Tudo o que você precisa para casar

ícone

Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Casamento Ecumênico: as celebrações de casamento e os casais de religiões diferentes

Você sabe o que é um casamento ecumênico, as diferenças entre ela e um casamento inter-religioso ou como organizar um casamento com noivos com religiões diferentes? Fomos conversar com o Mauricio Macri, celebrante de casamentos que está a frente do Eu Caso Vocês, para tirar todas as suas duvidas sobre este assunto.

Diferente do que acontecia em um passado não muito distante, hoje é cada vez mais comum acontecerem casamentos entre noivos com religiões diferentes, de casais que tem a mesma religião mas não buscam um culto religioso e até mesmo situações onde há a ausência de uma crença religiosa específica (pessoas não ligadas a alguma religião, agnósticos, ateus, etc.) entre uma das partes e/ou suas famílias.

É cada vez mais comum encontrar ambientes familiares onde há uma diversidade muito grande de crenças religiosas, às vezes dentro de um mesmo grupo de pessoas próximas. E aí, todo o cuidado e carinho são necessários para que a celebração seja um momento a ser lembrado, pelos melhores motivos!

 

casamento ecumênico

 

O casamento é seu e de mais ninguém!

Cada dia mais o casamento está nas mãos do casal! O que parece óbvio hoje, não era o comum há algumas décadas. Se você perguntar para seus pais como foi o casamento deles, provavelmente eles dirão que tudo foi feito com pouco ou nenhum controle deles, na maioria dos casos. Hoje essa é uma realidade bem diferente para a maioria dos casais.

As escolhas que ocorrem em todo o processo geralmente são feitas pelo próprio casal, seguindo suas vontades, desejos, orçamentos, valores e ideais do que é uma celebração e uma festa perfeitas! Até acontecem algumas “pressões”, uma ou outra acabam sendo atendidas, mas no geral o casamento é seu e é do seu jeito!

Isso fez com que muitas celebrações, hoje em dia, saiam do ambiente de uma igreja ou templo religioso e aconteçam no campo, na praia, no jardim de casa ou em espaços para casamento, rooftops ou restaurantes na cidade. O importante é que seja um casamento com propósito e significado, um casamento intimista onde as celebrações são focadas no casal, em sua visão para o grande dia com uma experiência de casamento autêntica e verdadeira, personalizada de acordo com os seus sonhos.

 

Smartpic

 

O que é um casamento ecumênico?

O casamento ecumênico, no entendimento mais aceito atualmente, é aquele que é realizado entre diferentes igrejas cristãs. Não é o casamento realizado para a “mistura” de qualquer religião, ao contrário do que muita gente pensa. Esse tipo de casamento é conduzido por um ou mais ministros religiosos que sigam os preceitos das instituições envolvidas. É importante salientar que neste caso, o casamento é considerado um casamento religioso, porém conduzido com cultos diferentes, dentro da doutrina Cristã.

 

Noux

 

O que é um casamento inter-religioso?

Neste caso, o casamento acontece da mesma forma que o casamento ecumênico, seguindo ritos e cultos de cada religião envolvida e pode envolver qualquer religião, seja ela cristã ou não. Aqui prevalece a vontade do casal. Ela não necessariamente precisa ser conduzida por um ministro religioso, visto que normalmente são ambientes menos protocolares, fora de igrejas ou templos. Você pode ter um representante de ambas as religiões, amigos, familiares ou um celebrante profissional conduzindo este momento. (Veja aqui celebrantes de casamento que prometem deixar a sua cerimônia de casamento mais emocionante!)

O importante nesta opção, é ter tudo muito bem alinhado e preparado para que esta pessoa escolhida para conduzir sua celebração, seja capaz de construir um discurso equilibrado, harmonioso e que entenda (e principalmente respeite!) os valores que envolvem as religiões do casal. A dica aqui é conversar e muito com esta pessoa/profissional, para esse discurso seja bem alinhado e adequado. Sem surpresas desagradáveis! Nem sempre o óbvio é aceito entre todas as religiões. Conhecimento e experiência aqui, são fundamentais!

 

Carol Ritzmann

 

Onde realizar o seu casamento ecumênico ou inter-religioso?

No caso de uma celebração ecumênica, ela pode ou não acontecer dentro de uma igreja, dependendo da atuação que cada uma das instituições permite que seus representantes tenham. Já para um casamento inter-religioso normalmente a celebração acontecerá em um ambiente diferente de uma igreja ou templo. Não que seja proibido, mas cada religião pode ter suas regras a respeito desse assunto. E se quem conduzir a celebração não for necessariamente um representante de uma das instituições, aí de fato não será mesmo dentro de uma igreja ou templo.

Cada dia mais os casais querem levar suas celebrações para o local da festa, inclusive em românticos casamentos ao ar livre. E aí, seja qual for o cenário da sua celebração a respeito da religião (até mesmo se vocês tiverem a mesma religião) é fundamental verificar com a instituição desejada, se é possível realizar o casamento no local, ou se é obrigatória a realização dentro da igreja. Aproveita para dar uma olhadinha nos espaços para casamento no campo e na cidade de São Paulo.

 

Smartpic

 

Quem pode celebrar casamentos ecumênicos?

Pelas características do que define um casamento ecumênico, ele deve ser celebrado por padres, pastores, diáconos, ministros ou representantes religiosos ligados à instituições Cristãs. Lembre-se: muita gente acha que casamento ecumênico é o casamento sem uma manifestação religiosa,  mas por definição, é o casamento realizado entre duas religiões cristãs. Os outros formatos de casamento permitem mais flexibilidade a esse respeito.

 

Mateus Josan

 

Existem restrições? O que pode ou não pode ser falado em um casamento ecumênico ou inter-religioso?

A partir do momento que você escolhe um (ou mais) ritos religiosos para serem usados em um casamento ecumênico, que será conduzido por um (ou mais) representantes religiosos, tudo o que pode ou não ser feito ou dito em uma celebração estará nas mãos destes representantes (padres, pastores, ministros, etc), seguindo regras, dogmas, crenças e rituais ligados a estas religiões. A palavra chave aqui é: equilíbrio! Mesmo que você não possa escolher como esses rituais religiosos são conduzidos, é muito importante que exista uma conversa, um alinhamento entre todos os envolvidos para que o casamento ecumênico ocorra do jeito que você espera, dando o mesmo espaço e importância para todas as manifestações presentes na celebração.

Dica do Lápis:  É nesta hora que vocês podem perguntar sobre os votos de casamento. O momento dos votos de casamento é cercado de muito emoção, alegria e amor, onde os noivos compartilham sua história, seu amor, seus sonhos e promessas, assim é inevitável conter as lágrimas com as declarações feita.

 

Noux

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.


 

A Celebração Social: muito mais do que contar uma história!

Esse formato de celebração vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de casamentos atual. Os motivos para isso são os já citados nos dois outros formatos: casais de mesma religião que não querem um culto religioso por qualquer razão, que são de religiões diferentes, ou até mesmo onde uma das partes ou ambas são de agnósticos ou ateus.

Como lidar com as famílias e as expectativas delas para este momento? O casamento está nas suas mãos, você investe seu tempo, seu dinheiro, sua energia e quer ver lá tudo aquilo que é importante para vocês, algo que represente quem você é e o que você pensa, que expresse a sua verdade! Mas o que suas famílias pensam também pode fazer parte de como você imagina este momento. As pessoas queridas para você também trazem suas expectativas e sonhos. E mesmo que você queria tudo autêntico e do seu jeito, é interessante pensar no todo da sua celebração também.

 

André Kyono

 

A importância do celebrante de casamento

É aí que entra o papel de um celebrante profissional de casamentos para realizar o que chamamos atualmente de “Celebração Social”. Trata-se de uma cerimônia personalizada de fato e é muito mais do que contar uma história sua ou usar este ou aquele texto.

É uma celebração pensada como um todo, com objetivos claros e que entregue uma mensagem que, acima de tudo, ofereça SIGNIFICADO para vocês e para suas famílias e amigos presentes ali. E dessa personalização, faz parte também o conhecimento e o entendimento de suas crenças religiosas e de como elas poderão ser levadas para a celebração. Lembrando que o celebrante não atuará como um padre ou um pastor, por exemplo. Mas ele pode levar esses elementos importantes para vocês de uma forma leve, natural, inclusiva e equilibrada. Nas celebrações que atuo, procuro sempre jogar o foco das pessoas para nossos VALORES, e não diretamente para nossas crenças.

As crenças merecem e devem ser respeitadas. Mas nossos valores, como amor, alegria, gratidão…Esses são universais e falarão com todos os presentes.

“É como gosto de dizer: Não se trata de tentar criar uma celebração que agrade a todos. Isso é impossível! Mas preparar uma celebração que seja harmoniosa e que ofereça uma experiência repleta de sentimento e significado para vocês e para seus convidados, isso sim é perfeitamente possível!” conta Eu Caso Vocês.

 

Vitor Barboni

 

Antes de existir sintonia entre vocês e quem conduzirá sua celebração, seja qual for o formato escolhido, conversem entre vocês para descobrirem e entenderem o que realmente é importante e precisa ser representado na celebração para que ela seja significativa para vocês. Fale a respeito do que você abriria mão, do que você faz questão que seja dito. Para que tudo fique bem para vocês!

Depois busquem escolher e se conectar com quem conduzirá sua celebração, para que vocês sintam-se seguros em entregar este momento – que cada vez é mais valorizado e que cada vez se torna um elemento mais importante nas festas de casamento – nas mãos de alguém que esteja ali acreditando no que vocês fazem ali, diante de quem você escolhe compartilhar suas histórias e sua vida! “Construir uma família, seja como ela for, é sempre algo extraordinário! Nada melhor do que ter uma celebração que se torne uma memória incrível do seu grande dia!”

 

Lutterbach Fotografia

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

{Dicas Úteis} 5 rituais para cerimônia de casamento na praia
Quanto custa um casamento? O Lápis te conta!
87 Dicas de ouro para economizar no seu casamento

Gente que ama o que faz

A Eu Caso Vocês é especializada em celebrações de casamento com ou sem efeito civil, mas também ministra palestras para o mercado de casamentos e casais, oferece consultoria e mentoria para celebrantes e pessoas que são convidadas para celebrar, ou apresentar eventos. Atende todos tipos de casais, brasileiros e estrangeiros, com celebrações em português, bilíngues em inglês ou com tradução simultânea para francês, alemão, espanhol entre outros idiomas.

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Vestido de noiva: Comprar, alugar ou fazer sob medida? Vestido de noiva: 9 estilos para você escolher Vestido de Noiva Plus Size Unha de Noiva: cuidados e estilos! Tipos de papel para convite de casamento