Tudo que você precisa para casar

Casamento na cachoeira: guia completo para os noivos!

Se você está lendo esse post é porque certamente já imaginou diversos locais para celebrar um dos momentos mais especiais da sua vida, e ao pensar em um casamento na cachoeira seu coração bateu mais forte, não é?! 

A riqueza natural do Brasil permite que os casais tenham como palco, para esse dia especial, cenários inebriantes com as cachoeiras. Pensando nisso, preparados um super guia completo com informações importantes e inspirações para o seu casamento na cachoeira.

 

casamento na cachoeira guia completo

 

Informações gerais para um casamento na cachoeira

Tal ambiente de casamento possui diversas restrições. Além de ser um ambiente com solo escorregadio, com pedras e buracos, há ainda que se apontar a dificuldade de normalmente chegar até esse local, o que certamente poderá diminuir a lista de convidados para o seu casamento na cachoeira.

Se você e o seu noivo curtem uma aventura na natureza, então, com certeza, o casamento na cachoeira é uma excelente opção.

 

casamento na cachoeira
CHRISTLYN + ERIK

Apesar dos perigos em realizar cerimônias na cachoeira, é fato que elas são incríveis e combinam muito bem em cerimônias de casamento.

Além disso, quando estiver tudo pronto para este grande dia, outros coadjuvantes farão parte deste momento, como o barulho da água, o vento e até o cantos dos pássaros, tornando o seu casamento uma verdadeira obra de arte e fazendo com que fique marcado eternamente na memória dos noivos e dos convidados presentes.

Para que o momento seja mágico do mesmo modo que o cenário, seguem três dicas para se atentar no momento dos preparativos para esse casamento.

 

Tudo o que você precisa saber para montar uma lista de casamento sem estresse, e com planilha de convidados para baixar GRATUITAMENTE!

 

 

1) Pense na acessibilidade

Um casamento na cachoeira pode ter uma acessibilidade limitada, onde devem ser observados diversos fatores como acessibilidade, tempo de deslocamento, método de deslocamento e o ambiente que será realizada a cerimônia.

Com essas informações em mãos você saberá se as pessoas que você deseja que façam parte dessa cerimônia realmente tem coragem para embarcar nessa aventura.

Por isso, antes de qualquer coisa: planeje-se. Principalmente em relação ao traslado até o local onde ocorrerá a cerimônia.

Antes de pensar na experiência, preocupe-se em pensar também na segurança dos seus convidados, afinal alguns locais não tem fácil acesso ou os transportes comuns não chegam com facilidade. Sem contar nos convidados que tem problemas de saúde ou são mais idosos. Leve tudo em consideração.

 

casamento na cachoeira
Frankie e Marília

2) Cuidado com a preservação do ambiente

Normalmente as cachoeiras são locais públicos, mas, mesmo públicas, muitas delas consideradas patrimônios ambientais.

Por isso, tanto você quanto os seus convidados devem tomar cuidado nestes ambientes e evitar deixar lixo jogado no local ou esquecer objetos.

 

Kayleigh Rust

 

3) Ensaiem o momento

Por mais que as imagens do local escolhido lhe encantem, não deixem de visitar o local com antecedência para ter certeza de que o seu casamento na cachoeira será lindo como imaginou.

Simulem a situação do casamento, onde pretendem ficar, se estarão de sapatos ou descalços, se pretendem realizar o casamento na parte rasa da cachoeira.

Todas essas informações precisam ser averiguadas e testadas com antecedência, sentir na pele como será e assim evitar que tenham empecilhos na hora da cerimônia 

 

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book Completo de Decoração + Checklist

Como se não bastasse esse conteúdo todo, criamos um material INCRÍVEL sobre decoração de casamento que será uma verdadeira luz na hora de decidir uma decoração para o seu casamento. No e-book abordamos muitos temas e tópicos para você virar uma expert na hora de organizar o grande dia, para que a decoração do seu casamento seja como você sempre sonhou.

São mais de 70 páginas de puro conteúdo e muita, mas MUITA inspiração! Demais, não é mesmo?

Quando o espaço de seu casamento é uma tela em branco, pode dar um pouco de nervoso pensar por onde começar e se você está esquecendo algo. São tantos elementos e detalhes de decoração de casamento diferentes – e tantas opções! -que resolvemos fazer um checklist completinho para ajudá-la a identificar todos os detalhes.

Essa listona tem tudo o que seu dia pode precisar, mas nada é obrigatório, tá? Ah, você pode colocar mais elementos ou tirar os que não são a sua cara! Ele vem junto com o e-book!


Decoração para casamento na cachoeira

Casamentos na cachoeira contam com um ambiente natural único, belo e impactante que, por si só, já é o cenário perfeito para o seu casamento, tornando até dispensável a utilização de mais itens decorativos para embelezar o local.

Casais que se casam sozinhos, normalmente optam por ficarem de pé, junto com a pessoa que irá celebrar a cerimônia e o fotógrafo.

No entanto, se você escolheu ter convidados, uma boa opção é adotar um estilo mais minimalista e utilizar flores, tecidos ou galhos para a decoração e deixar que a natureza se encarregue do resto.

 

Clique para ler tudo sobre casamento civil

 

Buffet para casamento na cachoeira

Antes de escolher o buffet para esse estilo de casamento, procure conhecer o local com antecedência.

Em algumas locais próximos de cachoeiras, como hotéis, pousadas ou chácaras, geralmente eles servem um brunch elegante, com coquetéis, canapés e mini refeições individuais.

Por outro lado, se você escolheu casar na hora do almoço, uma opção é servir algo mais caseiro que dá um charme a mais ao buffet, que tem a simplicidade e o carinho como objetivos do dia.

 

casamento na cachoeira o que é
Sophie Epton Photography

 

 

Trajes para um casamento na cachoeira

Por se tratar de um casamento no período do dia, você conta com a iluminação e beleza natural, o que torna dispensável a utilização de brilhos. Na escolha de cores, o mais adequado é a escolha de tons neutros. 

Além disso, opte por tecidos mais leves, nada muito pesado que possa carregar o ambiente, lembre-se que além de ser um local ao ar livre, o deslocamento pode não ser fácil, e você não quer que nada disso lhe atrapalhe.

O noivo também deve optar por tons mais claros, que combinem com o ambiente e o com o casamento à luz do dia. 

Na dúvida, escolha a camisa branca e a calça caramelo e um sapato marrom (se não for descalço) que não terá erro. Pode optar também pela utilização de blazer com tonalidades claras, como azul ou outra cor que preferir.

Outra importante dica para as noivas é optar por um penteado preso, pois normalmente venta muito neste local o que poderá atrapalhar um pouco no momento da cerimônia no casamento na cachoeira. Chapéus também são uma boa pedida para esse evento e existem vários modelos que podem combinar com esse momento.

 

roupa para casamento na cachoeira

 

Buquê de Noiva: tudo o que você precisa saber para escolher o seu! É só clicar aqui.

Dicas de locais para casamento na cachoeira

No Brasil, existem cerca de 110 cascatas, saltos, cataratas e cachoeiras espalhadas, ou seja, lugares não faltam, agora é só escolher um lugar que faça mais sentido para você. Veja opções a seguir:

 

Cataratas do Iguaçu

Entre o Paraná e a Argentina, este conjunto de cachoeiras cerca de 275 metros de altura e é um belíssimo plano de fundo para as suas fotos.

Adriano Oening

Cachoeira do Telésforo

Esta é uma das belezas naturais de Diamantina, Minas Gerais. Não forma uma queda grande, mas possui uma praia linda.

DestMap

 

 

 

Porta Aliança de Casamento: passo a passo para escolher o modelo do seu casamento

Cachoeira Santa Bárbara

Localizada na Chapada dos Veadeiros, Goiás, esta cachoeira possui um cenário digno de filme e que você consegue acessar através de uma trilha de mais ou menos 5 km.

Metrópoles

Cachoeira do Frade

 Uma das belezas do Ceará e uma das atrações mais visitadas fica no meio de cânion. Além da queda d’água, há uma gruta para os exploradores de plantão.

1000dias

 

Em resumo, os casamentos na cachoeira são uma ótima escolha para casais aventureiros, que desejam uma cerimônia mais íntima e minimalista, rodeada de beleza natural e de sons da natureza.

Por mais que existam diversos empecilhos que tornam essa cerimônia um pouco mais complicada, o resultado final será, sem dúvida alguma, deslumbrante. E aí, nos diga, em qual cachoeira você se casaria?

 

Inspiração de sobra e muitas brincadeiras para chá de lingerie, clique aqui para ver!

 

casamento na cachoeira
Lauren Fair Photography

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a pena ler:

Casamento minimalista: guia completo para você ter um casamento clean
Um delicioso guia completo de Cardápios Vegetarianos e Veganos para Casamento
87 Dicas de ouro para economizar no seu casamento

Tudo que você precisa para casar

Favoritos

Para favoritar esse post,
você precisa fazer login com usuário noiva/noivo.

Ainda não tem uma conta?
Cadastre-se