Tudo que você precisa para casar

Padrinhos X Damos e Damas – dúvidas frequentes


(aperte o play para ler esse post ouvindo música)

eu tenho recebido muitos e-mails de noivas com dúvidas a respeito de padrinhos/damos/damas, se dá pra ter os dois, quem entra primeiro, o que vestir, como fazer o convite, o que presentear… aí eu lembrei que não tinha postado as fotos dos meus damos e damas juntos! então hoje o post é sobre isso! não sei se vou conseguir tirar todas as dúvidas, mas vocês podem escrever nos comentários e uma noiva ajudar a outra, e eu vou responder também.

1. apenas padrinhos
as noivinhas que quiserem ter apenas padrinhos, acredito que não há muita novidade, já que essa é a tradição no Brasil. o convite pode ser feito individualmente (cada casal) ou pode ser um encontrinho gostoso com todos eles! gosto dessa ideia porque os padrinhos do noivo podem ficar amigos dos padrinhos da noiva. são amigos tão queridos pro casal e nessa fase tão importante, se houver envolvimento de todos faz mais sentido e fica tão especial. esse é o momento de entregar as lembrancinhas, caso vocês queiram.
caso você tenha padrinhos distantes, o jeito é mandar email fazendo o convite e entregar algum presente especial no dia do casamento, ou mandar por sedex.
sobre o traje, lembre-se que tem combinar com o estilo do casamento. você pode escolher as cores, ou então deixar livre, quem sabe designar cores (pra não serem repetidas) para as madrinhas, e escolher a cor do terno dos padrinhos. alguns preferem que a gravata dos homens sejam da cor do vestido das mulheres, outros preferem entregar gravatas e lapelas no dia do casamento.

2. apenas “damas e damos” 
na verdade esses termos estão “abrasileirados” hihi… mas eu gosto deles! é bem comum nos Estados Unidos a figura das damas e damos (bridesmaids e groomsmen). geralmente se escolhe a mesma roupa, ou tons parecidos, ou mesma cor com modelos diferentes, ou mesmo modelo com cores diferentes. mais ou menos o que tenho mostrado aqui pra vocês desde o comecinho do blog, afinal eu gosto muito de damas e damos no casamento.
a entrada pode ser de duas formas: de casal e de mãos dadas ou cada um individualmente (pode ser intercalado, homem e mulher ou então todas as mulheres e depois todos os homens, ou vice-versa).
uma observação importante: pelo fato de os damos e damas quase sempre não serem casais eu acho interessante eles entrarem separados. você evita alguma namorada/esposa/namorado/marido ciumenta(o) que pode atrapalhar o clima gostoso de amizade do casamento (fica a dica rs).
geralmente as damas são as amigas da noiva, mas não vejo problema ter alguma amiga, irmã ou prima do noivo caso vocês queiram optar pelos damos e damas no casamento. o mesmo vale para os damos, que geralmente são os amigos do noivo, mas também não há problema em ter amigo, primo, irmão da noiva.
você pode optar por manter os damos e damas lá na frente, em pé ao lado dos noivos, ou então preferir que eles fiquem sentados também. dependendo do espaço do local da cerimônia, pode ser que fique apertado, atrapalhe nas fotos ou seja desconfortável mesmo. ah, e se você é uma noiva com 15 damos e damas (rs) sugiro que eles fiquem sentados (minha opinião).
pra quem quiser ler mais sobre isso, clique aqui para ler sobre os damos e clique aqui para ler sobre as damas. e também tem um post sobre as lembrancinhas (clique aqui).

3. padrinhos e damos
ter padrinhos e damos está cada vez mais comum. a gente continua com a tradição brasileira, só que adaptada. é uma ótima alternativa pra unir as duas coisas e ter “menos problemas” na hora de convidar os padrinhos e damos. eu digo problemas porque muitas noivas me escrevem sem saber como fazer com uma tia, avó, amiga da mãe super querida, que ela gostaria que fosse madrinha, mas quer que tenha damas no casamento.
nesse caso, é só unir os “números 1 e 2” acima. o convite continua da mesma forma, a escolha da roupa também. o que vai mudar é a entrada. a minha sugestão é que primeiro entrem os padrinhos, depois os damos e damas.
se você não quer um cortejo muito extenso, essa não é uma boa ideia, porque são muitas pessoas entrando, mais os pais da noiva e as daminhas. para equilibrar isso, você pode ter poucos casais de padrinhos (3 a 4) e poucos damos (no máximo 4 damos e 4 damas). os padrinhos ficam sentados, e os damos e damas em pé, ou todos ficam sentados.
quem quiser saber mais sobre a organização da cerimônia, entradas, programa e outros detalhes, tem um post aqui.

4. padrinhos e apenas damas
caso a noiva tenha muitas amigas, a minha sugestão é manter os padrinhos (os amigos do noivo podem entrar com as esposas/namoradas ou irmã da noiva) e após a entrada dos padrinhos, e antes da entrada da noiva, as damas entram. é uma ótima opção para ter todas as amigas participando! ah, isso vale para os damos também (embora eu só tenha visto com damas).

acredito que ainda tenham ficado algumas dúvidas porque sempre existe alguma peculiaridade em cada casamento, para cada noiva. isso é legal porque deixa o casamento mais pessoal e diferente. eu sempre falo pra vocês: o casamento é seu, faça do seu jeito, da forma que combine com os noivos, com o estilo do casamento, do jeito que vai te fazer feliz e vai agradar a todos (ou quase todos) os seus amigos. ah, mas lembre que nem sempre é possível deixar todos felizes. na hora de tomar as decisões tente ser amável, educada e sempre explicar a situação e o porquê de cada escolha feita. assim, todo mundo entende, respeita e aceita.

no meu casamento eu tive damos e damas e padrinhos. na verdade, meu padrinhos foram apenas os nossos pais e as irmãs com os respectivos maridos. os damos eram todos amigos do Diego e as damas minhas amigas. fizemos o convite por e-mail para alguns, devido à distância. as lembrancinhas foram reservadas para o dia, e foram entregues antes da cerimônia. foi super gostoso e emocionante! reparem como os homens são chorões! hihiih… deu saudades desse dia!  

depois da cerimônia a gente fez foto juntos! escolhemos um lugar no próprio sítio, só que mais afastado, bem no “meio do nada”. foi tão divertido! todo mundo leve, feliz, com MUITO senso de humor hihihi… amo essas fotos, tenho saudade desse momento e guardo cado sorriso no coração! gostoso, neh?

Fotos: Re nata Marques
Local: Sítio Meio do Mato

Tudo que você precisa para casar

Favoritos

Para favoritar esse post,
você precisa fazer login com usuário noiva/noivo.

Ainda não tem uma conta?
Cadastre-se