Tudo o que você precisa para casar

ícone

Guia Rápidos

ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

Saiba o que é o noivado e tudo o que você precisa para organizar um inesquecível

O noivado é uma fase que antecede o casamento que nos deixa com o coração batendo mais forte, afinal, sabemos que o casamento está chegando. Para essa fase tão maravilhosa, preparamos um post bacanudo, um verdadeiro guia cheio de dicas e inspirações para quem está planejando uma festa para noivado ou prefere algo mais íntimo. Vem conferir!

 

noivado

 

O que é o Noivado e como Funciona?

O noivado é o período entre o pedido de casamento até o casamento, sendo assim, são coisas distintas. Quando o “SIM, eu aceito” é ouvido, começa o noivado até o dia do casamento. 

Além disso, o noivado significa maturidade no relacionamento, já que os dois deram esse passo para uma nova fase da vida a dois. É a promessa mútua de duas pessoas de se casarem- não importa se os parceiros são do mesmo sexo ou de sexos diferentes.

O ritual de pedido de casamento e noivado é uma tradição muito antiga. No passado, era comum o futuro marido negociar os termos do casamento com o pai da noiva. Lá na antiga Germânia (até cerca de 300 aC), se ambos concordassem, o noivo entregava o chamado dote de casamento ao pai da noiva como uma espécie de entrada. Este era considerado um compromisso oficial.

Mais tarde, a troca reversa de bens tornou-se comum, onde a família da noiva dava o dote do casamento. Hoje a troca de mercadorias mudou para a troca de um anel de noivado. O significado, a promessa de casar um com o outro, permaneceu o mesmo e o noivado é uma ocasião emocional e romântica.

 

Nós contamos TUDO o que você precisa saber sobre anéis e alianças de noivado!

 

noivado bia e leandro
Guilherme Pontes

 

Alinhando as Expectativas

Se você e o amor da sua vida estão num relacionamento há algum tempo, provavelmente vocês já conversaram sobre algumas coisas importantes que precisam ser conversadas antes de embarcar numa nova jornada juntos. São assuntos chatinhos, mas o tempo do noivado foi feito justamente para que vocês conversem bastante e alinhem todas as expectativas.

Você já conversou sobre se deseja ou não ter uma conta bancária conjunta e como vão arcar com as despesas (no caso de ainda não estarem morando juntos)? Ou, se vocês querem ou não ter filhos, e como desejam criá-los espiritualmente e/ou politicamente? É importante para você ter um parceiro que compartilhe as mesmas crenças nessas áreas, ou vocês vão respeitar as visões diferentes um do outro? Se ainda não moram juntos, vão aproveitar a ocasião para dividir o dia a dia no mesmo espaço e dividir as tarefas domésticas? Aproveitem este tempo para organizar o casamento (não sabe por onde começar? temos um post completão cheio de dicas e ferramentas aqui!) e tudo que está relacionado à vida a dois.  

Depois do “SIM, aceito” o casal pode escolher em realizar uma festa de noivado simples ou não para comemorar esse novo capítulo na história de amor. A verdade é que, no geral, o noivado é um tempo muito gostoso para curtir o relacionamento.

 

Nick Morrison

 

Quanto Tempo deve durar o Noivado?

Um, dois, três anos de noivado? Não existe uma regra em relação a isso, a verdade é que o tempo que deve durar o noivado é uma decisão exclusiva dos noivos. 

Quando o pedido de casamento é feito, a ideia é que o casamento aconteça em um curto prazo. Embora, isso aconteça com alguns casais, outros preferem um tempo maior para o planejamento do casamento, casa nova e outros detalhes que precisam de atenção. 

Então, sem neuras! Aproveite esse período do noivado e curta cada momento com o amor até que estejam preparados para o enlace.

 

Baixe GRATUITAMENTE a nossa planilha de planejamento financeiro para casamento

 

Via Junebug Wedding

 

O Anel de Noivado

O anel de noivado é um símbolo de que o namoro evoluiu e começa um novo capítulo na história de amor. 

Aqui no Brasil, a tradição do anel de noivado é bem recente comparado aos países europeus e americanos. Por isso, ainda tem a confusão entre anel de noivado e aliança, mas nós desvendamos tudo, tudo, tudo que você precisa saber aqui

Mas, podemos adiantar que o anel de noivado é uma joia mais robusta com gema que pode variar em tamanho, formato e design. Sendo no modelo solitário ou não, isso irá depender muito da personalidade da namorada.

 

 

Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.


 

Organizando uma Festa de Noivado

A festa de noivado é um evento que merece toda atenção nos mínimos detalhes. Separamos dicas certeiras para te ajudar a ter um noivado maravilhoso.

 

Quem convidar?

No noivado a ideia é uma celebração mais íntima com apenas alguns amigos e familiares da noiva e noivo. 

Porém, se os noivos estão tão animados e querem dividir esse momento com mais pessoas, nada impede de dar um festão. Entretanto, vale lembrar que quem for ao noivado, precisa ser convidado para o casamento também.

 

Tudo o que você precisa saber para montar uma lista de casamento sem estresse, e com planilha de convidados para baixar GRATUITAMENTE!

 

 

Convites para festa de noivado

O convite para a festa de noivado é sempre aguardado. Afinal, é um sinal que o relacionamento deu um passo a mais e que o casal deseja a sua presença. 

Assim como o convite de casamento, o convite precisa representar o estilo do noivado, que pode ser minimalista, rústico, boho, luau, entre outros. Além de ter detalhes que representam a personalidade do casal e o tema escolhido para a decoração da festa.

 

convite de noivado
Via Minted
convite de noivado simples
Guilherme Pontes

 

Espaço para a festa de noivado

Para alguns casais a festa de noivado não pode faltar. Esse momento é tão especial que eles querem dividir com os amigos e familiares,  logo escolhem a casa da noiva e do noivo para celebrar o amor. 

Há ainda quem escolha um espaço pequeno para que possam formalizar o pedido de casamento (veja espaços maravilhosos aqui no Guia de Gente que Ama o que Faz), ou ainda, um lugar que tenha um significado na história de amor dos noivos.

 

Not Negative Photography

 

Cardápio para festa de noivado

Só de pensar nas comidinhas que o noivado pode ter, já ficamos com água na boca. Afinal, como qualquer evento, o cardápio precisa de uma atenção especial. 

No caso do noivado, o casal pode pensar em uma gastronomia que siga a proposta da festa de noivado, o horário e também o gosto dos noivos. Assim, um jantar, um brunch ou um churrasco bem animado são excelentes opções. A gastronomia é, sem dúvida, um dos pontos altos de qualquer evento, né? Ao escolher um cardápio vegetariano ou vegano para a festa de noivado, o casal mostra como a proveniência da comida tornou-se muito importante nos dias de hoje.

Sem contar que os finger foods podem ser servidos também e são perfeitos para um noivado temático ou para um noivado em casa.

 

Casamento Brunch: TUDO o que você precisa saber está AQUI!

 

cardápio para festa de noivado
Not Negative Photography
Hannah Haston

 

Look para noivado

Devo usar branco? Posso usar outra cor? As noivas podem ficar com dúvida qual o vestido ideal para o noivado. 

Normalmente, não precisa de um visual muito elaborado como no casamento. Então, nossa dica é que escolha um look que combine com sua personalidade, com o estilo do noivado, te deixe segura e confortável no dia. Além do traje, pense nos acessórios que compõem o look final: os sapatos, as joias ou bijoux- aproveita e arrasa com maxi brincos que estão super na moda!-, a maquiagem e o penteado. Você pode usar as presilhas, tic tacs ou grampos para enfeitar seu look.

Não faltam inspirações para vestido curto ou longo. Nossas dicas neste post sobre vestidos de festa é um bom ponto de partida para decidir como vai ser seu look. Aliás, se você não gostaria de usar um vestido para esse dia, não se preocupe em seguir regras ou tradições: existe uma infinidade de outras possibilidades que incluem calças, shorts, macacões (jumpsuits) ou tailleus que podem ser usados no noivado à noite , durante o almoço ou brunch. O look pode formal ou descontraído dependendo da ocasião escolhida.

A cor e estampa escolhidas podem ser a que você gostar mais, não existem regras, mas se você gosta de tons mais escuros como marsala ou preto, fique à vontade para usar. O mais importante é que se sinta bem confortável e segura sobre o look que escolheu.

 

 

Bolo para noivado

Mesmo sendo menos formal que o bolo de casamento, a festa de noivado é um evento importante. Logo, o bolo para noivado ganha detalhes que vão desde a decoração ao sabor. 

O primeiro ponto é que o conceito do bolo esteja alinhado com a proposta de decoração para o noivado. Os bolos redondos combinam com qualquer tipo de festa, já naked cake com estilo mais rústico. 

O bolo quadrado também é sucesso com seu ar moderno. Ainda o clássico bolo de dois andares, que continua sendo a escolha de muitos casais para o noivado.

Além disso, a decoração e os detalhes do bolo para noivado podem seguir a paleta de cores da decoração, assim tudo fica harmônico. O sabor do bolo é o da preferência dos noivos.

 

Topos de bolo de casamento: clique aqui para saber como escolher o cake topper que tem sua carinha!

 

 

Decoração para noivado

Se tem uma coisa que amamos conversar por aqui é sobre decoração. Seja decoração de casamento, noivado, chás não importa! Tanto que preparamos um e-book completão e lindíssimo sobre decoração de casamento, clique aqui e baixe o seu!

Na decoração para noivado não precisa ser nada muito elaborado, mas é sempre bom ter pelo menos algum detalhe atrelado ao estilo dos noivos. Aqui, vale aqueles projetinhos DIY e deixar a criatividade solta. 

Além disso, os elementos decorativos podem ser algo totalmente diferente do casamento. Nesse post aqui separamos várias dicas e inspirações de decoração para noivado

 

decoração festa de noivado
Brit Perkins Photography
Junior Alm

 

Programação da festa de noivado

Como qualquer evento é preciso um planejamento para que todos possam aproveitar ao máximo esse dia. No noivado é sempre bom ter uma programação da festa para não ser longa demais ou muito breve. 

Geralmente, os noivos servem um coquetel para receber os convidados que pode durar até uma hora. Nesse momento, os noivos podem aproveitar para fazer as fotos para não tumultuar ao final.

Depois, os convidados começam a se acomodar para o momento mais esperado que é o pedido de casamento. Se o pedido de casamento é realizado durante a noite, o jantar é servido após o anúncio. Caso seja durante o dia, o roteiro segue com o almoço ou brunch.

 

Clique para ver mais de 70 opções de penteado para casamento em cabelo curto

 

programação festa de noivado
Andre Jackson

 

Lembrancinhas para festa de noivado

Lembrancinha é um mimo que expressa seu agradecimento e carinho ao convidado. Sendo assim, no noivado as lembrancinhas podem ser comestíveis, itens para a casa, mini vasinho, aromatizador. 

Temos um post com ideias de lembrancinhas de casamento, aproveite para dar uma olhadinha e escolher uma que se encaixa no perfil do seu noivado.

 

lembrancinha festa de noivado
Carolina Azevedo
Alan Vieira
Caio e Jessica Fotografia

 

Lista de presentes para festa de noivado

Será que precisa de uma lista de presentes para a festa do noivado? Não existe certo ou errado para essa questão. 

Os noivos podem elaborar uma lista de presentes com itens para enxoval (cama, mesa e banho). Essa pode ser uma boa alternativa para o casal que não irá realizar chá de panela, chá de casa nova. Assim, os convidados sabem exatamente como presentear os noivos!

 

E se eu Não Quiser Festa?

O pedido de casamento foi feito, e agora devo fazer uma festa de noivado? Para responder a essa pergunta, alguns pontos precisam ser considerados. 

O primeiro deles é se é o estilo dos noivos e querem dividir esse momento com familiares e amigos. Ainda tem a questão do orçamento que precisa ser considerado, aproveite e veja nossa planilha de orçamento para o casamento

Nossa dica é pensar em como gostaria de eternizar esse momento, com a presença de todos ou a dois. Como estão deram um passo a mais para o casamento, nada melhor que comecem a tomar as decisões como um casal. 

Por isso, optem por algo que os deixem felizes e possam se lembrar desse dia sem arrependimentos. Afinal, cada casal é único e sabem qual a melhor maneira de comemorar e celebrar esse momento.

 

 

Dicas para um noivado a dois

O noivado pode acontecer quando menos se espera e de diversas maneiras com familiares ou a dois. Muitos casais optam por algo mais reservado e íntimo.

Se a escolha foi por um noivado a dois, os noivos podem comemorar em uma viagem para algum lugar que queiram conhecer ou um lugar que marcou a história de amor. Outra opção é um jantar romântico que pode ser no restaurante favorito com algum tipo de surpresa combinada com o pessoal do lugar. 

Caso já morem juntos, uma opção é fazer um programa em casa, mas com uma proposta do que costumam realizar no cotidiano. O mais importante é que os noivos estejam felizes com esse momento que, como o casamento, não irá se repetir. 

 

Elopement Wedding: saiba TUDO o que você precisa saber para fazer um casamento a dois inesquecível

 

Lost In Love Photography
Karina & Maks

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

Convites para padrinhos de casamento: ideias criativas para você convidar seus amigos do coração
87 Dicas de ouro para economizar no seu casamento
Casamento intimista: tudo que você precisa saber para dizer SIM com propósito e significado

Fiquei noiva, por onde começar?

Fiquei noiva, por onde começar?

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

5 dicas para decorar a cozinha da casa nova 5 dicas para escolher o espaço para seu casamento Casamentos noturnos: tudo o que você precisa saber Celebrantes de casamento – Brasil Fotográfos de Casamento – Brasil