Tudo que você precisa para casar

Casamento country: guia completo para organizar o seu

Sabe aqueles casais que amam a vida sertaneja, e que mesmo em tempos tão modernos, não abrem mão dessas raízes? O casamento country é para eles, que muitas vezes carregam essa paixão que vem lá de seus antepassados.

Mas se esse não é o seu caso, mas o tema te chamou a atenção, fique por aqui e se inspire com ideias incríveis para realizar um casamento estilo country e fugir do convencional.

 

Western Wedding Magazine

 

Índice

     

    Kacie Herd Photography

     

    O que é casamento country?

    Primeiramente, não podemos negar que somos muito influenciados pelas tendências de fora, não é mesmo? Culturas europeias e norte-americanas estão sempre cativando nossos corações. E é por isso que a cultura americana do casamento country está cada vez mais presente por aqui.

    O country é definido por um estilo de vida simples sertanejo, do campo, sempre cercado pela natureza e os animais. O casamento country em sua essência é um casamento mais rústico que traz todos os elementos desse estilo de forma descomplicada e muito diferenciada.

    Em um casamento country a natureza sempre é muito presente, assim como detalhes da vida do campo ou até aqueles que vemos em filmes de faroeste: botas, chapéus, franjas, palha, couro, madeira entre outros.

     

    Madly Studio

     

    Como organizar um casamento country?

    Planeje seu casamento country com, no mínimo, um ano e meio de antecedência. Está com dúvidas e não sabe por onde começar? Conheça nosso planner do casamento. Ele vai ser seu aliado nessa jornada.

    Não se esqueça da assessoria de casamento, essencial para te ajudar com todos os preparativos para o casamento estilo country. Um dos primeiros passos na organização do casamento country é a escolha do local.

    O casamento country deve ser realizado preferencialmente ao ar livre: seja numa fazenda, haras, celeiros, chácara ou sítio. Então, procure por aquele lugar que tenha tudo a ver com você e seu noivo e que traga muita conexão com a natureza.

     

     

    Destination wedding country

    É um casamento country intimista que pode ser feito em uma fazenda bem bacana com toda essa proposta sertaneja. Aqui no Brasil existem fazendas incríveis que combinam demais com o casamento country.

    Elopement wedding country

    Mas se a ideia é uma celebração a dois, o casamento pode ser realizado também em uma fazenda ou haras. Além disso, o casal pode aproveitar o espaço para passar a lua de mel em um ambiente que tem a cara dos noivos e certamente trará a paz e a tranquilidade que só a atmosfera do campo é capaz de proporcionar.

    Essa é a essência do casamento country. Quando realizado em fazendas ou celeiros fica ainda mais verdadeiro.

    Estúdio Megazap

     

    A decoração do casamento country

    A decoração desse estilo de casamento é essencialmente rústica, mas um pouco diferente do casamento rústico que estamos acostumadas. A proposta aqui é mais sertaneja mesmo, com muita madeira, barris, troncos, folhagens, galhos e materiais crus. Algo bem campestre, cara de fazenda.

    No entanto, nada impede que você misture o estilo country com outro para ter uma decoração ainda mais personalizada. Os estilos românticos, boho e folk podem ser uma ótima pedida nesses casos.

    Se o casamento country for realizado em uma fazenda ou haras, é possível alugar uma charrete e alguns cavalos para compor o cenário até o momento das fotos. Flores rústicas como a queridinha flor mosquitinho (presente em todos os estilos de casamentos), girassol, gérbera, hortênsia, flores do campo, suculentas, margarida, cravo e azaleia são algumas das opções para decorar todo o casamento country.

     

     

    Paleta de cores para casamento country

    O casamento estilo country combina com paletas de cores que remetam aos tons encontrados em fazendas e na natureza. Tons terrosos, outonais e muito verde combinados com tons neutros são sempre uma excelente aposta para este tipo de casamento.

     

     

    A cerimônia

    O casamento country tem uma proposta muito simples. Portanto, a cerimônia deve deixar como protagonista a natureza. O altar pode ser composto pelos materiais rústicos que já mencionamos, e se você quiser trazer ainda mais a atmosfera sertaneja ao ambiente, nossa dica é utilizar fenos, bancos de madeira ou couro, além de tapetes de pele.

    No caminho da noiva, troncos ou bolachas de madeira podem se misturar aos arranjos florais delicados, ou até mesmo elementos emblemáticos da vida no campo como: portas bang bang, rodas de madeira, tinas de leite e etc.

     

    Native Roaming
    Moyra e Tiago

     

     

    Mesa dos convidados

    Mesas de madeira rústicas são as indicadas para compor o cenário do casamento country. Para decorá-las utilize flores, flores rústicas, folhagens, velas ou lamparinas e vidrinhos diversos.

     

     

    Detalhes Especiais

    Seu casamento country acontecerá no outono ou inverno? Então que tal separar um cantinho especial para uma fogueira? Essa ideia é super aconchegante, rende fotos incríveis e ainda mantém seus convidados aquecidos.

    –>Dica do Lápis: os tradicionais s’mores, doce típico americano que consiste em um marshmallow assado no fogo e uma camada de chocolate entre duas fatias de bolacha cracker, pode ser um delicioso petisco para servir na sua fogueira.

     

    Emily Magers Photography

     

    Save the date e convite do casamento country

    O save the date deve ter a mesma ideia do convite. Elementos rústicos e materiais naturais. Você pode brincar inserindo alguma arte country para instigar a curiosidade dos convidados.

    O papel kraft tão utilizado na papelaria de casamento rústico é a uma boa aposta, assim como papel de algodão, couro ou tecidos orgânicos. Aproveite para inserir pequenos detalhes que podem fazer a diferença: lacres, cordões, fitas, flores secas e etc.

     

    O quê servir em um casamento estilo country?

    O tipo de buffet para casamento country fica a critério dos noivos. Não existe uma regra de que tenha que ser comida típica da fazenda. Mas claro, se você e seu noivo quiserem seguir à risca, aposte nessa ideia.

    Que tal um churrasco ao ar livre? Ou comida da fazenda? Mais country que isso, impossível!

    Outra ideia super bacana que promete agradar os paladares dos seus convidados no casamento são as estações de doces (leia mais aqui). Aproveite o clima campestre da ocasião para servir as bebidas geladas em tinas, carrinhos de mão e suqueiras de vidro dispostas em pallets ou até carros antigos.

     

     

    Bolo de casamento country

    Os tipos de bolo espatulado e naked cake são os mais recomendados para o casamento country, pois ambos têm essa proposta rústica e meio desconstruída do bolo. Que também pode ser decorado com flores do campo, folhagens e até mesmo suculentas.

    Docinhos

    É importante destacar que o bolo de casamento e os docinhos devem seguir a proposta da decoração do casamento country bem como sua paleta de cores. Opte por forminhas rústicas de cores cruas e evite brilho, ou sirva os doces sem forminha.

     

    .

    Ideias de lembrancinhas para casamento country

    Como já mencionamos nesse post, elementos rústicos fazem parte da proposta do casamento country. Portanto, para a lembrancinha de casamento opte por objetos de madeira, metal, flores e plantas, bem como mini compotas de doces, que são a cara da fazenda. Veja algumas das opções:

    • Doce de leite da fazenda
    • Mini compota de doce
    • Pão caseiro
    • Castiçal rústico
    • Porta recado ou retrato em mini tronco de árvore
    • Geleia artesanal
    • Sabonete artesanal rústico
    • Saquinhos com sementes de flores ou plantas
    • Temperos (frescos em mudas ou secos em tubinhos)
    • Mix para chocolate quente
    • Azeite artesanal
    • Mini cactos e suculentas

     

     

    O que usar em num casamento country?

    É até engraçado falar isso, mas a impressão que dá é que quando somos convidadas para um casamento country devemos vestir xadrez, botas, chapéus e trajes cheios de franjas. Tudo isso por ser incorporado aos nossos looks de forma equilibrada trazendo pequenas doses da proposta para o visual escolhido. Veja algumas ideias.

     

    Vestido de noiva

    O vestido de noiva para casamento country deve fugir do tradicional e seguir um estilo próprio da noiva. Modelos mais simples como o vestido de noiva boho são indicados para a ocasião.

    Opte por um vestido fluido, rendas, tassel, franjas ou até tule (com moderação). O sapato deve ser de salto quadrado (não muito alto por conta da terra e gramado). Agora, se quiser arrasar mesmo, invista em uma linda bota western cano longo ou curto, dependendo do modelo do vestido.

     

    O look da noiva deve ser simples, com maquiagem leve, cabelos soltos ou semi presos com coroa de flores ou acessório delicado. Detalhes como liga em couro, chapéu ou até uma jaqueta para as fotos após a cerimônia podem trazer um charme muito especial ao visual do grande dia.

    Buquê de noiva country

    Aqui o buquê de noiva também segue o estilo rústico. Ou seja, ele pode ser composto por flores do campo, folhagens, suculentas e flores secas. Ele pode conter todas essas flores e folhagens em um único buquê ou você pode escolher somente um ou alguns desses elementos para montar o buquê.

     

     

    Traje do noivo

    O traje do noivo pode ser um terno completo, calça com blazer diferente

    ou somente camisa com colete ou suspensórios. Ele pode optar em usar ou não gravatas; as gravatas em couro são super charmosas e combinam muito com a proposta do casamento estilo country.

    Caso o noivo queira ir mais a fundo no look sertanejo, o chapéu pode ser uma boa adição ao visual, assim como as botas, cintos com fivelas grandes e gravata bolo. O despojamento e simplicidade do evento campestre permitem o uso de calça jeans.

     

     

    Roupa das madrinhas

    Uma ideia bem diferente, mas que combina demais com esse estilo de casamento são as madrinhas vestir a mesma paleta de cores, porém, no lugar de sandálias e sapatos, usarem botas modelo western. Fica um arraso e os vestidos podem ser no comprimento midi (para mostrar as botas).

     

    Matt Day

     

    Roupa dos padrinhos

    O traje dos padrinhos pode seguir a mesma proposta do noivo como mencionamos acima. As combinações de jeans com blazer são bem populares para esse estilo de casamento, porém em climas mais quentes somente um colete ou suspensório complementa perfeitamente o look dos padrinhos no casamento country.

    Caso os noivos desejem, os padrinhos podem combinar de ir de bota e chapéu.

     

    Liza Standish Photography

     

    Daminhas e Pajens

    Nada de vestidos pomposos para as daminhas de honra. Um vestido branco simples com corte reto ou fluido é o suficiente. O arranjo do cabelo pode ser uma flor e se possível utilize a bota western nas meninas também.

    Para os pajens, a ideia é a mesma que a do noivo e padrinhos. Calça crua, camisa branca ou xadrez, suspensório, chapéu e bota.

     

     

    Música para casamento country

    Mesmo sendo um casamento country não significa que as músicas do evento serão somente country, ok? Claro que vai tocar muita música country, mas cuidado com excessos. Sua playlist deve ser bastante variada para entreter, animar e divertir os noivos e os convidados.

    Shows ao vivo de duplas sertanejas ou bandas folk podem ser muito divertidos para esse estilo de casamento.

     

    Native Roaming

    Perguntas frequentes

    O que é casamento country?

    É um estilo de casamento rústico com forte influência do campo. O casamento country é uma cultura americana que conquistou os brasileiros que curtem essa pegada da tradição sertaneja.

    Para quem é o casamento country?

    Para todos os casais. Principalmente casais amantes do campo, que mal podem esperar pelo final de semana para dar uma escapada para a fazenda, sítio ou chácara. Além do contato com a natureza e animais do campo, esses casais curtem o estilo rústico de viver, músicas e entretenimento com a mesma proposta.

    Quais são os elementos do casamento country?

    Aposte em elementos naturais como folhagens, flores do campo, girassóis, galhos, capim, troncos, madeira, palha, juta, caixotes, enfim todo item que remete a esse cenário é indicado.

    Tudo que você precisa para casar

    Favoritos

    Para favoritar esse post,
    você precisa fazer login com usuário noiva/noivo.

    Ainda não tem uma conta?
    Cadastre-se