O Lápis tem um amor inexplicável por decoração de casamento. Ele é tão grande que nós aqui na redação nem disfarçamos os suspiros de UAU quando vemos imagens dos casamentos reais que são compartilhadas conosco.
É tanta inspiração lindona de decoração de casamento que ficamos sonhando acordadas! Por isso, fizemos esse post completão sobre esse tema que enche nossos corações. Aqui vamos te ajudar a definir o tipo de casamento, os principais detalhes, e muitos mais para você decorar o seu casamento da maneira como sempre imaginou!
A importância de decoração de casamento
Para nós é muito natural nos emocionarmos assim, afinal a decoração de casamento é responsável pela vibe da celebração dos noivos que vai deixar os cenários do dia inesquecíveis e os convidados encantados.
A decoração de casamento desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente coerente com a proposta de evento. Nesse sentido, a decoração de casamento vai além da escolha cuidadosa das cores, flores, iluminação e elementos decorativos.
Quando bem planejada evita problemas como o excesso de mobília, por exemplo, garantindo um ambiente com uma circulação adequada. Além disso, a escolha da decoração de casamento precisa estar de acordo com o horário, o local e o traje dos convidados, criando uma atmosfera coesa e encantadora.
Logo, a importância da decoração reside na capacidade de criar uma experiência visual e emocional inesquecível com inúmeras possibilidades de combinações dos detalhes, tendo como resultado final a personalidade dos noivos, é de deixar qualquer um impactado.
Definindo o Casamento dos Sonhos
Já pensaram que tipo de casamento é o que tem mais a ver com a personalidade de vocês? Essa é uma das primeiras perguntas que fazemos no nosso e-book “Fiquei Noiva: por onde começar?”, sabe o porquê? É que tem estilo de casamento para todos os perfis. É preciso conhecer todos para poder tomar uma decisão.
Quando se fala em estilo, ele pode ir do folk ao clássico, passando pelo industrial vintage, rústico, boho, moderno, romântico, minimalista, temático ou tropical. Nós vamos mostrar todos para você!
Com certeza vocês vão achar um (ou dois, ou três) que tenha a sua cara. E tudo bem combinar mais de um na decoração de casamento. Só para você ter uma ideia de como não tem problema algum combinar tudo, dá para fazer um casamento industrial na cidade, um elopement na praia, um home wedding no campo ou um mini wedding moderno, por exemplo.
As assessorias de casamento e decoradores estão aí para fazer seu sonho virar realidade, seja lá ele qual for. O estilo do casamento é o primeiro passo a ser dado após escolherem o local da cerimônia e da festa, pois é ele que vai servir de guia, de tema para todos os itens e detalhes do casamento, a começar pela decoração de casamento.
Sabemos como pode ser trabalhoso selecionar tantas inspirações e tendências que preenchem não só os olhos, mas também a cabeça, o coração e muitas pastinhas de decoração de casamento no Pinterest! Se ainda adicionar o Insta, nossa, é muita tentação junta!
–> Dica do Lápis: vamos repetir, a personalidade dos noivos deve estar sempre presente e ser refletida no estilo do casamento.
Tipos de Casamento
Seja ao ar livre, na praia ou no campo, o tipo de casamento que escolher será primordial para a escolha da decoração. Então, confira abaixo um pouco de cada tipo de casamento que combina com o que você e seu mozão planejam para o grande dia.
Decoração de casamento no campo
O casamento no campo é um queridinho aqui no Lápis. As noivas amam, nós também! Também não é para menos, né? Dizer SIM com a luz do dia, o contato com a natureza, passarinhos cantando, aproveitar o contato com a família e amigos por mais tempo, assistir o pôr do sol com um céu azul de fundo e as fotos maravilhosas com cenários cada vez mais inspiradores é muito romântico!
Além das fazendas magníficas, estamos vendo muitos noivos à procura de cantinhos especiais ao ar livre como ruínas, pontes ou picos de montanhas. Nossa pastinha no Pinterest está recheada de inspirações bônus, passa lá!
Só é preciso lembrar que essas zonas rurais e construções antigas podem precisar ser transformadas em um local apropriado para festas. A logística para esses casamentos é diferente e tem fatores que não dá para controlar, como o clima, por exemplo.
Decoração de casamento na praia
Areia, sol e barulhinho do mar: uma receita perfeita para um casamento na praia repleto de boas energias! Eles podem acontecer tanto com pé na areia, em uma estrutura de madeira de frente para o mar ou no deck de um espaço para festas, como hotéis ou restaurantes em cidade litorâneas.
A praia é o cenário perfeito para os noivos mais descontraídos, que gostam do oceano, sentir o pé na areia e uma brisa suave. Aqui é importante lembrar que o mar é a grande estrela da festa. A decoração de casamento deve ser pensada para deixar que o mar e o azul do céu invadam a festa.
Agora, como em qualquer casamento ao ar livre, é preciso seguir algumas regrinhas básicas para que problemas como o horário, clima, temperatura, etc., não atrapalhem o dia, tá?
Decoração de casamento ao ar livre
Casamento ao ar livre é um must have, não interessa se é no campo, na praia, no jardim de casa ou em um centro urbano.
Casar ao ar livre tem a vantagem de um pano de fundo exuberante: o contato com a natureza, o céu azul e as nuvens, ou se os noivos optam por um casamento urbano; toda a arquitetura da cidade, o concreto, os muros grafitados e as ruas das metrópoles.
Essa opção é perfeita para noivos que desejam oficializar a união numa cerimônia mais descontraída e charmosa com uma decoração de casamento incrível, fugindo dos protocolos tradicionais.
Decoração de casamento simples
Para uma decoração de casamento simples a dica do Lápis é escolhe um espaço bem bonito, isso minimiza a necessidade de uma decoração extravagante. Locais como jardim, praia, sítios, são excelentes alternativas.
Escolha flores como lisiantos, astromélias e rosas, que florescem o ano todo, é uma escolha econômica. Suculentas e folhagens como hera e eucalipto são opções sustentáveis e econômicas para a decoração.
O casal também pode optar por uma decoração simples e investir em um casamento DIY, com projetos feitos à mão. Ainda, usar itens como garrafa de vidro, pallets, molduras, varal de luzes e tudo mais que combinar na decoração de casamento simples.
Decoração de casamento na cidade (Urban wedding)
Para os noivos que se identificam com esta cultura urbana, a melhor dica que temos para dar para seu casamento urbano é aproveitar tudo de bom o que a cidade oferece.
O que não falta nas grandes e pequenas cidades são novidades gastronômicas – como food trucks, carrinhos de guloseimas, sobremesas diferentes e tem cenários muito inspiradores: casas antigas cheias de história, restaurantes charmosos e bistrôs íntimos para todo o tipo de cerimônia.
Há cada vez mais noivos que preferem cerimônias mais intimistas, simples, modernas e em espaços mais inusitados, em localizações centrais nas cidades. Casamento na cidade tem algumas vantagens: os noivos e convidados estão dentro de sua zona de conforto. É mais fácil de planejar e organizar e os fornecedores estão todos perto para deixar a decoração de casamento como os noivos sonharam.
Decoração Elopement wedding
O elopement wedding é um estilo de casamento que amamos aqui no Lápis, pois é o mais íntimo e romântico dos casamentos.
Ele acontece quando os noivos optam por viajar para casar sem avisar a família e amigos. Isso não quer dizer que você não possa convidar ninguém, mas que os convidados serão poucos membros da família (pai, mãe e irmãos) e um amigo que seja muito próximo.
Lembra um pouco destination weddings, né? Ué, você pensa: mas em um evento como esse é preciso decoração de casamento? Dar um toque pessoal e bonito mesmo que seja só para vocês dois é um gesto de cuidado e carinho com a cerimônia. Seja lá onde for, é bacana ter um altar, uma mesa à dois, um caminho de noiva para dar toques especiais nessa data tão única.
Traduzindo para o português, poderíamos dizer que o elopement wedding é um casamento à dois. A Lorena explica direitinho o que é nesse video lá no canal do Youtube.
Este estilo de cerimônia combina bem com diferentes tipos de casais: apaixonados que querem uma cerimônia íntima e romântica, divorciados que querem se casar novamente em cerimônias menos tradicionais ou casais que acabam optando por este formato por causa de budget limitado.
Decoração de Destination wedding
O que não falta é lugar encantador no mundo: na praia, no campo, na montanha, em castelos ou cidades paradisíacas. São tantas as opções de locais que podem se tornar o cenário do seu casamento, é só escolher entre os lugares lindos espalhados pelo Brasil e mundo afora.
Mais e mais os noivos estão preferindo se locomover de suas cidades natal para celebrar seu casamento em alguma outra cidade ou país. Nem precisa dizer que nós aqui do Lápis amamos a ideia do destination wedding e tudo o que representa, né? Assista as dicas sobre Destination Wedding neste vídeo com a Lorena lá no nosso canal do Youtube.
Um destination wedding tem a vantagem de garantir ainda mais integração entre os noivos e os convidados, porque a festa acaba durando alguns dias. Esse é o melhor estilo de casamento para os noivos que são apaixonados por viagens. O que não falta é inspiração aqui nessa pastinha do Pinterest!
Decoração Mini Wedding
O nome já diz tudo: amor concentrado! Queridinho entre as noivas, o mini wedding vai na contramão das grandes festas, é um casamento celebrado de forma mais intimista para, no máximo, 100 pessoas.
Por ter poucos convidados, esse é um casamento que pode ser celebrado em casa, no jardim, ou em lugar que tenha tudo a ver com a história dos noivos. São casamentos mais criativos, ricos em detalhes e simbolismos, inovadores e decoração de casamento muito personalizada.
O mini wedding não é uma festa feita para quem quer economizar no orçamento, e sim, para quem quer uma festa com mais qualidade para os amigos mais próximos. A Lorena conta tudinho o que você precisa saber sobre mini weddings aqui nesse vídeo.
Decoração de Micro wedding
Já notamos pela chuva de likes e inúmeros comentários nas nossas redes sociais que essa tendência de casamento incrivelmente íntima e cheia de significado está crescendo rapidamente!
Um micro wedding é uma espécie de cruzamento entre um mini wedding, um destination wedding e um elopement wedding. Ele tem as mesmas características e itens de um casamento normal – uma banda ou DJ, um espaço, gastronomia, decoração de casamento e até pista de dança- mas com uma lista de convidados muito, muito menor.
Micro weddings, como o nome já diz, tem uma lista de convidados de no máximo 30 pessoas. Oficialmente a contagem fica em torno de 20 convidados, contando apenas com familiares imediatos e amigos super próximos e que são parte da história do casal.
Micro weddings sempre terão uma cerimônia e uma recepção, assim como os casamentos tradicionais, mas isso pode assumir qualquer formato que o casal queira. Por exemplo, uma cerimônia ao ar livre seguida de um almoço casual no jardim ou num restaurante.
Dizer SIM num rooftop no final da tarde e adicionar uma pista de dança para quando escurecer ou ainda escolher um destino paradisíaco para, num mix com destination wedding, seus poucos convidados celebrarem esse momento único com vocês durante um final de semana.
Decoração de Home wedding
O home wedding– ou o casamento em casa – é um conceito cheio de charme. A ideia de celebrar um casamento super acolhedor e cheio de significado é uma delas; a intimidade gerada pela casa da família é indescritível e muito pessoal.
O apego sentimental torna sua localização o espaço perfeito para celebrar um casamento. Afinal, quem não gosta da sensação de estar e ser recebido em casa?
A grande vantagem de um home wedding é poder dizer SIM na sua própria casa- ou de algum familiar querido- e fugir das regras e limitações de buffets. Com isso, não existe dúvida alguma que o casamento terá a carinha dos noivos e uma decoração de casamento aconchegante!
Ideal para noivos informais, casar em casa traz um conceito bastante pessoal e íntimo. Isso sem contar que a decoração usando os elementos do próprio espaço deixam tudo ainda mais mágico e com aquele toque vintage que gostamos tanto.
Decoração de Casamento civil
O casamento civil é ato formal submetido a diversos requisitos previstos em lei para que a união seja reconhecida pelo Estado. Mas isso não quer dizer que ela precisa ser chata e sem graça.
É nessa hora que os noivos precisam tirar sua habilitação apresentando seus documentos, a fim de demonstrar sua capacidade civil para o casamento e a inexistência de impedimentos matrimoniais. Dá uma olhadinha aqui no Pinterest para decoração de casamento no civil para ver inspirações bem bacanas para sua cerimônia!
Esse tipo de cerimônia pode ser celebrado fora do cartório e ser um dia inesquecível. Casar, por si só, já é uma experiência única, e o casamento civil também é, especialmente se você fizer uma celebração para comemorar num espaço charmoso, com decoração de casamento personalizada, aconchego, carinho na escolha do vestido de noiva para casamento civil, bolo e mesa de doces, lembrancinhas, enfim, tudo o que envolve outros tipos de cerimônia.
Decoração para casamento religioso com efeito civil
O casamento religioso com efeito civil é quando o Estado reconhece o casamento religioso, que também é realizado fora das dependências do cartório. O que isso quer dizer? Em vez dos noivos se casarem perante o Estado, eles se casam apenas perante a igreja e o Estado apenas reconhece esse casamento.
No dia da cerimônia o casal recebe um Termo de Religioso com Efeito Civil. Esse documento deve ser encaminhado mais tarde ao cartório para ser trocado pela certidão de casamento civil.
Decoração de casamento sustentável
O casamento sustentável, ecowedding ou casamento ecológico em todos os níveis, incluindo casamento lixo-zero são uma maneira nova e permanente de viver um dos dias mais especiais de sua vida.
Notamos que as pessoas estão muito mais conscientes de seu lifestyle, e os casais estão aderindo cada vez mais à essa visão de vida. Inclusive esse foi um dos motivos para tirarmos o casamento sustentável da lista de tendências de casamento e elegê-lo como uma realidade presente na nossa vida.
Qualquer pequeno gesto no planejamento do casamento, nem que seja um só item na decoração de casamento, ajuda o planeta. Não existe um mundo perfeito, mas só isso já é um caminho para se começar a promover maior sustentabilidade e cuidar com mais carinho do nosso planeta. Casamento sustentáveis ficam lindos, é só ver as inspirações na nossa pastinha do Pinterest.
Da mesma maneira que não existe o casamento perfeito, não há casamento perfeitamente sustentável e ecológico também.
É praticamente impossível fazer um casamento sustentável com pegada de carbono zero – no momento em que você foi de carro para o espaço da cerimônia, já deixou uma pegada.
Tentar planejar um evento sustentável, ecológico e de fair trade (comércio justo) pode ser ainda mais estressante do que organizar um casamento comum, por isso não se sinta pressionada a seguir absolutamente todas as regras ao pé da letra, tá? Escolha alguns pontos que considera importantes e comece por aí.
Decoração de casamento na parte da manhã
Andamos recebendo muitos casamentos reais pela manhã, seguidos por um brunch ou almoço descontraído. A maioria acontece ao ar livre e tem um ar mais informal e leve. É uma celebração mais familiar , íntima e para os casais que curtem o dia, a natureza e muito charme.
Decoração de Casamento na parte da tarde
Os casamentos que acontecem à tarde, na maioria das vezes no fim dela, são os queridinhos dos fotógrafos. Isso por que a luz é belíssima e o pôr do sol proporciona imagens deslumbrantes.
Os noivos acabam com o melhor de dois mundos: a luz natural para uma cerimônia romântica e a noite para celebrar com os amigos e familiares, em um ambiente completamente diferente, apesar de estarem no mesmo espaço.
Decoração de Casamento a noite
A vibe de um casamento à noite, é bem diferente dos outros períodos. Geralmente tem mais glamour e pode ser mais elegante que os casamentos realizados durante o dia. Os cenários parecem ainda mais apaixonantes com noites estreladas, velas e muitos fios de luz na decoração de casamento.
Estilos de decoração de casamento
Entra ano, sai ano, e sempre surgem novos estilos de casamentos para nos encantar. É um casamento mais lindo do que o outro para inspirar os noivos que ainda vão dizer SIM!
Mas pode misturar tudo, você nos pergunta? Lógico! Como já mencionamos, seu casamento pode -e deve!- ser do jeitinho que sonhou! Ele pode ter decoração de casamento boho chic, rústico romântico, moderno folk, industrial vintage, urbano tropical, etc. Separe todas as inspirações que você goste e converse com seu/sua decorador/a.
Para facilitar sua vida, aqui estão alguns estilos de casamento que sempre nos deixam emocionadas. Confira e descubra qual o estilo de decoração de casamento que mais combina com vocês!
Confira!
Decoração de casamento Rústico
Um estilo perfeito de decoração de casamento para quem vai casar no campo ou na praia, o rústico abusa de elementos orgânicos: muita madeira, flores do campo, folhagens e tecidos naturais.
Para deixar a decoração mais acolhedora, usa-se muitas velas, fios de luz, bandeirinhas e muito DIY para personalizar tudo. Esse clima já fica bem claro quando os convidados recebem o convite de casamento rústico.
Os casamentos rústicos não estão limitados ao ar livre, muitos espaços nas cidades já adotaram esse estilo intimista e descontraído de celebrar.
Decoração de casamento Vintage
A palavra vintage é usada para descrever alguém ou algo clássico, de alta qualidade, de uma época de ouro. Algo excelente, maduro, valioso, etc. Com isso, as cerimônias com decoração de casamento vintage – ou retrô – resgatam o melhor de qualquer década passada, em espacial entre os anos 1920 e 1980. Se a gente pesar bem, é quase um casamento temático.
A riqueza de detalhes na decoração é o que faz os convidados se sentirem numa viagem no tempo. Mas não acaba aí não, esse estilo todo é traduzido desde a identidade visual, passando pelos looks dos noivos até as músicas na pista de dança e lembrancinhas no final da festa!
Decoração de casamento Boho
Por causa de sua natureza boêmia e com o pé no hippie e étnico, de pessoas que amam a liberdade, não seguem regras amam o contato com a natureza, o estilo boho é perfeito para os casais que decidem se casar no campo, no meio de uma floresta ou com o pé areia em numa praia ao pôr do sol. É a volta dos anos 1960 e 1970 com uma visão de século 21 e elementos contemporâneos.
Nem precisamos dizer que os casamentos boho são um sucesso absoluto aqui no Lápis, né? Tem muuitas ideias de decoração DIY e decoração de casamento feita à mão, com o uso de macramê, peças em crochê, uso de fitas, apanhadores de sonho, arranjos de flores orgânicos, guirlandas, teepees, fios de luz, mesas comunitárias e muita fluidez nos looks dos noivos.
Decoração de casamento Folk
Irmão do boho, o folk contemporâneo também tem inspiração nos anos 1970. A palavra folk significa tribo, povo, nação. Esse é um estilo marcado por referências pré-industriais, longe da cultura urbana e perto da natureza. É constantemente associado ao passado, ou melhor, às origens dos povos rurais. Por isso esse estilo é ideal para casamentos no campo.
A gente AMA casamento folk aqui no Lápis, até mostramos um ensaio nesse estilo para inspirar! Em cerimônias, o estilo de decoração de casamento folk foi traduzido como totalmente rústico, mas com uma pegada romântica, marcado pela leveza da natureza e simplicidade nos detalhes, que vem de elementos encontrados do campo.
Decoração de casamento Moderno
O casamento moderno é escolhido por noivos urbanos, que são antenados em design, arquitetura e tendências. Eles vão buscar referências e inspirações no que há de mais contemporâneo em diversos setores das artes.
Portanto, as cadeiras para os convidados não vão ser qualquer umas, serão cuidadosamente escolhidas de algum designer, assim como a mesa e decoração de casamento não seguirão padrões estipulados.
Por ser contemporâneo, esse estilo cai bem em ambientes com arquitetura reconhecida cuja versatilidade permite aos noivos flertarem com diversos elementos na decoração como design, cores, texturas e proporções.
Decoração de casamento Industrial
Uma verdadeira fusão entre o vintage e o moderno, o estilo industrial é versátil e mistura dois contrastes em harmonia: arquitetura e texturas brutas, metais e desgastado, antigo e outrora moderno de uma maneira simples e aconchegante. A Lorena explica tudinho neste vídeo.
O estilo industrial integra à decoração de casamento a arquitetura do espaço onde será realizado o casamento. Aqui vale tudo: pé direito alto, encanamentos e fios expostos, paredes de tijolinho e com pintura desgastadas, entre outros detalhes que são comuns em fábricas antigas, galpões e usinas.
Decoração de casamento Romântico
Noiva romântica que é noiva romântica de verdade ama tons de rosa e pastel, muita renda, flores delicadas e pequenos detalhes mimosos com significado especial.
Uma decoração de casamento romântica pode ser combinada em muitos outros estilos, e é perfeita para os noivos que mostrar em sua festa o amor que sentem um pelo outro. É um estilo bem meigo, feminino, e delicado.
Veja algumas inspirações de casamentos românticos reais que já divulgamos aqui no Lápis:
- Casamento romântico florido
- Casamento romântico no final da tarde
- Casamento romântico na fazenda
- Casamento romântico minimalista
Decoração de casamento Urbano
Vocês gostam do clima das grandes cidades, tem paixão por tudo o que é urbano? Então esse estilo de casamento é para vocês! Imagine seu casamento em um hotel, uma casa com arquitetura interessante, um museu ou biblioteca, tudo isso com o fundo a vida urbana.
Dá para fazer ensaios muito bacanas que mostrem a cidade como cenário: o concreto dos prédios, as ruas, os muros pichados, tudo isso vai ficar lindo no álbum de casamento.
Confira todas as nossas dicas para fazer uma decoração de casamento na cidade.
Decoração de Casamento Minimalista
Seguindo o ditado de que diz que “menos é mais”, o estilo minimalista para casamento utiliza elementos sem exageros, com destaque para o design e o clean.
Esse conceito nasceu em diversos movimentos artísticos do século 20, cujo objetivo era usar poucos elementos como a base de expressão. O foco do casamento minimalista é criar a partir do mínimo, trabalhando com poucas peças estratégicas para conseguir o objetivo. Basicamente é usar o mínimo para alcançar o máximo.
O foco de um casamento estilo minimalista são os noivos e os convidados, em um espaço e decoração de casamento que não pecam pelo exagero. Engana-se quem acha que esse estilo é simples e barato, como os elementos são poucos, tudo tem que ser de qualidade excelente e caimento impecável.
Decoração de Casamento Temático
Escolher um tema para o casamento não precisa ser nada drástico ou muito específico. Um exemplo disso foi a edição de casamento temático do Simples que o Lápis fez para inspirar, onde foram escolhidos dois temas: To the moon and back e Jardim.
Lógico que se pode escolher temas bem marcantes, como um cenário de filme, uma música, o amor por algum hobbie, a cultura de algum país, etc. e fazer uma verdadeira imersão nele. Nós sempre pinamos inspirações diferentes na nossa pastinha do Pinter.
Aqui vale tudo: casamento no circo, mexicano, havaiano, com cara de Toscana, Star Wars, Game of Thrones, super heróis, princesas e personagens da Disney, algum período histórico específico (anos 20, era vitoriana, medieval, viking, etc.), personagens históricos (Marie Antoinette, Frida Khalo), viagens, algum gênero musical (samba, rockabilly)… de verdade, o céu é o limite!
Não existem regras prontas nem certo ou errado para a decoração de casamento. A ideia é que os noivos escolham o tema que mais lhes agrada e que todo mundo entre na brincadeira, que deve começar já no convite, para que todos fiquem sabendo.
Decoração de Casamento Tropical
Casamentos em estilo tropical são tendência mundo afora, especialmente em destination weddings e elopements. Esse estilo pede espaços cercados de natureza, com decoração de casamento repleta de flores exóticas, frutas típicas e objetos de decoração locais e artesanais.
Quando falamos em paraísos tropicais, não estamos falando só de Brasil, mas da Tailândia, Polinésia, Panamá, Austrália, Indonésia, México, Cabo Verde, Fiji, Caribe, etc. Cada país tem suas flores, gastronomia e cenários deslumbrantes e diferentes.
Pense em flores exóticas como orquídeas, hibisco, ave-do-paraíso, helicônias e o queridinho do momento; antúrios, usadas em decoração com frutas tropicais como cocos, abacaxis e cacau e folhagens como a Costela de Adão, que está em todos os casamentos este ano.
Decoração de Casamento Clássico
“Os clássicos nunca morrem”, mas evoluem e vão mudando devagarinho. O principal nesse estilo é fazer uma misturinha bacana com outras tendências que deixem o clássico mais leve e descontraído, mas sempre prezando pelo mais despojado.
Para os noivos que buscam algo mais conservador, a decoração de casamento classic tem arranjos de flores brancas ou em tons pastéis, mobília elegante, espelhos, lustres, castiçais e pratarias.
Decoração Shabby Chic
Esse termo significa “degastado”, trazendo a ideia de objetos que, provavelmente, atravessou séculos. Nesse sentido, madeira de demolição, estilo provençal, gaiolas cheias de flores e tecidos com estampas delicadas contribuem para criar uma decoração de casamento no estilo shabby.
Decoração de casamento Criativa
Já dá para imaginar do que se trata né? Aqui, os noivos podem fazer um mix de estilos e conceitos de decoração. Vale usar objetos customizados, ou aqueles que contam a história da infância do casal. Então, use a criatividade para criar uma decoração autêntica.
Decoração de casamento Botânico
Outro estilo que ganhou seu espaço foi o botânico. Nele, a natureza é colocada como o centro da decoração com muito verde e flores diversas. Esse estilo é bem comum em casamentos no campo, mas nada impede que seja feito em outros ambientes.
Decoração de casamento Folk
A palavra folk significa tribo, povo, nação. Esse estilo é marcado por seu contato com a natureza, com uma decoração mais simples, rústica e com muitas plantas. Além de trazer elementos mais delicados em cenários que costumam ser ao ar livre, ou o casamento em um ambiente estilo celeiro ou galpão para adicionar um estilo rústico.
Confira algumas ideias de decoração de casamento folk.
A Importância da Escolha do Tipo e Estilo de Casamento
Planejar um casamento é um processo de muitas, mas muitas decisões e escolhas. Depois de escolhido o tipo e o estilo do casamento, a data, horário, local e outros detalhes precisam estar de acordo.
Caso vocês decidam ter uma cerimônia boho ao ar livre, esse estilo guiará as outras escolhas, como decoração de casamento, flores, convite, bolo e até o seu vestido de noiva e lembrancinhas.
Vocês vão querer uma decoração com capim dos pampas? Ou com folhagens secas? O convite será romântico, moderno ou minimalista? Assim, a escolha se torna tão importante, pois contribuirá para trazer mais harmonia e sintonia para seu grande dia.
–> Dica do Lápis: a decoração de noivado, do chá de panela ou do chá de lingerie não precisa combinar com a decoração do casamento, tá?
O que considerar ao planejar a decoração de casamento?
Por ser uma das etapas de maior importância dentro de um casamento, a decoração de casamento deve ser um dos primeiros itens a serem planejados. Assim, depois de vocês decidirem a data do casamento e o local da cerimônia e festa, já precisam escolher como sonham decorar o espaço.
O passo seguinte é avaliar o tamanho do lugar escolhido para viver intensamente esse dia. A cerimônia e a festa serão realizadas no mesmo espaço? Se a celebração for seguida de recepção em outro endereço, serão necessárias duas decorações diferentes.
Confira conosco todos os pontos para que o seu planejamento fique o mais objetivo possível.
O estilo dos noivos
Vocês são um casal mais introspectivo, que curte ficar em casa agarradinhos? Gostam de aventuras ao ar livre? De viajar? Sempre acham uma desculpa para molhar os pés no mar e assistir ao pôr do sol na praia? São ratos de museus e curtem galerias de arte? Estão sempre na balada com amigos? Em almoços de família?
Uma festa de casamento inesquecível é aquela que tem a carinha dos noivos. Por isso, deixe as tendências de decoração de casamento com as quais você não tem nenhuma afinidade pra lá, concentrem-se no que os fará felizes.
Se, por exemplo, vocês não tem o costume de frequentar a igreja e não se identificam com esse tipo de cerimônia, por que não escolher um juiz de paz para oficializar a união em um casamento civil ou mesmo uma cerimônia religiosa com efeito civil?
A época do ano
Quando você fecha os olhos e se vê em direção ao altar, como esta o tempo? É um lindo pôr do sol na praia ou um dia com clima de montanha? Vocês têm alguma preferência por algum mês do ano em particular?
Lembre-se que meses de verão, que tem calor intenso, ou de inverno, cujo frio pode gerar desconforto, exigem uma infraestrutura mais completa, com ventiladores, ares-condicionados, aquecedores ou lareiras.
O Budget
É preciso ter o budget e um planejamento financeiro bem detalhado e organizado. Ter consciência do quanto se pode gastar ajudará a nortear as escolhas e a definir o que tem ou não lugar no planejamento.
Certifiquem-se de que a festa tenha a identidade de vocês e de que os gastos com a organização não ultrapassem o valor máximo estipulado.
Uma dica é fazer orçamento com fornecedores de decoração de casamento variados para te ajudar a planejar os custos com essa etapa da organização do evento.
Planeje com antecedência
O ideal, seguindo a sugestão do nosso checklist (que você com certeza já baixou), seria um ano de antecedência, mas tudo depende do seu projeto e do orçamento.
Não cansamos de repetir: o serviço de decoração de casamento deve ser um dos primeiros a ser contratado, porque além de ser um serviço que envolve vários itens, ele também envolve uma parcela significativa do budget e do tempo da organização.
Organize e edite suas inspirações de decoração
Ahhh, Pinterest seu lindo! Com certeza você anda pinado muitas inspirações dos nossos casamentos reais e da nossa pastinha de decoração de casamento, né?
Reúna móveis, objetos, estampas, arranjos florais, detalhes, iluminação, elementos e encontre o que há em comum nas imagens. Assim, ficará mais fácil definir o que você quer – e o que não quer.
Comece a eliminar o que tem menos a ver com a proposta e estilo que vocês escolheram.
Leve todas as referências para seu fornecedor, pois através delas eles conseguem traçar com maior facilidade o seu perfil. É bem aquela coisa de “uma imagem vale mais do que mil palavras”!
Também é importante para o/a decorador/a saber o que os noivos não gostam para criar um projeto adequado. Todas as imagens funcionam como orientação, pois muitas vezes os próprios noivos não sabem identificar o que eles querem exatamente, somente o que eles gostam ou não gostam.
Escolhendo os fornecedores
Quanto menos coisa vocês tiverem que fazer no dia do casamento, melhor. Por mais que entendam de decoração de casamento, não deixe de contratar um profissional.
Temos um time de fornecedores de decoração de casamento que são decoradores talentosos no Lápis, dá uma olhadinha e selecione alguns para conversar. É super importante ter sintonia com quem vai deixar seu espaço do jeito que sonharam.
Além disso, busque referências de fornecedores com pessoas de confiança, veja se o trabalho deles se adequa ao estilo do seu casamento (as mídias sociais estão aí para isso) e solicite vários orçamentos.
Coloque tudo preto no branco
Fazer um contrato é fundamental. Desconfie de profissionais que não tem um para oferecer, afinal é sua segurança se, por ventura, acontecer algum imprevisto.
Além detalhes como preço, forma de pagamento e dados da empresa, é importante incluir no contrato questões logísticas, como horário de início da montagem, quantos funcionários estarão envolvidos e como será a desmontagem da decoração de casamento.
Itens que podem não estar inclusos no serviço do decorador, como móveis, flores e objetos, também devem estar especificados.
Quanto custa uma decoração de casamento?
A decoração do casamento dependerá do tamanho da festa Em média, a decoração de um casamento pode representar de 15% a 20% do orçamento do evento.
Nesse sentido, alguns pontos podem ajudar na hora de definir o orçamento destinado para essa etapa do casamento. Entre eles:
- Tipo de casamento
- Número de convidados
- Espaço onde será o grande dia
- Flores e folhagens
- Iluminação
- Fornecedor de decoração
Claro que tudo isso pode mudar se o espaço de casamento escolhido, por exemplo, já incluir alguns itens decorativos para reduzir os gastos.
Por onde começar a decoração de casamento?
Agora que vocês já têm data e local, é hora de pesquisar a decoração de casamento. É agora que todas as inspirações que você separou por terem a carinha de vocês vai entrar em ação.
É de acordo com suas escolhas e dos decoradores que os convidados poderão sentir sua essência em cada cantinho e nicho aconchegante.
Antes de se concentrar no estilo da cerimônia e da festa, é preciso pensar nos seguintes pontos:
- O espaço para casamento;
- O estilo dos noivos;
- A vibe da festa;
- A identidade visual;
- A paleta de cores.
O espaço
Vocês vão fazer a cerimônia e a festa no mesmo espaço ou vão ter que pensar em uma decoração para igreja e outra para a festa? Dependendo de onde vocês vão celebrar, se for na praia ou no campo, por exemplo, a decoração de casamento pode ser mais leve e descontraída.
–> Dica do Lápis: depois de pesquisar sobre decoração de casamento no Pinterest e no Insta, veja o perfil e fotos de decorações feitas no espaço escolhido, anotando o que você acha que deu certo e o que não funciona para seu casamento.
O estilo
Antes de seguir tendências e tradições só por que alguém disse que tem que ser daquele jeito, pensem em vocês dois: na sua personalidade, essência, história e sonhos. Isso tudo tem que estar traduzido na decoração de casamento pela identidade visual, paleta de cores, flores e objetos.
“Nossa, essa recepção está a carinha deles!” deve ser o primeiro pensamento dos convidados ao chegar na sua festa.
A vibe
Qual é o clima que vocês gostariam de transmitir aos seus convidados? É descontração, leveza, luxo, romance, alegria ou elegância? Pense nessa lista e converse com o decorador/a para ajudar na elaboração da decoração de casamento.
Por exemplo, se vocês vão fazer uma festa na praia e querem algo descontraído e romântico, podem usar referências de decoração tropical e boho. Se a ideia é romantismo num casamento no campo, a decoração pode ter uma paleta cores em tons terrosos e os móveis e objetos terem uma pegada folk.
A identidade visual do casamento
A identidade visual de casamento resume o padrão visual dos itens impressos e virtuais do seu casamento, sejam eles o convite, cardápios e até mesmo o site do casamento.
A função dela é reforçar o estilo do casamento nos pequenos detalhes que compõem a decoração. Por esse motivo o profissional responsável pela identidade visual do casamento, precisa estar, obrigatoriamente, em sintonia com o decorador.
Onde a identidade visual aparece?
Respira fundo que a lista parece não ter fim! Listamos alguns itens onde a identidade visual do casamento pode aparecer (mas ela não fica restrita somente a esses itens):
- Save the date virtual ou impresso;
- Convite;
- Site;
- Papelaria do casamento: menu, reservado, menu de bar, identificador de doce, número das mesas, caderno de votos, placa para daminhas e pajens, leques, lágrimas de alegria, missal, chuva de arroz, placa para cadeira dos noivos, cartão de obrigado, etc.;
- Programa da cerimônia;
- Tags para lembrancinhas;
- Chinelos ou sandálias;
- Kit toillet;
- Almofadas;
- Pista de dança;
- Painéis personalizados;
- Embalagens para bem casados;
- Caixas para padrinhos/pais;
- Kit presente para daminhas e pajens;
- Caixas para doces;
- Cones;
- Robes.
A importância da paleta de cores na decoração de casamento
A paleta de cores existe para criar um ambiente harmônico por meio de uma combinação de cores que representem o estilo e tema do casamento. É com ela que você consegue definir os detalhes do casamento sem fugir da ideia original.
É ela que dará o tom de praticamente tudo que virá posteriormente na organização, começando pelo convite de casamento e papelaria, passando pela decoração de casamento, as flores e o buquê de noiva, entre outros detalhes, até terminar nas lembrancinhas de casamento.
Olha, não existe cor certa ou errada. O ideal é fazer com que o conjunto de cores combine com vocês. Nós sabemos que é difícil conseguir visualizar a mistura de cores, especialmente quando não são óbvias ou não são tons parecidos.
Para melhor entender e decidir a paleta de cores do seu casamento, a melhor coisa a fazer é conversar com o seu decorador. Esse profissional vai te contar sobre as tendências de cores, tirar dúvidas e ainda mostrar as misturas improváveis que dão certo. Deixe que ele te inspire e mostre novas possibilidades, esteja aberta para novas sugestões.
O mais importante, nesse processo todo, mais do que seguir tendências ou modismos, é seguir o gosto e a personalidade do casal. O casamento é um momento mágico vivido pelo casal e, por isso, tem que ter a carinha de vocês. Se, por exemplo, ambos gostam de cores fortes e quiserem usar ambas, por que não? Basta deixar o resultado final de jeito harmonioso.
O que compõe a decoração de um casamento
Vários detalhes se unem para compor esse cenário encantador, refletindo o estilo e a personalidade dos noivos. Separamos os principais elementos para a decoração de casamento, vem conferir!
As cores do casamento
Alguns dos elementos que amarram a decoração de casamento são as cores e suas combinações. Para saber o que você gosta, a melhor coisa é pesquisar bastante dentro do tema escolhido. O profissional vai poder sugerir várias opções para você escolher qual é a que melhor representa o casal.
Conte com a ajuda de especialistas nessa hora, e sempre opte pelo o que tocar sua alma e que tem sua carinha.
As cores darão o tom do evento. Ou seja: elas estarão presentes em todos os objetos de decoração, das flores até as lembrancinhas de casamento, mesmo que elas sejam comidinhas, perfumes ou mudas de plantas.
Cores para decoração de casamento: quais são as mais procuradas?
As combinações de cores e as paletas mudam anualmente conforme as tendências do mercado. Entre os tons mais usados estão alguns clássicos:
- Tons de branco: associada à paz e à pureza, a cor branca é a mais tradicional de todas. Versátil, essa cor combina com todas as outras;
- Tons de rosé: românticos, rosa e suas variantes são a cor do amor, da pureza e da delicadeza.
- Tons de azul: junto com o verde, transmite tranquilidade, calma e paz. Ele combina com branco, tons pastéis, verde escuro.
- Tons de verde (greenery): a cor que combina com todas as outras transmite calma, esperança e frescor. Ela é uma excelente escolha para casamentos na primavera;
- Tons de nude, blush e champagne: são os queridinhos dos casamentos boho e folk. Eles combinam com praticamente tudo, trazendo uma infinidade de possibilidades
- Tons terrosos: outra opção bastante usada em casamentos boho e folk, dão aquele ar de deserto ou floresta que tanto amamos. Amarelo, roxo, vermelho, laranja e azul estão entre as cores que combinam com os tons terrosos;
- Metálicos: presentes em todos os itens da identidade visual do casamento, o dourado, ouro velho, prata, rosé gold e suas variantes dão aquele toque especial na decoração.
- Tons de amarelo: transmite alegria, energia e leveza e costuma ser combinada com cores como preto ou branco. Sendo facilmente visto em casamento ao ar livre, unido a outras cores como lilás e rosa.
- Tons de vermelho: a cor da paixão e da vontade é muito usada em decorações coordenada com tons mais fechados como burgundy e terrosos. Em casamentos realizados no outono é uma boa pedida esse tom unido ao bege, dourado, branco.
- Tons de lavanda: essa cor traz sensação de leveza ao ambiente, por ser muito associada à espiritualidade, assim como suas variações (lilás, violeta e burgundy). Combinada com outras tonalidades como o bege neutro, o cinza profundo, o creme ou, até mesmo, outros tons de roxo dão o toque final na decoração de casamento
As cores Pantone do ano
Todo mês de dezembro ficamos aflitas esperando para saber a cor que vai ditar as tendências para casamentos para o próximo ano. O anuncio da cor do ano pelo Pantone Color Institute sempre nos traz esperança de um ano diferente e melhor, cheio de novidades e novas possibilidades para explorar.
A cor- ou cores- escolhida acaba ditando as tendências para a decoração de casamento do ano seguinte, mas não quer dizer que você precisa, necessariamente, usá-la. Não é uma obrigação, só uma inspiração. Siga o seu coração e seu sonho, seja lá ele qual for.
As flores e folhagens na decoração de casamento
Quando se imagina a decoração de casamento, imediatamente sonha-se com o lugar cheio de flores e folhagens, seja ele em um espaço fechado ou ao ar livre.
Mesmo que vocês tenham escolhido seguir uma linha Greenery só com folhagem, a exuberância da flora vai ser um dos pontos altos do grande dia. Uma das tendências que vem aumentando é a de usar folhagens secas no mix da decoração de casamento (vamos falar mais sobre isso ali na frente).
Quando falamos em flores frescas, é preciso lembrar que cada estação do ano traz abundância de diferentes espécies e como a oferta é grande os preços tendem a baixar.
É sempre bom perguntar ao florista se existe a possibilidade de importar alguma espécie de flor que você queira muito e quais tipos têm uma maior durabilidade de acordo com o clima, data e região da sua recepção. Um bom profissional compõe a decoração de casamento com as flores mais propícias e sabe o que tem que fazer para garantir que os arranjos permaneçam inteiros até a última música da festa.
Outras perguntas importantes incluem a quantidade necessária de flores, como elas serão transportadas e armazenadas durante a montagem e quem ficará de prontidão durante a festa para socorrer a assessoria caso haja algum imprevisto ou seja necessário substituir algum elemento dos arranjos.
Fizemos uma listinha prática das flores nacionais mais abundantes em cada estação do ano:
- Primavera: açucena, copo-de-leite, girassol, gérbera, amor-perfeito, begônia, boca-de-leão, gardênia, sempre-viva, margaridinha, lírio branco, tulipa, campainha, lobélia, miosótis, hortênsia, crisântemo;
- Verão: azaleia, astromélias, magnólia, callas verdes, miosótis, papoula, cravina, cravos, gérbera, girassol, verbena, amor-perfeito, boca-de-leão, gardênia, margaridinha, orquídeas brancas;
- Outono: cravina, margarida, camélia, papoula, amor-perfeito, crisântemo, margarida, azaléia, cravo, hortênsia, jasmim, tulipa, begônia;
- Inverno: verbena, azaléia, margarida, camélia, petúnia, begônia, tulipa, primavera, prímula, copo-de-leite, girassol, hortênsia, orquídeas, sempre-viva;
- O ano todo: peônias, rosa, áster, açafates, flores do campo, gipsófilas, petúnia, orquídea, dália, lisianthus, peônias.
Por que optar por arranjos sem espuma floral na decoração do casamento?
Na hora de sentar para conversar com seu decorador e florista sobre o que você sonha para o seu dia, é importante falar sobre arranjo floral sem espuma.
Se você procura suas inspirações nas redes sociais, já deve ter notado nos perfis de decoração de casamento e lifestyle uma hashtag em especial: a #nofloralfoam, ou em português, “sem espuma floral”.
O que significa isso e por que você deve se preocupar? A espuma floral é um material muito usado na hora de fazer arranjos por sua praticidade, mas os profissionais e noivos estão começando a abandonar seu uso por que os danos ao meio ambiente são maiores do que a sua utilidade.
Ela é um recurso muito útil para os floristas porque é um material denso, leve e poroso. É fonte de água (notavelmente, ela suporta até 50 vezes seu peso em água) e um estabilizador que mantém o arranjo com uma aparência fresca por até 12 dias.
Além disso, é um material leve, durável e fácil de cortar e moldar. Isso facilita o transporte de uma só vez de arranjos para a igreja, espaço de eventos- ou até mesmo sua porta- economizando tempo, dinheiro e evitando que a água vaze pelo caminho.
Mas a espuma floral é essencialmente plástico, portanto nem precisamos falar que é péssima para o meio ambiente, né? É um produto derivado de petróleo, ou seja, provém de um recurso não renovável. Tem mais. Além da composição química da espuma floral, ela é um item de uso único, o que significa que acaba no lixo depois de ser usada apenas uma vez.
Quando seca, a espuma floral se decompõe em poeira extremamente prejudicial à pele e, se inalada, prejudicial ao sistema respiratório. Os floristas trabalham com esse material diariamente, que é essencialmente um agente cancerígeno que não se tem ideia das implicações a longo prazo para a saúde.
A espuma floral não é biodegradável e não se dissolve completamente na água– ou se degrada no aterro ou no solo. Em vez disso, divide-se em microplásticos cada vez menores. Isso pode levar milhares de anos para se reverter completamente em elementos naturais. É uma verdadeira ameaça para o meio ambiente, contaminando nossa vida marinha e cadeias alimentares.
Já existem vários truques e substitutos para que seu arranjo tenha durabilidade e forma sem o uso da espuma. Converse sobre essas soluções com seu decorador e florista, tá?
Iluminação e a decoração de casamento
Nenhum evento fica completo sem iluminação apropriada para criar o clima desejado. A iluminação tem vários papéis importantes em um casamento: iluminar, decorar, realçar e acreditem, até camuflar detalhes que não devem ser vistos.
A luz tem capacidade de chamar a atenção das pessoas para determinados pontos impactantes da decoração de casamento e tirar a evidência de pontos que são indesejáveis. O importante é que ela crie uma atmosfera no seu casamento e, com isso, proporcione belas imagens fotográficas e de vídeo.
A grande dica para a iluminação perfeita do seu casamento é a cor utilizada para iluminação cênica. O branco quente é a mais indicada, pois realça a beleza do ambiente e não cria algo artificial.
Por que isso acontece com o branco quente? É a cor que mais se aproxima com a melhor iluminação que existe, a do sol. Isso acaba transmitindo uma sensação de algo natural e em um local escuro se destaca.
Se o seu evento for noturno, esse é um item que vale a pena investir- você vai ver o resultado no vídeo e no seu álbum mais tarde! Além de deixar o ambiente mais intimista e agradável, uma iluminação imponente, aconchegante e bem distribuída dá um toque mágico a qualquer casamento!
Velas
Super-super-super românticas, as velas deixam qualquer cantinho ainda mais poético. Podem ser usadas tanto em cima da mobília, suspensas ou espalhadas no chão.
Lustres
Os lustres deixam qualquer ambiente como um conto de fadas. Há vários tipos para combinar com gostos e estilos variados dos noivos. O lance é usar os clássicos e imponentes lustres de cristal, por exemplo, como contraste em decorações boho, industrial ou rústicas na decoração de casamento.
Varal de luzes
É, sem dúvida, o novo queridinho dos casamentos. Eles lembram os famosos varais de luzes muito usados em fazendas para iluminar a área externa. Eles ficam sensacionais nas fotos!
Fairy lights
Mais delicadas que o varal de luzes, as micro lâmpadas de LED são chamadas de fairy lights. Essas pequenas luzinhas que lembram o pisca pisca do natal são muito procuradas pelas noivas mais modernas na hora de compor a decoração de casamento.
Lâmpadas Edison
As lâmpadas de filamento de carbono, que são uma releitura das primeiras lâmpadas criadas por Thomas Edison, são um sucesso nas decorações de casamentos industriais, já que tem uma pegada retrô. Quando colocadas nas mesas comunitárias, por exemplo, deixam o ambiente mais aconchegante e intimista.
Pendentes de vidro e materiais diversos
De lustres de cristal até globos vintage, esse tipo de iluminação traz um toque mais refinado e um contraste interessante em ambientes mais rústicos, como campo e praia.
Os pendentes de diversos formatos, diferentes materiais e cores- como palha, metais (ferro, cobre, etc.) ou macramê, só para citar alguns- ajudam a dar o clima do tema escolhido pelos noivos para a decoração de casamento.
Cúpulas de tecido ou madeira
O tecido pode trazer um clima aconchegante e uma vibe vintage, como por exemplo o tipo plissado. Já as cúpulas revestidas de couro ou de madeira dão um ar mais moderno e industrial na decoração de casamento, tudo depende do clima que os noivos escolheram. Ahh, elas são um sucesso para compor a mesa do bolo!
Mobiliário para casamento
Como escolher a mobília certa e necessária para o evento? Evidentemente alguns móveis são indispensáveis, como a mesa para o bolo e doces, um suporte para as lembrancinhas, sofás e mesas para os convidados e recém-casados.
O Lápis tem algumas dicas de ouro para você garantir o conforto dos convidados e uma festa inesquecível:
- O profissional contratado precisa avaliar o mobiliário necessário para a decoração de casamento e as melhores escolhas, a partir do planejamento;
- Mesmo que o buffet seja volante ou apenas um coquetel com finger food, tenha um lugar para todos os convidados sentarem. Pense, sempre, no conforto das pessoas e dos parentes com mais idade;
- Opte por móveis no estilo do casamento e adequados ao espaço;
- O decorador precisa coordenar a escolha da mobília com os fornecedores de bolo e doces, com os fornecedores de gastronomia e outros -fotografia e filmagem, por exemplo-, para se certificar de que os móveis não vão atrapalhar a execução desses serviços;
Decoração do bolo de casamento
Na hora de escolher a decoração do bolo de casamento há muito a se considerar: o tamanho, o tipo de cobertura, o topo do bolo, o local – é muita coisa!
O bolo precisa se encaixar na proposta do casamento em geral e na paleta de cores. Para isso, conte ajuda de um profissional para criar o bolo de casamento perfeito com elementos, cores e texturas que almeja.
Nossa pastinha no Pinterest está repleta de inspirações que podem ser levadas para a confeiteira para ajudar na hora de exemplificar sua ideia de bolo de casamento ideal. Ainda, pense que o bolo pode receber folhas secas, frutas, desenhos geométricos, babados, uma pintura floral para a decoração de bolo de casamento.
As possibilidades são infinitas, por isso, na hora da escolha não se esqueça de levar em consideração o espaço que será realizado o casamento, isso ajuda na hora de projetar o bolo de casamento perfeito.
Altar do casamento
A cerimônia de casamento é o ponto alto do grande dia! Então, esse momento tão marcante precisa de um cenário lindo como pano de fundo. É aí que entra o altar do casamento!
O primeiro passo para definir o altar do casamento é a escolha do cenário da cerimônia. Escolha se o altar do casamento terá um formato geométrico, ou algo mais simples com tecidos.
Depois, adicione elementos que combine com o estilo escolhido para o casamento. Imagine sua troca de votos com um altar usando flores, galhos, folhagens, tecidos. A criatividade impera na hora de escolher o seu altar!
Decoração de casamento na Igreja
Sentir o coração bater mais forte quando as portas da igreja se abrem e seguir em direção ao altar para encontrar com o amor de sua vida é uma emoção muito forte!
O casamento celebrado em uma capelinha fofa no campo, ou uma cheia de história e charme na praia ou ainda uma igreja clássica na cidade, ganha um aspecto peculiar da arquitetura que compõe o espaço, cheia de significado que complementa a singularidade que este dia representa.
Escolhida a igreja ou capela dos seus sonhos, agora é preciso saber mais sobre as regras para realizar a sua cerimônia no local. Outra questão é saber se terão casamentos no mesmo dia, isso é bem importante para tomar certas decisões que envolvem a decoração de casamento.
Uma vantagem das capelinhas fofas fora da cidade é que muito provavelmente naquele dia só vai acontecer o seu casamento, então você pode decorar como quiser.
Converse com as outras noivas do dia
Procure ter um horário na sua agenda para as reuniões com outros casais para alinhar os detalhes da decoração de casamento. Assim, os noivos do dia terão a oportunidade de expor suas preferências e também deixar tudo bem planejado para que ninguém seja prejudicado no grande dia.
Isso também ajuda o decorador a encontrar uma maneira de agradar a todos com os detalhes para embelezar a cerimônia.
Arquitetura das igrejas e os arranjos – como deixar a decoração harmônica?
Não podemos negar que a arquitetura da igreja é repleta de histórias e enchem os olhos com a beleza de cada detalhe que compõe desde a entrada até o altar. Por isso, use ao seu favor a decoração de casamento em cada cantinho para criar uma harmonia perfeita entre os arranjos florais escolhidos com os elementos que compõem a arquitetura do lugar.
Capelas ou igreja são lugares considerados sagrados, então, idealize um projeto que enfatize a essência do local com as imagens sacras ou não, para que não se perca a representação do ambiente no seu casamento.
Dicas de tipos de arranjos para decoração de casamento na igreja
O ápice da cerimônia é a entrada da noiva com belos arranjos na caminhada até o altar. E para que todos possam apreciar cada gesto, olhar e sorrisos da noiva, a decoração de casamento e os arranjos florais precisam apresentar uma altura que não atrapalhe a visão dos convidados. Separamos três estilos para que você possa diferenciar cada um.
Arranjos altos
Na passarela, eles podem dificultar a visão dos convidados. No caso das crianças, como exemplo, elas talvez não consigam ver a noiva.
Porém, para o altar e na entrada da igreja, pode ser usado tranquilamente com arranjos vistosos com altura de até 3m.
Arranjos baixos
Já os arranjos baixos são excelentes para a passarela, pois sua altura não interfere a visão dos presentes. E com flores da estação fica ainda mais lindo para decorar a cerimônia.
Arranjos pontuais
Como o visual da igreja ou capela pode ser mais clean, arranjos baixos ou pontuais são uma opção válida, que podem incluir vasos com samambaias (uma tendência esse ano que não para de crescer!) lanternas ou velas, por exemplo.
–> Dica do Lápis: Quando estiver imaginando como será a decoração de casamento, pense também na fotografia. Os arranjos irão atrapalhar os fotógrafos e cinegrafistas na hora de achar um ângulo favorável para registrar todas as emoções desse momento?
A iluminação é a parte mais importante nessa hora! Converse com as equipes e veja o que vai ser necessário para não prejudicar a produção das imagens.
Elementos para a decoração de casamento na igreja
Os elementos para a decoração de casamento são essenciais para expressar o estilo da cerimônia e também a personalidade dos noivos. Logo, velas, vasos, tapetes podem ser ótimas escolhas para criar um ambiente majestoso e de maneira harmônica.
Velas
Elas podem fazer parte da entrada da igreja (na escadaria externa), no altar ou caminho da noiva, e dão o toque encantador e super aconchegante.
Vasos
Coringa, eles dão um charme enorme para a entrada, altar e outros cantinhos. Eles podem ter folhagens ou flores que contribuem para enaltecer o lugar.
Tapetes
Para os mais tradicionais, o carpete continua sendo o favorito. Mas há quem prefira inovar e fazer o caminho da noiva com diversos tapetes colocados até o altar, isso funciona muito bem para os casamentos no campo.
Pétalas
Queridinhas dos românticos declarados, as pétalas para incrementar o caminho da noiva. E não podemos negar que o efeito fica maravilhoso.
Fitas de veludo
Lindas para serem usadas como acabamento dos arranjos de flores, as fitas de veludo são atemporais e chiques.
Tecidos
Tecidos como tule são ótimos para dar um efeito delicado, quando usado para unir os bancos da igreja com arranjos de flores.
Espelhos
No lugar do tradicional tapete vermelho, a passarela de espelho traz um efeito maravilhoso, inclusive para as fotos desse momento.
Guirlandas
Símbolo de saúde e prosperidade, as guirlandas podem ser usados nos bancos dando um toque rústico a decoração de casamento na igreja.
Candelabros
Eles combinam com qualquer estilo de casamento, do boho ao minimalista, e também podem ser usados durante o dia, mas o charme mesmo, fica em cerimônia ao final do dia.
Hera
A hera é delicada, clássica e charmosa para ser usada sozinha ou em arranjos. Enche o olho de romantismo!
Como escolher a passadeira ideal?
Antes de escolher a passadeira ideal, avalie como é o piso da igreja, algumas apresentam um design tão belo que não tem a necessidade de acrescentar a passadeira.
Tendências de Decoração de Casamento em Alta
Inspiração, inspiração, inspiração! Hora de ver muitas ideias diferentes para você se encantar e fazer uma seleção do que gosta e do que não gosta antes de procurar o profissional.
Nossas pesquisas exclusivas para você não acabam aqui nesse post, no decorrer do ano traremos mais novidades no blog, nas redes sociais e no Pinter sobre decoração de casamento para você ir guardando nas pastinhas, então não deixa de passar em todos eles, tá?
Folhagem e flores secas
Uma das tendências que andamos vendo bastante ultimamente é o uso, exclusivo ou com mistura de elementos frescos e naturais, de galhos, folhagens e flores secas. Não estamos falando da – já tradicional -árvore francesa, mas de arranjos que tem uma forte pegada para casamento folk e boho.
Toques com elementos secos estão por toda parte na decoração de casamento real este ano, do buquê de noiva, passando por backdrops até os centros de mesa e arco do altar. Tudo começou com a volta triunfante do capim dos pampas que recheiam nossas pastinhas de inspiração de casamento do Pinterest.
É hora de aposentar o vime de dragão e o vime unha de gato por que tem novíssimos elementos no pedaço:
Flores de algodão, musgo, palmeira rafis, junco, palmeira leque, palmeira de saia, capim do Texas, palha, gravetos e o próprio capim dos pampas estão entre os favoritos para compor arranjos em tons que variam do dourado, passando por nude, rosé, champagne e branco. O resultado é algo rústico, nostálgico e único.
Capim dos pampas
Simples, chique e de encher os olhos, o capim dos pampas foi um clássico da decoração de interiores nos anos 70!
Assim como toda a estética e lifestyle estão em alta, especialmente em casamentos Boho, industriais e folk, lógico que o capim dos pampas, uma planta que tem o conjunto de suas flores semelhantes a grandes plumas, está de volta mais glamoroso que nunca, sendo usado em vários itens da decoração de casamento no dia do SIM.
O capim dos pampas pode ser usado em qualquer estilo de casamento, não precisa ser só boho. Ele já saiu da praia e do campo para ser usado em decorações modernas e contemporâneas! Seu aspecto exótico é rústico sem deixar um quê de modernidade de lado, o que faz dele um excelente item para ser usado sozinho ou misturado com flores e folhagens.
A volta triunfante do mosquitinho
Calma. Nós sabemos que a flor mosquitinho tem uma reputação beeeem duvidosa quando o assunto é decoração de casamento.
A maioria das pessoas pensa nela apenas como uma flor de enchimento – algo que você colocaria em um buquê de rosas para fazer o buquê parecer maior. Mas precisamos dizer uma coisa antes de prosseguir: esqueça todas as imagens que já viu de casamentos rústicos cheios de juta, corda e garrafinhas de vidro dos anos 2000.
A volta do capim dos pampas trouxe outros elementos secos usados na decoração de casamento boho e folk: as flores de algodão, musgo, palmeira rafis, junco, palmeira leque, palmeira de saia, capim do Texas, palha e os gravetos, etc. Pronto!
Foi assim que a flor mosquitinho, também conhecida como branquinha, véu de noiva ou cravo do amor também foi colocada para secar para ser usada junto com outras folhagens e flores secas em arranjos.
O segredo para a decoração de casamento deixar seus convidados sonhando acordados com esse dia é: quanto mais, melhor. Estamos falando de uma explosão de mosquitinhos, o suficiente para formar enormes buquês compactos em forma de nuvens mesmo. Isso vale tanto para a flor em estado natural, branquinha, como para as secas e tingidas.
Acrílico
Acrílico, lucite, plexiglas ou vidro: pode chamar como quiser! Moderno, transparente e refletores de luz, esses materiais podem ser adicionados muitos itens do casamento, de menus, placas de boas-vindas e sinalização, número de mesas e mapas de assentos, rótulos de bebidas, cake toppers até convites, porta alianças, base para bolos, cadeiras, mesas, altares, backdrops e chuppahs.
Essa dose de charme contemporâneo tem uma vibe moderna e refrescante, que funciona em uma variedade de temas, estilos e locais de casamento.
Ele pode ser usado no casamento no campo, na praia ou na cidade, nos mais variados estilos de decoração de casamento (boho, rústico, folk, minimalista, industrial, tropical e urbano, entre outros). As decorações transparentes podem aumentar visualmente o espaço, e os displays translúcidos colocam o foco o que elas estão mostrando – como sobremesas, números das mesas ou flores.
Essa febre que está vindo desde 2017 começou com as cadeiras Ghost. Desde então, os materiais transparentes começaram a ser explorados e usados de diversas maneiras. O acrílico pode ser tingido ou pintado para personalizá-lo e deixar a decoração com a carinha dos noivos.
Os materiais também são fáceis de cortar e modificar, tornando-os excelentes telas para qualquer coisa que você sonhou. O acrílico é um material leve, moderno e muito adaptável, arrisque sem medo.
A decoração com acrílico é melhor usada quando complementa, em vez de ofuscar outra parte da decoração de casamento, porque a verdadeira beleza do acrílico é que ele pode elevar um espaço sem desviar os olhos do resto do casamento.
Cadeira Pavão
A cadeira pavão ou Emanuelle são caracterizadas por suas costas largas e redondas, que se estendem muito acima da cabeça dos ocupantes e mais largas que os apoios de braços.
O nome “pavão” deriva das característica originais, quando levava ouro, pérolas e pedras preciosas como diamantes, esmeraldas e safiras em sua estrutura, o que a faziam possuir as cores das penas de um pavão.
Já o nome Emanuelle, nasceu em uma das primeiras aparições da cadeira no ocidente, que foi nos anos 70 em um polêmico filme da época, chamado justamente de Emanuelle.
Atualmente a cadeira pavão é fabricada em vime, inspirada no rattan chinês, são leves mas resistentes. São vistas com mais frequência num tom de madeira natural, mas também podem ser finalizadas em branco ou tons pastel. Os designs modernos usam todos os tipos de materiais e diferentes tonalidades, que podem ir do preto ao neon.
A cadeira pavão ou Emanuelle pode ser usada de várias formas na decoração de casamento: na mesa da família, como cadeiras dos noivos ou em uma mesa exclusiva dos noivos. Além disso, existem infinitas possibilidades nos diferentes nichos do espaço do casamento, sendo atração nos lounges, em um photobooth e até mesmo na cerimônia, se o casal for mais ousado.
Letreiros de Neon
Fãs de carteirinha que nós aqui do Lápis somos de decoração de casamentos boho e folk, que tem o pezinho lá nos anos 70, lógico que também amamos tendências dos anos 80, como o letreiro de neon! Eles realmente conquistaram os corações dos noivos – e decoradores de casamento!
Os letreiros, que surgiram em desfiles, filmes e shows chegaram aos eventos particulares com sucesso e aos casamentos para deixar qualquer decoração mais descolada e com a cara dos noivos. Cheios de vida, coloridos, iluminados e muito originais, os letreiros de neon oferecem diversas possibilidades na decoração de casamento.
Eles podem exibir os nomes dos noivos, frases românticas, divertidas ou de efeito ou ainda celebrar o novo sobrenome do casal. O resultado é um cantinho cheio de significado no dia do SIM. O melhor de tudo é que o letreiro pode ser usado na decoração da casa nova depois, adicionando à decoração uma lembrança carinhosa e apaixonada de um dos dias mais felizes da vida do casal.
Não há nenhum tipo de restrição para usar letreiros de neon, o que deve ser levado em conta é que como ele brinca com um jogo de luz, é melhor colocar o letreiro onde haja menos iluminação, explorando o contraste com luz e sombra para criar o efeito desejado.
O letreiro tem que estar em harmonia com o resto da decoração de casamento também. Eles podem estar em vários ambientes e nichos diferentes, desde que combinem com o clima que vocês sonharam.
Ah, proporção é tudo nessa hora. É preciso cuidado para não abusar no tamanho e na quantidade de palavras. Como regra geral, o ideal é que a frase escolhida tenha, no máximo, cinco palavras.
Balões
Eles transmitem alegria, amor e encantamento. Sabe aquela memória emocional de quando éramos crianças e nos divertíamos com eles nos aniversários? Hoje eles são usados para muitas ocasiões além de festinhas infantis: de noivados, chá de panela, bar ou lingerie até o altar do casamento, existem inúmeras maneiras de usar balões na decoração de casamento de um jeito adulto e descolado para impressionar os convidados.
Balões são o cenário ideal para qualquer tipo de festa. As fotos ficam incríveis e é de deixar os convidados encantados. Com balões podem ser criados backdrops, arranjos de mesa, arranjos para mesa de bolo e arcos desconstruídos.
Os arcos desconstruídos podem ser instalados na porta de entrada, na mesa principal como decoração aérea, na área da cerimônia ou onde os noivos preferirem. Eles podem ser trabalhados com diversos outros materiais, como flores, folhagem seca, pintada ou natural, capim dos pampas, pintura à mão, tule, fitas, tassels, penas e franjas para dar harmonia na composição.
Misturar diferentes tipos de balões, como os pintados à mão, metálicos, foscos e brilhantes, com estampas ou mesmo colocar elementos dentro dele (folhas, papel picado, etc.) deixa a decoração de casamento mais interessante.
O maximalismo
O número de convidados pode estar menor, mas isso não significa uma decoração mais singela.
A decoração de casamento de grandes dimensões está chegando aos poucos. Tudo começou com os balões gigantes, depois pontos focais como as instalações florais- que mencionamos no nosso post de tendências para 2019.
Se este foi o ano das bombas de fumaça, espere ver paredes inteiras de balões e murais enormes – todos cuidadosamente escolhidos para fornecer ótimos cenários e backdrops para as fotos dos convidados. Veremos também muitos arcos florais e displays suspensos impressionantes.
Ecologia e Sustentabilidade
Não é novidade que decoração de casamento causa um desperdício enorme e tem alta pegada de carbono, portanto, há uma necessidade imediata de adotar mais ideias de decoração ecológicas e tornar os casamentos mais sustentáveis, mesmo que em pequenos gestos.
Os Ecoweddings são uma maneira nova e permanente de ver os casamentos. A ideia vem de uma consciência eco-planetária, de um cuidado com a terra e com os danos causados nela, partindo do pressuposto de que cada pequena ação praticada por nós gera um grande impacto futuro. Quando escolher os itens do seu casamento, pense em alternativas e evite excessos.
Assentos alternativos
Estamos vendo casamentos ganharem ambientes um pouco mais descontraídos quando se trata de gastronomia e assentos.
As opções para assentos tendem a seguir a mesma linha, mais relax tanto na cerimônia quanto na recepção, com cadeiras tradicionais abrindo espaço para mais sofás, bancos, almofadões em tapetes no chão e até mesmo lounges esculpidos na areia, tudo para o quê dê uma vibe bem descontraída na decoração de casamento.
A ideia é misturar e combinar peças de móveis para criar um espaço único, aconchegante e com a carinha do casal.
A natureza invadindo a recepção
Casamentos ao ar livre são fantásticos, mas nem sempre o clima colabora, ou o espaço fica localizado em um centro urbano. A alternativa é trazer a natureza para dentro!
Essa tendência vai além das flores típicas na decoração de casamento. A vegetação customizada provavelmente substituirá trará árvores para o interior e paredes inteiras de vegetação, além de vasos e arranjos suspensos. Tudo isso para que os convidados se sintam em verdadeiras estufas de jardins botânicos ou matas tropicais.
Iluminação Encantadora
O que é um casamento sem iluminação ambiente, né meninas? Ela é uma das principais tendências de casamento do ano. Quando o sol se põe, as luzes acendem, seja para uma recepção de casamento interna ou ao ar livre, e as luzes podem definir o tom e o humor da noite.
Como os casais estão dizendo SIM em locais menos convencionais, como cervejarias, restaurantes, jardins e celeiros, eles precisam usar uma fonte de luz customizada na decoração de casamento para definir o clima da celebração.
Explore diferentes maneiras de integrar a iluminação de uma maneira única. De lâmpadas Edison a mini abajures, e de lustres vintage a velas, passando por fios de luz e fairy lights. Existem várias maneiras diferentes de dar um toque de brilho mágico e romântico na noite da sua recepção.
Salada de Frutas
Por causa do forte tropicalismo que está invadindo a decoração de casamento, as frutas vêm sendo cada vez mais usadas como elemento-chave. Versáteis, elas combinam com os mais diferentes estilos de festa: do industrial ao minimalista, e nos diferentes ambientes que se pode imaginar, como praia, cidade ou campo.
Imagine uma mescla charmosa com frutas e flores, galhos, ramos e folhagens, ou ainda combine os elementos com pratarias, porcelanas ou deixe os arranjos bem orgânicos soltos nas mesas, deixando o ambiente com uma cara de casa da avó ou uma pintura renascentista.
Qualquer tipo de fruta pode ser usada para compor a ambientação da recepção. As uvas e limões sicilianos, por exemplo, ajudam a dar um clima romântico com ares de Toscana ao casamento.
Já limão, abacaxi, coco, cacau e laranja garantem um estilo tropical, enquanto pêssegos, frutas vermelhas, figos e maçãs caem como uma luva em decorações mais românticas e rústicas com ar de floresta encantada.
Altares geométricos
As linhas limpas e formas geométricas para o arco tradicional para casamento estão em alta. O altar de casamento podem assumir muitas formas e tamanhos diferentes, e as formas geométricas vieram para ficar.
Você pode ver a geometria em todos os lugares, incluindo vários itens de casamento- do convite até os centros de mesa. No Pinterest, temos uma pastinha só com decoração geométrica para casamento.
Ele se encaixa em muitos estilos: boho, moderno, minimalista, rústico, urbano, etc. Essas peças centrais geométricas podem ser feitas em diversas formas, tamanhos e cores, e diferentes materiais também podem ser usados deixando a decoração de casamento única.
Upcycling
A definição de upcycling, também conhecida como reutilização criativa, “é o processo de transformação subprodutos, resíduos, produtos inúteis ou indesejados em novos materiais ou produtos de melhor qualidade ou com maior valor ambiental.
Fazer upcycling é uma maneira de processar um item para torná-lo melhor e mais valioso do que o original. Para isso, não se desmonta ou destrói os materiais. A ideia é transformar o item existente, como por exemplo cortar uma calça de couro para transformá-la em shorts e aplicar novos detalhes como studs ou bordados.
Outros exemplos incluem usar lenços vintage de tecido para imprimir o convite de casamento, fazer sacolas como lembrancinhas de velas de barcos ou ainda usar esquadrias de janelas de vidro para escrever sinalizações na decoração de casamento.
10 Temas de Decoração de Casamento que Moram em Nossos Corações
Todo ano surgem mudanças em temas queridinhos que dão um UP e deixam as decoração de casamento com uma aparência mais moderna. Do deserto chique à opulência tropical, esses estilos todos se intercalam, combinam e se misturam uns nos outros.
1. Moho
O Boho, com o passar dos anos, foi evoluindo para ficar atual e acompanhar as vontades dos noivos. O Moho – abreviação de Modern Bohemian– é o resultado dessa transformação.
A principal definição de Moho é que ele é uma nova abordagem do Boho, que está evoluindo usando elementos etéreos e abstratos; com a adição de muitas cores vibrantes e linhas modernas harmonizadas e criando contrastes com o aspecto rústico do Boho. Portanto, nada de tons nudes e areia na decoração de casamento. Essa a reinvenção veio para elevar algo desatualizado com um toque urbano e atual.
Cores vibrantes são essenciais para o estilo Moho. Elas criam um visual moderno e urbano, mas também, ao mesmo tempo, de uma elegância descontraída.
Pense nas flores e folhagens pintadas com spray colorido para dar um efeito ainda mais exuberante nas decorações de casamento que já andaram pelo blog. A diferença está na escolha das cores, muito mais vibrantes para os próximos anos.
2. Deserto Chique
O deserto chique é um tema perfeito para as noivas boho e folk que desejam adicionar elegância a uma paisagem mais árida- esse tipo de decoração de casamento é ideal para celebrações na praia ou na floresta.
Este tema visa realçar o ambiente natural com cores que o complementam ou se destacam criando um contraste aconchegante. É mais inspirado na pegada urbana, mas com uma sensação totalmente orgânica.
3. Marrocos
O Marrocos como decoração de casamento está em alta há muito tempo, e deve continuar na lista dos temas mais inspiradores! Ele anda de mãos dadas com o boho e o folk, afinal nasceram juntos lá nos anos 70.
A melhor parte de escolher um tema marroquino é que você pode usá-lo ao máximo ou mantê-lo sutil. O Marrocos minimalista ainda é ideal para casais que querem um tema sem ficar caricato.
4. Elegância minimalista
Pense em cenários elegantes como uma vinícola, um destination wedding no jardim de um castelo ou mesmo um deck na praia de frente para o mar.
Esses cenários não precisam de decoração de casamento suntuosas. Vamos ver mais decorações de casamentos e trajes (para convidados) em branco- os famosos casamentos all white– e peças decorativas centrais impactantes e clean: o que chamamos de elegância sem esforço.
5. Wanderlust (desejo de viajar)
Ahhh, destination weddings! Não tem como não amar, né? Mas esse tema não é sobre decoração inspirada em viagens. O Wanderlust não tem nada a ver com decoração de casamento, e sim com cenários épicos.
Pense em casamentos em falésias, com vista para montanhas ou no coração das ruas de uma cidade. Nós já andamos mostrando muitas inspirações de ensaios e casamentos aqui no blog.
O Wanderlust fala da tendência de experiências inesquecíveis sobre tudo o que é material, que está crescendo em todos os aspectos da vida e definitivamente está produzindo alguns casamentos de arrancar suspiros.
6. Rock’n’ Roll
Casamentos retrô e com uma vibe vintage ainda fazem muito sucesso. Além dos anos 50 e 60, as cores e a psicodelia dos anos 70 entram em cena, cortesia dos casamentos boho e folk que tanto amamos e também são inspirados nessa época.
Além das paletas de cor retrô, os noivos combinam decoração de casamento vintage e country, detalhes em couro e elementos clássicos da época para evocar esta era da música.
7. Opulência Tropical
A opulência tropical é uma tendência de decoração de casamento que não para de crescer e até ganhou um apelido fofo da nossa parte: tropulência! Mas o que isso significa? É o tropicalismo com toques luxuosos.
Enquanto a sensação orgânica e natural dos casamentos tropicais boho nunca sairão de moda, a opulência tropical dá um passo para frente com detalhes metálicos, flores exuberantes e texturas luxuosas.
8. Japão Dinamarquês (Japandi)
Mesmo separados por um continente inteiro, os designs japoneses e escandinavos combinam o amor pela simplicidade, texturas aconchegantes e materiais naturais.
Você com certeza já ouviu falar do termo “hygge”, né? É a palavra dinamarquesa que descreve a sensação caseira de aconchego, bem-estar e contentamento (se pronuncia Hüga em português). Sabe o significado da palavra “saudade”, que não tem um termo específico em outras línguas? Hygge é a mesma coisa.
Sua tradução na decoração da casa é toda de linhas limpas, madeira natural branqueada, com tecidos e mantas aconchegantes. O minimalismo japonês casa perfeitamente com essa tendência, com seus tons neutros e vontade de encontrar beleza na imperfeição -o wabi-sabi. Nesse conceito, “wabi” remete ao que é rústico e “sabi” remonta ao tempo e de como ele traz marcas, que têm sua beleza.
A textura é tudo, usada com cores suaves para criar um design limpo e descontraído. Tudo feito à mão também é um dos principais valores desta tendência.
Na decoração do espaço do casamento, adicione textura e estampas. Isso pode acontecer nos vasos e centros de mesa, alcançando um toque orgânico com passadeiras ou toalhas de mesa de linho ou algodão combinados com louças naturais e pratos de cerâmica rústicos.
Os arranjos de flores são claros e arejados. Dá para colocar vasos em estruturas metálicas altas ou usar blocos de acrílico para criar profundidade e pontos focais.
9. Casa de fazenda moderna
Queridinho aqui no Lápis, o tema casamento rústico nunca vai ficar velho e fora de moda por que existem muitas variações para mantê-lo sempre moderno e contemporâneo. Essa nova versão sobre o tema é sobre informalidade, amizade e compartilhamento em um ambiente descontraído.
Linhas limpas, clean e contrastes entre materiais são a chave do sucesso nesse tipo de decoração de casamento. Objetos com design moderno (como as cadeiras Ghost de acrílico) e arranjos florais mais conceituais adicionarão texturas interessantes em oposição às arquitetura rústica do espaço.
O mesmo se aplica à festas ao ar livre onde a exuberância da natureza vai ganhar ainda mais destaque.
10. Biofilia (amor por plantas)
A nossa conexão com a natureza está mais forte do que nunca, como já falamos nos tópicos acima: ao ficarmos dentro de casa, começamos a olhar para as plantas com outros olhos. É um tal de dar busca de como fazer horta caseira, de como plantar suculentas e trocar mudinhas com amigos que não tem mais fim.
Você sabia que incorporar a natureza em nosso meio ambiente é considerado uma forma de reduzir os níveis de estresse e pressão arterial, enquanto aumenta nosso bem-estar mental e criatividade?
A arquitetura biofílica está em alta: bio = natureza e philia = amor. A biofilia, aplicada na paisagem de espaços construídos ou mesmo em ambientes públicos, pode gerar uma sensação de acolhimento no usuário por meio da percepção olfativa, tátil, sonora e visual criando uma relação de pertencimento com o lugar.
Alinhada à tendência de maximizar a decoração (você leu lá atrás), a folhagem, além de uma maneira barata de criar belos arranjos decorativos, traz a natureza para os ambientes fechados. Já estamos vendo muitas paredes verdes como backdrop em decoração de casamento, né?
Com as plantas sendo o ponto focal da cor da sua decoração, o resto dela pode manter uma paleta de cores neutra. Adicionar instalações e objetos geométricos podem criar um contraste interessante.
Quer montar a sua Decoração de Casamento, seja qual for o estilo? Conheça nossos fornecedores
O Lápis de Noiva seleciona os melhores profissionais do mercado para te ajudar a realizar o casamento dos sonhos! Fazemos uma curadoria cuidadosa para nos certificar que os serviços são de alta qualidade e de confiança, assim o seu planejamento fica bem mais leve.
Clique aqui para conhecer os nossos fornecedores de decoração de casamento favoritos! Agora que você já sabe tudo sobre decoração de casamento, já escolheu o estilo que tem tudo a ver com você?