Qual fornecedor de casamento você está precisando?

Use os filtros abaixo para encontrar os melhores profissionais para você e seu grande dia em nossa lista de fornecedores de casamento completa.

Bodas de Ouro: guia completo para comemorar os 50 anos de casamento

O post de hoje é mais que especial e a gente confessa que esse texto está sendo escrito com os olhos marejados, afinal não é sempre que falamos das Bodas de Ouro. São 50 anos de casamento e de muita história juntos.

Aqui no Lápis falamos de amor o tempo todo, mas falar das Bodas de Ouro é falar de uma vida inteira de construção, de amor, de conquistas, de perdas também. É lembrar que o casal que chega nos 50 anos de casados abriu mão de algumas coisas, foi fiel e cúmplice, se respeitou e superou muitas coisas até aqui.

E em todos esses anos vieram os filhos, genros e noras, netos, bisnetos e esse amor só multiplicou. Ai ai… nosso coração tá explodindo de emoção! Prepara o lencinho para se emocionar com as ideias e fotos que vamos mostrar aqui.

como organizar bodas de ouro
Photography by Micahla Wilson

Nesse post você vai encontrar

    A simbologia das Bodas de Ouro

    A palavra boda em latim é “vota”, que significa promessa. Por isso a tradição dos votos de casamento, as promessas que o casal faz durante a cerimônia.

    Para cada ano de casamento existe uma boda que é representada por um elemento. Quanto mais anos de casamento, mais nobre é o material que simboliza a boda. No caso dos 50 anos de casamento o metal nobre e valioso é o ouro. Daí o nome Bodas de Ouro.

    De onde surgiu a celebração das Bodas de Ouro

    A tradição veio da Alemanha durante a Idade Média. Naquela época pessoas próximas ao casal como familiares, amigos e conhecidos davam coroa de ouro para aqueles casais que completavam 50 anos de casamento, as Bodas de Ouro durante a festa de celebração.

    E até hoje esse costume está presente em nossas vidas. Além disso, os casais passaram a celebrar não somente as Bodas de Ouro e as Bodas de Prata como também cada ano de casamento.

    casal renovando votos bodas de ouro
    Shalyn Nelson

    Como comemorar as Bodas de Ouro?

    Viagem

    Muitos casais amam viajar e não trocam esse tipo de experiência por nada. Então a sugestão é celebrar as Bodas de Ouro com uma viagem romântica, que pode ser para aquele destino que o casal tanto ama ou para um destino até então desconhecido.

    Há casais que preferem comemorar a data em uma viagem em família. É super lindo e as fotos dessa excursão certamente serão incríveis.

    como comemorar bodas de ouro
    Choice Hotels

    Festa

    Se o casal está comemorando 50 anos de casamento é bem provável que, ou não tiveram uma festa de casamento, ou foi uma festinha bem simples em casa mesmo. Antigamente esse costume era muito comum.

    Então esse é o momento para comemorar em grande estilo as Bodas de Ouro.

    Mas antes de sair por aí pensando em que tipo de festa fazer para comemorar as Bodas de Ouro, consulte o casal e veja o que eles querem para a data.

    Festa de Bodas de Ouro

    Toda festa seja ela de casamento ou de Bodas de Ouro requer planejamento e organização. Por isso é importante ter uma profissional envolvida com essa tarefa. Se for um evento grande, contrate uma assessoria especializada.

    A proposta e o tamanho da festa vão ser de acordo com a vontade do casal e da quantidade de pessoas que eles quiserem presentes. Pode ser um brunch, um almoço, um chá ou café especial da tarde bem intimista ou um jantar seguido de festa. O que não pode faltar é o bolo e os docinhos de casamento!

    Bodas de Ouro: guia completo para comemorar os 50 anos de casamento
    Caketo The Top

    Tipos de comemoração

    Celebração religiosa

    Já imaginou uma celebração religiosa das Bodas de Ouro na mesma igreja onde aconteceu o casamento 50 anos atrás? Só de imaginar a cena a gente já fica arrepiada e haja coração para aguentar tudo isso!

    Mas saiba que essa celebração é a preferida desses casais fofos e apaixonados. Então, basta agendar um horário com bastante antecedência na igreja, reunir os convidados e a família e se preparar para uma chuva de bênçãos, amor e lágrimas de felicidade e emoção.

    Bodas de Ouro: guia completo para comemorar os 50 anos de casamento
    Micahla Wilson Photography

    Bodas de Ouro com brunch

    Comemorar essa data com um brunch é uma ótima opção depois da celebração religiosa, principalmente por se tratar de um encontro mais rápido que não vai cansar tanto o casal.

    Bodas de Ouro no restaurante

    Outra opção bem bacana é realizar a celebração das Bodas de Ouro em um restaurante que o casal adora e assim convidar as pessoas para partilhar esse momento. Assim, cada um paga sua conta e o casal não precisa arcar com esse custo de buffet.

    Bodas de Ouro: guia completo para comemorar os 50 anos de casamento
    Ira Lippke Studios

    Bodas de Ouro almoço

    Assim como o brunch ou o restaurante, comemorar as Bodas de Ouro com um delicioso almoço em família e com amigos íntimos é uma opção deliciosa.

    Bodas de Ouro à tarde

    Comemorar as Bodas de Ouro com um super café ou chá da tarde mais intimista é muito interessante e proporciona a todos uma tarde deliciosa com os anfitriões.

    casal cortando bolo em bodas de ouro
    Caio Gimenez

    O convite

    O convite segue a mesma proposta do convite de casamento. O que muda aqui é a mensagem do convite que pode ser os filhos convidando para as Bodas de Ouro de seus pais ou até mesmo o próprio casal. A paleta de cores do convite é a mesma de todo o evento: dourado.

    Decoração da festa de Bodas de Ouro

    A decoração das Bodas de Ouro pode seguir a paleta de tons pastel e nas cores amarelo e dourado. Use e abuse dessa tonalidade que simboliza o ouro nas flores, objetos de decoração, vasos, balões, etc. Utilize elementos dourados seja no campo, na praia ou em casa.

    Uma mesa decorada na paleta dourada com alguns porta-retratos com fotos do casamento do casal fica um charme. O bolo das Bodas de Ouro pode ser de dois ou três andares, dependendo do tamanho da celebração e número de convidados.

    A cor do bolo pode ser branco, dourado ou até mesmo as duas cores. O topo de bolo com o número 50 não pode falar na decoração.

    Quatro coisas para deixar a festa de bodas de ouro mais especial:

    1) Fotos do casal

    Tão importante nesse contexto das Bodas de Ouro são as fotos do casal. Contrate um bom fotógrafo que consiga captar a essência do casal e esse amor de meio século em imagens incríveis.

    Mostre para o fotógrafo as fotos do álbum de casamento e peça para ele ajudá-los a reproduzir as poses daquele Grande Dia.

    Claro que nas fotos das Bodas de Ouro não pode faltar fotos com a família do casal. Aquela foto da família reunida perfeita para o porta-retratos e para a eternidade.

    2) Mensagens dos filhos para os pais

    O ponto alto da comemoração das Bodas de Ouro é quando os filhos leem mensagens de amor para os pais contando, de forma resumida, a trajetória do casal nesses 50 anos de casamento. Essas mensagens podem ser seguidas de um brinde especial com todos os convidados.

    Bodas de Ouro: guia completo para comemorar os 50 anos de casamento
    Jana Williams

    3) Slideshow

    Que tal um slideshow com fotos dos 50 anos de casamento? É possível criar esse material com fotos do casamento, da lua de mel, das viagens, da família, dos filhos, dos netos e bisnetos. O resultado é um show de emoção e alegria.

    4) Mensagens de recordação para o casal

    Uma ótima sugestão para a celebração das Bodas de Ouro é utilizar um livro (dourado) ou uma caixa decorada em dourado para que os convidados possam escrever mensagens de felicitações para o casal.

    É uma forma de os convidados exporem seus sentimentos e aquecer o coração desse casal que é exemplo para todos.

    Roupa para bodas de ouro

    Ela

    Pode ser um vestido ou um conjunto na cor que desejar. Se a noiva gostar de dourado, opte por alguns detalhes nessa tonalidade. Complete o look com um lindo penteado a utilize algumas joias. Inspire-se nessas fotos.

    Ele

    Um belo terno alinhado na cor desejada ou somente camisa longa e calça social são suficientes. Se preferir, pode usar suspensório e gravata borboleta.

    As alianças da bodas de ouro

    Trocar ou não as alianças é uma decisão do casal. Tem casais que chegam aos 50 anos de casamento com as mesmas alianças do casamento. Já outros não.

    Os filhos podem presentear os pais com esse presente incrível.

    Se a escolha for por uma nova aliança, ela pode ter uma proposta bem diferente da primeira aliança do casal. Por exemplo, um fio trançado em ouro de outra tonalidade para simbolizar as bodas.

    Presentes para bodas de ouro

    A tradição diz que os casais devem ser presenteados com itens no material que representa a boda ou na cor dela. Veja algumas ideias de presentes:

    • Bombons finos
    • Cesta de chocolates e vinho
    • Flores
    • Placa comemorativa à data
    • Porta-retratos dourado
    • Toalhas de banho bordadas com detalhe em dourado
    • Viagem
    • Vinho
    • Velas aromáticas

    Bodas de Ouro: guia completo para comemorar os 50 anos de casamento

    Trilha sonora da bodas de ouro

    Festa sem música não é festa. Portanto, crie uma playlist com músicas da época para embalar a comemoração das Bodas de Ouro. Veja algumas ideias:

    • Alguém Na Multidão – Golden Boys
    • Always On My Mind – Elvis Presley
    • Amor Perfeito – Roberto Carlos
    • Banho De Lua – Celly Campello
    • Can’t Take My Eyes Off You – Frankie Valli
    • Cartas De Amor – Agnaldo Timóteo
    • Como é Grande o Meu Amor por Você – Roberto Carlos
    • Dance Me To The End Of Love – Leonard Cohen
    • Dancing Queen – ABBA
    • Do You Wanna Dance – Jonny Rivers
    • Eu Amo Amar Você – Ronnie Von
    • Fica Comigo Esta Noite – Nelson Gonçalves
    • Harvest Moon – Neil Young
    • It’s Now Or Never – Elvis Presley
    • Love Me Tender – Elvis Presley
    • Minha Fama De Mau – Vem Quente Que Eu Estou Fervendo – Erasmo Carlos
    • Minha Namorada – Wanderley Cardoso
    • Seu Amor Ainda É Tudo – Moacyr Franco
    • Summer Nights – Olivia Newton vs. John Travolta
    • Suspicious Minds – Elvis Presley
    • The Winner Takes It All – ABBA
    • Unforgettable – Nat King Cole

    Bodas de Ouro: guia completo para comemorar os 50 anos de casamento
    Ninth Hour photography

    Lembrancinhas para festa de bodas de ouro

    Ao final da celebração entregue aos convidados uma lembrancinha como forma de agradecimento pela presença nas Bodas de Ouro. Inspire-se nessas ideias douradas.

    • Bem-casado
    • Doces personalizados com o número 50
    • Sabonetinhos de gaveta
    • Vela aromática

    Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

    pinterest

    Perguntas frequentes

    Como comemorar as Bodas de Ouro?

    Mais importante do que o tipo de comemoração, é a comemoração em si. Só não vale deixar essa data tão especial que é as Bodas de Ouro passar em branco. Portanto, seja um almoço em família, um jantar ou até mesmo uma festa cheia de pessoas queridas, não deixe de celebrar esse amor duradouro.

    Quem organiza as Bodas de Ouro?

    Geralmente os filhos, noras e genros. Mas dependendo da idade dos netos, eles também entram na missão.

    Já os casais mais independentes e conectados, eles mesmos organizam o evento ou contratam uma assessora de casamentos.

    🎁 Crie seu site grátis aqui