ebook lapis de noiva

Corona Ebook

Casamento no Inverno: o guia completo para organizar uma cerimônia romântica e aconchegante

Inverno: aquela época do ano em que ficamos agarradinhas no amor de nossas vidas, aconchegadas apreciando um bom vinho em frente à lareira e curtindo românticos jantares à luz de velas; uma estação do ano linda que pode abrigar um belíssimo casamento no inverno, afinal de contas o clima de romance vai às alturas nessa estação! Ô delicia!

Tá certo que no Brasil o inverno não é muito rigoroso, exceto na região Sul, mas adoramos quando a temperatura cai para curtir o friozinho é uma delícia!

Se você está planejando um casamento nessa encantadora época do ano, precisa saber das dicas de quem entende do assunto. A Nix Eventos, empresa responsável pela organização de eventos sociais e corporativos, contou para o blog como organizar seu casamento no inverno. “É uma época muito fria e seca, principalmente em regiões mais serranas, temos que pensar no conforto dos convidados.”

Confiram abaixo as dicas que irão ajudar a aquecer ainda mais este dia especial.

 

casamento no inverno
My Wedding

 

Paleta de cores para casamento no inverno

É ela que dará o tom para o seu casamento no inverno, e praticamente tudo que virá posteriormente na organização, começando pelo convite de casamento e papelaria, passando pela decoração, as flores e o buquê de noiva, entre outros detalhes, até terminar nas lembrancinhas de casamento.

A gente sabe que é difícil conseguir visualizar mistura de cores quando não somos especializadas no assunto, especialmente quando elas não são óbvias ou não são tons parecidos. É por isso que temos várias inspirações de paletas de cores para ajudar!

A luz e o comportamento da natureza nesse época é muito especial, tanto no Brasil como nos outros países. As cores mudam e, para escolher uma paleta de cores existem vários caminhos diferentes, com infinitas possibilidades de combinação de cores. A escolha pode ser baseada em vários fatores diferentes, como no estilo do casamento ou dos noivos, na estação do ano, no local, etc. O uso harmonioso das cores destaca os pontos positivos existentes naturalmente no espaço e decoração, e criam uma vibe especial no todo que deixa o dia com a cara dos noivos.

 

[Clique nas setinhas para ver todo o carrossel]

 

Os Melhores Horários para Casar no Inverno

Independente do local da festa, os melhores horários para realizar a cerimônia de casamento no inverno são aqueles com luz natural e durante o dia quando o clima está mais ameno. “Um dos melhores horários é no final da tarde, mesmo porque o pôr do sol nesta estação é um dos mais lindos. Assim a festa começa mais cedo, não sendo tão frio como as noites e madrugadas”, comenta a Nix Eventos

 

 

Casamento ao Ar Livre no Inverno

Dá para ter um casamento no inverno ao ar livre? Meninas, estamos no Brasil, né? Se esse for o seu sonho, lógico que dá! Vivemos num país tropical, e na maioria das regiões o frio não é severo. Se a cerimônia for de dia, a temperatura fica ainda mais amena. Isso quer dizer que sim, dá até para casar na praia durante o inverno.

Assim com qualquer outro tipo de casamento, no caso de um casamento no inverno é bom ter alguns cuidados. O primeiro deles é ter um plano B para o local da cerimônia. Assim como nas outras estações do ano, pode ser que na sua região as chances de chover sejam altas mesmo no inverno.

Nas regiões onde o frio pode ser mais intenso, é preciso pensar no conforto tanto dos noivos como dos convidados e pessoas que estão trabalhando, como os músicos e o celebrante. Aquecedores externos de vários tipos podem ser usados, desde os a gás como alternativas mais sustentáveis como aconchegantes bonfires (lareiras abertas) espalhados pelo local.

Ofereça um welcome drink com uma diversidade de bebidas quentes, como chocolate quente, chá e café ou mesmo vinho quente ou quentão. Aproveite que no Brasil é época das festas Juninas e incorpore essa bebidinha típica, vai ser um sucesso.

Além disso, não deixe os convidados passarem frio durante a cerimônia. Ofereça mantas  nos assentos ou pashminas.

 

Dawn Derbyshire Photography

 

O Conforto dos Convidados

Num casamento no inverno, o conforto dos convidados é um fator indispensável. Mesmo que ele aconteça ao ar livre, é importante oferecer opções de ambientes fechados e mais protegidos durante o evento. O ideal é intercalar os momentos do evento dentro do espaço e fora dele para que os convidados não se sintam desconfortáveis por longos períodos de tempo.

Evidentemente a primeira preocupação é manter o convidados aquecidos, estejam eles dentro do espaço ou ao ar livre.

 

 

As Flores e Arranjos para Casamento no Inverno

“As flores mais usadas nessa época são: rosa, orquídea, astromélia, tulipa, copo de leite, lavanda, tulipas, gérbera, cravo e mosquitinho.” Aliás, vamos fazer uma pausa por que precisamos falar sobre o mosquitinho, que agora é usada seca junto com outras folhagens, galhos e flores secas, como o capim dos pampas, em arranjos de decoração que combinam muito com um casamento invernal.

No nosso post sobre tendências para casamento em 2020 nós falamos sobre como as flores e folhagens começaram a ser pintadas com spray colorido para dar um efeito ainda mais exuberante nas decorações de casamento. Os últimos editorias que publicamos no blog também tem decoração com spray, dá só uma olhada nessas belezuras.

Toda essa vegetação pintada adiciona textura e pontos de cores não naturais (neon, pastéis foscos e metalizados) aos arranjos, altarestopos de bolo e buquês de noiva. E o mosquitinho (veja aqui inspirações deslumbrantes), que era uma flor de corte somente para dar volume, ganhou papel central nas decorações de casamento este ano.

Bom, voltando ao assunto das flores naturais: as flores da estação são lindas! Quando misturadas com plantes em vasos ou mesmo com as folhagens secas, tem um efeito hipnotizante! A grande vantagem do inverno é que a flores de corte s tem uma durabilidade maior e se mantém frescas por mais tempo. Isso ajuda muito na hora de fazer arranjos sem espuma floral, um recurso muito útil para os floristas porque é um material denso, leve e poroso, porém altamente tóxico por ser   derivado de petróleo, ou seja, provém de um recurso não renovável.

Na hora de escolher seus arranjos, converse com o decorador e o florista para saber quais especies de flores combinam com o estilo do seu casamento e como fazer os arranjos sem espuma floral.

 

Graciela Vilagudín
Nectarine Photography

 

Ambientes aconchegantes para um casamento no inverno

A decoração do casamento é um item que tem que ser estudado, conversado e escolhido com muita calma e ponderação. É ele, afinal, que vai dar o tom do dia e passar as emoções e sonhos que vocês dois estão sentindo. Embora a decoração seja extremamente pessoal para cada casal, existem um ponto central que faz toda diferença no resultado e é importante ressaltar: ambientes de inverno tem que ser aconchegantes e quentinhos. Isso está relacionado com a sensação de ambiente aquecido, literalmente e figurativamente.

Antes de mais nada, se a cerimônia acontecer em regiões onde a temperatura é mais baixa no inverno, como o Sul ou lugares montanhosos, é importante se certificar que o ambiente estará bem aquecido! Segundo, o mobiliário, detalhes, objetos e tudo o que envolve a decoração tem que passar a sensação de bem-estar e muito conforto com a temperatura.

Segundo a Nix Eventos,“ambientes com móveis de madeira, lounges aconchegantes, lareiras, tecidos de couro, tapetes, composição com velas e com itens de iluminação com tons amarelados combinam totalmente com esse estilo de casamento.”

Na hora de decorar, pense em contrastes entre os móveis, como por exemplo as famosas cadeiras Ghost de acrílico ou mesmo a cadeira pavão com assentos de pele de carneiro, sofás de feno ou de areia (no caso da praia) com mantas por cima, etc.

–> Dica do Lápis: escolha móveis forrados com tecido de veludo ou camurça, decore com almofadas de lã ou pele de carneiro, use elementos com tecidos quentinhos, sabe?

 

Dawn Derbyshire Photography

 

Lareira ou fogueira

Aquecer os convidados num casamentos descontraído pede uma forma alternativa de aquecimento. Se o ambiente é fechado e possui lounges, converse com o decorador para saber se há a possibilidade de acender lareiras. Já para os ambientes ao ar livre, uma fogueira ou bonfire vai aquecer o coração de todos!

 

Iluminação

Nenhum evento fica completo sem iluminação de casamento apropriada para criar o clima desejado. A luz dá o toque final no estilo da decoração da festa, e num casamento invernal, é ela quem vai dar a sensação intimista que a estação pede.

Abuse da luz amarela, que tem um toque dourado e traz sensação de aconchego, como se fosse um descanso para os olhos. Pense nas lâmpadas Edison, nos filamentos de carbono, varal de luzes, fairy lights e sobretudo velas. Além de super-românticas, as velas combinam com qualquer ocasião. São ideais para criar um ambiente acolhedor e aconchegante.

Dica do Lápis: Baixe gratuitamente o nosso e-book “Fiquei Noiva, por onde começar?” e organize seu casamento sem estresse!

 

 

Gastronomia afetiva em casamentos no inverno

Comfort food, em português, comida afetiva, é um termo que se aplica a alimentos consumidos com a finalidade de alívio emocional, aquela que desperta conforto e bem-estar, sabe? No inverno isso não poderia ser mais verdade!

Use ingredientes locais e sazonais, embarque na agricultura sustentável e o desejo de oferecer aos convidados uma autêntica experiência à mesa. Mostre uma gastronomia regional exclusiva do destino escolhido. Por exemplo, para um casamento em Minas Gerais, você pode optar por incluir uma seleção de queijos canastra, reinterpretar um leitão à pururuca ou vaca atolada e fazer uma ilha de doces típicos da região. Quanto mais regional, mais interessante!

“Tem-se que pensar em um cardápio que aqueça os convidados, com opções de caldos e cremes quentes. Outras sugestões são massas, risotos, carnes ou aves com molhos densos, foundues e pratos mais encorpados.” Pense também em polentas com as mais diversas combinações de ingredientes, seja de shitake e shimeji para os vegetarianos até mesmo de ragu de ossobuco.

Estamos vendo muitas festas de casamento em que a gastronomia é inteiramente vegetariana e/ou vegana, e é possível sim, no inverno, criar um cardápio quentinho para os convidados.

 

 

Bar quente

Um bar quente para os convidados é uma ótima ideia nesta estação. Drinks com base de destilados como whisky, bourbon, rum e licores são um sucesso. Os convidados vão amar doses de uma boa vodka ou um conhaque. Para os amantes de cerimônias descontraídas, aposte nas bebidas de festa junina, como o quentão.

Há a possibilidade também de drinks não alcoólicos feitos à base de chocolate quente, chás e café.

Mesa de Café

Especialmente no inverno, não dispense uma farta mesa de café, com direito a cappuccino, licor, cookies e bolos quentinhos. Os convidados se sentirão tão acolhidos que nem vão pensar no frio!

 

Bridal guide

 

O Papel da Assessoria e Cerimonial no Casamento no Inverno

“Assim como em todos os casamentos, a assessoria deve estar atenta à tudo”, conta a Nix Eventos“Na semana do evento ficar de olho na previsão do tempo, para ver a necessidade de contratação dos aquecedores e caso o casamento seja ao ar livre, ver a probabilidade de chuvas também.”

 

 

O Look dos Noivos para um casamento no inverno

O que usar para um casamento no inverno? A resposta é bem simples: trajes quentinhos e que tenham a carinha dos noivos. O importante é manter seu estilo e não passar frio, né? Ninguém gosta, especialmente num dia tão especial como o do casamento.

Bom, muitas vezes a emoção e o nervosismo que a noiva está sentindo na hora da cerimônia esquentam mais que qualquer casaco, mas é importante que ela tenha opções para antes e depois. Noiva sente frio, sim! Você vai aproveitar muito mais se estiver aquecida e confortável!

O que é e por que escolher um vestido de noiva second hand (usado) ou vintage, só aqui no Lápis.

 

Tulle & Tweed Photography

 

O traje da noiva

O que não falta são opções quando o assunto é vestido de noiva! Na hora de escolher, comece pelos tecidos mais encorpados como cetim de seda ou zibeline. Para conhecer todos os tipos de tecido, baixe nosso e-book sobre vestidos de noiva!

As mangas 3/4 e compridas vão ser aliadas nesse momento, assim como os ternos, para quem resolver dizer SIM de calça ou macacões. Para quem optar por tomara que caia ou vestidos sem mangas, reservem uma pashimina ou usem uma capa, opção mais moderna e bastante chic.

 

 

Penteados

O inverno pede penteados de noiva que combinem com golas altas ou decotes mais fechados, como coques baixos coques baixos e tranças com acabamento “podrinho” e com volume na raiz, os penteados semi-presos ou mesmo soltos. As tranças também  complementam os tipos de penteados citados, mesmo que seu cabelo seja curto. Não esqueça de investir em acessórios delicados, como tiaras e coroas ou chapéus. Veja aqui todas as tendências para acessórios de cabelo.

Maquiagem

Na hora de decidir a maquiagem de noiva, respeite seu estilo. Qual é o seu estilo no dia a dia? Você é mais moderna, mais minimalista, mais romântica? Usa que tipo de maquiagem? É muito importante refletir sobre essas questões e discuti-las com o seu maquiador. Embora a maquiagem desse dia seja mais marcante e especial, é preciso que você se sinta você mesma e se reconheça no espelho. Nós sempre falamos para nossas noivas queridas: seja sempre você mesma!

A preparação da maquiagem para noiva não começa no dia do casamento, e a pele de inverno pede um cuidado especial. Quanto mais saudável a pele estiver, melhor será o resultado da maquiagem no dia do casamento. Escolha um profissional que garanta a hidratação da sua pele, e que não deixe de testar a maquiagem antes do grande dia.

 

 

O traje do noivo

O traje do noivo vai depender muito do estilo do próprio dele. As cores podem variar entre o clássico terno preto, marinho ou cinza chumbo, até um tecido com tramas e padronagens. A escolha de uma lã de inverno vai garantir que ele não passe frio, e o uso de colete vai ajudar bastante nessa hora.

 

Dawn Derbyshire Photography
Stephen Liberge

 

Lembrancinhas para casamento no inverno

Casar no inverno abre as portas para um mundo de opções para agradecer os convidados pelo carinho de terem celebrado com vocês esse dia tão único!

Para as mulheres, além das pashiminas, opte por sapatilhas no lugar nos chinelos como lembrancinhas de casamento, para a pista de dança.

it lembrancinha do momento são as comidinhas, como mostramos aqui nesse post de tendências. Um sucesso garantidíssimo entre os convidados. Afinal, quem resiste a uma gostosura, hein? Imagine só os chocolates, donuts, potinhos fofos com cookies e geléias  ou ainda mini garrafas com bebidas tanto não alcoólicas (chocolate quente ou café) como os destilados que combinam super bem com o frio.

 

Gray Door Photography

 

As Cidades mais Procuradas no Brasil para Casamento no Inverno

Em São Paulo, uma das cidades mais conhecidas e visitadas no inverno é Campos do Jordão. Ela possui cenários incríveis com montanhas, além de ter um clima bem propício para quem deseja realizar o casamento com ares invernais. Outra cidade, ainda em São Paulo, é Cunha, conhecida pelos campos de lavanda. No Sul do Brasil, onde o clima habitual já é mais frio, também há cidades de Gramado, Canela, São Joaquim e Urubici.

Quanto Custa Casar no Inverno?

Dependendo da região, se ela for de baixa procura para casamentos nessa época, converse com  os fornecedores para saber o quanto eles podem reduzir o valor.

Leia aqui tudo sobre como organizar um casamento na montanha inesquecível!

 

casamento em campos do jordão
Gerson Filho

 

Destination Wedding

Campo, montanha, castelo…São inúmeras as opções de locais que podem se tornar o cenário do seu casamento no inverno. Com tantos lugares lindos espalhados pelo Brasil e mundo afora, não é difícil entender o motivo pelo qual o destination wedding tem se tornado cada vez mais popular neste universo de casamentos.

Alguns países vizinhos bastante procurados no inverno são Chile e Argentina. “Caso seja um Destination Wedding, há muitas pousadas e hotéis, principalmente nessas cidades turísticas, que realizam os eventos, assim os convidados já ficam acomodados.”

Para casamentos na neve, a Suíça, Irlanda, Suécia, Áustria, França, Alemanha, Montana, e Colorado (Aspen, Vail, Beaver Creeck e Colorado Springs) estão no topo da lista dos casais.

 

Wild Connections Photography

 

Dicas do Lápis para um destination wedding na neve

  • Se estiver muito frio, você sempre pode usar meias-calças grossas ou térmicas sob o vestido de noiva.
  • As botas podem ser uma opção prática de sapato de noiva para casamentos no inverno, especialmente se chover ou nevar. A neve estraga os sapatos finos.
  • Se o tempo estiver ruim, isso significa mau tráfego, portanto, reserve um tempo extra para ir para a cerimônia e para os convidados chegarem.
  • Escurece muito mais cedo no inverno- ao redor das 16 horas ou até menos, então ajuste o ensaio  fotográfico para obter mais tempo com luz natural. Se você não tiver certeza de como proceder, basta conversar com o fotógrafo.
  • Use luvas!

 

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a pena ler

{Dicas Úteis} Topos de bolo de casamento: saiba como escolher o seu
First Look: o que é e por que fazer esse ensaio emocionante e inesquecível
{Tendência} Mais de 90 altares geométricos para casamento que são tendência em 2020

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog