ebook lapis de noiva

Fiquei Noiva Lápis de Noiva eBook

Aliança de Casamento: como escolher este símbolo maior de amor, união e cumplicidade

Oi meninas! Hoje vamos falar de um assunto que traz para nós aqui do Lápis muitas recordações gostosas. Ele tem tanta simbologia envolvida que nós ficamos emocionadas toda vez que olhamos para nossos dedos. Além disso, ele é um daqueles posts completões, sabe? Daqueles que a gente copia e cola no whatsapp do amor da vida da gente! Fica a dica, rsrs.

Definitivamente a cerimônia sempre será o nosso momento favorito do casamento: um turbilhão de emoções, lágrimas, coração batendo forte e amor transbordando. Veja aqui todas as nossas dicas para organizar a cerimônia de casamento perfeita!

O momento em que se diz os votos e tem a troca de alianças é inesquecível! É tão legal colocar a aliança no dedo do amor da sua vida! É coisa de Deus, um símbolo do Seu amor por nós! Confira os detalhes do momento das alianças no casamento da Lorena.

Antes de chegar nesta parte da cerimônia onde o tempo parece parar, existe outro, muito pessoal, que é a escolha da aliança de casamento. Ali está a essência de vocês, sua história, seu futuro, tudo concentrado naquele pequeno acessório cujo formato não tem nem começo nem fim. Hoje vamos falar tudo sobre elas.

aliança de casamento

Em muitos relacionamentos este anel vai acompanhando a história do casal, do coração cada vez mais enamorado. Este elo de entrega e amor já está presente no namoro, no pedido de casamento, depois no noivado e, por último, no casamento, quando o tal coração bate ainda mais rápido forte de emoção. Saiba como fazer o pedido de casamento perfeito aqui!

Alguns noivos optam pela compra das alianças na hora de fazer o pedido de casamento. Nesse caso, as alianças são utilizadas durante todo o noivado e, quando o casamento se aproxima, os noivos tem duas opções: utilizar as mesmas alianças que usaram durante o noivado ou fazer um upgrade de modelo. Veja mais dicas para escolher a aliança de casamento com segurança.

Talvez você não saiba, mas usar este ícone universal do matrimônio como lembrete de compromisso entre duas pessoas que se amam é uma tradição que vem lá de trás, é muito antiga mesmo.

aliança de casamento um guia completo
Via: Pinterest

Aliança de Casamento – Como Surgiu?

Você sabia que os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia ligada diretamente com o coração? Que história mais linda, né?  Por isso usar a aliança de casamento nesse dedo tem este valor simbólico até hoje. Muito fofo, né? Foi só a partir do século IX que a igreja católica começou a usar a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre os casais.

–> Dica do Lápis: na hora de escolher a aliança de casamento, leve sempre em conta sua personalidade e gosto pessoal (de seu amor também) em todos os aspectos, tá?

aliança de casamento um guia completo
Via: Pinterest

Comece por aqui

Inspiração, inspiração, inspiração! A fase de pesquisa começa uns seis meses antes da data. Tá, a gente sabe que você já deve ter muitas pastinhas desde que foi pedida em noivado, e agora é hora de mostrar tudo para seu amor para vocês começarem a tomar decisões. Pra te ajudar, criamos uma pastinha no nosso Pinterest (segue a gente por lá) recheada de inspirações de aliança de casamento. Passa lá para ver tudo de bacana que selecionamos pensando em vocês!

Além da pesquisa virtual, fiquem de olho em vitrines de joalherias, conversem sobre o que vocês gostam e não gostam, e se for o caso, entrem para experimentar. Assim dá para ter uma ideia das características que os deixam satisfeitos. Um detalhe importante: escolham um modelo confortável e durável além de bonito. Vocês vão usar este anel por muito, muito tempo! Estamos até vendo vocês, de cabelinhos brancos e cheios de rugas, sentados no banco da pracinha, de mãos dadas…coisa mais fofa, né?

aliança de casamento um guia completo
Via: Pinterest

Na hora de escolher a aliança de casamento de seus sonhos, lembre que os modelos personalizados, feitos sob medida, levam um tempo para ficarem prontos. Mesma coisa se pretenderem fazer uma gravação – ela pode levar até um mês. Calcule o tempo necessário para não correr o risco de as alianças não ficarem prontas na data certa, tá?

Como você já deve saber, existem um número sem fim de alianças no mercado e joalherias especializadas no assunto, que tem muitas coleções e sugestões de todos os tipos. Se vocês se encantaram por um destes modelos de linha, três meses de antecedência é mais do que suficiente para definir a forma, o tipo e condições de pagamento delas.

–> Dica do Lápis: se estiverem na duvida em qual modelo escolher, selecionem duas ou três alianças de casamento que tenham se apaixonado e voltem à loja para experimentá-las diversas vezes antes de tomar a decisão.

Clique para o lado para se inspirar!

Definindo o budget

Coisa mais chatinha essa de ficar colocando preço em sonho, né? Mas lembre-se: o compromisso entre vocês dois é o que importa, e a aliança de casamento é o símbolo dele. Ela pode ser um graveto enroladinho, um pedacinho de lã com um nozinho, o anel de sua avó. Se a gente parar para pensar, as alianças de casamento são, na verdade, mais importantes do que o vestido, a festa, a gastronomia. E, no “bololô” da organização do casamento, não damos a elas a atenção devida. Baixe aqui o nosso checklist completo para arrasar na organização do seu casamento.

–> Dica do Lápis: na hora de decidir o budget do seu casamento, inclua sua pesquisa de preços deste acessório no orçamento. Dá para deixar tudo bem organizado se você usar nossa planilha de planejamento financeiro para te ajudar.

aliança de casamento um guia completo
Via: Pinterest

Anel é como sapato, tem que provar

Quantas vezes você não achou um par de sapatos deslumbrante na vitrine, pediu para provar e ele era absolutamente desconfortável e machucava o pé? Anel, principalmente este que você vai usar para o resto da vida, precisa ser confortável. Experimente os modelos que você gostou ou que se aproximam mais do design sob medida, e sinta seu volume, peso e textura antes de tomar uma decisão.

Você notou se por acaso seus dedos estavam inchados na hora em que estava na loja?

Assim como sapatos, para escolher anéis também existe uma hora melhor no dia. Até mesmo a estação do ano influencia na largura dos dedos. Na parte da manhã ou depois de exercícios físicos, os dedos ficam mais inchados. Ah, não vamos esquecer aqueles dias chatinhos da TPM, que não ajudam em nada também!

O ideal é achar um meio termo para que sua aliança de casamento não fique apertada nestes dias nem larga nos outros.

Estilo atemporal, mas com personalidade sempre!

A escolha do estilo é uma questão muito, mas muito pessoal. Cada um tem uma personalidade diferente, e ela precisa combinar com o jeitinho de cada um, com seu estilo de vida. As alianças mais neutras combinam melhor com tudo, mas de repente esta linha não é para vocês, e tudo bem! Pense nelas como se fossem uma tatoo: vocês conseguem olhar para ela para sempre e não se enjoar? Então acertaram na escolha!

-> Dica do Lápis: sua aliança e de seu amor não precisam ser idênticas, pois vocês são pessoas diferentes. Elas podem ser da mesma família e se complementarem, ou podem ser que nem a água e o vinho. O importante é que vocês dois estejam felizes.

aliança de casamento um guia completo
Foto: Zeke’s Jewelry

Modelos de Alianças de Casamento

Clássicas:

Os modelos de ouro lisos, sabe aquelas que seus pais e avós usam? Sem nenhum detalhe, são as mais atemporais.

Com pedras preciosas:

Gemas e diamantes podem ser acrescentadas no design. A cada ano, pode-se acrescentar mais uma pedra na aliança.

Prateadas, de ouro branco ou rosé, ou ainda mescladas:

Para os casais que fogem um pouco do tradicional, a mistura de metais deixa a aliança única e sofisticada. Aqui vale tudo: mistura de metais, couro, cores, texturas, é deixar a imaginação rolar.

Alianças customizadas:

Tem coisa mais romântica do que colocar a mão na massa e fazer a aliança de casamento da pessoa amada? Participar do processo, colocar todo seu amor neste pequeno objeto o deixa ainda mais especial. A Kamila e o Guilherme fizeram isso, e você pode conhecer um pouquinho do processo e das emoções deste momento no post do casamento deles.

–> Dica do Lápis: na hora da compra é preciso alguns cuidados:

  1. Verifique se a loja ou designer oferece nota fiscal e garantia.
  2. Se a compra for feita pela internet, é importante que as peças sejam enviadas com seguro (no caso de extravio).
  3. Com o tempo, a manutenção das alianças vai ser necessária (alteração de medida, acabamento, inclusão de brilhantes etc.), vai ser preciso suporte da loja ou designer.
aliança de casamento um guia completo
Via: Pinterest

Último Detalhe

Agora que você já sabe tudo o que precisa para escolher as alianças, ainda tem um assunto que mora em nossos corações: o momento das alianças no dia do casamento. Quem vai levar as alianças até o altar e como elas vão chegar até lá. Vocês já decidiram quem vai levá-las? Pode ser um sobrinho, uma criança amada, quem sabe sua avó, seus pais, os dois melhores amigos, ou até o animalzinho de estimação. Tudo sobre daminhas e pajens aqui.

E como ela vai chegar até vocês? O porta aliança é um objeto especial na cerimônia. Pode ser uma bíblia, quem sabe um porta jóia antigo de família, uma almofadinha feita com carinho pela mãe da noiva ou do noivo, uma peça que marcou o namoro. São tantas ideias fofas! Mas o importante é que estas decisões sejam incrível para o casal!

Quer um exemplo? No casamento da Junia, por exemplo, as alianças chegaram com o Palermo, o cão fofo dos noivos, quando ele tinha um ano! No casamento da Lorena foi a Sara, que é a avó materna e ao mesmo tempo uma mãe das duas.

–> Agora você já sabe tudo o que precisa para escolher este acessório que vai te acompanhar por todas as fases de sua vida à dois. Depois contem pra gente se as dicas foram úteis!

aliança de casamento um guia completo
Via: Pinterest

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Posso acrescentar uns detalhes?
    Quando se compra alguns tipos de alianças trabalhadas na hora de trocar de mão e a aliança não servir no dedo tem alguns modelos que não aumentam e nem diminuem então será preciso fazer outro modelo que demorará mais ou menos 40 dias , então tem que ir à loja que comprou com antecedência mesmo se for para aumentar e diminuir( geralmente se pede 15/20 dias para o serviço).
    Quem casar na época do Natal tem que ficar atentos para o período que será feita pois os fabricantes de jóias e alianças entram em recesso).