{Dicas de Fotografia} Todos os segredos para fazer um ensaio pré-casamento dos sonhos

Oi noivas queridas, hoje tem um assunto que nós aqui no Lápis sempre nos derretemos de amores: ensaio fotográfico de casal. É tão gostoso ver a cumplicidade e a paixão de um casal num momento descontraído e alegre. É ali que podemos ver toda a sua essência. Adoramos todos os tipos de fotos pré casamento!

 

ensaio fotográfico casal

 

Ensaio fotográfico de casal: todas as dicas para ter fotos pré-casamento lindas!

O Ítalo César é figurinha carimbada aqui no Lápis, você pode se inspirar em muitos casamentos que ele já fotografou e mostramos aqui no blog. Mas hoje o assunto é outro, tão especial e apaixonante quanto: ensaios fotográfico de casal pré casamento!

Mas afinal, o que é um ensaio fotográfico pré-casamento? É um pausa nos preparativos do casamento para relembrar o real motivo de tudo o que estão vivendo. É um momento para curtir um ao outro como realmente são.

O Ítalo vai dar todas as dicas para você que está pensando em fazer um ensaio fotográfico de casal antes do casamento com o amor da sua vida. A única coisa que ele pede para os casais não esquecerem é de levar a ALEGRIA e todo o romantismo que há DENTRO DE VOCÊS no dia!

 

Dica do Lápis: Baixe gratuitamente o nosso e-book “Fiquei Noiva, por onde começar?” e organize seu casamento sem estresse!

 

fotos pré casamento

 

Com quanto tempo de antecedência devo fazer o meu ensaio pré-casamento?

“Sugiro sempre de 5 ou 4 meses antes do casamento. Assim se houver imprevistos, com o casal, o fotógrafo ou se chover temos tempo suficiente pra mudar a data e ainda receberem as fotos antes do casamento para usarem como quiserem.”

Uma ressalva para quem fechar fotografar em cima da hora e não tiver esse tempo: Faça o quanto antes e converse com seu fotógrafo e diga o que você pretende fazer com as fotos. Se ele não conseguir te enviar todas, ao menos algumas específicas que você queira imprimir ele pode te enviar. E tente na medida do possível marcar a sessão em dias de semana. É sempre mais tranquilo e tem mais chances de conseguir data com o fotógrafo.

 

 

Escolhendo o lugar perfeito para a o seu ensaio fotográfico de casal

Pode parecer difícil encontrar o cenário perfeito para as suas fotos pré-casamento. Mas, se você estiver na dúvida, faça-se a seguinte pergunta: que lugar nos completa como casal?

Pode ser uma casa de campo da família, um restaurante que vocês amam ou até na casa nova de vocês, o importante é que tenha significado pro casal.

Se for o caso você pode combinar com o fotógrafo mais de um lugar para fotografar, e ele com a sua experiência também pode indicar alguns spots quentes para vocês.

 

Existe diferença entre um ensaio na cidade, e outro na praia/campo?

“A diferença está apenas no conceito e na personalidade do casal. O trabalho do fotógrafo é o mesmo em qualquer lugar, registrar a conexão de duas pessoas.” conta Ítalo César.

 

Tudo sobre casamento no campo AQUI

Qual o melhor horário para fazer um ensaio fotográfico pré-casamento?

O melhor horário é sempre o nascer do sol e pôr do sol. Mas é preciso cuidado! Dependendo do local que for fotografar não funciona pôr do sol, apenas o nascer dele. Vários fatores influenciam e o principal é a posição do sol.

Na praia por exemplo, o melhor horário é no nascer do sol. Ele nasce no oceano e se põe no continente. O sol precisa SEMPRE estar batendo na nuca do casal, sol no rosto dá sombras muito fortes e irrita o olho. Então para mostrar a vista do mar e o sol na melhor posição tem que ser no nascer do sol. Mas, caso você fotografe no Perú ou na Europa, a posição é ao contrário, então tem que ser pôr do sol.

Horários bom da manhã são do nascer do sol até umas 9h, da tarde, das 15h ao pôr do sol.“Mas caso seja um dia nublado- que é o meu preferido- pode abusar e fazer em qualquer horário porque a iluminação difusa do tempo nublado nos dá mil possibilidades a mais.”

 

Outro ponto importante referente a horário é saber onde você vai fazer as fotos e a quantidade de pessoas que possam estar lá. Por exemplo, no interior, em uma cidadezinha pode-se ir a qualquer horário durante a semana que estará tranquilo. Já nos parques de São Paulo (ou outra cidade) o melhor horário é beeeeem cedinho, porque começa a encher de gente correndo, andando de bicicleta, principalmente aos fins de semana.

Mas quando se tem um bom fotógrafo que se preocupa com o resultado completo, ele vai orientar em todos esses pontos. O casal só precisa confiar. “E tudo isso que eu falo é baseado na luz que eu amo fotografar e que funciona pra mim. Eu conheço gente que adora fotos com sol no rosto, para minha estética isso não funciona.”

 

Baixe GRATUITAMENTE a nossa planilha de planejamento financeiro para casamento.

 

Que roupa usar em um ensaio fotográfico de casal?

Use roupas leves, que tenham movimento quando o vento bater. Procurem usar roupas claras, ou coloridas, mas que sejam lisas, sem estampas. “Assim temos uma fotografia mais consistente e original.”

O importante é que as cores das roupas de vocês conversem e tenham conexão. “Se um de vocês gostar de usar estampas, não tem problema, mas recomendo que o outro esteja com uma roupa lisa.”

Precisa ter troca de roupa durante as fotos pré-casamento?

“Quando vocês começarem a ficar a vontade, trocar de roupa pode quebrar o clima e o desenvolvimento das fotos, então, sugiro que não troquem de roupa durante a sessão. Assim conseguimos aproveitar melhor o tempo.”

Mas, se as fotos acontecerem em locais diferentes, a troca de roupa é muito mais que bem vinda.

 

 

A importância da maquiagem em um ensaio fotográfico

A maquiagem é um detalhe que faz diferença, por isso, se possível, invista em um profissional. Ele(a) vai saber dar o toque necessário para esse dia.

Esse dia é para ser leve, então procure deixar a pele no tom mais natural possível e cuidado com a luminosidade, o rosto deve acompanhar o tom da pele do corpo por completo.

–> Dica do Ítalo: Nas fotos há uma perda de 30% do visual da maquiagem. Mas tenha muito cuidado para não pesar. Sombras muito escuras deixam o olhar caído, e use batons escuros somente se todo o resto estiver iluminado.

Para os homens, não tem segredos, use produtos que tiram a oleosidade da pele. O maquiador(a) pode ajudar facilmente.

 

Clique para ver mais de 150 penteados para noivas, madrinhas e convidadas.

 

 

Como fazer pra perder a vergonha na hora de ser fotografado?

Conhecer e se identificar com o fotógrafo é primordial. Na realidade essa responsabilidade não é sua, quem está atrás das lentes tem o dever de, nos primeiros minutos, entender a dinâmica de vocês. “Já fotografei casais brincalhões e outros mais tímidos que as fotos mais pacíficas funcionam tão bem que me emociona.”A vergonha sempre vai existir, o ensaio é um dia muito importante pra vocês conhecerem o fotógrafo e também entender a dinâmica dele, e no dia do casamento tudo flui mais rápido e temos fotos incríveis.

–>Dica do Ítalo: Foque no motivo de tudo isso, e por quem você está ali. Esqueça a estética da roupa torta ou cabelo bagunçado, isso é dever de quem está olhando lá na câmera; quando você se desprende disso a transformação é nítida.

Dicas do Ítalo César para fotos pré-casamento criativas e espontâneas

– Converse com seu fotógrafo sobre o que vocês esperam. Ajude-o a entender a expectativa que vocês tem e estejam atentos os pedidos dele;
– Um dia antes coloque a melhor playlist para tocar, imagine que a sessão não é algo que tem que ser feito da maneira X, mas o registro de um passeio a dois em um lugar especial/lindo;
– Não tenha medo de sorrir;
– Evite discussões ou assuntos que pesam desde o dia anterior;
– Seja aquilo que vocês são, o Pinterest também quer ver a verdade de vocês;
– Seja amiga(o) do fotógrafo, deixe-o a vontade, é recíproco, e a gratidão dele vai liberar criatividade de uma maneira incrível;

“Acredite em mim. Conte com alguém que você quer muito e que sonhe junto com você.”

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

Vale a pena ler

Chá de Panela: como é, como organizar e o que pedir
Como escolher o bolo de casamento?
Buquê de Noiva: tudo o que você precisa saber

 

Gente que ama o que faz

Ítalo César fotografa para que a felicidade dure para sempre! Se especializou na área de casamentos e ensaios para dar ao casal a melhor experiência fotográfica da vida.

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog