A noiva entrando descalça, sentindo a areia nos pés, o vento no rosto e o pôr do sol acompanhando tudo, é o cenário dos sonhos para muitos casais.
É o seu também? Imaginamos que está com muitas dúvidas referente ao momento do SIM. Por isso te convidamos a conferir esse super guia do casamento na praia ao pôr do sol. Vem com a gente!
Casamento na praia ao pôr do sol: por onde começar?
Em primeiro lugar vamos falar sobre o planejamento de um casamento na praia. Temos umguia completo aqui sobre tudo que você precisa saber sobre casamento na praia. Nele você poderá verificar todo o passo a passo para seu grande dia.
O casamento na praia requer atenção em muitos detalhes, sendo ao pôr do sol é preciso uma atenção ainda maior, para que o grande dia seja de muito sucesso e regado de amor.
Sabemos que os noivos adoram planejar tudo nos mínimos detalhes e nós também. Então não deixe de conferir.
Como conseguir um casamento na praia ao pôr do sol?
Bem como, planejar um casamento já traz muitos detalhes, casar na praia ao pôr do sol exige ainda mais atenção para vivenciar esse momento único da natureza que deixa qualquer celebração ainda mais mágica.
Vamos a esses pontos:
É preciso escolher a praia ideal
A peça chave para que este dia seja tão inesquecível é o local onde servirá de cenário para sua cerimônia. Por conta disso, é preciso escolher com alguns cuidados.
É preciso ser uma praia um pouco afastada, para que haja menos banhista, mas não que seja de difícil acesso. Como:
Nordeste
A Praia dos Carneiro (PE)
Traz uma combinação maravilhosa entre centenas de coqueiros, água cristalina e uma pequena capela à beira mar. Está bom para você? Para nós está incrível! Esta praia tem sido uma das mais escolhidas pelos noivos, até porque é uma das melhores praias de Pernambuco.
Trancoso – BA
A Bahia já é um lugar encantador por si só, mas Trancoso está num patamar diferente quando falamos de infraestrutura para casamentos. O pequeno vilarejo hippie-chique fica no sul do estado, aproximadamente a 45 km de Porto Seguro e é um cenário paradisíaco que pode ser aproveitado por todos presentes no casamento.
Praia do Marceneiro – São Miguel dos Milagres – AL
Esse tom de azul esverdeado fez a fama desse vilarejo que preserva ares de um lugar intocado, uma ótima combinação entre um destino inédito e um clima rústico.
Sudeste
Praia Rasa – Búzios – RJ
Essa pequena cidade localizada em uma península na Região dos Lagos, a 180km do Rio de Janeiro, traz paisagens muito diferentes e cenários distintos para a troca de alianças.
Praia de Juquehy – São Sebastião – SP
O litoral norte de São Paulo é ideal para quem deseja sossego e uma excelente estrutura, esta praia é o local ideal.
Praia da Feiticeira – Ilhabela – SP
Com uma plano de fundo de perder o ar com a vista fascinante do pôr do sol com montanhas.
Sul
Praia do Rosa – Imbituba – SC
A praia para quem gosta de ondas, esta é a praia certa para o seu casamento. Além de belas ondas que contemplarão o seu momento, em volta dela há uma floresta que encanta a quem a vê.
Jurerê Internacional – SC
Além de ser uma das praias mais bonitas do estado, há diversos lugares para sua recepção.
Escolhendo o melhor horário para um casamento na praia ao pôr do sol
Sabemos que o pôr do sol tem um horário específico para acontecer, portanto para o momento da entrada da noiva se tornar mágico como o imaginado, é preciso seguir à risca todo o planejado.
A luz que você quer para seu sonhado casamento na praia ao pôr do sol, dura entre 30 min a 60 min, antes do sol se esconder completamente. Sim, nós também achamos que é pouco tempo, por conta disso é preciso seguir essa dica de ouro para que consiga a luz do pôr do sol perfeita:
Planeje o início da cerimônia para no mínimo 1:30h antes do pôr do sol acontecer.
Parece muita coisa, mas assim você não corre o risco de perder a melhor luz no meio de sua cerimônia caso dê aquele atraso, que já é de praxe. E se não atrasar? Melhor ainda! É certeza que terá mais tempo para registrar fotos com um belo pôr do sol de fundo.
–> Dica do Lápis : Neste site aqui você encontra o horário do pôr do sol de acordo com a data e local. Confira!
Melhores meses para um casamento na praia ao pôr do sol
Chegamos naquele assunto tenso que deixa todo mundo nervoso: a chuva. É compreensível esse receio, mas assim como todos os detalhes acima, é algo que precisamos estudar e estarmos preparados. Portanto começaremos com os melhores meses para o dia do seu SIM ao pôr do sol.
- Abril e outubro – Caso queiram uma época mais praiana, pois estes marcam proximidade com o verão.
Se não for o caso:
- Maio e Setembro – meses que são menos propícios à chuva.
3 cuidados necessários para quem irá casar na praia
1) Permissão para realizar o seu evento na praia escolhida.
Sim, é preciso permissão da prefeitura local. Não é possível apenas chegar e realizar nosso lindo momento. É necessário verificar se a prefeitura tem alguma exigência para realizar o casamento. Caso tenha, é preciso dar entrada nos processos com bastante antecedência, para que não haja a necessidade de alteração de contrato com fornecedores.
2) É preciso pagar para casar na praia?
Na maioria das vezes sim, mas não há regra ou valor certo, varia de cada cidade. Por isso é necessário verificar junto à prefeitura local. (Veja detalhes de quanto custa casar na praia em nosso blog).
3) Documento de alvará para casamento na praia
Assim com alguns assuntos já abordados neste artigo, vai depender da praia escolhida para o dia SIM. Há lugares que realizam este processo de forma inteiramente online, incluindo o envio de documentos e impressão do alvará.
Como há lugares que dispensam o alvará para este tipo de evento, assim como existem lugares que fazem ainda mais exigências de documentação. Então verifique sempre junto a prefeitura da cidade escolhida.
Depois de apurar esses pontos primordiais, você conseguirá seu casamento na praia ao pôr do sol PERFEITO!
Trajes para casamento na praia ao pôr do sol
Não podemos finalizar este guia sem mostrar alguns modelos de trajes e decorações perfeitas para um casamento na praia ao pôr do sol. É preciso levar em consideração que é uma festa que começa ao dia e termina de noite, portanto cuidado com o tipo de tecido muito quente ou pesado que pode dificultar a mobilidade.
Vestidos de noiva
Os vestidos para este ambiente seguem, normalmente, um padrão mais fluido e esvoaçante. Fazendo o contraste perfeito entre a brisa do mar e a delicadeza do momento.
Trajes do noivo
Os noivos tendem a estar mais despojados sem deixar a elegância de lado. O uso de sandálias e chinelos é bem comum, assim como o não uso da gravata, que neste caso vira uma peça opcional.
Trajes das madrinhas e padrinhos
Aqui a criatividade rola solta! Conforme as peças dos noivos, o conforto está em primeiro lugar. Portanto é costumeiro madrinhas utilizarem vestidos leves e padrinhos bermudas e sem calçado. Mas sem deixar de lado a combinação com a tonalidade do casamento conforme foi escolhido pelos noivos.
Decoração para casamento na praia ao pôr do sol
Como os trajes, a decoração de casamento também requer atenção. É preciso observar se a decoração feita durante o dia conseguirá ganhar ‘cara nova’ com o acréscimo de luzes à noite. Assim, nenhuma beleza ficará no escuro.
Conheça nossos fornecedores para Casamento
Agora que você já sabe tudo sobre florista para casamento, está na hora de fechar o fornecedor ideal para confeccionar o vestido, o acessório do cabelo, fazer o penteado ou até mesmo produzir os buquês.
Conheça aqui nossa lista de fornecedores de casamento que confiamos e indicamos de olhos fechados!