, assim como lembrancinhas comestíveis com aquela receitinha que a pessoa amava.

Sem contar a decoração que pode ter arranjos de flores e detalhes que lembrem a pessoa querida para essa homenagem póstuma no casamento.

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

Save the Date: o que é e tudo o que você precisa saber para fazer o seu
Tudo o que você precisa saber sobre votos de casamento
Casamento intimista: tudo que você precisa saber para dizer SIM com propósito e significado

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Vestido de noiva: Comprar, alugar ou fazer sob medida? Vestido de noiva: 9 estilos para você escolher Vestido de Noiva Plus Size Unha de Noiva: cuidados e estilos! Tipos de papel para convite de casamento