ebook lapis de noiva

Planner de Casamento

DJ David RF responde como escolher o DJ ideal para o seu casamento

Uma pista de dança animada é a melhor maneira dos noivos celebrarem sua felicidade com seus amigos e familiares numa festa de casamento. Mas como escolher o DJ e ter certeza de que ele vai entender o seu gosto musical e a vibe que você quer? São tantas questões e detalhes que os noivos tem que saber na hora de entrevistar, escolher e contratar o DJ que fomos perguntar para quem entende de pickups: o DJ David RF, que pilota os CDJs de casamentos há mais de 20 anos e é especializado em casamentos na praia (clique aqui para ouvir a playlist do DJ David RF de casamentos na praia) e na serra, além de destination weddings pelo mundo.

Ele sempre procura fazer um estudo minucioso do gosto musical e da personalidade dos noivos. Seu set vai do pop ao house, passeando pela disco music, indie e rock de forma empolgante e única. “Mas as melhores experiências que tenho tido em casamento é quando os noivos chegam e falam – Faz o teu som – e eles já me conhecem… Fica muito mais leve e muito mais maneiro, pois serei eu ali”. 

 

 

O Papel do DJ no Dia do Casamento

O trabalho de um DJ começa muito antes do grande dia. Às vezes, com mais de um ano de antecedência. No caso do DJ David RF, ele faz questão de conhecer mais os noivos, conversar, saber como se conheceram, quais lugares frequentavam, o que gostam de fazer nas horas livres, etc. Tudo isso faz parte de um trabalho de pesquisa de perfil. “Ali entendo a personalidade de cada um e depois montamos uma playlist colaborativa que será nosso brainstorm. Ela é o norte da festa.”

Mas falando do dia em si, cada DJ tem sua rotina e alguns procedimentos. “Chego antes para acompanhar a cerimônia e sentir o clima. Ali consigo ter uma visão panorâmica dos convidados e estudar a personalidade de cada um.”

Depois, já no início da recepção, presta-se atenção em cada detalhe: do andamento do buffet ao tom de conversa dos convidados. Como é o DJ que dá o clima da festa, ele pode apressar mais ou retardar o início da pista, porque tudo no grande dia tem funcionar como um relógio e precisa ser feito na hora exata. Por exemplo, se a noiva se atrasou para a primeira dança, o DJ precisa entreter os convidados sem queimar a largada ou deixar a festa monótona.

 

Hipster Wedding Asia

 

Quem faz a Sonorização?

No dia do casamento, a sonorização do espaço pode ser feita pelo DJ ou outra empresa contratada, tudo depende da vontade do casal. Normalmente os DJs indicam parceiros que já conhecem sua forma de trabalho e estão mais entrosados. Assim é possível controlar todo o processo, desde a posição do palco até montagem.

No caso do casal ter um fornecedor já contratado ou ser um casamento em outro país, sempre é bom conversar e alinhar as expectativas, trocar ideia sobre equipamentos e a melhor forma de condução do casamento.

 

Cerimônia x Festa de Casamento

O DJ normalmente toca na cerimônia ou somente na festa de casamento? Ele pode tocar nos dois ou não. A escolha, novamente, depende da vontade dos noivos. Muitos casais tem escolhido músicos para a cerimônia, mas também há aqueles que não fazem questão e deixam por conta do DJ. “Nesse caso, conversamos bastante sobre as músicas para os momentos, sugiro versões e busco ideias.”

 

Noux

 

Quem Decide o Layout da Pista de Dança?

Hoje muitos decoradores entenderam a importância da posição do DJ na pista. Ele precisa interagir, estar perto. Tem que ser bom para ambos. Por isso, um entendimento e uma boa conversa com os decoradores é imprescindível.

 

A Escolha das Músicas

Não são todas as pessoas que entendem de musica e ritmos. Mesmo que os noivos não entendam nada do assunto, eles não precisam definir absolutamente tudo, música por música, com o DJ. O expert, afinal de contas, é a pessoa que está sendo contratada para que sua festa seja inesquecível.

É papel do DJ auxiliar muito os noivos nessa parte, por isso é feita a playlist colaborativa e o estudo de perfil. Na hora de selecionar as músicas, é preciso ter uma festa que combine com a personalidade do casal com o que de fato funciona na pista.

“Sempre digo que essa pizza é feita a 6 mãos.”  O DJ tem que ter muito feeling do momento, de fazer na hora e não deixar nada programado ou engessado, porque há muitos fatores alheios que podem influenciar no andamento. Essa flexibilidade é vital para manter o clima e a pista sempre nas alturas (clique aqui para conferir a playlist do DJ David RF para pista de dança de casamento).

 

Christyl Johnston

 

A Importância da Visita Técnica

Assim como para a maioria dos fornecedores, uma visita técnica com antecedência é primordial para o DJ. A visita deve ser feita não só com o DJ, mas com o decorador, assessor e outros fornecedores, no mesmo dia. É nela que todos irão definir o que será melhor e mais confortável para os convidados.

No caso de um destination Wedding, essa visita é um pouco mais complicada. “Então faço questão de chegar sempre na véspera para haver tempo hábil para qualquer mudança.”

 

Pista de Dança durante o Dia

Pode não parecer, mas casamentos diurnos combinam MUITO com DJ e pista de dança animada. É o DJ que dá o tom da festa. Hoje mais de 70% dos casamentos começam 14/15h, e se estendem até a noite. Sem contar que o DJ tem uma versatilidade muito grande, por ter todo o acervo na mão de forma rápida. Sendo de dia ou a noite, o clima é demais!

 

Orlando Wedding Party Rentals

 

4 Dicas de Ouro para Contratar um DJ

1) Procure conhecer o DJ antes de contratar. Segui-lo nas redes sociais, acompanhar um pouco do trabalho para ver se o estilo dele combina com o que você pretende para seu casamento é o primeiro passo.

2) Converse com ele. Chame-o no WhatsApp. Tem que haver conexão desde a primeira conversa

3) Converse com outras noivas. Buscar referência, opiniões e dicas é muito importante!

4) Combine qual equipamento precisa ser providenciado e que são fundamentais para a atuação do DJ. Para a atuação, de 2 a 4 CDJs Pioneer 2000 Nexus 2 e um mixer Pioneer DJM 900 Nexus atendem 90% dos DJs do Brasil. Cuidado com os códigos porque às vezes um número muda muita coisa no valor da locação e no que o equipamento entrega.

 

A Fórmula para uma Festa de Casamento Animada

A bagagem é primordial para um DJ de casamento. Saber ler não só a pista, mas a festa como um todo, é muito importante. Sempre existem situações adversas e quanto mais experiente o DJ for, mais rapidamente saberá lidar com elas. Confie no profissional. Participe, sugira, mas, deixe o DJ livre no dia. Se vocês o contrataram, ele, melhor que ninguém, saberá o que fazer na hora.

 

Gustavo Gaiote

 

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

 

Vale a pena ler

{Dicas Uteis} Tudo o que você precisa saber para organizar um casamento em casa
{Dicas Úteis} Todas as tendências para casamentos em tempos pós COVID-19
Wedding Weekend e Destination Wedding: como ter uma experiência incrível além do dia do casamento

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog