Qual fornecedor de casamento você está precisando?

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Casamento na igreja católica: tudo que você precisa saber

Casais que seguem o catolicismo e sonham com o casamento na igreja católica, além de seguirem a religião, se deparam com muita simbologia e uma arquitetura incrível que embeleza e completa o cenário do Grande Dia.

Mas o casamento na igreja católica não se sustenta apenas da fé dos noivos. A igreja/religião, assim como tantas outras, determina algumas regras a serem seguidas.

Vamos te contar passo a passo como funcionam todos esses trâmites.

 

cerimônia de casamento na igreja católica da Itália
Via Exclusive Italy Weddings

 

Nesse post você vai encontrar:

     

    Casamento na igreja católica
    Graceful Beginnings

     

    Escolhendo a igreja para o casamento católico

    De acordo com pesquisa realizada em 2014, o Brasil possui mais de 11 mil paróquias. Só na cidade de São Paulo são 308 igrejas católicas.

    Imagine só quantos casamentos são realizados nessas igrejas. Por isso, a primeira providência que o casal precisa tomar é escolher qual igreja querem realizar o casamento.

    Essa escolha é bem pessoal e pode ser feita de acordo com a cultura do casal de terem frequentado determinada paróquia boa parte da vida ou simplesmente escolher uma dessas muitas (e lindas) igrejas lindas para realizar o casamento na igreja católica.

     

    Visitando a igreja

    Não basta apenas desejar realizar o casamento na igreja católica tal, é preciso visitá-la, conhecer as instalações, infraestrutura, iluminação, tamanho da igreja, localização, estacionamento, enfim tudo o que você faria ao conhecer um espaço para casamento.

     

    Reservando a igreja para o casamento católico

    Escolha com bastante antecedência a data do casamento na igreja católica. Afinal, algumas dessas igrejas têm agendas concorridíssimas de até 1 ano de espera.

     

    Taxas administrativas do casamento na igreja católica

    Se você não sabia, nós te contamos agora. Sim, é preciso pagar para realizar o casamento na igreja católica. Afinal, a igreja é um estabelecimento e não vive somente de donativos. Tem funcionários, água, energia, etc.

    Geralmente, as igrejas católicas costumam cobrar um valor, que costuma ser pago metade no ato do agendamento do casamento e a outra metade faltando uma semana para o casamento.

     

     

    Quando iniciar o processo matrimonial?

    Primeiramente, seis meses antes do casamento. O tempo é suficiente para levantar todos os documentos exigidos pela igreja católica e dar andamento no processo, que costuma durar uns três meses.

    Importantíssimo: o processo matrimonial deve ser aberto em uma igreja que corresponda ao seu endereço ou o endereço de residência do noivo.

     

     

    Como funciona o processo

    As paróquias respondem para uma Arquidiocese, que é quem envolve todas as dioceses (paróquias) de determinada região.

    Por isso, o processo matrimonial é aberto na paróquia do seu bairro e a documentação para a realização do casamento na igreja católica vai para o bispo da Arquidiocese autorizar o ato.

    Depois que a autorização do bispo chega à paróquia do bairro, do seu endereço, aí sim o casal deve ir até a paróquia que desejam realizar o casamento na igreja católica para entregar todos os documentos já liberados pelo bispo.

    Custos do processo matrimonial

    Esse processo também envolve taxas administrativas, que são pagas na paróquia onde o processo será aberto.

     

    cerimônia de casamento na igreja católica
    Arts & Photo Wedding

     

    Entrevista com o padre

    Ainda como parte dos trâmites legais da igreja católica, depois que os documentos são liberados pela Arquidiocese, é agendada uma entrevista com o padre da igreja local (onde o processo foi aberto).

    Nessa entrevista o padre conversa juntamente com o casal e depois individualmente. A proposta é saber um pouco sobre a fé e a religião do casal, falar da importância do matrimônio e checar se realmente o casal está se casando por livre e espontânea vontade, além de falar sobre assuntos relacionados à família e o amor.

    No final da entrevista o casal assina um termo confirmando que suas respostas são verdadeiras.

     

    noivos ao lado do padre em casamento na igreja católica
    St. Charles Church

     

    O que precisa para casar na igreja católica?

    Para que todo esse trâmite funcione perfeitamente e esteja tudo certo para o Grande Dia do casamento na igreja católica, são necessários alguns documentos como:

    • Cópias autenticadas dos RGs e CPFs dos noivos;
    • Cópias dos comprovantes de endereço de cada um;
    • Carta de transferência da paróquia (caso o casamento seja realizado em outra igreja);
    • Certificado do curso de noivos;
    • Certidão de Batismo dos dois (caso não tenha o documento, é necessário solicitar na igreja onde foi batizado);
    • Cópias dos RGs e CPFs de duas testemunhas do casamento (se o casamento religioso tiver efeito civil o número de testemunhas sobe para quatro pessoas). ;
    • Formulário com os dados completos das duas testemunhas maiores de 18 anos (nome completo, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo);
    • Comprovantes de pagamentos das taxas;
    • Declaração de entrada no processo do casamento civil;
    • Comprovante da Primeira Comunhão e da Crisma (caso os noivos tenham feito);
    • Carta do padre autorizando a realização do casamento na igreja católica.

     

    saída dos noivos em casamento na igreja católica
    Nacho del Río

     

    Proclamas públicos

    Proclamas são documentos públicos que ficam disponibilizados nos murais das igrejas por até um mês. Esse processo se dá para que toda a comunidade católica tenha conhecimento a respeito do casamento que será realizado.

    A ideia dos proclamas é verificar se não há alguma objeção que impeça a realização do casamento. Se tudo tiver ok, vida que segue.

     

    noivos abraçados no altar em casamento na igreja católica
    Studio Medeina

     

    Curso de Noivos

    Siiimm, tem que fazer o cursinho de noivos. Essa é uma das exigências da igreja católica para quem quer se casar nela.

    O curso de noivos pode ser realizado de 6 meses até 1 mês antes da data do casamento.

    Geralmente ele acontece durante um final de semana inteiro nas dependências da igreja escolhida, juntamente com outros casais que estão prestes a dizer sim!

     

    Finalidade do curso de noivos

    A proposta do curso de noivos é realizar um encontro com vários casais que também estão para casar, e tratar de assuntos relacionados ao sacramento do matrimônio, vida a dois.

    Além disso, o curso conta com depoimentos de casais da comunidade paroquial que têm anos de casamento e podem ajudar os novos casais com conselhos, além de dividir suas experiências.

    Ah, o curso de noivos tem uma taxa simbólica para cobrir as despesas de alimentação de todos os envolvidos nesses desses dois dias de encontro.

     

     

    Igreja católica e o casamento civil

    Uma das exigências para realizar o casamento na igreja católica é o casamento civil. Nenhuma igreja autoriza o casamento religioso sem a documentação do casamento civil.

    Exceto se for casamento religioso com efeito civil, que pode ser realizado fora do cartório, no caso, na igreja católica, porém, seguindo os trâmites legais.

    No casamento religioso com efeito civil, o casal não recebe a certidão de casamento no ato, somente depois de alguns dias. No momento da cerimônia os noivos recebem apenas um termo de casamento religioso com efeito civil.

    É obrigatória a apresentação da Certidão de Casamento (civil) na igreja católica. Por isso, muitos casais optam por casar um dia ou uma semana antes no civil.

    Se o seu casamento civil for ao mesmo dia do casamento religioso, não há problema. Desde que a igreja católica seja comunicada a respeito e o casal apresente a Certidão de Casamento antes da cerimônia, além de entregar uma cópia na secretária da igreja.

     

    noiva assinando documento em casamento na igreja católica
    Europe Wedding

     

    A cerimônia de casamento na igreja católica

    A cerimônia de casamento na igreja católica é verdadeiramente linda e emocionante. Afinal, o local sagrado para concretizar a união e selar o amor, para os católicos, não poderia ser outro.

    Toda a cerimônia de casamento na igreja católica é repleta de rituais. Nela, os votos de casamento, geralmente, são padronizados de acordo com as regras da igreja católica. Ou seja, na maioria das vezes os noivos fazem os votos padrão recitados pelo padre.

    E claro que para registrar todos os rituais e o casamento lindo na igreja católica você não pode deixar de contratar bons fotógrafos de casamento.

     

     

    Casamento na igreja católica com noivos de outras religiões

    Se um dos noivos for de outra religião e ainda assim consentir se casar na igreja católica ou até mesmo for ateu, é necessário comunicar a igreja católica para que a mesma forneça uma “solicitação de dispensa”. Ou seja, não é necessário se converter à religião para se casar nela.

     

    noivos de joelhos em cerimônia em casamento na igreja católica
    Evoke Weddings

     

     

    Acompanhe o Lápis De Noiva e Fique por Dentro das Melhores Dicas

    Você sabia que o Lápis de Noiva tem uma porção de conteúdos incríveis para te ajudar a planejar o seu casamento do começo ao fim?

    Já são mais de dez anos que temos como missão ser suas madrinhas de casamento virtuais, trazendo ferramentas, itens gratuitos, e-books e dicas incríveis pra deixar a sua jornada até o altar ainda mais leve.

    Acesse a home do Lápis para navegar por casamentos reais inspiradores, indicações de ouro de fornecedores e muito mais!

    noivos em casamento na igreja católica
    Natã Kesller
    🎁 Crie seu site grátis aqui