Brincadeiras para chá de panela: 25 ideias para animar sua festa!

Mesmo sendo uma comemoração pequena, que antecede ao casamento, é no chá de panela, panela ou chá bar que a noiva reúne seus convidados para ajudar a montar a cozinha da casa nova. Não importa qual estilo de chá que você resolveu fazer, brincadeiras não podem faltar. Por isso separamos aqui 25 ideias de brincadeiras para chá de panela que prometem animar sua festa.

 

brincadeiras chá de panela

 

Como surgiu o chá de panela?

Para quem não sabe, essa tradição vem de muitas décadas a atrás, onde as mulheres precisavam de dotes para conseguir um noivo. Quando a família da noiva não tinha o suficiente ou nenhum recurso financeiro, amigos e familiares se juntavam para arrumar o dinheiro e utensílios para que ela pudesse ter o consentimento para casar.

Como passar do tempo, o chá de panela foi evoluindo e ganhando outros aspectos, inclusive ganhando a presença dos homens, que são super  participativos nesse evento.

Todas as dicas para organizar o seu chá de panela aqui.

 

 

Brincadeiras para chá de panela: como escolher?

Ninguém quer que os convidados fiquem entediados nesse dia, então, as brincadeiras são uma excelente alternativa para animar o pessoal.

Primeira coisa que você precisa definir é o tempo de duração do chá (2h,3h ou mais horas).

Opte por pelo menos 2 ou 3 brincadeiras para não ficar cansativo e que todos tenham um tempo para conversar, comer tranquilamente e se divertir.

Ah! Conhecendo bem as convidadas, busque brincadeiras que melhor se encaixam no perfil delas. É uma tarefa delicada, mas importante para não constranger ninguém.

Confira uma lista de brincadeiras para te inspirar e tornar o seu Chá de Panela memorável!

Veja aqui outros chás de panela que já passaram pelo blog.

 

Foto: Ashley Therese Photography

 

Brincadeira para chá de panela: Adivinhe o presente

Nessa brincadeira a noiva recebe um presente e precisa adivinhar o que tem dentro do pacote. Caso ela acerte, a pessoa que deu deverá pagar um castigo escolhido pela noiva. Caso a noiva erre, a pessoa quem presenteou pode escolher o castigo para ela pagar.

Brincadeira para chá de panela: Quem sou eu?

Essa brincadeira substitui o tradicional adivinhe o presente. Funciona da seguinte maneira: quando a convidada chega ao chá, recebe um papel onde escreve suas principais características, gostos pessoais, algo que costumam dizer a noiva.

Em seguida, os papéis são colados nos presentes respectivos de cada uma. A brincadeira começa quando a noiva precisa descobrir quem deu o presente, de acordo com as pistas que estão no papel. Se a noiva não acertar, ela recebe o castigo, mas se acertar pode dar castigo à convidada.

Brincadeira para chá de panela: Jogo de perguntas com entrevista sobre o noivo

Alguém fica responsável em saber algumas coisinhas sobre o noivo, como exemplo: data de aniversário, cor preferida, banda favorita, música que marcou a história do casal, curiosidades da família dele, enfim, perguntas legais e bem aleatórias.

A ideia é que a noiva não acerte todas as questões para que as convidadas possam dar castigos ou pintar o rosto dela.

brincadeiras para chá de panela
Foto: Chrystal Cienfuegos Photography

 

Brincadeira para chá de panela: Feitiço contra o feiticeiro

Cuidado com seus desejos, pois essa é aquela brincadeira que deixa qualquer um apreensivo do que vai acontecer!

Começa com a chegada das convidadas, que recebem um papel para escrever um castigo para a noiva e, o mesmo, deve ficar guardado em uma caixinha. Todos os bilhetes devem ter o nome da pessoa atrás.

Como o nome da brincadeira sugere cada convidada deve sortear um papel, e ao invés da noiva pagar o castigo, a própria que escreveu que irá fazê-lo. Como exemplo, se você escreve para noiva dançar “É o Tchan”, quem fará isso é você.

Brincadeira para chá de panela: Reconheça a história

Muito fofa e divertida essa brincadeira relembra ocasiões engraçadas com cada pessoa presente no chá de panela.

A diversão começa, quando as convidadas lembram algum momento engraçado vivido com a noiva e escrevem em um papel, que fica guardado em uma caixinha. Depois, a noiva pega um papel e lê a história e tenta adivinhar quem foi à amiga que escreveu.

Se adivinhar, a convidada entrega o presente e paga a prenda. Se a noiva errar, a convidada é quem escolhe a prenda.

Brincadeira para chá de panela: Fio de Costura

Imagine só! A convidada chega ao chá e precisa cortar um pedaço de linha de costura, no tamanho que quiser, e guarda. Aí, depois elas pegam o pedaço de linha e passam em volta da cintura da noiva.

Quem adivinhar o tamanho da cintura, com o diâmetro que cortou do fio, ganha um brinde (que pode ser um chocolate ou outro mimo). Essa não é uma brincadeira fácil, mas que com certeza diverte os convidados.

 

brincadeiras para chá de panela
Foto: Valorie Darling Photography

 

Brincadeira para chá de panela: Vestido de Papel

Com 3 a 5 pessoas (dependendo do número de convidadas), cada equipe irá escolher uma que será a modelo, e será produzido com um vestido todo de papel higiênico (você leu isso mesmo!). O tempo será de 5 minutos para cada equipe produzir e colocar toda sua criatividade nessa noiva múmia.

Quando o tempo acabar, a equipe apresentará seu trabalho e a noiva oficial irá escolher o que mais gostou. As vencedoras ganham um presentinho.

Brincadeira para chá de panela: Declaração de amor

Essa declaração pode ser feita pela noiva ou pelas convidadas. Começa assim, alguém que está à frente da organização sorteia objetos aleatórios e mostra a noiva ou a convidada (quem foi escolhida para fazer a declaração). O desafio está em se declarar tentando encaixar o nome do item escolhido em seus dizeres. Por exemplo: o objeto é cotonete. Quem irá fazer a declaração deve usar a palavra cotonete em algum momento.

Brincadeira para chá de panela: Bingo

Bingo é aquela brincadeira bem tradicional, mas que diverte todo mundo. Pode ser feita com a cartela de números, mas comum. Ou peçam para que as convidadas escrevam os palpites dos presentes que a noiva irá ganhar. Quem completar toda a cartela, recebe um presentinho.

 

bingo brincadeira chá de cozinha
Foto: Blueberry Photography

 

Brincadeira para chá de panela: O Tempero do amor

Em pratinhos coloque tipos diferentes de temperos como: salsinha, cebolinha, alho, orégano, entre outros. Depois a noiva, com os olhos vendados, terá que adivinhar qual é o tempero. Seja gentil, dê um pouquinho de cada tempero para ela experimentar, em caso de um muito forte!

Se a noiva errar, as convidadas podem escolher um castigo para ela.

Brincadeira para chá de panela: Raio X

Essa brincadeira é para testar as habilidades das convidadas!

Coloque em um saco de tecido, que não seja transparente, alguns utensílios de cozinha bem diferentes. O jogo começa quando cada uma terá que adivinhar o que tem dentro de cada saco, sem ficar muito tempo com ele. Depois, passa para a próxima, quando todas já tiveram recebido, vão escrever seus palpites em um papel. Quem acertar mais objetos ganha a brincadeira.

Brincadeira para chá de panela: Nome da Noiva

Essa brincadeira está em todo chás de panela. A noiva ganha um nome totalmente diferente ao dela e bem engraçado. Durante a festa, a noiva não poderá ser chamada por seu nome original, apenas pelo escolhido para a brincadeira, porém quem disser seu nome original terá que pagar uma prenda.

 

brincadeiras chá de cozinha
Foto: Caroline Tran + Weddings by Scott and Dana

 

Brincadeira para chá de panela: Celebridade

Com um papel colado nas costas, com nomes de celebridades, as convidadas terão que adivinhar qual é o nome da celebrity escolhida. A dificuldade está que as perguntas só podem ser respondidas por “sim” ou “não” e terão apenas 5 chances para acertar. Quem errar, já sabe, paga prenda.

Brincadeira para chá de panela: Conselheira amorosa

A emoção tomará conta do ambiente com essa brincadeira. Com muito amor, cada convidada receberá um papel para escrever um conselho a noiva, em relação à vida a dois. Feito isso, a noiva irá ler um por um e tentar adivinhar quem escreveu o conselho.

O mais legal que depois esses papéis podem ser colocados em um caderno como recordação para reler junto ao noivo.

Brincadeira para chá de panela: Eu nunca

Aquela brincadeira que muitas coisas são reveladas. Forme uma roda com as convidadas, cada uma com o copo na mão. Uma de cada vez irá dizer “Eu nunca” e completar com algo que já fez. Exemplo: “Eu nunca cantei no chuveiro”, e quem estiver na roda e já ter feito o que a pessoa disse, deve tomar um gole da bebida (que não precisa ser alcoólica pode ser um suco, refrigerante). No final, quem tiver o copo mais cheio ganha um brinde.

 

brincadeiras chá bar
Foto: Joyeuse Photography

 

Brincadeira para chá de panela: Classificados

Abuse da criatividade! As convidadas recebem uma folha de papel, onde descreve um objeto que ela queira vender. Exemplo, caneca, sapato, notebook, roupas, e anunciam como um classificado de jornal apontando as qualidades, defeitos.

Depois, cada uma irá ler o anúncio, porém elas precisam substituir o nome do produto pelo nome do noivo.

Brincadeira para chá de panela: Quem conhece melhor a noiva?

Alguém ficará responsável por realizar as perguntas sobre a noiva. Caso tenha uma organizadora do chá, ela é a melhor pessoa para direcionar essa brincadeira.

Se não, pode ser alguém próximo para ter as respostas de cada pergunta.

Escolhida a responsável, ela irá perguntar algo do tipo: data de aniversário, cor, música, comida predileta, primeiro beijo. Quem conseguir acertar o maior número de perguntas leva um presentinho pra casa.

Brincadeira para chá de panela: Fotos antigas

A noiva pode pedir que cada convidada leve uma foto de criança para o dia do chá (deixe isso escrito no convite para ninguém esquecer). Então, a convidada fixa a foto junto ao presente, e o desafio é descobrir quem é a pessoa da fotografia. Se a noiva descobrir, a convidada pega uma prenda, do contrário, é a noiva.

 

brincadeira de chá de panela
Foto: Pinterest

 

Brincadeira para chá de panela: Caçada

O trabalho em equipe entra em ação, quando a noiva esconde diversos itens para as convidadas acharem. Em pequenos grupos, cada um receberá uma lista com itens que elas precisam encontrar até o final do chá de panela.

Pode ser objetos que tenha no local ou aleatório, coisinhas que você pode colocar no dia para o jogo. A equipe que conseguir o maior número de itens leva um brinde para a casa.

Brincadeira para chá de panela: Imagem e ação (ou mímica)

Os convidados se dividem em duas equipes e recebem os nomes de filmes com o tema “casamento” para interpretar por meio de mimicas. A equipe precisa adivinhar o nome do filme com o tempo máximo de 1 minuto. Se errar, os pontos vão para a equipe adversária. Ganha quem fizer mais pontos e pode escolher um castigo para a equipe perdedora.

Brincadeira para chá de panela: Verdade ou mentira (com homens)

Essa brincadeira pode gerar polêmicas, então preste bem atenção como funciona. Escolha um amigo, familiar do noivo e um da noiva. Eles terão que contar uma história, que ninguém conhece, o parceiro terá que dizer se é verdade ou mentira. Exemplo: se o amigo do noivo conta, a noiva precisa dizer se verdade ou mentira. E vice-versa.

A polêmica fica por conta do conteúdo da história, por isso, sugerimos que de jeito algum conte algo que possa constranger o casal.

 

 

Brincadeira para chá de panela: Ele ou ela? (com homens)

Dias antes do chá acontecer, alguém responsável pela organização realiza perguntas aos noivos e escrevem tudo em um papel. Pode ser perguntas e respostas ou frases que eles tenham mencionado.

Depois, tudo é anotado em vários papéis individuais, com falas da noiva e do noivo, tudo fica dentro de uma caixa. No dia do chá, uma pessoa da equipe tira um papel de cada vez, e lê para os convidados que precisam adivinhar se quem disse aquela frase foi ele ou ela. E quem errar, pega prenda.

Brincadeira para chá de panela: Quem é o noivo?

Junte os homens presentes e coloquem ao redor da noiva. De olhos vendados, ela deve adivinhar quem é o seu noivo.

Para dificultar, tente colocar aqueles que têm a mesma altura no noivo, para confundir mesmo. Ah! Eles não podem falar em nenhum momento, para que ela não reconheça a voz.

Brincadeira para chá de panela: Quiz do amor

Essa brincadeira tem se tornado bem popular, aqui os noivos ficam sentados um de costas para o outro. Alguém faz uma pergunta ao casal, que precisam escrever as respostas em uma lousa, com alguns segundos para responder. Ambos devem levantar a lousa juntos, quando o tempo acabar. Se um dos dois errar, deve pagar um castigo.

Brincadeira para chá de panela: Noivo gogoboy

Imagine a cena! A noiva está olhos vendados e as madrinhas dizem que terá uma surpresa para ela, um dançarino (gogoboy) para animar a festa. Mas, na verdade, é o noivo que entra e (se ele quiser) pode dançar para a noiva.

 

Foto: Leticia Umbelino

 

Aperte o play para mais dicas de organização de Chá de Panela:

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Texto: Letícia Líbero
Edição: Equipe Lápis de Noiva

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog