Vida financeira saudável depois do casamento l Planilha Financeira para download

Se você nos acompanha, sabe que nós aqui do Lápis fazemos o impossível para ajudar nossos casais à se organizarem, diminuindo o estresse de todo o processo de organização do casamento.

A gente começa lá do comecinho, já com um presente do coração: o download gratuito do e-book Fiquei Noiva: Por Onde Começar. Nele já tem uma planilha para ajudar no planejamento financeiro do casamento!

Dica do Lápis: A gente sabe que os sonhos causam muita ansiedade, e a noiva quer começar os preparativos assim que o anel estiver no dedo! Nós sabemos – por experiência própria – como a fase pré-casamento envolve gastos pesados e a importância de se ter tudo bem planejado, organizado e numa planilha de gastos beeeeem detalhada e completa para ajudar. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, que é bem chatinho mas extremamente necessário, pode ler aqui nesse post.

A boa noticia é que a gente não te abandona depois que a última música acaba na festa. Nananina! Temos mais informação para te ajudar com a vida de casados, e é sobre isso que vamos falar hoje.

A Lorena e a Junia conversam sempre sobre o assunto no Curso de Noivos. Se você ainda não sabe do que se trata esse curso, é o seguinte: o Curso de Noivos do Lápis de Noiva traz para o casal muitas dicas úteis para encarar os desafios “depois do sim”, criando uma rotina da vida a dois saudável e próspera. Um dos assuntos é dinheiro, lógico, não tem como escapar já que ele pode ser motivo de grandes desentendimentos.

Já sabemos que planilha é uma coisa necessária na vida, portanto relaxa e aceita que dói menos. Ter uma planilha de controle financeiro é muito importante para alcançar os seus objetivos na vida, e quando vocês são uma família, planejamento é tudo. Entender a importância dessa prática para a saúde de uma vida financeira envolve uma planilha de gastos sempre em dia, com entradas, saídas, tributos e gastos surpresas preenchidos e atualizados.

 

planilha de planejamento financeiro

 

Planejamento e controle financeiro da família: o que é e para o que serve?

Assim como a planilha de gastos da organização do casamento, a planilha de planejamento e controle financeiro da família nada mais é do que uma maneira de organizar e controlar as despesas para melhor entender os gastos e para onde o dinheiro do casal está indo.

Essa planilha tem algumas vantagens, como:

Entender o fluxo do seu dinheiro

Se a planilha estiver bem alimentada, dá para ver onde seu dinheiro está indo e, desta forma, fazer possíveis mudanças nos hábitos financeiros se for necessário.

Reduzir custos

Ter uma planilha de gastos familiares é uma boa maneira de identificar onde dá para reduzir custos. Para isso, você precisa anotar todos os seus gastos, sejam eles:

  • Fixos: as contas do mês, como luz, internet, água, gás, aluguel, estudos e plano de saúde, por exemplo.
  • Variáveis: despesas que ocorrem de vez em quando, como jantar fora, compras no shopping, idas ao cinema, dentre outros.

Assim é possível analisar os gastos e identificar quais deles é possível cortar da rotina, reduzindo os custos extras e se livrando de possíveis dívidas.

Investir

Dependendo dos objetivos financeiros do casal, dá para separar um valor -ou uma porcentagem fixa do salário- para investir.

Atingir metas

Sonhos tem preço, e se planejar para atingi-los é muito gratificante! Se vocês planejam fazer uma viagem internacional, comprar um carro, reformar a casa ou se aposentar, por exemplo, é necessário incluir investimentos na sua planilha de gastos.

Além dos sonhos, é preciso criar uma reserva de emergência, para aqueles casos que não queremos nem pensar. O ideal é que ela seja suficiente para manter as despesas mensais do casal entre seis a 12 meses.

Nós aqui do Lápis temos certeza de que, com nossa planilha em mãos, vocês vão conseguir se planejar e se organizar com facilidade. Lembre-se: é super importante ter um bom planejamento financeiro para manter os objetivos e bancar os sonhos da vida a dois.

–> Comece hoje mesmo a se organizar! Faça download da sua planilha AQUI.

 

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog