Dicas Incríveis para Encontrar o Acessório de Cabelo Perfeito

Depois de muita busca, chega aquele momento em que você encontra “o” vestido de noiva dos sonhos. Então já dá para relaxar e esperar pelo grande dia, certo? Errado! Depois do vestido é que vem os detalhes como, escolher os acessórios que harmonizem com o eleito, transparecendo da melhor maneira a sua personalidade e estilo. E é aí que mora a primeira dúvida: Como escolher o acessório de cabelo perfeito? 

Com tantas opções, fica cada vez mais difícil saber o que vai harmonizar com seu vestido e também cada vez mais fácil errar. Por isso convidamos a querida Maria Rossetti para nos dar dicas especiais para você escolher o acessório de cabelo perfeito para o seu grande dia!

Foto: Noux

Os acessórios de cabeça são chamados por muitos nomes diferentes: grinalda, headpiece, peça de cabelo, joia de cabelo, acessório, arranjo … são todos nomes comerciais para a mesma coisa. Separei alguns tipos de acessórios mais usados e acredito que essas definições poderão ajudar você. Vamos lá?

Meias-Coroas

Começarei pelas coroas, peças clássicas e que combinam com a maioria dos vestidos e penteados. Tem para todos os gostos: mais finas e delicadas, feitas com pérolas, zircônias, cristais, com metal, renda, flores de madrepérola … São muitas opções!

No meu atelier amo aquelas feitas com pérolas e cristais tramados delicadamente. Fica Lindo!

Aposte: Se você não quer dar brecha para o erro.
Pense melhor: Se prefere surpreender e quer usar algo diferente.

Foto: Aloha Fotografia
Foto: Dri Castro

Flores de tecido

São minhas paixões! Ficam lindas com vestidos mais soltinhos ou mais clássicos, podendo ser assimétricas para compor com um vestido fluido, ou trabalhadas na mesma renda do vestido para uma proposta mais tradicional, por exemplo.

Também é possível juntar as flores com pérolas para um efeito diferente. Se você se considera uma noiva mais discreta e mesmo assim pretende usar flores, um truquezinho: Coloque-as na parte mais baixa do penteado, isso vai fazer com que fiquem mais discretas. Flores no cabelo serão as estrelas da sua produção? Coloque-as na parte da frente do penteado, bem pertinho do rosto.

Aposte: Se você é ultra romântica e ama tudo que tem carinha de vintage.
Pense melhor: Se você não curte volume no penteado.

Foto: Riatla
Foto: Chez Cris Studio
Foto: Rosa Mecânica

Headbands

São também chamadas de correntes ou headchains e tem esse estilo bem boho, com cara de casamento pouco tradicional. Se você curte algo mais leve e se pretende usar o cabelo solto ou meio solto, as headbands são opções muito charmosas. Recentemente, vi um desfile com a peça sendo usada com o cabelo preso em um coque descontruído e adorei.

Aposte: Se vai casar na praia ou no campo.
Pense melhor: S
e o penteado escolhido tiver um coque muito formal.

Foto: Chez Cris Studio
Foto: Andrey Torres

Pentes / Porta coques

Usados na parte lateral do cabelo ou como enfeites do coque, os pentes são peças delicadas, perfeitos para noivas que desejam algo mais discreto. Antigamente também eram usados em pares, de maneira simétrica (algumas pessoas chamam essas peças de “garras”). Ficam bonitos com diversos tipos de vestido, desde os fluidos até os modelos com shape sereia.

Aposte: Se quer valorizar um coque ou tranças na parte de trás do penteado.
Pense melhor: S
e você pretende usar algo de impacto na cabeça ou se sente falta de algo na parte da frente.

Foto: Carol Noel
Foto: Anna Ramos

Fascinators / Casquetes / Voilettes

São peças que tem grande destaque no visual da noiva. Podem ter estrutura de mini chapéus, como esse que vemos nos casamentos da realeza britânica, mas também podem ser complementados com voilettes (os tecidos de trama aberta que geralmente cobrem um ou os dois olhos), penachos, rendas, flores de tecido e toda espécie de enfeites mais volumosos. São ótimas opções para casamentos de dia ou à tarde. Dica importante: se optar por peças com voilette, dispense o véu.

Aposte: Se você tem estilo e personalidade fortes.
Pense melhor: S
e não curte volumes e prefere dar destaque total ao vestido.

Foto: Riatla
Foto: Amphel Studio e Aloha Fotografia
Foto: Getty Images

Flores Naturais

Apesar de não trabalhar com elas – a logística para manter flores frescas não é nada simples – eu amo coroas naturais! Essas peças conferem à noiva um ar romântico que gosto muito. Em minha opinião, tem apenas uma desvantagem: em algum momento do casamento elas podem murchar. Se pretende usar o arranjo até o final da festa, converse com sua florista para que vocês possam escolher espécies mais resistentes.

Uma opção bacana é usar um arranjo de flores naturais na cerimônia e depois trocar por outro acessório para curtir a festa. Mas lembre-se: será necessário ter alguém disponível para realizar essa mudançaEntão converse com o cabeleireiro e verifique valores e disponibilidade. Se a troca for simples, dá para combinar com alguém previamente – a cerimonialista, por exemplo. Outra ideia é acoplar um pequeno arranjo de flores à uma peça de pérolas ou metal que pode ser retirado na festa.

Aposte: Se quer um toque de cor e volume no cabelo.
Pense melhor: S
e vai se casar na catedral da sua cidade, com um vestido mega clássico, véu e toda pompa.

Foto: Gshow
Foto: Bruno Rossete

Coroas Clássicas

Peças que são feitas com base em metal e podem levar pedras e pérolas, naturais ou não. São peças marcantes e que compõem um estilo muito clássico. São facilmente encontradas em lojas de vestidos.

Aposte: Se desde criança você sonha em ser uma noiva-princesa!
Pense melhor: Se foge de casamentos nesse estilo e quer imprimir um ar mais moderninho ao look.

Mas e o véu? Sou obrigada a usar?

Claro que não! Originalmente, o véu simbolizava a pureza da noiva. Hoje, a decisão de usá-lo ou não fica a cargo de cada uma. Compreendo as noivas que não curtem o véu, mas não vou negar: adoro aquelas fotos ultra delicadas de making of ou os casais pós-cerimônia com o véu super esvoaçante!

Foto: Driely Canton + Michel Izaltino

Qual a diferença entre véu e mantilha?

Os 3 tipos de véus mais comuns são: o véu liso (que pode ter vários comprimentos), a mantilha e a meia-mantilha. O véu liso não tem nenhuma aplicação. A mantilha tem renda aplicada desde bem pertinho do rosto até a cauda. Já a meia-mantilha tem renda a partir de uma altura média, geralmente entre o cotovelo e a cintura. São peças que te transformam em noiva imediatamente e é aquele momento da prova que vemos os mais sinceros sorrisos!

Aposte: Se você quer muito o pacote completo de véu e grinalda.
Pense melhor: Se você sentir que o véu pesou na composição com o vestido ou se não liga muito para protocolos.

Foto: Jaqueline Rigon

Claro que, além das peças que enfeitarão sua cabeça, tem também a escolha do brinco, sapato e outros acessórios …Mas isso já é assunto para outro post. (rs)

Espero ter ajudado todas vocês! Comentem aqui embaixo se ainda tiverem alguma dúvida sobre acessórios de cabelo.

Veja Também:

Cabelos Lindos para Noivas
{Dicas Úteis} Penteado de noiva para diversos estilos de casamentos
{Dicas Úteis} Guia prático para as noivas sobreviverem ao verão
Dicas de maquiagem e cabelo para noivas orientais
Beleza da Noiva – Qual é o seu estilo?

 

Gente que ama o que faz

Sobre a Maria Rossetti:

Especialista no desenvolvimento de acessórios para noivas, a designer transforma emoções em peças únicas, feitas para momentos especiais. Trabalha com projetos personalizados a partir das referências e histórias de cada noiva, sempre harmonizando as criações com o vestido, o horário e o estilo de cada cerimônia. Bordados feitos à mão, detalhes em rendas, flores e acessórios com pérolas e cristais são algumas das opções oferecidas pelo atelier, além de peças totalmente inéditas.

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Amo os pentes e coroas. Ainda não me decidi sobre qual usar. Vou conversar direitinho com a designer do meu vestido pra ver o que ela me indica, que fique harmonioso.
    Amei as dicas e as inpirações!

  2. Olá boa noite! Gostaria de dicas de lojas para acessórios de noiva. Preciso de um brinco! Urgente!rsrsrs Obrigada.