O casamento é um momento muito esperado por todos nós, não é mesmo? Quando o pajem de casamento entra na cerimônia é aquele momento de sussurros, suspiros e muitos Oh!, Ai que lindo! Ai que fofo! Impossível não reagir e não se emocionar com tanta fofura.
Pajem no casamento: o que é e qual a sua função
O pajem é um menino (muito fofo) escolhido pelos noivos para levar as alianças até o altar.
Tradicionalmente ele tem a função de levar as alianças até o altar, mas cabe aos noivos escolherem se o ele vai levar as alianças ou outro elemento especial.
O que o pajem pode levar no casamento?
- Alianças;
- Bíblia;
- Plaquinhas;
- Balões;
- Cachorro dos noivos;
- Carrinho com bebê (em caso de pajens maiores)
- Maletas de “segurança das alianças”.
Como escolher o pajem?
Primeiramente é bom pensar que a escolha precisa ter a ver com a relação do casal com a criança e com os pais da criança. É um momento especial e único e o convite deve ser especial.
Geralmente são convidadas crianças da família, primos, sobrinhos, afilhados e até mesmo os filhos.
Não é recomendado que se convide crianças que não sejam próximas do casal. Afinal, o risco dessa criança não querer entrar na cerimônia é grande. E isso é natural, pois a criança não conhece as pessoas que estão ali e se sente envergonhada.
Quanto tempo antes escolher o pajem?
Seis meses antes do casamento é um bom tempo para isso. Assim, eles podem ir se preparando para a entrada na cerimônia de casamento.
Quantos pajens são necessários na cerimônia de casamento?
Não existe uma regra. Alguns casamentos têm crianças, outros somente um casal deles, já outros somente uma.
Vale lembrar que a quantidade de crianças no altar vai depender do espaço escolhido para o casamento. Fica muito estranho aquele monte de crianças amontoadas na cerimônia, pense nisso!
É obrigatório ter pajem no casamento?
Qual a média de idade deve ter o pajem?
Assim como não há uma regra para a quantidade de pajem no casamento, também não existe (regra) para a idade dele, porém é bom ter em mente que crianças têm temperamentos e comportamentos diferentes.
Mas é fato que quanto menor for a criança, mais cuidados serão necessários na entrada da cerimônia. Uma sugestão é optar por crianças com mais de 4 anos.
Orientando o pajem
Antes de tudo é bom conversar com a criança, independentemente da idade que ela tenha. Converse com ele, de forma lúdica, sobre o casamento, sobre o convite que ele recebeu para levar as alianças e como isso é importante para todos.
Também é bacana explicar para a criança que não precisa ter medo, que vai ser um momento bem legal, cheio de gente conhecida no casamento. Além disso, diga para ele que sua função na ocasião é apenas sorrir e caminhar lentamente levando um bem incrível (as alianças) até o altar. Reforçando: tudo de forma lúdica.
É bom ir treinando em casa alguns dias antes do casamento.
A ordem de entrada do pajem
É recomendado que tenha um adulto, seja os pais ou a assessora de casamento acompanhando e orientando a criança na entrada da cerimônia.
Quanto à ordem de entrada, também não existe uma regra e ela pode ser seguida de acordo com a escolha dos noivos. Ou seja, o pajem pode entrar antes da noiva, junto com a noiva ou depois da noiva. A ordem no caso vai depender da quantidade de crianças que participará do cortejo do casamento.
A escolha do traje do pajem
A regra aqui é vesti-lo como criança. Ou seja, sem exageros, adereços desnecessários e principalmente, vesti-lo com peças confortáveis.
Claro que o traje precisa estar em harmonia com o estilo do casamento. E quem decide o tipo do traje são sempre os noivos.
Quem paga o traje?
Geralmente são os noivos que arcam com esse custo, mas tudo isso pode ser conversado com os pais da criança.
Há casais que pagam sozinhos, outros que dividem os custos do traje com os pais e há também aqueles que, em comum acordo com os pais, deixam para que os pais paguem pelo traje.
Tudo deve ser conversado antes para que não haja nenhum desconforto entre os envolvidos.
Roupa para pajem em um casamento no campo
Para um casamento no campo, deixe de lado o paletó e invista em suspensórios, coletes e gravatas divertidas (borboletas ou não).
Roupa para pajem em um casamento boho
Gravatas florais para os meninos ficam lindas se combinadas com o combo: bermuda + camisa clara e suspensório. São perfeitos para um casamento boho.
Roupa para pajem em um casamento vintage
O casamento vintage tem aquele ar mais retrô com elementos que lembram épocas do passado, por isso os pajens podem ficar incríveis com boinas e chapéus.
Roupa para pajem em um casamento na praia
Para um casamento na praia, aposte em roupas com tons mais claros como bege, cinza claro, off white e etc. A gravata nesse ambiente fica totalmente opcional, e se os meninos forem usar calça, dobrar a barra dá um toque bem especial.
Se a cerimônia acontecer com o pé na areia, vale a pena esquecer os sapatos e deixar a molecada descalça mesmo.
Roupa para pajem em um casamento rústico/country
Aproveite para escolher roupas cheias de estilo para um casamento rústico. Botinhas ficam lindas e casam muito com o ambiente de clima rústico. Os pajens podem usar chapéu de caubói no maior estilo “farm wedding”, e o jeans pode ser uma opção de tecido mais democrático.
Roupa para pajem em um casamento clássico
Este estilo de casamento pede mais elegância e sofisticação. Por isso vale investir em mini paletó, sapato social e gravatinha.
Dicas finais do Lápis
- A escolha da criança precisa ter um significado para o casal
- Opte por crianças acima de 4 anos
- Converse com o pajem de forma lúdica para ele ir se familiarizando com o evento
- Treine a criança uns dias antes do casamento
Acompanhe o Lápis de Noiva e Fique por dentro das melhores dicas
Você sabia que o Lápis de Noiva tem uma porção de conteúdos incríveis para te ajudar a planejar o seu casamento do começo ao fim?
Já são mais de dez anos que temos como missão ser suas madrinhas de casamento virtuais, trazendo ferramentas, itens gratuitos, e-books e dicas incríveis pra deixar a sua jornada até o altar ainda mais leve.
Acesse a home do Lápis para navegar por casamentos reais inspiradores, indicações de ouro de fornecedores e muito mais!