Tudo o que você precisa para casar

ícone

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Guia Rápidos

87 Dicas de ouro para economizar no seu casamento

Casamento barato é uma utopia? Bom, vai depender do que é barato para vocês. Mas uma coisa podemos dizer com certeza: dá SIM para economizar no casamento, e hoje você vai ver como é possível organizar um casamento mais econômico.

 

como economizar no casamento

 

O desafio de um casamento econômico que caiba no bolso

A gente sabe bem aqui no blog que a coisa que mais atormenta os casais que decidiram se casar (especialmente neste momento de pandemia do COVID-19) é o quanto irão investir no evento, não importa qual é o tamanho- do elopement wedding a uma festa grande para mais de 150 pessoas e o tipo e estilo de casamento escolhido. Por mais simples que possa ser a celebração, tudo que gira em torno de um casamento tem um custo, e logo vem a pergunta: “por onde e como economizar para casar?”.

O budget disponível para dizer SIM pode causar muita ansiedade entre os casais que não querem abrir mão de seus sonhos, mas ao mesmo tempo possuem um orçamento limitado. Fazer um casamento barato e econômico não quer dizer abrir mão da qualidade, mas sim achar meios de viabilizar o que é importante com os recursos disponíveis.

Por isso, vamos trazer detalhadamente abaixo, algumas dicas de ouro para você colocar na ponta do Lápis e te ajudar a  entender o que é possível economizar em um casamento. Bora lá?

 

Clique aqui para comprar o Planner do nosso Casamento! Um Planner de Casamento Prático, Bonito e Completo para te ajudar na organização do casamento! 

 

casamento barato
Kadi Tobin Photography

 

7 Passos para Definir o Orçamento e Entender como Economizar no Casamento

 

1. Casamento econômico depende de prioridades.

Reservem uma horinha do dia para falar exclusivamente do orçamento, sem grandes interrupções. Assunto chatinho, mas não vai ter como fugir dele. Hoje é muito comum os noivos arcarem com todos ou a maioria dos custos. No momento em que você pisar no altar, tudo, tudinho mesmo, deverá estar pago.

Fale com seu amor sobre quais são as prioridades. Antes de entrar em números, é preciso determinar o que é mais importante para vocês dois no dia do casamento. Prioridades diferentes têm etiquetas de preços diferentes. Com base nessas prioridades, elabore um rascunho de orçamento inicial usando nossa planilha gratuita de planejamento financeiro de casamento, com foco nas coisas mais importantes. Se organizem para economizar uma porcentagem da renda de cada um (10 a 20%) e fazer o fundo para o casamento. Depois pense no tamanho do casamento, pois o numero de convidados vai afetar diretamente o orçamento. Nós temos uma planilha para lista de convidados gratuita para te ajudar também, é só baixar aqui! Com estes pontos mais ou menos resolvidos, já vai dar para ter uma ideia um pouco melhor do que economizar em um casamento.

 

–> Dica do lápis: Faça bem as contas para economizar no casamento! O Lápis separou absolutamente TUDO o que você vai precisar para organizar o seu casamento dos sonhos do começo ao fim! Comece a economizar pro casamento com um monte de ferramentas e materiais gratuitos que tem neste post aqui.

 

casamento econômico
Ashley Caroline Photography

 

2. Invista em uma assessoria para reduzir gastos e ter um casamento mais barato.

O primeiro fornecedor a ser selecionado é a assessoria de casamento (o Lápis tem indicações ótimas aqui). Não é à toa que existe a expressão “profissão noiva” para quem decide encarar preparativos por conta própria. É um trabalho full time. Como vocês já tem um (trabalho), uma empresa de assessoria vai ser seu braço direito para fazer acontecer seu sonho. Estas empresas agem como maestros de uma orquestra, onde todos os fornecedores tem que estar bem afinadinhos para apresentar, no dia, uma sinfonia em perfeita harmonia.

Vocês podem achar que é um investimento bobo, que vocês mesmos podem organizar tudo, mas a assessoria vai chamar sua atenção detalhes que vocês nunca imaginariam, como por exemplo contratar geradores de emergência. Ela vai te indicar fornecedores com preço dentro de seu budget e que atenda suas expectativas, além de segurar a barra no pré casamento e no grande dia, caso algo saia do controle. Acreditamos ser um serviço essencial.

Antes de saírem por ai entrando em contato com fornecedores, dá uma lida no nosso post cheio de dicas para escolher o mais adequado para realizar seu sonho.

Conforme vocês peguem cotações de cada tipo fornecedor- sempre considerando pelo menos 3 diferentes- já dá começar a ajustar o orçamento inicial. Se vocês se apaixonaram pelo trabalho de um fotógrafo ou espaço para casamento no campo, para casamento na praia ou casamento na cidade e eles custam mais do que previam, vocês terão que gastar menos com outros itens, como gastronomia, despedida de solteira ou lembrancinhas de casamento, por exemplo. A ideia é que vocês fiquem abaixo (ou o mais próximo possível) do orçamento inicial.

 

Baixe GRATUITAMENTE a nossa planilha de planejamento financeiro para casamento

 

como economizar no casamento
Ashlyn Cathey Photography

 

3. Esteja preparada para imprevistos.

Calcule na planilha uma quantia extra para imprevistos. Sem a menor dúvida, vocês vão ter despesas invisíveis ao longo do caminho, especialmente à medida que o dia se aproxima. Economizar para casar começa em estar prevenido! Considere poupar de 2,5 a 5% de seu orçamento total para os eventuais imprevistos.

 

4. Quer um casamento barato? Então planeje-se com antecedência.

Antecedência é a alma do negócio! Esta é uma das principais dicas para quem quer saber como economizar pro casamento. Só com bastante tempo é possível se planejar para ir pagando os serviços e itens aos poucos, deixando o orçamento mensal do casal menos comprometido.

 

100% online, o Lápis te Ensina a Casar é um curso que vai te ensinar a realizar seu sonho sem passar perrengues ou estresse. Clique AQUI para se inscrever!

 

o que economizar em um casamento
Lorie Chambless Photography

 

 

5. Negociar é a chave para um casamento econômico

Aprenda a pechinchar. Negocie descontos para pagamentos à vista, ou tente parcelar no máximo de vezes possível. Para economizar no casamento, não tenha vergonha de pedir descontos. Mas muita atenção, desconfie de preços muito discrepantes. O barato pode sair muito caro!

 

6. Se jogue em promoções e condições especiais

Aproveite as promoções e não tenha preconceito. Num casamento econômico e barato, muitos itens podem ser comprados em liquidações, como o vestido de noiva, sapato de noiva e acessórios para cabelo, peças de decoração de casamento, lembrancinhas, etc. Também não tenha preconceito em relação ao lugar onde você vai comprar o que precisa. Sim, estamos falando da rua 25 de março e Bom Retiro em São Paulo e do Saara no Rio de Janeiro, por exemplo.

 

7. Confie nos seus fornecedores

Confie nos seus fornecedores para referências. Você pode apostar, a maioria dos fornecedores são amigos nos bastidores. Eles costumam trabalhar juntos e estão familiarizados com os estilos, preços e fluxo de trabalho de outros profissionais de casamento. Então, além de perguntar para os familiares e amigos, peça recomendações para fornecedores de casamentos também.

 

Elopement Wedding: saiba TUDO o que você precisa saber para fazer um casamento a dois inesquecível

 

Alyssa McElheny Photography

 

Por onde Começar a Economizar no Casamento?

 

Defina a data

Como o sábado é o dia mais popular da semana para casamentos, também é o mais caro. Os meses de primavera e outono também são considerados alta estação no mercado de casamento. Algumas dicas para te ajudar a escolher uma data para economizar no casamento:

  • Aproveite que no Brasil o inverno não é muito rigoroso, exceto na região Sul- mas adoramos quando a temperatura cai para curtir o friozinho é uma delícia!- para dizer SIM. Confiram todas as dicas que irão ajudar a aquecer ainda mais este dia especial AQUI.
  • Escolha um dia da semana, de segunda a quinta-feira, para economizar no casamento, tanto com o espaço como com os fornecedores. Os dias da semana são, em geral, menos competitivos e acabam sendo uma excelente pedida para quem busca um casamento barato e mais econômico.
  • Que tal um casamento com brunch num domingo de manhã? Casar no domingo, de manhã ou de tarde, pode ser mais incrível do que você imagina!

 

Baixe gratuitamente nosso e-book “Decoração do Lápis: o guia de decoração de casamento dos sonhos” AQUI!

 

Carley Jayne

 

Defina o local

  1. Se vocês não quiserem abrir mão de realizar a cerimônia em uma igreja, afinal, sentir o coração bater mais forte quando as portas da igreja se abrem e seguir em direção ao altar para encontrar com o amor de sua vida é o sonho de muitas noivas. fuja das mais famosas. Procure capelas e igrejas de bairro menos conhecidas. Ahhh, dá só uma lida no nosso post sobre decoração de igreja que tem dicas lá para economizar também!
  2. Uma das melhores soluções para um casamento mais barato é fazer a cerimônia civil, religiosa e a recepção no mesmo local. As vantagens são muitas, entre elas economizar com a decoração e o deslocamento de fornecedores e convidados, entre outras.
  3. O que não falta é opção de espaço intimista para vocês explorarem e escolher: se o sonho é se casar numa cerimônia ao ar livre– não interessa se é no campo, na praia, no jardim de casa ou de um castelo num destination wedding, ou no rooftop em um centro urbano, você já tem uma vantagem bem econômica: o pano de fundo exuberante! Esse contato com a natureza ou toda a arquitetura da cidade, o concreto, os muros grafitados e as ruas das metrópole vão ajudar a economizar na hora de fazer a decoração.

Outra opção charmosa é fazer um elopement wedding ou um casamento em casa. A ideia de celebrar um casamento super acolhedor e cheio de significado e a intimidade gerada pela casa da família é indescritível e muito pessoal. Mas a casa de família não é a única opção, os noivos podem escolher a casa de amigos ou até mesmo alugar uma para a ocasião.

  1. All inclusive é uma expressão mágica e perfeita para quem quer saber o que economizar em um casamento! Os espaços que oferecem pacotes com tudo incluído tem muitas comodidades e serviços além do lugar em si, como assessoria, buffet, decoração, bebidas, equipe, bolo e muito mais.
  2. Já pensaram em considerar aquele bistrô charmoso ou café que vocês frequentam? Pense também em áreas públicas, como parques da cidade, e organize um piquenique de casamento!

 

Quer saber como planejar um casamento virtual com transmissão ao vivo? O Lápis te conta aqui!

 

dicas de como economizar no casamento
Chloe Ramirez Photography

A lista de convidados em um casamento econômico

A lista de convidados de um casamento é um assunto delicado, mas é extremamente necessário. Vocês precisam saber quantos convidados terão para fechar o lugar, contratar o buffet, enfim, para estipular o orçamento como um todo. Qualquer fornecedor vai precisar saber este número para poder passar um orçamento correto.

Vamos dar um exemplo: Imagine que o orçamento do buffet é de R$ 150 por pessoa. Se 10 pessoas a mais forem celebrar com vocês, a soma vai ser de R$ 1500 a mais, sem contar mais mesas para acomodar estes convidados, toalhas, pratos, arranjos, doces em geral e lembrancinhas.

Se o assunto não for conversado de forma aberta entre vocês dois, com diplomacia e paciência, algumas brigas e desentendimentos podem acontecer, principalmente na hora de cortar pessoas para reduzir os gastos. Nem precisamos dizer que uma lista de convidados menor = a casamento mais barato.

Convide somente as pessoas mais importantes de suas vidas, como familiares e amigos próximos. Uma das grandes tendências do momento é o micro wedding, mas nada impede que você escolha fazer um mini wedding também. Na maioria das vezes, para um casamento intimista você vai precisar de um orçamento menor e vai ter menos trabalho – e além disso tem bônus inestimável: vai poder dar muito mais atenção para aqueles convidados especiais no grande dia!

 

Tudo o que você precisa saber para montar uma lista de casamento sem estresse, e com planilha de convidados para baixar GRATUITAMENTE!

 

casamento barato como fazer
Andrew Edwards

 

Reaproveite, recicle, reuse para ter um casamento barato.

Invista em opções sustentáveis. Pense em como você pode reutilizar alguns itens que já foram importantes para outros casais, como por exemplo, seus pais. Já pensou em reformar o vestido de noiva de sua mãe? Além de economizar bastante com uma estilista ou costureira, você ainda estará trazendo a tona uma linda recordação. Ao planejar um casamento barato e econômico, considere sempre os 3 Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Para economizar no casamento e ajudar a diminuir a pegada de carbono no planeta, siga nossas dicas no post super completão sobre casamento sustentável. As opções sustentáveis vão ajudar a diminuir os custos finais em vários itens do casamento, do convite e decoração até as lembrancinhas!

 

Quer fazer um casamento sustentável? Leia nosso guia completo para um casamento consciente e com propósito AQUI antes!

 

casamento econômico dicas
Barbara Rahal

 

Projetinhos DIY ajudam a ter um casamento econômico

Aqui é o momento de deixar suas ideias aflorarem, de colocar não somente a mão na massa, mas todo o seu sentimento dentro de cada coisinha que você for criar. Que tal fazer o seu próprio sousplat de macramé? E as lembrancinhas dos convidados, ou arranjos de centro de mesa? Também é possível fazer muitos itens de papelaria, como convite, save the date, placas divertidas, menus de mesa.

Mas cuidado! Para fazer alguns itens do seu casamento, é necessário ter tempo, paciência e planejamento (além de talento, é claro!)… Fiquem de olho porque muitas vezes o barato pode sair bem caro.

 

Só o Lápis para te contar 12 dicas preciosas para escolher os fornecedores de casamento!

 

lembrancinhas casamento econômico
Brandi Potter

 

Quem tem amigos, tem tudo!

Pois bem, esta frase é muito comum mas faz todo sentido quando precisamos daquela ajudinha para organizar um casamento barato e econômico. Quer economizar com um celebrante por exemplo? Por quê não convidar aquele seu amigo que fala super bem e conhece o casal como ninguém? Com certeza será muito mais emocionante. Mas lembre-se de solicitar à sua assessora um roteiro simples para que ele não esqueça de nada que seja essencial neste momento da celebração. Com certeza alguma tia ou amiga adora fazer docinhos deliciosos, porquê não pede um orçamento a elas com os sabores de docinhos que deseja. E aquele amigo que é criativo em designer, vídeo…talvez eles adoraria ser convidado para criar a identidade visual do seu casamento, ou ainda, queira presentear os noivos com a retrospectiva.

 

Foi convidada para um casamento? Montamos um guia prático com as principais dúvidas sobre vestidos de festa para madrinhas e convidadas para você arrasar!

 

casamento barato dicas
The Great Romance Photo

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.


 

Ainda não Acabou!

Tem Mais 67 Dicas Práticas para um Casamento Barato & Econômico!

 

Os convites e papelaria para um casamento econômico & barato

Nos já tínhamos comentado no nosso post sobre casamento sustentável sobe algumas alternativas para diminuir o uso de papel no casamento. Dos convites de casamento a menus e tags de lembrancinhas, a quantidade de produtos de papel usados em um casamento é muito grande e consequentemente, o custo.

  1. Reduzir o número de itens impressos necessários é um bom começo no que economizar em um casamento. Escolha um ou dois que você faz questão, como o convite, e abuse da internet. O save the date digital está cada vez mais comum, e fazer um site de casamento para colocar todas as informações pertinentes ao melhor dia da sua vida também. Os convites digitais vêm numa ampla variedade de designs elegantes e também são ecológicos. Para menus e orientações do espaço no dia do casamento, prefira espelhos ou lousas que podem ser usados novamente depois, isso vai te ajudar na hora fechar a conta do seu casamento barato.
  2. Montem vocês mesmos e enderecem seus próprios convites de casamento, especialmente se você tiver uma boa caligrafia. Dá, inclusive, para pedir ajuda aos amigos próximos ou familiares.
  3. Se você sonha com um convite impresso, opte por um papel mais simples e escolha um modelo menor e mais leve para um casamento econômico. Isso contribui para baratear o envio pelo correio.
  4. Optar por um fornecedor de convites de casamento on-line pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro (e tempo) nos convites.
  5. Quanto mais itens personalizados, maior será o custo da papelaria de casamento. Elimine tags e customizações desnecessárias se deseja economizar para casar.
  6. A impressão de convites precisa ser levada em consideração. A quantidade, cores, efeitos e tipos de papel acrescentam muito no valor da impressão. Um convite minimalista e clean vai ajudar a economizar no casamento.
  7. Se a ideia é realizar uma cerimônia intimista com poucos convidados, pode-se eliminar os custos de envio ao se entregar pessoalmente cada convite.

 

Já escolheu o convite do seu casamento? Clique aqui para ler o nosso super guia sobre o assunto

 

 

A decoração e flores para um casamento econômico & barato

  1. Substitua variedades de flores caras por outras com preço melhor na hora de pensar na decoração do seu casamento barato e econômico. Flores grandes como hortênsias e girassóis significam que você só precisa de algumas hastes para fazer um arranjo inesquecível. Além delas, o mosquitinho como principal atração floral está de volta! O segredo para a decoração de casamento com mosquitinho e deixar seus convidados sonhando acordados com esse dia é: quanto mais, melhor. Estamos falando de uma explosão de mosquitinhos, o suficiente para formar enormes buquês compactos em forma de nuvens mesmo. Isso vale tanto para a flor em estado natural, branquinha, como para as secas e tingidas. Invista em cores alegres e vibrantes na decoração de casamento!
  2. Compre objetos de decoração depois de dias festivos, como Natal, Carnaval, dia das Mães, etc. Após os feriados as lojas colocam o estoque em promoção. O mesmo acontece nas mudanças de estação.
  3. Compre flores locais e na estação. Isso garantirá os botões mais frescos e mais baratos. A outra opção é escolher entre flores amplamente disponíveis durante todo o ano, como rosas, lírios e orquídeas. Se o fornecedor for local, também economizará nos custos de transporte.
  4. Opte por arranjos sem espuma floral. A espuma floral é essencialmente plástico, portanto nem precisamos falar que é péssima para o meio ambiente, né? Existem vários truques para que os arranjos tenham durabilidade e forma, leia nossas dicas aqui!
  5. Considere uma decoração sem flores. Greenery é uma palavrinha cheia de possibilidades. As folhagens verdes ficam lindas e estão em alta!
  6. Ainda falando de decoração sem flores, experimente adicionar livros, objetos de decoração, velas, fotos ou outros elementos não florais ao seu grande dia. Pensando mais além, por que não usar arranjos de balões? Os balões devem seguir a paleta de cores para casamento escolhida pelo casal. Eles fazem o cenário ideal para qualquer tipo de festa. As fotos ficam incríveis e é de deixar os convidados encantados.
  7. Crie somente um foco central daqueles beeem UAU para ser a maior atração da cerimônia e/ou festa. Ao invés de muitos arranjos pequenos espalhados que passarão despercebidos, faça uma instalação grande e que pode ter varias funcionalidades, como por exemplo um altar geométrico que pode virar um backdrop. Outra sugestão é alugar duas poderosas cadeiras pavão que dão imagens lindas no álbum e compõem o cenário de maneira exuberante.
  8. Adicione frutas na decoração de casamento. Adote uma abordagem orgânica e crie peças centrais com frutas frescas que com certeza vão trazer um charme muito especial para o seu casamento barato e econômico.
  9. Adicione elementos secos (tingidos ou não): capim dos pampas – chique e de encher os olhos, galhos, folhagens e flores secas. É uma das tendências que andamos vendo bastante ultimamente em uso exclusivo ou com mistura de elementos frescos. Uma grande vantagem é poder reaproveitar estes elementos na casa nova depois!
  10. Troque os arranjos de centro de mesa por plantas em vasos. Organize grupos de vasos em alturas variadas para um efeito com mais profundidade e crie perspectivas interessantes.
  11. Escolha, entre os temas de decoração de casamento que o Lápis ama, o mais minimalista de todos: o Japandi, um mix de design hibrido japonês e escandinavo. Os designs japoneses e escandinavos combinam o amor pela simplicidade, texturas aconchegantes e materiais naturais. A simplicidade está no centro de ambos. Na verdade, no Japandi o menos é mais e a decoração com peças sem funcionalidade não tem lugar. Leia tudo sobre essa tendência AQUI.
  12. Opte por mesas comunitárias. Assim, é possível economizar com a decoração de centros de mesa.

 

Baixe gratuitamente nosso e-book “Decoração do Lápis: o guia de decoração de casamento dos sonhos” AQUI!

 

decoração casamento econômico
Carlie Statsky

 

 

O buffet & bebidas para um casamento econômico & barato

  1. Saber o mais aproximadamente possível o número de convidados evita desperdício e consequentemente, economiza dinheiro.
  2. Pense no cardápio de acordo com o horário do casamento.  Casamentos ao nascer do sol pedem um café da manhã caprichado. Para cerimônias na parte da manhã, que tal um investir num casamento tipo brunch? Almoços, chás da tarde e coquetéis são outras opções que tem menu mais de casamento barato.
  3. Se o casamento for no final da tarde ou a noite, uma boa alternativa é o coquetel, um buffet de pequenas porções, ou finger food.
  4. Crie um tema gastronômico que tenha a ver com a história dos noivos, como por exemplo um menu estilo boteco, food trucks, um rodízio de pizzas, etc.
  5. Escolha ingredientes da estação e locais no seu casamento econômico. Assim como as flores, os produtos agrícolas são mais baratos quando estão na estação. Usar ingredientes locais e sazonais é revigorante. Há uma maior conscientização sobre a agricultura sustentável e o desejo de oferecer aos convidados uma autêntica experiência da fazenda à mesa.
  6. Usar ingredientes locais também é uma maneira adorável de mostrar uma gastronomia regional exclusiva do destino escolhido para dizer SIM. Por exemplo, para um casamento em Minas Gerais, você pode optar por incluir uma seleção de queijos canastra, reinterpretar um leitão à pururuca ou vaca atolada e fazer uma ilha de doces típicos da região. Quanto mais regional, mais interessante e econômico!
  7. Se vocês decidirem oferecer um jantar, reduzam a quantidade de itens servidos no coquetel de entrada. Muitos casais acham que uma infinidade de canapés é mais barato do que uma refeição, mas muitas vezes não é o caso. Os petiscos em grandes quantidades demandam tempo para fazer. Podem também optar por diminuir o tempo de coquetel e, consequentemente as quantidades, e partir logo para o buffet.
  8. Ofereçam apenas uma opção de entrada e duas opções de prato quente, uma carne e uma opção vegetariana/vegana.
  9. Uma linda e apetitosa mesa pastoral pode ser uma ótima pedida para substituir os canapés ou mesmo a entrada. Saiba mais sobre elas AQUI.
  10. Bebidas destiladas e champanhe encarecem o orçamento. Opte por uma variedade maior de bebidas não alcoólicas, como sucos, águas perfumadas, refrigerantes ou bebidas quentes.
  11. Em vez de um bar completo com uma dúzia de destilados caros, sirva apenas cerveja, caipinha e vinho.
  12. Opte por um coquetel exclusivo dele e dela e ofereça-o durante a hora do coquetel, depois mude para cerveja e vinho na recepção.
  13. Compre somente metade das bebidas e peça a outra metade em consignação. Caso sobrem garrafas fechadas (o que seeeeempre acontece) você poderá devolvê-las, pagando somente pelo que usou.
  14. Não há necessidade de servir champanhe na hora do brinde, ele pode ser feito com a bebida que cada um estiver bebendo na hora.
  15. Deixe a Veuve Clicquot pra lá e opte por um dos primos mais baratos da champgne: prosecco, cava ou outro vinho espumante.

 

Cortejo de casamento! Confira AQUI a ordem de entrada e de saída na cerimônia de casamento.

 

buffet para casamento barato
Love Me Do Photography

 

O bolo e docinhos para um casamento econômico & barato

  1. Já andamos vendo uma tendência nos casamentos reais aqui do Lápis: muitos noivos optaram por não ter bolo de casamento no grande dia, somente docinhos.
  2. No lugar do bolo, por que não comprar ou fazer várias dúzias de cupcakes, tortinhas de sabores variados ou donuts, e colocá-los na mesa de doces?
  3. Encomende um bolo pequeno. Este lindo bolo de uma camada servirá para aquele momento fundamental da decoração da mesa de bolo e da hora do corte com os noivos e, em seguida, sirva um bolo de corte (escondido na cozinha) para que todos possam comer uma fatia.
  4. Mantenha os enfeites mínimos. Quanto mais ornamentada for a decoração do seu bolo (flores, pinturas, frutas, topo de bolo, etc.), mais caro ele será.
  5. Escolha flores frescas. As flores de açúcar são super caras porque são mini esculturas de flores. Opte por flores frescas, mais acessível para o bolso.
  6. Uma opção mais em conta para ficar na mesa é o bolo fake, todo decorado com a carinha dos noivos. O bolo servido aos convidados será o de corte.
  7. Não encomende o bolo com recheios exóticos, com frutas vermelhas e/ou oleaginosas.
  8. A mesma dica serve para os docinhos. Estes ingredientes são mais caros e isso vai refletir no custo final.
  9. Limite a variedades de doces.

 

Topos de bolo de casamento: clique aqui para saber como escolher o cake topper que tem sua carinha!

 

curaçao decorações
Daniel Okuyama

 

O look da noiva

  1. Defina um orçamento geral do quanto você pode gastar com o vestido de noiva. Com o valor mais ou menos definido, você não vai se deixar apaixonar por um vestido de noiva que você simplesmente não pode pagar. Outra coisa que precisa separar é o valor que vai separar para pagar eventuais alterações, não esqueça!
  2. Fique atento às ofertas (e vendas) nas mídias sociais! Siga suas marcas de vestido de noiva favoritos nas redes sociais para saber mais sobre ofertas, liquidações, venda de amostras e outras promoções.
  3. Faça parte de comunidades, grupos e classificados de noivas. Você pode encontrar um vestido, acessórios para cabelo ou véu de noiva dos sonhos usados e em excelente estado, por um preço bem mais acessível.
  4. Aproveite as liquidações de final de estação e dias festivos para comprar o sapato de noiva e outros acessórios como colares, brincos, anéis e pulseiras.
  5. Pegue emprestado. Abuse do “something borrowed” (algo emprestado) para usar aquele brinco da sua amiga ou tia e outros detalhes que forem importantes no seu look!
  6. Compre um vestido de noiva second-hand, usado com modelo atual ou um vestido vintage (com 20 anos ou mais de idade) que também são considerados usados ou second hand. A grande vantagem deles é que foram feitos com material de qualidade incrível- imaginem a seda pura, bordados e a renda das décadas passadas- e construídos com perfeição, tanto que, se eles fossem feitos hoje, custariam uma pequena fortuna. Vintage também inclui os vestidos de haute couturede designers famosos, por preços muito reduzidos. Ao escolher um vestido vintage você ganha muita qualidade por uma porcentagem do valor real.
  7. Escolha um vestido que você possa usar depois em outras ocasiões, como, por exemplo, um vestido curto ou que você usaria no casamento civil.
  8. Investir dinheiro para comprar um vestido e usá-lo somente vez pode ser uma grande despesa desnecessária. Uma forma de economizar é alugar o vestido de noiva. Para as noivas que não querem uma peça já usada, pode-se optar pela primeira locação.
  9. Quer um modelo exclusivo e sustentável? Aposte no upcycling e customize o seu vestido! Nós temos um post onde contamos tudo sobre essa tendência. As possibilidades para modificar um peça são infinitas e para escolher o vestido de noiva ideal vai depender do estado dela, do gosto e do biotipo da noiva. O upcycling é mais do que uma tendência, é uma necessidade para a conscientização de um consumo circular, onde todos podem e devem ser protagonistas em busca de um futuro mais sustentável e de uma economia mais justa.
  10. Reserve uma quantia para cabelo e maquiagem, afinal seu look e as fotos dependem disso. O penteado de noiva e maquiagem são mais do que apenas serviços; eles são uma experiência no dia do seu casamento. Faça o orçamento para cabelo e maquiagem de noiva com antecedência.

 

Dica do Lápis: Baixe o nosso e-book “Vestido de Noiva: o guia completo para fazer a escolha perfeita” e escolha o vestido de noiva que tem sua carinha.

 

 

Fotografia, vídeo e música para um casamento econômico & barato

  1. Dê oportunidade a profissionais iniciantes. As taxas cobradas pelos fotógrafos de casamento podem variar muito, e uma maneira segura de economizar algum dinheiro é procurar novos talentos. As mídias sociais são um ótimo recurso de pesquisa para fotografia de casamento; além disso, fotógrafos experientes também podem recomendar alguém promissor em seu mercado com quem costumam trabalhar. Eles geralmente compartilham um estilo de fotografia semelhante, mas a um preço mais acessível.
  2. Com certeza seus convidados também vão registrar momentos no dia do casamento. Os cliques espontâneos ficam incríveis com o avanço da tecnologia dos smartphones, e estas imagens podem até entrar para o seu álbum. Crie uma hashtag para as pessoas compartilharem nas redes sociais esses momento especiais.
  3. Se não der para encomendar o álbum, tudo bem. Dê preferencia para a contratação de fotos e vídeo, já que o álbum pode ser encomendando mais para frente, depois do casamento e das dividas pagas.
  4. Se o seu sonho é ter música ao vivo, contrate uma banda menor. Quanto menos pessoas na banda, menos deslocamento, alimentação e equipamentos você precisará pagar.
  5. Contrate um DJ. Escolha um DJ de casamento com um ótimo pacote que tem tudo incluído que possa estar presente desde a cerimônia até o coquetel e a recepção. Normalmente, são mais baratos do que músicos ao vivo e podem fornecer de tudo, desde serviços de MC e DJ até design de iluminação simples. Peça ao DJ para incluir na playlist músicas que façam parte da história dos noivos em todas as suas fases. O DJ deve ter presença marcante para que possa envolver os convidados e atuar como mestre de cerimônias. Ele pode apresentar os noivos, se encarregar dos jogos, anunciar o corte do bolo e fazer amigos e familiares dançarem na pista.
  6. Faça uma cabine fotográfica DIY. Fazer um photobooth não é tão difícil quanto parece! Crie uma área com um backdrop divertido, adicione alguns adereços e peça aos convidados que tirem fotos. Aliás, backdrops (painéis de fundo) ficam lindos em casamentos! Eles podem ter vários temas e texturas para que as fotos fiquem maravilhosas. Os convidados podem publicar as fotos no Instagram usando a hashtag de seu casamento.
  7. Contrate som e iluminação sem efeitos especiais. Quando fechar um contrato, saiba bem tudo o que está incluído e o que não está. Os profissionais são ótimos vendedores e vão querer que vocês adicionem mais um item. Irão indicar um tom de luz diferente, um globo diferente, pista de dança com algo, projeção de letras, bolinhas de sabão, gelo seco, etc.

 

Iluminação de casamento: conheça todos os tipos e saiba como escolher a ideal para seu casamento AQUI!

 

ISKRA Photography

 

As lembrancinhas para um casamento econômico & barato

  1. Não, as lembrancinhas de casamento não são obrigatórias. A gente sabe que é natural que os noivos queiram agradecer a presença dos convidados, mas para fazer um casamento econômico, este é um item que é possível dispensar.
  2. As lembrancinhas de casamento comestíveis são muito populares e provavelmente uma das mais presentes nos casamentos de hoje em dia. Elas são uma de nossas apostas preferidas para presentear os convidados e economizar no casamento. Aproveite a oportunidade para usar aquela receita especial de família para dar um toque mais especial ao seu presente!
  3. Este é um item em que pode-se ser colocar a mão na massa e fazer um projetinho DIY. Pesquisem, escolham o que vão fazer, estudem tutoriais na internet e usem a criatividade para fazer a lembrancinha vocês mesmos.
  4. Aproveitem as lembrancinhas para também agradecer a presença dos convidados. Com isso não será necessário enviar cartões de agradecimento após a celebração.
  5. Escolha uma lembrancinha (dá só uma olhada nestas sugestões fofas), como vasinhos, sabonetes ou garrafinha com azeite, onde você só precisa de um por casal.

 

Clique para ver mais de 70 opções de lembrancinhas de casamento criativas

 

sabonete artesanal lembrancinha de casamento sustentável
Etsy

 

Dica bônus do Lápis:

  1. Tem um parente ou amigo com carrão vintage bacana? Economize no aluguel de carro para noiva e peça para ele/ela levar você para seu casamento!

 

Tess Laureen

 

Receba na sua casa o planner do nosso casamento

A gente A-M-A uma organização! Recebemos todos os dias muitos comentários sobre a organização do casamento e como, em meio à correria da rotina do dia a dia, precisamos dedicar um tempinho a ele. Organizar os compromissos diários e planejar um casamento ficam muito mais simples se estiverem todos em um só lugar, né?

Por isso desenvolvemos uma agenda permanente (12 meses) + planner de casamento para te ajudar a ter um planejamento mais organizado e tranquilo.

Preencha aqui abaixo com o seu e-mail para tornar seu planejamento organizado com o PLANNER DO NOSSO CASAMENTO! :)

 


 

Viu só como existem muitas formas de se organizar para ter um casamento econômico? Você tem alguma outra dica? Conta pra gente, queremos saber!

 

Já segue a gente no Pinterest? Tem outras dicas e inspirações incríveis por lá:

pinterest

 

Outros assuntos que vocês irão gostar:

{Lançamento} Baixe gratuitamente nosso e-book “Decoração do Lápis: o guia de decoração de casamento dos sonhos”
Absolutamente TUDO o que você precisa para planejar e organizar seu casamento
{Dicas Úteis} Como planejar um casamento virtual com transmissão ao vivo?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Aiii tão feliz de ver a E Agora Antônio por aqui!!!
    Ester, já te falei várias vezes o quanto você é demais não é? Simplesmente a melhor! Não fico sem e mega indico! rs
    Bjos no coração
    Amanda e Fabio

  2. Otimo post meninas!!.
    pois, sim é possível.. basta acreditar e fazer do seu jeito.
    pense e avalie do que vc precisa. do vai fazer a diferença para os noivos. os convidados estarão lá e felizes se vc fizer um churrasco na laje ou uma festa de três dias na praia. o importante é o amor nos dias seguintes. o importante é viver depois feliz.. lembrando de um dia mágico.

  3. Se você está a 2 meses da data do seu casamento ou 12, planeje cada estágio com confiança!
    12 meses do processo de planejamento, ajuda a gerenciar sua lista de tarefas até a chegada do grande dia.

  4. Olá Queridos noivinhos e equipe do lápis de Noiva adorei a matéria, somente creio que em um casamento todos as pessoas que realizam ele devem ser profissionais, os amigos devem curtir junto aos noivos.

    Pois corre o risco de dar problema no grande dia e na amizade também.

    uma vez uma amiga de uma noiva das que fotografei se comprometeu em fazer os doces, resultado ela não era profissional e acabou que deu tudo errado, eles não se falam hoje e os doces não ficaram do jeito que a noiva queria.

    Então muito cuidado…

    Abraço grande sempre acompanho e leio as matérias, as outras dicas estão show!

Brincadeiras para chá de panela Lembrancinhas úteis de casamento para seus convidados! Vestido de noiva: Comprar, alugar ou fazer sob medida? Comprar apartamento: os 3 primeiros passos! Como organizar um pedido de casamento? Como economizar no seu casamento Como vestir Daminhas e Pajens A vantagens de um Casamento Intimista Casamento Civil – Entenda os 4 regimes de bens Como organizar o seu chá de panela Cabelo Curto: Penteados de noiva Decoração de Casamento Simples: 7 ideias para deixar sua festa linda Onde Comprar ou Alugar Vestidos de Noiva Como calcular a quantidade de comida e bebida do casamento Decoradores de Casamento Como escolher o vestido das madrinhas? Tipos de papel para convite de casamento 10 petiscos deliciosos para o seu casamento Vestido de noiva: 9 estilos para você escolher 9 Dicas Práticas para Escrever os seus Votos de Casamento