Tudo que você precisa para casar

Decoração casamento civil: dicas para fazer a sua e arrasar

O casamento civil é o primeiro passo definitivo de qualquer casamento. Seja ele seguido de uma celebração religiosa, festa ou somente ele mesmo. Só não pode passar em branco, ok? Temos diversas opções delas e a decoração de casamento civil deve ter a personalidade do casal para ficar ainda mais encantador.

Pensando nisso, separamos dicas de ouro para acertar na escolha da decoração de casamento civil como um todo, ou seja, não importa se o seu casamento será somente no cartório ou se terá a celebração seguida de festa. Confira abaixo.

 

decoração de casamento civil

 

O que você vai encontrar nesse post

  • Introdução
  • Primeiros passos
  • Casamento no cartório
  • Casamento civil em diligência
  • Espaço casamento civil
  • Como fazer?
  • Tipos de decoração: em casa e no restaurante
  • Decoração na praia
  • Decoração no campo
  • Casamento civil intimista
  • Decoração simples
  • Como escolher a decoração?
  • Dicas do Lápis

 

mini wedding vintage
Noux

Decoração de Casamento Civil: por onde começar?

Se você já chegou até a fase da organização do casamento civil é porque muitas outras questões relacionadas à organização do seu casamento já estão caminhando certo?

E assim como todo esse planejamento e organização do casamento, o decoração de casamento civil não pode ser deixado de lada. Afinal, o casamento civil é a oficialização da união, é um momento muito importante, único e lindo.

 

Nós desvendamos os segredos do planejamento financeiro para casamento para você!

 

João Cappa

 

Casamento no cartório

Para o casamento civil realizado no cartório não há muito que decidir a respeito da decoração, pois os cartórios costumam ter uma decoração padrão para todas as cerimônias de civil.

Até porque no cartório, a celebração é bem simples e só participam o juiz de paz, o escrevente, os noivos, as testemunhas (padrinhos) e os pais.

Se você optar pelo casamento civil em diligência, aquele que o juiz de paz vai até o local, a decoração de casamento civil pode ser feita de várias formas e em qualquer lugar.

 

Já escolheu o convite do seu casamento? Clique aqui para ler o nosso super guia sobre o assunto

 

decoração casamento civil no cartório
Caroline Opacic

 

Escolhendo o espaço para a celebração do casamento civil

A decoração do casamento civil pode ser feita em um restaurante, buffet, sítio, fazenda, praia e até mesmo em casa, o famoso home wedding. Uma vez decidido o local, a decoração do casamento civil precisa ser definida de acordo com o espaço, a personalidade do casal e também a quantidade de convidados.

Embora não tenha uma ligação direta com a quantidade de convidados, não há necessidade de realizar o casamento civil em espaços maiores se o número de convidados for pouco. Isso vale para o contrário também. Ou seja, espaços pequenos não comportam muitas pessoas e a decoração não vai aparecer, além de o ambiente ficar super carregado. Fique atenta a isso.

O lugar escolhido precisa ter significado para os noivos e ter certo charme. Afinal, é um momento único e o primeiro passo de uma linda história de amor “enfim casados”.

 

Vestido de noiva plus size: simples, curto, sereia, princesa, para cerimônia religiosa, civil e mais, para vocês donas de curvas bem delineadas!

 

Rodrigo Cypriano

 

Tem dúvidas sobre os trâmites de um casamento civil? Então faça download do nosso guia exclusivo sobre o assunto:

Como fazer uma decoração de casamento civil?

Primeiramente, escolha um espaço bem bacana e descontraído. Você pode optar por um casamento civil intimista mais simples ou até mesmo mais elegante com toque sofisticado e claro, sempre personalizado.

Isso vai depender do estilo da decoração de casamento civil que o casal escolher e também o budget. A decoração do casamento civil pode seguir a mesma proposta da decoração da celebração religiosa e da festa.

 

decoração para casamento civil
Dearly Beloved Photography

 

Tipos de decoração de casamento civil

 

Em casa

O decoração de casamento civil em casa pode ser composta por elementos da família como um mobiliário, uma peça, um vaso e até mesmo algumas fotos.

Escolha uma paleta de cores que tenha tudo a ver com vocês e que também combine com o estilo e decoração da casa. Utilize letreiros, plaquinhas, balões, fotos, folhagens e flores.

 

 

A flor mosquitinho e arranjos florais delicados ficam um charme na decoração de casamento civil. Na decoração em casa a simplicidade deve prevalecer, senão o ambiente fica visualmente poluído.

A mesa principal não pode ficar de fora e deve estar perfeitamente decorada. Também não pode faltar a mesa do bolo e docinhos, ela é essencial! Para economizar um pouco, o DIY é super bem-vindo e o casal mesmo pode colocar a mão na massa para decorar o ambiente com sua personalidade.

 

Topos de bolo de casamento: clique aqui para saber como escolher o cake topper que tem sua carinha!

 

casamento no chateau du plas
Rafael Côvre

 

No restaurante

Muitos casais preferem realizar a celebração do casamento civil em um restaurante por conta de sua infraestrutura. A grande vantagem aqui é unir a gastronomia do local com um espaço bacana, queridinho do casal, que já tenha todos os itens necessários.

A decoração do casamento civil no restaurante também deve seguir a premissa da personalidade do casal. Como somente uma parte do restaurante será utilizada, a decoração é menor, somente nas mesas que serão usadas pelos convidados e também a mesa de bolo e docinhos. Portanto, a decoração desse espaço acaba sendo mais econômica e vantajosa.

 

Mario Lima Fotografia

 

Geralmente os restaurantes já possuem o mobiliário, as toalhas e a louça, ufa um gasto a menos! O investimento aqui é basicamente na decoração com os arranjos de flores, que também devem ser mais simples e compostos por folhagens, além de alguns pequenos objetos de decoração que podem ser do próprio casal ou que seja significativo para ambos.

 

Buquê de Noiva: tudo o que você precisa saber para escolher o seu! É só clicar aqui.

 

Kristoffer Rage Krantz Fotografia

 

Decoração na praia

A decoração de casamento civil na praia é uma ótima opção, afinal a natureza já é um cenário e tanto para o Grande Dia e a decoração pode ser simples, usando apenas um arco floral para a cerimônia.

Elementos rústicos como juta e palha super combinam com essa atmosfera litorânea. Use flores e folhagens para deixar o ambiente bem natural. Busque por flores resistentes ao calor.

Tipos de flores: astromélias, callas, gérberas, margaridas, girassóis e mosquitinhos.

Ah, outros elementos muito fofos que são a cara da praia e perfeitos para a decoração de casamento civil na praia são conchas, corais, estrelas do mar e búzios.

 

Confira aqui nosso guia completo sobre tudo o que precisa para fazer um casamento na praia INCRÍVEL!

 

Decoração no campo

A decoração de casamento civil no campo, assim como na praia, já vem com elementos próprios e que só precisam de um toque para ficar perfeito para o casamento.

As flores do campo são ótimas para compor esse cenário, bem como, gérberas, margaridas e tangos. Itens rústicos como vasos, cestos e palha também deixam a decoração incrível.

 

TUDOTUDOTUDO o que você precisa saber para fazer um casamento no campo inesquecível e transbordando de charme!

 

decoração casamento civil cerimônia
Kadi Tobin Photography

 

Tipos de flores

Para o calor: boca de leão, bromélias, dracenas, eucaliptos, gérberas, lírios, lisiantus, rosas, entre outras.

Para o frio: copo de leite, astromelias, murta, tulipa, gipsófila, hortênsias, entre outras.

 

decoração para casamento civil colorida

Lara Onac Photography

 

Decoração simples

Igualmente, a decoração do casamento civil pode ser simples e charmosa, afinal o que vai dar o tom aqui será a composição de elementos que, juntos, farão toda a diferença no resultado final.

Lembrando que pode (e deve) usar objetos pessoais de valor sentimental na decoração do casamento. Além disso, misturar flores da época com folhagens e arranjos pequenos deixa o ambiente mais charmoso, leve e atemporal.

Um casamento civil decoração desconstruída com um toque rústico não tem erro. Misturar flores naturais com flores desidratadas com certeza vai arrancar suspiros dos convidados.

Portanto, selecione algumas imagens no Pinterest e converse com sua decoradora para juntas criar uma decoração inesquecível que vai aquecer ainda mais seu coração nesse dia tão especial.

 

mesa de bolo decoração de casamento civil
Oxi Photography

 

 

Dicas do Lápis para arrasar na decoração de casamento civil

  • A decoração do casamento civil não precisa ser glamorosa (menos é mais, sempre!).
  • Pense no estilo que terá o casamento, a partir dele já é possível buscar um fornecedor de decoração.
  • Prefira flores da estação, geralmente são mais acessíveis.
  • A grana tá curta? Mão na massa DIY.
  • Use e abuse do Pinterest para suas referências.
  • E conte com a gente para te ajudar nessa jornada.

 

decoração de casamento civil na cidade
Lauren Scotti

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a pena ler:

Casamento no Jardim: tudo o que você precisa saber
Casamento intimista: tudo que você precisa saber para dizer SIM com propósito e significado
Casamento verde: inspirações incríveis e dicas para usar essa cor no seu casamento

 

Tudo que você precisa para casar