[Dicas Úteis} Vestidos de Festa: o guia para madrinhas e convidadas de casamento

Esse post é para todas nós mulheres que ficamos sempre na dúvida toda a vez que recebemos um convite de casamento. Montamos um guia prático com as principais dúvidas sobre vestidos de festa para te auxiliar na escolha.

 

 

Vestidos de festa: por onde começar a escolher?

Uso vestido curto ou longo? Estampado ou monocromático? Com decote ou sem decote? Posso usar brilho? Qual vestido eu vou usar, gente?

A dica mais importante para começar é: leia atentamente o convite. Sempre comentamos como o convite é o primeiro contato que os convidados tem sobre como vai ser a cerimonia, inclusive fizemos um guia super completo sobre isso aqui. Nele estão as informações a respeito do tipo de local, horário (manhã, tarde ou noite) clima e como será a festa. Dessa maneira fica bem fácil saber qual modelo te deixará confortável e elegante para aproveitar ao máximo cada minuto desse dia tão especial.

Depois é só se inspirar no Instagram e no Pinterest para escolher o modelo de vestido que você quer ir para celebrar!

 

 

Vestidos de festa para casamento moderno

Nesse estilo de cerimônia, vale tudo que tenha cara de design: dos vestidos de festa em tons vibrantes aos inspirados em alta costura. Uma dúvida que surge é em relação ao brilho, sendo assim, vai depender da hora da cerimônia de casamento.

O comprimento pode ser do longo ao na altura do joelho, se for acima disso é considerado inadequado. Se você quer fugir do tradicional, vá de macacão ou terno. Nesse caso alfaiataria e tecidos nobres são essenciais para manter o ar elegante e charmoso. Combine com acessórios como cinto, maxi colar e clutch.

Vestidos de festa para casamento clássico

Os vestidos longos são perfeitos para serem usados durante a noite, pois proporcionam um toque de sofisticação e requinte. A tonalidade pode ser desde cores vibrantes aos tons pastéis que são um charme e combinam muito adereços com brilhos, ressaltando a beleza da mulher.

Vestidos de festa para casamento rústico

Vestidos delicados, leves, com renda ou estampados estão entre os mais buscados para um casamento rústico. Os tecidos são bem variados escolha versões com flores bordadas ou tramas mais elaboradas.

Para não errar, os modelos curtos podem apresentar um corte diferente ou aplicação de renda, tudo na medida para não perder o encanto. Caso opte por um modelo longo, ele pode ser estampado, o colorido dos desenhos minuciosos contagia os convidados, tornado a festa
alegre e descontraída. Todavia, se preferir um vestido liso tonalidades vibrantes são uma boa pedida.

 

 

Vestidos de festa para casamento no campo

Ele entrou para a lista de queridinhos das noivas, que logo apostam em detalhes luxuosos para tornar o grande dia espetacular. Se o evento acontecer durante a noite ou à tarde, os vestidos longos são perfeitos, já o curto é ótimo para o dia.

O midi também é uma boa alternativa para esse tipo de celebração. Além, claro, dos modelos leves com recortes diferentes que dão um toque majestoso ao visual.

Vestidos de festa para casamento na praia

Só de pensar nesse estilo de celebração, podemos imaginar os modelitos mais confortáveis e fresquinhos para suportar o clima quente. Portanto, estão liberados todos os tipos de vestidos (curtos, longos, mini), só atente-se aos detalhes com brilhos tente moderar, pois como será ao ar livre a incidência de luz na pedraria pode incomodar os convidados com o reflexo.

Dica do Lápis: um detalhe a se considerar na praia é o vento: vestidos com fendas ou decotes profundos podem deixar seu corpo exposto.

 

 

Vestidos de festa plus size

Escolha o modelo que te deixe mais a vontade e segura, ok? Se você tem orgulho de suas curvas e está se sentindo confiante e segura, não tem que se preocupar na hora da escolha!

Caimentos de vestidos de festa plus size

Cintura marcada – é uma opção para as mulheres plus size que almejam em destacar suas curvas. Vestidos com cintinho ou aplicado na peça são ótimos para dar esse efeito. Decote V – alonga a silhueta, dando a impressão de alguns quilinhos a menos. Se for sua intenção, acabou de encontrar o modelo ideal.

Tomara que caia – se tiver busto grande talvez esse modelo não seja a melhor alternativa. Ele pode ficar desconfortável sem o uso de sutiã e ainda marcar as gordurinhas embaixo do braço e nas costas. Mas se o tomara que caia é o seu favorito e não quer abrir mão, escolha um que garanta a sustentação necessária para que não passe apuros. Ou, pode arriscar em algo novo e experimentar vestidos com alça em um ombro só.

 

Qual o melhor modelo de vestido de festa para o seu corpo?

Depois de vermos os estilos de casamentos e quais vestidos combinam com cada um, vamos apresentar opções de modelos que valorizam o seu corpo. Afinal, a modelagem equivocada pode ressaltar pontos que, talvez, você não gostaria e trazer uma insegurança durante o evento.

Busto pequeno

Como ressaltar um colo com busto pequeno? Qual vestido fica melhor? Que decote usar? Separamos três estilos para que você possa escolher o que mais se adapta a sua personalidade.

1) Decote profundo – esse apresenta um decote em “V”, o que alonga a silhueta. E também, pode ser usado tranquilamente por mulheres com busto pequeno.
2) Decote canoa ou fechados – é ideal para quem gosta de ser discreta, sem deixar a elegância de lado.
3) Babados ou bordados – são ótimos para chamar a atenção para a região, pois criam volume.

 

Busto grande

Muitas mulheres tem receio de vestidos com decote em “V”. Mas, ao contrário do que se imagina, justamente esse detalhe ameniza o efeito do busto grande e, de quebra, traz sensualidade ao visual sem ser vulgar. Porém, cuidado com a profundidade do decote, pois qualquer movimento brusco ou inesperado pode afetar o look.

Decotes estruturados e alças largas garantem sustentação e conforto, para não passar aperto durante à festa. Outra dica é a parte de superior do vestido ser de uma cor mais escura em relação à parte inferior (abaixo da cintura). Os tons podem ser vermelho, azul, verde, entre outros que tornam o visual magnífico. Não se esqueça: sem brilho na região, porque pode acontecer da luz refletir no tecido e aumentar a parte em destaque.

 

Costas e ombros largos

Fique à vontade para ir ao casamento com uma modelagem que apresente algo diferente na parte de baixo (região da cintura), como exemplo, volume singelo ou pregueado (onde o vestido parece que está “amarrado”) pode ser uma boa pedida para esse biotipo. Ou ainda, modelos mais soltinhos na parte da saia.
“Um ombro só” sempre está em alta. Esse modelo alonga o colo e o pescoço, deixando a região em evidência. Com tecidos variados, com alça fina, média ou larga traz sensualidade ao visual, sem vulgaridade.

Quadril largo

Para esconder um pouco o tamanho do seu quadril, cores opacas e com diferenciais na parte superior são coringas. Ou ainda, com efeito de blusé (parecido com uma blusinha caindo). Lembrando se essa for a sua intenção!
Caso contrário, pode recorrer aos acessórios, como cinto para marcar a cintura ou, até mesmo, confecções em tecidos leves e com a saia mais solta, com caimento suave.

 

Pouco quadril

Saias rodadas e balonê são verdadeiros coringas para avantajar o quadril. Mas, se quando pensa em casamento só quer saber de usar um vestido, então, há uma modelagem que é queridinha: o peplum (aqueles babados bem acima dos quadris), que ajuda a dar foco à cintura criando um volume. Outra alternativa é justinho ao corpo com uma fenda.

Baixinhas

O coringa para driblar a altura é vestido monocromático (uma única cor) e ajustado ao corpo, assim cria um efeito de alongar a silhueta. Você também pode deixar a pele à mostra com o decote “V”na parte do busto, abertura nas costas ou fendas. Versáteis, o vestido tubinho pode entrar para a lista de alternativas já que são perfeitos para festas casuais ou formais. O formato trapézio também é uma excelente escolha.

Barriguinha

E como disfarçar a barriguinha ou culote? Você já ter visto um modelo com efeito de blusinha caidinha, chamado efeito blusé. Seu formato ajuda a atenuar as gordurinhas sem marcar, assim como, os vestidos florais com fundo escuro.

 

 

Como escolher a cor ideal do vestido de festa?

Pink, azul, preto, verde, marsala, roxo, vermelho ou tons pastéis estão entre os favoritos quando o assunto é escolher a cor para o vestido de festa. Sem contar a cor Pantone do ano, o Living Coral, tonalidade suave e ao mesmo tempo vibrante. Anote aí, pois ela pode ser uma possibilidade para o seu look.

Confira algumas dicas valiosas para não errar.

Vestido de festa branco, nude e off white

A não ser que os noivos tenham decidido por um white wedding ou escolhido um dress code especifico com essas cores, é melhor evitar. Na dúvida, pergunte para a noiva.

Busque tons mais neutros

Fáceis e práticos de se usar, as peças em tons neutros ganharam seu espaço no guarda-roupa de muitas mulheres. Com tanta versatilidade é possível fazer combinações com bege, nude, preto indo até o marrom. Ou ainda, se preferir, um look todo monocromático. Basta solta a criatividade e adaptar ao estilo do casamento.

Com o pretinho básico não tem erro!

Coringa para qualquer look, o pretinho básico não te deixa na mão. Ele é ideal para festas noturnas e clássicas. Em eventos diurnos, ele é menos recomendado, pois a ocasião pede algo mais alegre e descontraído. Mas se você quiser, vá sem medo!

Longo ou curto, eis a questão.

Os vestidos longos remetem a elegância e sofisticação. Este comprimento até os pés é usado desde a Idade Média, e continua com sua mensagem associada à nobreza, poder e charme.
Atualmente, eles são confeccionados em diversos tecidos para ocasiões distintas, formal ou casual. O importante é que ele não deixa o ar feminino de lado.
Já os vestidos curtos são esplêndidos para as ocasiões casuais e tornam a produção primorosa. Ele permite mostrar mais a pele e proporciona liberdade para quem usa.

 

Estilos de vestido de festa

Tecidos, cores, modelagem, cortes, com pedraria ou não, as variações de vestidos são inúmeras. Separamos alguns para te ajudar a escolher o seu preferido.

Vestido de festa com renda

Vestido de renda é sucesso por que dá sensação de elegância e nobreza ao look, por mais singelo que apareça. O comprimento curto é ótimo para cerimônias durante o dia e final de tarde. Já as composições com pontos de transparência ou brilhos, ficam ótimas para casamento final de tarde, mas que irá noite adentro.

Vestido de festa liso

Por ser um modelo sem muitos detalhes é o tipo de peça perfeita para quem quer criar composições diferenciadas, apenas mudando os acessórios, calçado ou outro adorno de sua preferência. Ele também pode ser ideal para destacar uma joia especifica como colar, pulseira, brincos.

Vestido de festa com mangas

Se a cerimônia acontecer em uma estação em que os dias são frios ou o lugar escolhido apresenta uma temperatura baixa, os vestidos com manga podem te salvar. Manga 3/4, manga longa lisa ou rendada, manga curta, com toque de transparência as possibilidades de compor um visual são enormes, escolha um que te deixar confortável.

Vestido de festa com babados

Babados dão um up no visual, e ainda apresentam um benefício para quem anseia em dar volume à silhueta. Quando colocado no busto, no quadril os deixam avantajados.
Mas requer cuidados no momento da escolha, pois há uma variação grande de modelos, dos maiores aos discretos. Por isso, defina primeiro o objetivo de uso da peça e abuse do bom senso para compor um look harmônico e que aprecie seus melhores traços.

Vestido de festa estampados

Vestidos estampados estão com tudo!
Floral ou outro tipo chamam a atenção justamente por seus desenhos meticulosos. Os tecidos nobres como seda, cetim são os mais indicados; a malha é mais um estilo casual. Observe também as cores, invista em estampas com tonalidades harmoniosas. Busque opções com uma cor mais destacada para não perder o glamour da produção.

 

Dicas para combinar o vestido com os acessórios

Organizar o look envolve mais do que o vestido. Temos que pensar nas bolsas, penteados, sapatos e, claro, os acessórios. Quando a festa é de casamento, é preciso um olhar detalhista para o resultado final.
Para te ajudar, vamos às dicas de como combinar os acessórios com o vestido de festa sem criar um visual conflitante.

Destaque uma joia

Escolha um adorno para sobressair, pode ser o brinco, a pulseira ou colar. Como exemplo, se seu penteado é preso ou meio solto uma boa alternativa é o uso de colares para valorizar o colo e pescoço. Ou, brincos grandes para atrair os olhares ao rosto. Apenas atente-se nos excessos, tudo precisa estar na medida correta para look.

Cores complementares

As mulheres clássicas preferem joias com cores complementares a do vestido. Quer um exemplo? Vestido azul com acessórios em prata, não tem erro. No caso de pedras, não precisa ser exatamente da cor do vestido, aposte em uma tonalidade que agregue valor a composição.

Cores contrastantes

E se for um visual mais elaborado escolha joias com pedras coloridas. Elas são ótimas para criar um aspecto alegre e primoroso. Selecione cores contrastantes com o tom do vestido, fica lindo e não tem como não arrasar.

Vestidos estampados

E quando o assunto são estampas, procure por adornos com design que complementem ou criem contraste. Gargantilhas, tiaras, maxi brincos ou pérolas são os mais recomendados para a produção. Assim, o visual fica elegante e equilibrado.

Vestidos com pedrarias

Clutches, brincos, pulseiras, colares com pedrarias, anéis, entre outros são apenas complementos, pois a intenção é destacar este estilo de vestido glamoroso. A regrinha básica é escolher, no máximo, três elementos para balancear o visual, para não perder o charme e requinte.

 

Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

pinterest

 

Vale a pena ler

Vestidos para as mães dos noivos
Casamento Civil: tudo o que você precisa saber
Bodas de casamento: saiba como comemorar aniversário de casamento

Texto: Letícia Líbero
Edição: Equipe Lápis de Noiva

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog