{Dicas Úteis} Casamento na Praia: Tudo o que você precisa saber

Casamentos pé na areia são sucesso e bem recorrentes aqui no blog. São diferentes, o cenário é lindo, as fotos ficam incríveis, e o resultado: inesquecível.

Casar na praia faz parte dos sonhos de muita gente. A ideia de uma paisagem cem por cento natural nas lembranças do dia faz brilhar os olhos de quem sonha com uma cerimônia perfeita nos mínimos detalhes. Porém, para que tudo ocorra como o planejado, é necessário estar atento a algumas condições.

Para isso, é com muita alegria que trazemos a Lu Carniti para dar algumas dicas e informações muito importantes para quem deseja realizar esse sonho no grande dia.

 

A legalidade da cerimônia em uma praia pública

Para liberar a utilização do local, os noivos deverão, com seis meses de antecedência, solicitar à prefeitura da cidade um alvará que autorize a realização do evento. Caso a cerimônia seja realizada nas dependências de alguma pousada ou hotel, verifique se a mesma possui a autorização para eventos pé na areia.

Foto: Moni + Adri Photography

Condições climáticas

Durante o planejamento é muito importante verificar as condições climáticas daquela temporada. Isso evita que marés mais altas, ventanias ou chuvas fortes acabem com a cerimônia antes do previsto. Entretanto, casar no fim da tarde é sempre uma boa pedida. Além do charme do pôr-do-sol como cenário, a temperatura já estará amena e a festa começará ao anoitecer, um perfeito cronograma para o dia dos sonhos que gerará imagens lindas, tanto com a luz do dia como com o requinte da noite.

Mas ainda assim, o ideal é  identificar a possibilidade de montar uma estrutura que garanta a cobertura das áreas abertas ou verificar se o espaço escolhido tenha uma área ou salão coberto para abrigar o evento em caso de chuva.

Foto: Lauren Fair Photography

A roupa dos noivos

Deve-se ter um cuidado específico ao pensar na roupa dos noivos. A noiva deve sempre escolher um modelo que seja harmônico com o ambiente, evitando vestidos com muitas camadas de tecido e véus ou caudas longas por exemplo. Outro ponto de cuidado é o tipo de sapato escolhido: nada de saltos muito altos ou finos, se a cerimônia for na areia.

Já o noivo deve pensar em uma roupa confortável, leve e prática. Cores claras também ajudam – e muito –  os noivos calorentos nos dias mais quentes. Um chapéu é bem-vindo também, existem vários modelos bem bacanas que combinam demais com o ambiente praiano.

Foto: Magnolia Studios

Para garantir o bem-estar dos convidados

– Acima de uma cerimônia bonita na praia, é fundamental que os convidados estejam à vontade e sejam poupados de desconfortos.
– A escolha do cardápio deve ser leve, combinando bebidas refrescantes e alimentos que conversem com a temática.
– Por estar muito próximos da natureza, é inevitável que a presença de alguns insetos possa incomodar. Uma boa dica é distribuir repelentes e leques para os convidados.
– Deixar sombrinhas e guarda-chuvas em pontos estratégicos é uma excelente ideia. Eles servem tanto para proteger da chuva como para refrescar no caso de sol intenso.
– É sempre uma boa ideia criar um “miniguia” com algumas dicas para convidados, como: hotéis e restaurantes próximos à cerimônia, um bom salão de cabeleireiros para quem desejar se produzir por lá, previsão do tempo, sugestão de traje, orientações de pré e pós evento. Informação nunca é demais.

Foto: Androids in Boots

Vale lembrar que os noivos não são obrigados a bancar a estadia de todos os convidados, fica a opção de uma negociação de preços especiais com pousadas próximas ao local da cerimônia.

O casamento à beira mar parece ter mil complicações, mas seguindo todos as dicas e recomendações se sairá como qualquer outro em local fechado, mas com um diferencial: a experiência única num cenário magnífico.

Foto: Megan Welker

Veja Também:

Casamento na praia de Jericoacoara – Najara & Denilson
Dicas de Convite para Casamento na Praia
Casamento Intimista na Praia da Garopaba – Vanessa & Rafa
Decoração de Mini Wedding na Praia – Casamento Fer & Ale
Casamento a Dois em Fernando de Noronha – Luciana & Pedro

Gente que ama o que faz

Sobre a Lu Carniti:

Transformar sonhos em realidade é a especialidade da Lu Carniti Consultoria em Eventos. Ela presta consultoria para o planejamento e a organização de casamentos, sempre tendo em mente que não é só mais uma festa, mas é um sonho único se tornando realidade. Os serviços de planejamento e organização de casamentos podem ser prestados em conjunto ou separadamente, e, com certeza trarão a tranquilidade que você busca durante a fase dos preparativos.

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Daniela

    Gostaríamos do nosso a dois bem simples em uma praia mas não sabemos por onde começar