Qual fornecedor de casamento você está precisando?

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Padrinhos de casamento: qual a sua função e como escolhê-los

Escolher os padrinhos de casamento não é uma tarefa tão simples assim. Aliás, a palavra correta aqui nem seria tarefa e sim missão. Afinal, para o casal é uma missão e responsabilidade de peso escolher as madrinhas e padrinhos de casamento que merecem esse posto de destaque e relevância.

madrinhas e padrinhos de casamento celebrando o beijo dos noivos
Alex Lasota

Nesse post você vai encontrar

    madrinhas e padrinhos de casamento na praia no estilo boho
    Vanessa Cloth Fotografia

    Padrinhos de casamento

    Mesmo que vocês tenham muuuuitos amigos, a missão de escolher os padrinhos não se torna mais simples, pelo contrário. Diversos fatores devem ser levados em consideração nessa escolha.

    Antes de tudo, os padrinhos de casamento devem ter uma relação muito próxima com o casal, serem pessoas íntimas e de confiança mesmo.

    Ser padrinho e madrinha não significa estar somente lá do altar digamos “de enfeite” durante a cerimônia de casamento. Longe disso! Os padrinhos são pessoas especiais, importantes, que conhecem o casal e a história de amor deles.

    padrinhos e madrinhas reunidos em casamento na praia
    João Cappa

    Escolhendo os padrinhos e madrinhas de casamento

    Na hora de fazer essa importante escolha tenha em mente que os padrinhos são aquelas pessoas que estão sempre presentes na vida do casal sejam eles amigos, irmãos, primos, tios, enfim, essas pessoas têm grande potencial para serem padrinhos de casamento.

    Ser padrinho de casamento vai além de participar do dia mais importante da vida do casal. É estar ao lado do casal não somente em momentos especiais como também em momentos de adversidade.

    Portanto, não escolha seus padrinhos por obrigação, no calor da emoção e muito menos por educação. Independentemente se os padrinhos tiverem algum grau de parentesco com você e seu noivo, saiba que eles são parte dessa nova família que está sendo construída através do casamento.

    Ao longo da vida vamos conhecendo diversas pessoas, trocando experiências (positivas e negativas) e nesse caminho algumas dessas pessoas nos fazem refletir e colocá-las (ou não) em lugar de destaque, no caso, como padrinhos de casamento. Deste modo, avalie cada uma dessas pessoas que vocês têm em mente para convidar como padrinhos de casamento e verifique qual é o papel de cada uma delas e a importância dessas pessoas na vida de vocês.

    padrinhos de casamento andando com noivos em casamento ao ar livre
    Bottega 53 Studio

    Quantos são os padrinhos de casamento?

    Não existe uma regra para a quantidade de padrinhos e madrinhas de casamento. Tudo vai depender do número de pessoas queridas que você e seu noivo desejem convidar.

    Mas tem um adendo: antes de saírem convidando essas pessoas importantes para serem padrinhos, é necessário que tenham definido o espaço ou a igreja onde será realizada a cerimônia de casamento.

    Muitos casais no altar de um espaço pequeno pode deixar o ambiente carregado, apertado e desconfortável para todos. Mesmo em lugares ao ar livre e espaços maiores, a quantidade de padrinhos e madrinhas deve ser moderada. Afinal, muita gente aglomerada no mesmo lugar pode comprometer o destaque dos noivos e deixar o visual poluído.

    –> Dica do Lápis: dependendo do número de convidados, é comum que estejam no altar de 5 a 7 casais de cada lado, no máximo.

    padrinhos e madrinhas de casamento andando na praia descalços
    Cadeira Amarela

    A função dos padrinhos de casamento

    Além de fazerem parte do Grande Dia do casal, os padrinhos e madrinhas de casamento são aquelas pessoas íntimas do casal que podem (e devem) ajudá-los em diversos momentos da vida.

    Eles também podem ajudar o casal em alguma parte dos preparativos para o casamento e da casa nova. No caso dos homens, podem ajudar o noivo com questões de reforma e pintura. Já as mulheres podem ajudar a noiva com a organização da casa nova ou até mesmo algum item surpresa para o casamento, que o noivo, óbvio, não esteja sabendo. Enfim, são muitas as possibilidades de suporte para o casal.

    Padrinhos de casamento como conselheiros

    Quando falamos no início do post sobre missão este é um dos pontos que queremos destacar aqui. Os padrinhos de casamento são conselheiros do casal. São pessoas de confiança que devem apoiar o casal em toda a vida. Pelo menos é desta forma que enxergamos.

    padrinhos de casamento orando com os noivos
    Dreamtown co

    E se os pais quiserem escolher os padrinhos?

    Jamais! Gente, esse tipo de comportamento ficou lá atrás, beeeeemmm lá no passado. Muitas vezes os pais dos noivos querem decidir por eles e acabam se envolvendo. Também pudera, na época deles muitas vezes era assim que funcionava.

    Mas isso não é motivo para discórdias. Converse com os pais e sogros com jeitinho, explique como vocês enxergam os padrinhos de casamento e qual a importância deles na vida de vocês. E diga também que a forma de escolher os padrinhos e madrinhas mudou, afinal, o mundo mudou.

    Aqui o amor, o respeito, a parceria e a cumplicidade para com essas pessoas devem prevalecer. Essa forma de convidar por educação, por convidar ou até mesmo convidar um padrinho ou madrinha para preencher uma lacuna no altar não funciona.

    O casal precisa gostar e ter afinidades com os padrinhos de casamento. Do contrário, só vai funcionar no altar. Depois vocês podem se arrepender. Afinal, o tal padrinho ou madrinha estará nas fotos de casamento e também no vídeo.

    madrinhas e padrinhos de casamento posando para foto em escadaria
    Naomi Lynn Photography

    Os padrinhos de casamento precisam ser um casal?

    Essa é uma dúvida muito comum entre os casais. Não, os padrinhos de casamento não precisam ser um casal, mas alguns pontos devem ser observados porque a situação aqui é um pouco mais delicada.

    Se o casal for namorado, não há problemas de chamar somente um deles. Isso é muito comum quando se tem amigos de longa data que estão em um novo relacionamento.

    Entretanto, quando o casal é casado, é comum que os dois sejam convidados para serem padrinhos. Afinal, fica muito estranho chamar somente um deles e isso pode gerar certo constrangimento para todos.

    Também é possível convidar para padrinhos de casamento solteiros como, por exemplo, um amigo do noivo pode ser padrinho com uma amiga da noiva. Nesse caso você pode até fazer no formato de “damos e damas” (bridesmaid and groomsmen) que é bem tradicional fora do Brasil.

    madrinhas e padrinhos de casamento junto com noivos caminhando pela rua
    Nataly J Photography

    Quando convidar os padrinhos e madrinhas

    Geralmente de 6 a 8 meses antes do casamento. No caso dos padrinhos de casamento é importante ter essa confirmação antes mesmo de providenciar outros preparativos do casamento.

    Esse convite não necessariamente precisa ser formal, pode ser algo mais descontraído somente para que tanto os noivos, quanto os padrinhos estejam alinhados com a data e os preparativos que demandam tempo e dedicação.

    O convite formal e oficial para os padrinhos de casamento pode ser entregue com três meses de antecedência. Capriche na escolha!

    madrinhas e padrinhos de casamento celebrando com champagne em casamento ao ar livre
    Romy Lawrence Photography

    Acompanhe o Lápis de Noiva e Fique por dentro das Melhores Dicas

    Você sabia que o Lápis de Noiva tem uma porção de conteúdos incríveis para te ajudar a planejar o seu casamento do começo ao fim? Já são mais de dez anos que temos como missão ser suasmadrinhas de casamentovirtuais, trazendo ferramentas, itens gratuitos, e-books e dicas incríveis pra deixar a sua jornada até o altar ainda mais leve.

    Acesse ahome do Lápispara navegar porcasamentos reais inspiradores,indicações de ouro de fornecedorese muito mais!

    Padrinhos de casamento: qual a sua função e como escolhê-los

    Perguntas frequentes

    O que é ser padrinhos de casamento?

    Acreditamos que cada pessoa tenha uma resposta bem subjetiva para essa pergunta, mas ser padrinhos de casamento vai além de participar do dia mais importante da vida do casal.

    Ser padrinhos de casamento é estar ao lado do casal não somente em momentos especiais como também em momentos de adversidade. Portanto, não escolha seus padrinhos de casamento por obrigação, no calor da emoção e muito menos por educação.

    Quem são os padrinhos de casamento?

    Pessoas que estão sempre presentes na vida do casal sejam eles amigos, irmãos, primos, tios, enfim, essas pessoas têm grande potencial para serem padrinhos de casamento.

    🎁 Crie seu site grátis aqui