Padrinhos X Damos e Damas – dúvidas frequentes


(aperte o play para ler esse post ouvindo música)

eu tenho recebido muitos e-mails de noivas com dúvidas a respeito de padrinhos/damos/damas, se dá pra ter os dois, quem entra primeiro, o que vestir, como fazer o convite, o que presentear… aí eu lembrei que não tinha postado as fotos dos meus damos e damas juntos! então hoje o post é sobre isso! não sei se vou conseguir tirar todas as dúvidas, mas vocês podem escrever nos comentários e uma noiva ajudar a outra, e eu vou responder também.

1. apenas padrinhos
as noivinhas que quiserem ter apenas padrinhos, acredito que não há muita novidade, já que essa é a tradição no Brasil. o convite pode ser feito individualmente (cada casal) ou pode ser um encontrinho gostoso com todos eles! gosto dessa ideia porque os padrinhos do noivo podem ficar amigos dos padrinhos da noiva. são amigos tão queridos pro casal e nessa fase tão importante, se houver envolvimento de todos faz mais sentido e fica tão especial. esse é o momento de entregar as lembrancinhas, caso vocês queiram.
caso você tenha padrinhos distantes, o jeito é mandar email fazendo o convite e entregar algum presente especial no dia do casamento, ou mandar por sedex.
sobre o traje, lembre-se que tem combinar com o estilo do casamento. você pode escolher as cores, ou então deixar livre, quem sabe designar cores (pra não serem repetidas) para as madrinhas, e escolher a cor do terno dos padrinhos. alguns preferem que a gravata dos homens sejam da cor do vestido das mulheres, outros preferem entregar gravatas e lapelas no dia do casamento.

2. apenas “damas e damos” 
na verdade esses termos estão “abrasileirados” hihi… mas eu gosto deles! é bem comum nos Estados Unidos a figura das damas e damos (bridesmaids e groomsmen). geralmente se escolhe a mesma roupa, ou tons parecidos, ou mesma cor com modelos diferentes, ou mesmo modelo com cores diferentes. mais ou menos o que tenho mostrado aqui pra vocês desde o comecinho do blog, afinal eu gosto muito de damas e damos no casamento.
a entrada pode ser de duas formas: de casal e de mãos dadas ou cada um individualmente (pode ser intercalado, homem e mulher ou então todas as mulheres e depois todos os homens, ou vice-versa).
uma observação importante: pelo fato de os damos e damas quase sempre não serem casais eu acho interessante eles entrarem separados. você evita alguma namorada/esposa/namorado/marido ciumenta(o) que pode atrapalhar o clima gostoso de amizade do casamento (fica a dica rs).
geralmente as damas são as amigas da noiva, mas não vejo problema ter alguma amiga, irmã ou prima do noivo caso vocês queiram optar pelos damos e damas no casamento. o mesmo vale para os damos, que geralmente são os amigos do noivo, mas também não há problema em ter amigo, primo, irmão da noiva.
você pode optar por manter os damos e damas lá na frente, em pé ao lado dos noivos, ou então preferir que eles fiquem sentados também. dependendo do espaço do local da cerimônia, pode ser que fique apertado, atrapalhe nas fotos ou seja desconfortável mesmo. ah, e se você é uma noiva com 15 damos e damas (rs) sugiro que eles fiquem sentados (minha opinião).
pra quem quiser ler mais sobre isso, clique aqui para ler sobre os damos e clique aqui para ler sobre as damas. e também tem um post sobre as lembrancinhas (clique aqui).

3. padrinhos e damos
ter padrinhos e damos está cada vez mais comum. a gente continua com a tradição brasileira, só que adaptada. é uma ótima alternativa pra unir as duas coisas e ter “menos problemas” na hora de convidar os padrinhos e damos. eu digo problemas porque muitas noivas me escrevem sem saber como fazer com uma tia, avó, amiga da mãe super querida, que ela gostaria que fosse madrinha, mas quer que tenha damas no casamento.
nesse caso, é só unir os “números 1 e 2” acima. o convite continua da mesma forma, a escolha da roupa também. o que vai mudar é a entrada. a minha sugestão é que primeiro entrem os padrinhos, depois os damos e damas.
se você não quer um cortejo muito extenso, essa não é uma boa ideia, porque são muitas pessoas entrando, mais os pais da noiva e as daminhas. para equilibrar isso, você pode ter poucos casais de padrinhos (3 a 4) e poucos damos (no máximo 4 damos e 4 damas). os padrinhos ficam sentados, e os damos e damas em pé, ou todos ficam sentados.
quem quiser saber mais sobre a organização da cerimônia, entradas, programa e outros detalhes, tem um post aqui.

4. padrinhos e apenas damas
caso a noiva tenha muitas amigas, a minha sugestão é manter os padrinhos (os amigos do noivo podem entrar com as esposas/namoradas ou irmã da noiva) e após a entrada dos padrinhos, e antes da entrada da noiva, as damas entram. é uma ótima opção para ter todas as amigas participando! ah, isso vale para os damos também (embora eu só tenha visto com damas).

acredito que ainda tenham ficado algumas dúvidas porque sempre existe alguma peculiaridade em cada casamento, para cada noiva. isso é legal porque deixa o casamento mais pessoal e diferente. eu sempre falo pra vocês: o casamento é seu, faça do seu jeito, da forma que combine com os noivos, com o estilo do casamento, do jeito que vai te fazer feliz e vai agradar a todos (ou quase todos) os seus amigos. ah, mas lembre que nem sempre é possível deixar todos felizes. na hora de tomar as decisões tente ser amável, educada e sempre explicar a situação e o porquê de cada escolha feita. assim, todo mundo entende, respeita e aceita.

no meu casamento eu tive damos e damas e padrinhos. na verdade, meu padrinhos foram apenas os nossos pais e as irmãs com os respectivos maridos. os damos eram todos amigos do Diego e as damas minhas amigas. fizemos o convite por e-mail para alguns, devido à distância. as lembrancinhas foram reservadas para o dia, e foram entregues antes da cerimônia. foi super gostoso e emocionante! reparem como os homens são chorões! hihiih… deu saudades desse dia!  

depois da cerimônia a gente fez foto juntos! escolhemos um lugar no próprio sítio, só que mais afastado, bem no “meio do nada”. foi tão divertido! todo mundo leve, feliz, com MUITO senso de humor hihihi… amo essas fotos, tenho saudade desse momento e guardo cado sorriso no coração! gostoso, neh?

Fotos: Re nata Marques
Local: Sítio Meio do Mato

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Lorena gostaria muito de fazer o modelo damas e damos no meu casamento, mas tenho uma dúvida, como faço na saída, eles saem separados ou juntos??? Bjusss…. #amolapisdenoiva

    1. Caroline, se eles entraram juntos, saem juntos, se entraram separados, saem separados. Da mesma forma como foi o cortejo. A sua cerimonialista vai coordenar isso no dia! :)

      1. Lorena , escolhi fazer só damos e damas , não chamei mais padrinhos porque acredito que ficaria muito grande o cortejo e quem escolhemos para damas e damos seriam nossos padrinhos e madrinhas, mas não sei como organizar a entrada, nem se eles entram antes do noivo , será que fica estranho os damos entrarem antes do noivo e as damas antes de mim ? Que momento é feita a entrada com as alianças?

      2. saem da forma que entrou.Eu vou fazer damos e damas, é uma coisa legal é que não precisar números iguais, pode ser 7 damas e 3 damos. beijos

  2. Será que fica feio, estranho, ou sei lá oq , kkkkk A quantidade de damos e damas não ser a msm? No meu caso, tenho 5 damas, mas o noivo até agora só escolheu 3 damos. =s

    1. Emille, esteticamente não é o ideal, mas os damos e damas são pessoas queridas e especiais. se o número não for igual, não tem como chamar alguém só porque você precisa de um número idêntico, entende? não se preocupe com isso… vai ficar bonito do mesmo jeito! :)

      1. Shelzia.. cada um deve fazer o casamento da maneira que se sentir bem! Horrível mesmo é alguém escrever “orivel”!

  3. Que lindooo!! Ótimos comentários, essas dúvidas existiam mesmo, hahaha .. Eu até queria fazer damos e damas, mas iria ficar meio desproporcional (meninos e meninas), então resolvemos optar pelo tradicional …
    Lore, uma duvida q sempre tive… q hrs foi seu casamento? Todas as fotos foram durante o dia, e ficou lindo! Morro de medo de atrasar tudo e não conseguir tirar boas fotos ainda na claridade :/

    1. Talyssa, meu casamento foi marcado pras 14h, mas tivemos que atrasar 1 hora por causa da chuva. A recepção foi a noite mesmo (foi até as 20h). Eu fiz aquelas luzinhas, sabe… mas as fotos que mais gosto são durante o dia. Se o dia tivesse com muito sol, o horário das 14h não teria sido ideal, por causa do sol forte. Foi ideal estar nublado hihiih

      bjs

  4. Lore, amei o post! Estava aqui essa semana justamente pensando que precisava de sua ajuda nessa parte (vc quase é minha consultora de casamento, rs) e aí você coloca exatamente o que eu precisava saber!
    Obrigada por ser uma inspiração tão boa para o meu casamento!
    Beijos

  5. Amei as dicas, tenho acompanhado tudo pois meu casamento sera em setembro 2014, só não definimos a data ainda! Consigo ter ótimas ideias com seu post! Muito Obrigada Lorena!

  6. Lindo, perfeito, amei esse casamento; principalmente o vídeo que vi dos votos, chorei muito, e chorei ainda mais de ver que todos choraram. Minha dúvida é: as damas e damos também precisam de uma lembrancinha especial? O convite é diferenciado, como funciona? E as roupas das damas percebi que o tom de rosa é diferente, foram feitos em lugares diferentes, e vc só passou o modelo? Obrigada por toda ajuda dada, não apenas nesse quesito, mas o lápis de noiva na verdade tem tirado todas as minhas dúvidas e tem sido inspiração pra tudo. Bjs

    1. Poliany, quando eu digo convite, não é bem o do convite do casamento, mas sim o ato de convidar. Se quiser pode fazr um convite personalizado também. Fica fofo! Os padrinhos tem que ser convidados com antecedência. Até porque eles tem que se organizar com a data, roupa, e é ótimo contar com a ajuda deles!!! A lembracinha especial é sempre bem-vinda. Faça algo com carinho, agradecendo porque aquela pessoa é especial e é uma honra tê-la no seu casamento! Acho bem legal isso!!!
      Eu quis dois tons de rosa mesmo. Pra ficar diferente. Mandei fazer no mesmo lugar. As damas mandaram as medidas pra mim.

      Beijinhos e felicidades!!!

  7. Lorena, também fico super perdida com o cortejo e essa história de damas, rs.
    Eu terei 4 casais de padrinhos de cada lado, totalizando 8 casais. Terei 4 damas. Meu noivo entrará com o pai e com a mãe e eu também entrarei com o pai e com a mãe.
    Estava pensando em como seria o cortejo…
    Primeiro entram os padrinhos e depois o noivo com os pais, depois as damas sozinhas (no caso não terá crianças aqui). Entrada da noiva com os pais. Entrada de 3 daminhas com as alianças (queria que fosse a minha vó, mas ela já não está andando direito :( )
    Pensei em deixar os padrinhos em pé (4 casais do lado da noiva e 4 casais do lado do noivo) e as damas sentadas na primeira fileira de bancos.
    Assim fica bom? Tem problema entrarem 3 crianças com as alianças? (a do meio leva as alianças e as outras duas buquês)

    Estava pensando no meu irmão, que tem 19 anos e não está envolvido no cortejo, queria que ele entrasse… onde posso encaixá-lo? Até pensei em fazer os damos do noivo para colocar meu irmão, mas fiquei pensando que seria muita gente :(

    Me dê uma luuuuuz! haha

    Beijinhos

    1. Oi Amanda!!!! Se o local tiver espaço dá pros padrinhos ficarem em pé, se for apertado, deixa eles sentados também. Também já vi casamento que os padrinhos e pais ficam sentados lá na frente, nos lados, sabe… Tem que pensar que se tiver alguem mais velho não consegue ficar toda a cerimônia em pe.
      Quanto ao seu irmão, ele pode entrar depois ou antes das damas, sozinho mesmo, quem sabe com a bíblia na mão. Se optar por ter damos e damas, deixa os padrinhos sentados e os damos e damas em pé.

      ah, 3 crianças é bastante, mas pode ser que fique legal! pode ser duas e a outra entra com a plaquinha lá vem a noiva, o que você acha? Bom, isso não tem problema porque o que você decidir vai ficar bom! Crianças sempre deixa tudo mais bonito! :)

      Felicidades!!! :)

      Bjs

  8. Ameiii!! Amo seu blog! E sempre me ajuda com muitas dicas para os preparativos do nosso casamento!! <3 Thainá & Edu

  9. Olá! Conheci seu blog hoje e estou amando! Menina! Eu nem sabia que tinha essa história de "damas" e "damos"! Isso resolvi minha vida completamente! :D Porque tem pessoas que eu gostaria que fossem padrinhos, mas não gostaria que o companheiro fosse também :D Que ótimo!!! Achei muito lindo a história dos damos chorões! Que lindooo! Amei tudo por aqui! Beijos!

  10. Perfeito!! Como tudo que você posta né?! rsrs
    Tirei todas as minhas dúvidas… No meu casamento terá Padrinhos e Damas…
    Eu ja fui a alguns casamentos que optaram por esse formato mas, eu tinha minhas dúvidas se era correto rs
    Agora Defini.
    Mais uma vez Obrigada Lore :)

  11. Que coisa linda!
    Mas eu continuo com uma grande dúvida. Não tenho tantas pessoas assim para convidar para padrinho e madrinha. Tenho um grande amigo e uma grande amiga, eles não se conhecem. A minha amiga tem um noivo que eu não conheço bem e não gostaria de convidá-lo para ser padrinho formando casal com ela…. Fica chato convidá-la sem chamar o seu noivo também, e juntá-la com o meu amigo? Neste caso, seria melhor chamar, sei lá, meus pais ou tios para serem padrinhos e colocar os amigos como damas e damos? Não sei me expliquei bem rsrs.

    1. Ingrid, é tudo uma questão de conversar. Pergunta pra sua amiga se ela acha que o noivo ficaria triste, ou se acharia ruim. E pede pro seu noivo perguntar pro amigo dele. Se for muito ruim, deixe os dois como padrinhos com os respectivos parceiros. Tb gosto da ideia de deixa-los como "best man" e "maid of honor". seriam apenas os dois como "damos" e poderiam entrar separados e depois dos padrinhos. Se tiver mais pessoas que queiram que sejam damos e damas, fica super legal tb!!!

  12. Oi Lorena!!!Pelas fotos desse post,percebi que seu pai e sua mãe entraram juntos,nesse caso você entrou sozinha?como meu pai faleceu,pensei em entrar com meu irmão,porém eu gostaria de colocar a esposa dele para ser madrinha e isso complica um pouco as coisas,eu na verdade gostaria de entrar sozinha,mas meu noivo não quer de jeito nenhum rs..pensei em entrar com meu irmão mais novo,ele tem 19 anos.Acha que fica feio??

  13. Ola Lorena !! Amei o post, mas gostaria de saber se vc pode me dar uma opiniao..Em meu casamento terá 6 padrinhos 3 meus e 3 dele,no entanto quero colok 6 amigas da noiva, porem meu noivo quer que coloque a entrada das crianças, tipo um com a biblia, outro com a plaquinha?? o que vc acha? vai ficar muita gente!! Vc tem alguma ideia de encaixar os nossos avos em algum momento!!

  14. Oi Lorena, tudo bom?
    Estou com uma dúvida quanto ao cortejo do meu casamento, não sei onde encaixar meu irmão.
    Terei damos e damas. Onde os damos serão os amigos do noivo, que já foram convidados. E as damas, as minhas amigas.
    O avô do meu noivo entrará com as alianças.
    Como eu poderia encaixar meu irmão?
    Já nos sugeriram que meu irmão entrasse junto com o avô do meu noivo, cada um levando uma aliança. Mas eu e o noivo não curtimos a ideia. E também não curtimos a ideia do meu irmão entrar com a Bíblia, já que não é muito do nosso estilo isso.
    Teria alguma outra opção?
    ps: não há mais ninguém (mulher, prima, avó etc) com que ele possa entrar. Ele tem 24 anos e é solteiro.
    Bjs
    Juliana

  15. Oii socorrei-mee!
    Eu estou passando por um dileeema..
    Eu tenho muitas amigas e meu noivo poucos amigos.
    E eu queria muito colocar todas as minhas amigas chegadas no cortejo.
    Dai tive a ideia de colocar 6 madrinhas e 6 padrinhos (minhas madrinhas e os padrinhos do noivo, fiz isso pq não queria figurantes no altar..rs) pra entrarem do estilo americano em fila alternando a entrada de madrinha e padrinho, porém eu também coloquei 4 damas adultas pra entrarem com buques, minhas demoiselles..
    Misturei bastante eu sei..rs
    A questão é que faltam dois meses pro meu casamento e to meio que com medo de fazer feio..
    Pensei de fazer os padrinhos entrarem junto com as madrinhas mas tiveram namoradas q não gostaram disso. Não sei o que fazerr!!
    Agora tá meio em cima pra mudanças até pq todos alugaram os trajes..( na vdd as madrinhas fizeram os vestidos todos em tons pasteis, os padrinhos a roupa foi tipo dos seus damos e minhas damas foram de vestidos curtos da mesma cor)
    Fica feio entrarem um do lado do outro sem estarem de mãos dadas?

    PS: esse casamento me inspirou em muitas ideias..hihi

  16. Lore, só não entendo a ordem da entrada! As damas eu sei que entram antes da noiva, mas e os “damos” entram antes ou depois do noivo? pq acho que não faz muito sentido eles entrarem depois do noivo, né? ai, não sei. Faz tempo que procuro na net, mas nunca acho! beijoo, e meu casamento vai ter muita coisa parecida com o seu, não me processa, tá? haha. beijo!!

  17. Oi Lore,

    Tudo bem?

    Uma dúvida cruel…como eu nunca fui muito tradicional….kkk desde que marcamos a data prefiro entrar sozinha mas queria que a minhã mãe, meu pai e uma prima entrassem como damas e damo e abrissem caminho para a noiva..rsrs..coisa de maluca eu sei..será que fica ruim se entrarem os três como cortejo ou qual seria a melhor forma a minha ma~e e minha prima vão usar a mesma cor de vestido porém de modelos diferentes.

    Obrigada e helpme…please!!

  18. Oieee, então eu acho lindo casamento americano, mas me pergunto esteticamente não fica estranho padrinhos+ daminhas e pajens + damos e damas?! Me parece ser dimais hehe

    Imagino a seguinte ordem: O noivo entra com a mãe. Em seguida uma daminha = florista, dois casais de daminhas e pajens: um deles levará as alianças. 5 damas de honra sozinhas. A noiva (eu), não acho comum, mas sempre achei lindo a noiva entrar sozinha sabe {coisa da minha cabeça}. A minha pergunta é não é muita gente??

    No caso eu quero uma cauda bem longa, e meu melhor amigo quem vai carrega-la {BFF sabe}. Então no altar, ficará três damas de um lado, ele e mais duas do outro lado.

    Eu acho estranho demais essa ordem. As damas (adultas) não deveriam entrar antes de todos? Não consigo pensar uma forma que não fique estranho :'(

  19. Olá meu nome é Maria , gostaria de saber a opnião de vocês meninas , fica feio ter florista, damas e os padrinhos ? Estou bem confusa!

    1. Oi Maria Flávia,

      Não fica feio não.
      Se estiver na dúvida, faça só a entrada dos padrinhos e as crianças com as alianças.

      Beijinhos

  20. Olá, estou com algumas dúvidas sobre a entrada da minha irmã na igreja, onde poderia tirar essas dúvidas?
    – meu pai é falecido, ela pode entrar como os meus 02 irmãos?
    – minha mãe e eu entramos com quem então?
    – minha cunhada , entra como?….rsrs
    Se puder me ajudar agradeço
    Obrigada
    Bjs

  21. Gente, eu adorei esse post!!
    Tinha dúvidas em relação à padrinhos e apenas daminhas, mas agora vejo pode sim!!
    Obrigada!

  22. Vou me casar em setembro e terei duas damas adultas e um pajem e uma daminha (ambos com 2 aninhos). Quem leva a aliança?
    Obrigada, Bruna

  23. Oie estou com uma grande dúvida, irei me casar, e não sei se vou ter damas e damos. Mais eu tenho um tio que e gay e gostaria que ele e o passeiro dele entrassem juntos como meus padrinhos. O que você acha.

    1. Eu acho muito legal, Nayane! Tive um caso semelhante no meu casamento e meus amigos gays que foram meus padrinhos se sentiram muito honrados e respeitados. Foi muito emocionante ter meus melhores amigos ao meu lado!

  24. Eu escolhi em fazer padrinhos e damas minha dúvida é se tem noivinhos florista e a qu3 entrega aliança? ?

  25. Tenho amigas que serão minha madrinhas, porém os namorados delas não são próximos de mim… Você acha que a melhor solução seria colocar elas como “damas”?
    E no caso daqueles que são casados/noivos colocamos como “padrinhos”?

    1. Oi Ana, tudo bom? Acho que vocês devem conversar, para ver como ficará confortável para você e o seu noivo. Mas, acredito que a ideia de damas e padrinhos fica bem lindo!

  26. Adorei o post!! Só fiquei com uma dúvida se as damas e os damos entrarem sozinho, os meninos não vão ter nada na mão? Não fica estranho, pois as meninas vão ter um buquê!!

  27. Meninas, vejam a situação: 4 casais + 2 solteiras + 5 solteiros. Como organizar essa entrada??? Até gostaria de convidar mais amigas para entrarem como madrinhas com os rapazes solteiros, mas são todas casadas… E não acho legal chamar só para “compor”… O que fazer?

  28. Algumas das minhas amigas são solteiras e não tenho par para elas. Daí surgiu a idéia de chamá-las para damas. Ficaria estranho se os padrinhos fossem apenas os pais dos noivos e os amigos entrassem como damas e damos, cinco de cada lado, entrando sozinhos? No caso de damas, pela tradição, e obrigatório que vistam o mesmo tom de vestido? Não queria exigir a cor pois acho a questão do preço complicada.. Estou com muitas dúvidas sobre a cor pois agora virou moda..

  29. Olá Lorena
    Eu sei que você disse que preferia ter só damas e damos do que padrinhos mas eu estou um pouco indecisa… por isso pensei em ter 4 damas e 4 damos, 1 casal de padrinhos do noivo e 1 da noiva (por que não queria dispensar oa tradicionais padrinhos, até por causa das assinaturas) mas depois surge uma dificuldade. Porque as damas ficam do meu lado e os damos do lado dele… Mas e os padrinhos? Será que fica um casal do lado da noiva e outro do noivo ou ponho as madrinhas do lado da noiva e os padrinhos do lado do noivo? E se for só um casal de padrinhos para o casal?

  30. Lorena, preciso de sua ajuda!
    Eu e meu esposo fomos convidados para ser madrinha e padrinho de um casamento, mas no dia do casamento meu esposo tem uma viagem a trabalho inadiável ( sem possibilidade de adiar, ele foi avisado de última hora para meu pavor).
    O que eu faço no dia do casamento… entro sozinha, chamamos outro par… que eu faço?

  31. Lorena, para meu casamento escolhi 4 casais de.padrinhos meus e 4 do meu noivo, escolhi minhas amigas para serem minhas damas de honra (sao 5) queria saber em qual momento elas entram?
    No momento do cortejo pensei em meu irmao entrar com minha mae, mas e o pai do noivo ele tambem entra? se entra, com quem ?

  32. No caso de ter padrinhos, dama e damo, qual o momento correto da florista entrar? Duas de minhas damas irão entrar com as plaquinhas. Então não sei como organizar, entra padrinhos, damos, damas, floristas e plaquinhas?

  33. Bom dia, amei o suas dicas, me ajudaram muito, mas como você disse, sempre fica alguma dúvida rs.. Eu planejei meu casamento com damas de honra vestidas iguais, porém surgiu um problema, tenho 2 amigas muito queridas que não tem par, então tinha pensado em os padrinhos entrarem e elas entram antes de mim como dama de honra, porém eu queria muito as madrinhas com os vestidos iguais, você acha que foge da ideia já que as damas já vão estar vestidas iguais ?

    Obrigada pela ajuda

  34. Lorena, gostaria de fazer uma lembrança para convidas as damas e os ” damos”….Devo chama-lo de “damos ” mesmo, até no convite?

  35. Eu gostaria de saber se possu pedir para minhas madrinhas se vestirem de verde e os padrinhos de calça preta camisa branca e gravata cinza e verde e os mensagens de Lili roxo e a noiva de branco

  36. Olá, Tudo bem? Estou montando o convite dos padrinhos e procurando fotos para colocar na inspiração deles, achei as suas que são exatamente como eu quero!! Como vc descreveu o traje deles no convite? colete cinza mesmo e calça cinza? e se tiver uma foto só deles mais próxima que apareça a gravata rosa.. para eu colocar na inspiração agradeceria muiito..
    Desde já obrigada

  37. Achei mto interessante.. tenho escutado mto que o casamento deve ter a cara dos noivos.. no meu caso tínhamos pensando em cinco casais pra cada lado, mas dois casais foram desfeitos (uma grande amiga se separou e a outra o marido não vai poder por conta do trabalho) mas elas fazem parte da minha vida.. e aí pensei das duas entrarem sozinhas.. mas já temos 3 floristas e uma dama de honra (criancas) .. acha que ficaria mto estranho??

  38. Oi!! No quero meu casamento exatamente como no seu, com padrinhos e damas e damos. Mas estou com muita dúvida em relação ao convite. Seria aceita ser nosso damo? Soa meio estranho kkkkk como você fez no seu ? Obrigada desde já!

    1. Oi Aline, chamei todo mundo de padrinho mesmo, já que não temos uma nomenclatura específica aqui em nosso país :)

  39. Olá!
    Me ajude a tirar uma dúvida.
    Os noivos podem ter somente demoiselle?
    O motivo seria que meu noivo mora em SP e eu no CE e ele não tem amigos chegados aqui que coloque para entrar.
    E todas as minhas amigas também são amigas dele e a gente decidiu ter apenas demoiselle .
    Será que fica estranho ?

    1. Oi Raquel, tudo bom? Como essa é uma prática americana que trouxemos para o Brasil é super comum ver adaptações de acordo com a necessidade e gosto dos noivos. Não acho que ficaria estranho não. Você pode de repente colocar elas de damas e adicionar casais de padrinhos também. Fazer uma misturinha boa que nem foi no meu casamento rsrs. Beijinhos!

      1. Lorena, seu casamento foi maravilhoso! Vou fazer algo semelhante e, by the way, seu blog tem me ajudado muuuito!
        Tenho 2 dúvidas:
        – terei padrinhos, damos e damas (como o seu), mas o que faço com os padrinhos? Deixo sentado, enquanto os damos e damas ficam no altar? Como vc fez no seu?
        – seus damos levaram alguma coisa na mão? Obrigada

      2. Oi Silvia, tudo bom?
        Você pode deixar todo mundo sentado, ou fazer como eu fiz com os damos e damas em pé. Eu particularmente acho que se você for padronizar a roupa deles fica bem bonito na fotografia eles no altar.
        Os damos não levaram nada nas mãos, apenas as damas um buquê :)

  40. Olá Lore, Espero que ainda dê uma olhada nessa postagem. Rsrs. Entao… meu cortejo n tem como ser pequeno. Minhas amigas mais chegadas, são muitas. Kkkk se colocar bem na ponta do lápis seriam um 25 casais. ?. Mas quero fazer essa divisao de damas, damos e padrinhos. (Espero q isso nao tenha aquela historia de aaah … ser madrinha é melhor q ser dama ou vice e versa). E Nisso tudo ainda trm as crianças. Q n podem faltar. Sera q o povo vai enjoar de ver tanta gente entrando??? Kkkk
    Outra coisa… na hora das fotos exclusivas…so chamou os damos e damas?? Os padrinhos não participaram?
    Beijo

    1. Oi Priscila, tudo bom? Olha o seu casamento tem que ser do jeito que VOCÊ quer, independente do que os outros venham a pensar, se não você vai se arrepender, sabe? Com relação as fotos tira com os dois tá? Geralmente com os damos umas fotos mais divertidas, descontraídas e com os padrinhos aquelas protocolares :)

  41. Olá! Sei que você tem muitos seguidores e é bem provável que não veja a minha mensagem, mas não custa tentar rs. Estou desesperada pra escolher a cor do terno dos padrinhos, de forma que não desentoe com o do noivo. E eu preciso escolher logo! Meu casamento vai ser a noite, porém, a entrada dos padrinhos (que na vdd é dos amigos e amigas dos noivos. A dos padrinhos será outra, sem cor de roupa) será mais informal. Vou colocar nas meninas o modelo de vestido do seu casamento ? e queria MUITO a forma que usou nos homens também (colete, sem paletó). Mas estou num conflito se, por ser de noite, ficará bom daquela forma. A entrada será como a sua também. Fila dupla de mulheres e fila dupla de homens. O que você me sugere, me indica ou me aconselha?

  42. Olá, moro em uma cidade pequena, e temos 4 casais para padrinhos, mas gostariamos de colocar mais dois homens solteiros, porem não temos mais mulheres e não queremos colocar somente para “estar la”, como faço? qual a ordem para isso? O que os Damos podem levar?

  43. Boa tarde!

    Adorei suas dicas. O que você sugere, as damas e madrinhas com o mesmo tom de vestido ? Pq eu pretendo fazer o mesmo vestido para todas as damas, mas não sei o que fazer com as madrinhas. O mesmo se enquadra para os padrinhos.

  44. Convidei minha vizinha e o filho dela para serem meus padrinhos no casamento civil tem algum problema?