dicas para chá bar + brincadeiras

bom dia, noivinhas (e não noivinhas também!)
já faz um tempo que venho recebendo alguns emails de noivas e familiares de noivas pedindo dicas de brincadeiras para chá bar (ou chá de panela) e para chá de lingerie. eu demorei um pouco pra fazer esse post, mas cá estou! :)

eu vou falar do chá bar. se alguém precisar de ajuda pro chá de lingerie, prefiro responder tudo por email hihi ….

primeiro deixa eu explicar pra vocês a diferença entre chá bar e chá de panela/cozinha.  tradicionalmente, o chá de panela/cozinha é só para mulheres e geralmente quem organiza é a família da noiva ou amigas. os presentes são para cozinha e limpeza. já o chá bar é feito para homens e mulheres, quem organiza é a família do noivo e os presentes podem ser para cozinha, para o bar, bem como para decoração da casa em geral (livros de receitas também entram).

ocorre que na prática isso vira uma salada! a maioria dos chá de panela que fui tinha homem, e quase todos os chá bar que participei quem organizou foi a família da noiva! então eu acho que você pode criar do seu jeito e conforme a sua necessidade. no convite você pode especificar os presentes (estilo) e se homens também estão convidados.

normalmente é no chá de panela que as amigas da noiva fazem aquela bagunça e pintam a noiva, fazem as brincadeiras tradicionais de adivinhar o presente, etc…

o que eu fiz no meu chá –> decidi que queria chamá-lo de “chá bar”. acho mais bonito! hihi… e que incluiria homens também. queria os amigos do Diego presentes bem como meus tios queridos. além disso, eu precisava de presentes não só pra cozinha, mas pra decoração em geral, então foi uma boa pedida (para mim) o chá bar. como a família do noivo toda mora em sp acabou que quem organizou mesmo foi eu e a minha família.

no convite eu especifiquei 1 loja que gosto muito (valor médio) e outra com presentes mais acessíveis ($) e as pessoas ficavam à vontade pra me dar o que quisessem (se houvesse algum presente repetido eu trocaria, o que não foi preciso). 

as brincadeiras foram todas “surpresa”, e quem organizou foram as minhas irmãs, amigas e o Paulo, amigo Diego. eu só falei que não queria me sujar (não vejo nada de errado em brincadeiras em que se pinta a noiva, e tem ovo, farinha e etc, mas não estava combinando com a proposta da festinha nem com a decoração).

eu acho que usar a imaginação, criar brincadeiras que tenham a ver com o casal fica super legal! e gente, brincadeira é brincadeira! sempre é legal, por mais simples e boba que seja! eu separei aqui uma das brincadeiras que fizeram com a gente. vejam só que simples!

1. me vendaram e escolheram vários homens, incluindo o Diego pra eu descobrir qual era a mão do meu noivo. vocês acreditam que eu errei? colocaram uma aliança no dedo dele e eu logo descartei. aí acabei decidindo pela mão do meu genro, o Ricardo. foi muita risada, todo mundo “zuando” a noiva que não sabia nem reconhecer a mão do próprio noivo! hihih….

quando foi a vez do Diego, ele teve que descobrir qual era o meu queixo. ele disse que acertaria de cara, por causa dos meus furinhos. mas vocês acreditam que ele errou? sim! eu tenho uma prima que tem o queixo muitooo parecido com o meu e ele caiu! hihihih

2. a outra brincadeira era de perguntas. aquelas perguntinhas clássicas –> comida preferida, cor, dia do primeiro beijo, data do aniversário da sogra… etc…. pra essa brincadeiras, usamos 2 quadrinhos negros pra escrever com giz :) que ficaram bem fofos nas fotos!

3. a outra foi assim –> cada um teve que contar a história de amor, sendo que os familiares (um de cada vez), mostravam um objeto que deveria entrar na história.
alguns objetos –> papel higiênico, estojo, peneira, travesseiro, cueca, entre outros…. super difícil concentrar nessa hora, viu! hahaha

4. acho que o total foram 5 brincadeiras (de 4 a 6 é um número pra não cansar os convidados e ficar sem graça). essa última que vou contar pra vocês foi a mais constrangedora! foi assim… o amigo do Diego contou uma história inédita pra mim da (infância/adolescência dele) que parecia ser surreal e eu tinha que dizer se era verdadeira ou falsa. se eu errasse pagaria uma prenda. o engraçado aqui não era ver se eu acertaria ou não, mas sim deixar o Diego super sem graça com uma história engraçada do passado. o pior é que na minha vez contaram um mega mico que paguei (e já na fase adulta haha). e mais! o Diego disse que a história era verdadeira! (nem pensem em me perguntar qual foi a história, hein!!!!)
(ah! só um detalhe –> acho interessante manerar na história! se for um segredo ou algum muitooo constrangedor acho que pode ser poupado e evitar briga de casal hihi)

aqui estão só algumas dicas de brincadeiras. aos poucos vou escrevendo mais sobre o chá de panela ou chá bar! espero que seja uma forma de inspirar as noivinhas e as amigas pra fazerem um chá bem animado!

pra quem está em dúvida se faz ou não o chá, a minha opinião é: faça! gente, você só vai ter essa festa uma vez na vida! não é como aniversário!!! e ah, no chá você já vive um pouco da alegria do casamento, podendo aproveitar, de certa forma, mais, porque é um momento bem casual e familiar.

fotos –> Junia Lane

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. Era tudo o que eu precisava, saber a diferença entre chá de panela e chá bar! Lorena, onde foi o seu? Na sua casa ou alugou um lugar? Tem lugares aqui no Rio que se possa alugar pra fazer um chá bar?

  2. Muito melhor e mais funcional do que a noivinha sair toda pintada da festinha! Vc provou com este post que é possível ter uma festa divertida, sem melança! rs Amei as dicas, aliás adoro cada dica que vc publica! Eu ja havia tirado da minha cabeça qualquer possibilidade de chá bar, ou panelas, mas achei tão interessante suas dicas, que estou seriamente repensando sobre o assunto! rs bjs!

    1. Jessica, faz cha sim! um simples e pequeno, mas faz!!! vc vai gostar!! pede ajuda pra mamae e familiares!! vale a pena! bjs

  3. Muito legal!! Amei as brincadeiras! Tbm prefiro assim, sem bagunçar o noiva toda rsrrs…
    Mas Lorena, fiquei com uma dúvida: qd vc errava e tinha que pagar uma prenda que tipo de prenda seria??
    Beijos!

  4. Muito legal!! Amei as brincadeiras! Tbm prefiro assim, sem bagunçar o noiva toda rsrrs…
    Mas Lorena, fiquei com uma dúvida: qd vc errava e tinha que pagar uma prenda que tipo de prenda seria??
    Beijos!

    1. Desculpe a invasão, mas eu organizei um chá bar e as prendas que bolei eram brincadeiras tipo: dançar com uma vassoura uma música romântica, imitar um mestre sala ou porta bandeira com um samba da pesada, imitar um bicho qualquer tipo galinha, falar uma determinada frase com a boca cheia de farofa, fazer uma declaração de amor p noivo citando algumas palavras engraçadas…etc

  5. Muito legal!! Amei as brincadeiras! Tbm prefiro assim, sem bagunçar o noiva toda rsrrs…
    Mas Lorena, fiquei com uma dúvida: qd vc errava e tinha que pagar uma prenda que tipo de prenda seria??
    Beijos!

    1. Oi Cintia! tb prefiro nao me sujar… eu nao lembro direito a prenda mas tinha que imitar alguma coisa…. beijos

  6. Ahh que legal ! O meu foi ontem.. teve umas brincadeiras parecidas, foi bem divertido ! Agora o friozinho na barriga pros próximos 10 dias pro casamento ! ;)

  7. Lore que super seu chá bar! Eu quero fazer também! Agora fiquei com duvida sobre o que pedir de presente, porque no cha de cozinha todo mundo sabe que leva coisas de cozinha, coisas pequenas, e no cha bar o que pedir de presente? Não da pra ser coisa cara porque ja tem o presente de casamento, mais eu nao preciso de coisas para cozinha igual voce.. Alguma sugestão do que pedir? Pliis ajuda eu :)

  8. Lore que super seu chá bar! Eu quero fazer também! Agora fiquei com duvida sobre o que pedir de presente, porque no chá de cozinha todo mundo sabe que leva coisas de cozinha, coisas pequenas, e no chá bar o que pedir de presente? Não da pra ser coisa cara porque já tem o presente de casamento, mais eu não preciso de coisas só para cozinha igual você… Alguma sugestão do que pedir? Ajuda eu :)

    1. Oi Gisele, tudo bom?

      entao, na verdade eu escolhi as lojas. Escolhi ETNA e LEADER. deixei as pessoas me darem os presentes. eu gostei bastante de todos. e o legal é que vc pode levar até a loja e trocar. mas, se vc n quiser fazer pq pode ser q a pessoa fique magoada (sim! familiares sao sensiveis hahaha), faça uma lista de coisas pequenas de que precisa como tapetinhos, mini luminarias, e alguns mimos também como jogo americano, uma panela específica, jogo de fondie, porta retrato, copos bonitos, bandejas e suportes de petisco, toalhas, cheirinhos para a casa…. vai na loja um dia e vc vai achar um monte de coisa que gostaria de gnhar! ai vc vê aquilo que não é tao caro! Beijos

      1. Obrigada pelas idéias!! Mais uma duvida hehe, você fez convite também pro chá bar?? e outra, quem convidar?? Pq no chá de cozinha chama todas as mulheres convidadas para o casamento neh, mais como o chá bar é para ambos os sexos, não vai da pra chamar td mundo pq seria tipo um mini casamento! Muitos gastos se fosse chamar td mundo (e já ta apertado nosso orçamento) rs… e como o pessoal já esta acostumado com o chá de cozinha, se eu fizer o chá bar e não chamar o pessoal estou meia assim de eles se sentirem magoados pq nao foram convidados e tals, e pro casamento eu chamei… principalmente quando verem as fotos postadas pelos os que foram! O que fazer?? como vc fez Lore??

      2. Gisele, fiz um convitinho sim! simples, mas combinando com o cha! entao… eu convidei todo mundo, mas muita gente que veio pra casamento mora em SP entao n vieram pro cha, neh… mas olha, as pessoas nao gostam muito disso! tem a impressao de que é chato, entao elas falam que vao, mas nao vao!
        e olha, quanto mais gente, melhor, pq dai vc ganha presente!
        mas n se preocupe! nem todo mundo vai!

        ah, coloque no convite pra cada um levar um quitute salgado. ai vc so se preocupa com os doces! é uma boa, neh?! (e com a bebida que nao é tao caro…)

        beijos

      3. Bem pensado! Eh vdd, varias pessoas não vão mesmo! Obrigada de novo!! Deixa eu perguntar mais uma coisa (desse jeito vc vai cansar de mim uahsuahs), eu quero dar o nome de chá bar, mais não vai ter nada de bar (sou evangélica) e ñ qro bebibas nada disso… e eu vi um chá em outro blog, que a noiva fez chá de cozinha mais pra homens também pq ela ñ qria dar o nome de chá bar pq n iria ter nada de bar (que é o meu caso tbm)… ai agora estou em duvida… dou o nome de chá bar ou ñ? ñ qria dar o nome de chá de cozinha pq vai homens tbm! :x e mais uma coisa, como vou chamar pessoas da igreja e por eu ser da igreja tbm vc nao acha que ia tipo "escandalizar" as pessoas com o nome de "chá bar" ou nao tem nada a ver?
        bjoooos

      4. Gisele, você pode dar o nome do que você quiser, pra ser bem sincera. Na hora de entregar o convite só avisa que é pra homens e mulheres. Eu particularmente gosto do nome cha bar e nao acho que ele remete a presentes de bar necessariamente, mas aí é pessoal. para não ter problemas chame de chá de cozinha/panela. o da minha irmã chamamos de "besteirinhas de cozinha".

        beijos

  9. pra quem não gosta do nome Chá Bar,vai uma dica:CHÁ DE CALDEIRÃO,que é voltado mais para os homens

  10. Lindo! E com as fotos ficou super bacana… Obrigada por compartilhar desta maneira a sua experiência. Felicidades sempre!

  11. amei! e peguei algumas brincadeiras pra fazer no de uma amiga … mto bom! Deus abençoe… sou fã do blog… amo tudo que vejo por aqui… ;) me inspira mto. Felicidades!!! bjs

  12. Olá, adorei as dicas do seu chá bar. Sou madrinha da minha prima e estou organizando o chá bar e o chá de lingerie. Vc pode me dar umas dicas de brincadeiras pro chá de lingerie? Fiquei curiosa!!! rsrs
    Obrigada, bjs

  13. Olá,Muito legal as ideias para chá de cozinha. Tenho que organizar um chá de lingerie para uma amiga e ela é muito tímida e um pouco conservadora, ainda não tenho ideia das brincadeiras, você teria alguma sugestão para brincadeiras.

  14. Adorei as dicas para brincadeiras + gostaria de saber em que momento usar essas brincadeiras e que tipos de prenda ou castigo pagar em qual parte entra a adivinhação dos presentes

  15. boa tarde meu nome é bruna novais bom o meu chá é chá bar mas vai ser em dinheiro porque vou mora em outra cidade qual o tipo de brincadeira devo fazer ?

    1. Olá Bruna,
      Nenhuma das brincadeiras postadas teve custo… Usamos da criatividade e de objetos de uso pessoal, que vc deve ter em casa . beijos

  16. Gente, eu adorei as brincadeiras. Super criativas e, o mais bacana, é que os convidados participaram sem precisar pagar prenda. Tenho um sério problema em ir para chá de panela, porque sempre sou escolhida para pagar algum mico! hahaha

  17. Noooossa! Adorei!!! Eu que pensava em não fazer nada, justamente pqacho tão sem graça as brincadeiras e mais ainda ser “pintada”, agora com certeza farei o meu!!!!!Haha! Mt legal!!!!!

  18. Menina, que coisa linda!!!! Ficou muito fofo!
    Adorei as brincadeiras… com certeza eu erraria a comida preferida, mas ele também erraria, afinal, eu como tudo! rsrs

    Amei seu chá bar. Espero que o meu seja animado e romântico como o seu!

    Um beijo,
    Rebeca.

  19. Ola . Gostei das brincadeiras. Mas no meu caso é cha de bebe mas com homens inclusos, gostaria de ideias de brincadeiras que podemos fazer incluindo homens e mulheres . Gostaria ainda de fazer uma brincadeira incluindo meu namorado(futuro marido) e gostaria que fosse uma surpresa pra ele .

  20. Oiii,

    Gostaria de mais dicas para o chá Barnela e o de lingerie que vc disse qe falava por e-mail hihi rs

    Aguardo suas dicas =)

  21. ola, achei muito interessante o site, e gostaria de saber algumas ideias para chá de lingerie.

    ATT..

  22. Amei as dicas! Super criativa… Espero receber suas dicas para o chá de lingerie. Obrigada e sucesso!! Beijos

    1. Das habe ich schon sehr früh festgestellt. Das Behauptung meistens falsch sind, liegt in der Natur der Sache, weil ansonsten wären es ja “belegaber bzw. nahi#ehsbare-Becaubtunge&w8221;!

  23. boa tarde, ameiii as dicas para o chá bar egostaria de receber dicas para o cha de linjerie.. kkkk beijos

  24. ADOOOOREI *-*
    Vou me casar esse ano e estou muito animada para fazer o chá bar, eu queria algumas dicas de temática e lembrancinha !
    Parabens pelo chá bar e pelo blog, muito bom.

  25. OLá !
    Estava procurando brincadeiras para o chá bar da minha cunhada, comecei lendo seu blog, achei super completo, mas as fotos fizeram toda a diferença, me deram mais animo para as brincadeiras. Ainda Mais depois de ver amigos como a Etiene, o Luis Cláudio e a Mary.
    Muito obrigada pela ajuda, Deus te abençoe.

  26. amei as tuas dicas,são bem fofas e bem descontraídas,vou pegar algumas delas pra mim kkk amei tambem a dica dos presentes,estava um pouco insegura quanto a isso,mas agora sei bem o que fazer,obrigada :*

  27. gostaria de ideia para o meu cha de panela e de langerie tanbem irei fazer em dezembro,gostei muito das suas dicas mt bom.kkkkkkkkk

  28. Estou organizando o chá da minha irmã e amei suas dicas, chá bar parece ser uma ótima opção mesmo.

  29. Ola boa noite amei tudo tambem estava procurando algumas ideias pos nao tinha noçao nenhuma o de vcs foi muito lindo parabens felicidades mas tambem gostaria de fazer algumas brincadeira com os convidados vc tem algumas ideias para compartilha com a gente deis de ja te agradeço bjs

  30. hey, me ajuda pf
    fui convidada para um chá bar de amigos
    mas nao tenho noção do que presenteá-lis
    me ajuda
    espero respostas no email
    muito obrigado
    adorei o artigo

  31. Olá,
    Adorei as idéias e vou usar no meu! :)
    Por favor, pode me passar as dicas de brincadeiras para chá de lingerie?

    Obrigada

  32. Ameeeei! Vou fazer o chá bar da minha amiga, de tudo que pesquisei a suas dicas foram as melhores, e as fotos comprovam o quanto as brincadeiras que fizeram são divertidas e engraçadas, todos rindo e se divertindo muito.. super obrigada!

    beijo que Deus abençoe!

  33. Nossaaa muito legal mesmo!
    Se eu tinha dúvidas de como fazer as brincadeiras, já me achei rs..

    Obrigada!

    Beijos

  34. Gostei muito das dicas, estou muito entusiasmada, em preparar o Chá Bar, para meu filho e norinha. Estou deixando ela escolher o tema, os tecidos que serão usados para fazer o avental para as madrinhas animarem a festa e etc…. Por favor me envie por email, todas as dicas que tiver, quero preparar uma festa bonita e animada para eles. As brincadeiras serão surpresa!!! Onde compro o quadro negro? Achei lindo! Moro no interior de MG. Brilhante sua iniciativa, bjim. Estamos em fevereiro e já estou preparando tudo para outubro.

  35. olá gostaria de saber dicas sobre o chá de lingerie, nunca participei de nenhum e estou prestes a me casar obg bjos

  36. Oi! Adorei suas dicas. Agora, por favor, me fala sobre esse vestido, marca, onde comprou, Amei ele! Estou procurando um assim!

  37. Ola,
    Estou organizando o meu chá bar, o tema será boteco. Gostei muito das suas dicas, parabéns e felicidade ao casal.

  38. Olá.

    Vou me casar agora em Setembro e adorei suas dicas e estilo do chá bar, exatamente o estilo que estou pensando em fazer o meu.

    muito obrigada com certeza me inspirou!

    bjs!!

  39. Oiii Lorena, então eu quero fazer meu Chá, mas estou meio confusa em relação ao nome “Chá Bar”, porque eu sou adventistas e meus pais e sogros são bem tradicionais. E não sei qual outro nome eu coloco legal.
    Deixei eu te fazer uma pergunta, eu posso colocar itens do meu Chá como: lençol, edredon, tapete de banheiro, toalha. Tem algum problema coloca “Chá de Cozinha” com esses itens, se tiver você pode me dar uma dica de qual nome eu coloco?

    No aguardo,

    beijos :)

  40. Amei suas dicas, estava ate meio indecisa se faria mesmo ou não e na minha opinião tbm optei pelo chá bar, mas pela mistura das pessoas, pois tbm prefiro meus familiares e amigos proximos juntos… só tem um porém tbm terá que ser eu e minha família que terá que organiza, ate pq a família do Bruno(noivo) não é daqui :( … gostei tbm da parte das brincadeiras, bem boladas e criativas rs .
    obrigada mesmo, me ajudaste muito!

  41. Oi, estava pensando em fazer um chá de lingerie, poderia me dar algumas dicas?
    Fico no aguardo.

    Bruna

  42. Bom dia, adorei as dicas e as brincadeiras também foram bem engraçadas.
    Estou organizando o Chá Bar de uma amiga, e gostaria de saber de qual loja é o vestido que você está usando, achei lindo.

  43. Oi Lorena, é a primeira vez que comento em um post seu, porque eu nunca consigo comentar pelo celular rsrs. Mas acho lindo tudo!!
    tire uma dúvida que está me consumindo >< Nesse chá quem eu chamo além da família?
    tenho receio de mandar convite exagerado ou mesmo convidar poucos.

    um beijo querida!

  44. Devo ser o único homem (ou pelo menos o único que teve a coragem de assumir) que está comentando por aqui! hauhauahua.
    Mas eu e minha esposa estamos organizando o chá bar de nosso afilhados e esse post ajudou muito.
    Gostaria de deixar a dica de fazer um chá bar temático também, o nosso foi em Junho e fizemos uma festa junina, com comidas típicas, casamento caipira e tudo mais, foi sensacional, todos gostaram.

  45. Olá tudo bem?adorei as suas dicas eu e meu esposo queremos casar no papel mesmo rsrs pois moramos juntos e já temos 3 filhos o Diogo de 5 anos, Diego Junior de 2 anos e a Soraya de 9 meses você acredita que o nome do meu esposo também é Diego?!! Kkkk q coisa não rsrs
    Entao eu quero te elogiar você esta de,parabéns me inspirou muito pois eu nao fazia a mínima ideia de como é um chá de panela e eu achava que iria ser do mulheres mas vi que da para fazer com os dois (homens e mulheres) e adorei achei muito criativa duas ideias,dicas e novamente parabéns e muito obrigada por me ajudar a ter ideias criativas como as suas….
    Mil bjs e fica com Deus

  46. Foi muito útil as informações que você passou,minha filha quer fazer chá bar,eu como mãe faço questão de ajuda lá em tudo ,tipo o que servir,arranjos e até as brincadeiras a fazer,concordo com você, char bar e uma festa só se tem uma única vez a fazer. Agradeço a vc pelas dicas.

  47. Amei… tudo que vc escreveu….!!!
    A minha filha irá fazer o chá bar dela em janeiro e tô buscando brincadeiras tipo dessas que vc tão gentilmente compartilha… há um detalhe eles já têm um casal de filhos (5 e 2 anos ).
    Se tiver mais idéias pode até incluir os filhos do casal.
    Te agradeço

  48. Contrate Cleber e Guilherme para o seu show.
    Spotify Cleber e Guilherme
    Instagran @clebereguilherme

  49. Olá boa tarde, então eu irei casar no mês de março de 2017. Só não tem data escolhida ainda. Gostaria muito da ajuda de você, eu estou sem ideia, e será um casamento formal somente no casório mais gostaria de fazer um chá de panela juntamente pra poder comemorar, farei algo simples por que á um mês eu perdi minha mãe e não to com tanta cabeça assim.. Enfim, sera mesmo só pra não passar esse momento unico na minha vida em branco. Minha pergunta é, de vez ser “chá de panela” posso fazer “chá de panela com presentes especiais”?

  50. Bom dia, gostaria de saber se as brincadeiras devem ser feitas durante toda a festa (intercalando os momentos) ou se devemos separar um momento específico para todas elas (uma atrás da outra).

  51. Olá achei super legal as brincadeiras.. vou preparar um chá de Casa nova para meus cunhados e já são casados a 7 anos mas vão pra casa própria deles agora então gostaria de saber.. fiquei com uma dúvida nas brincairs.. tipo quem ganha as brincadeiras entre o casal.. temos que dar prenda.. tipo o que.. me ajude? Rsrs…

    1. Oi Lu, tudo bom? Que legal sua ideia! Olha geralmente nos chás a gente faz prendas para os noivos pagarem um mico né? rsrsrs. Como estão iniciando a vida de casados testá-los em tarefas domésticas é sempre muito legal, mas você pode pensar em algo também que vá de acordo com a personalidade do casal, por exemplo no chá bar da winnie e do fabiano (http://lapisdenoiva.com/cha-bar-moderno-e-alegre-winnie-fabiano/) o casal era super fã do MasterChef e os amigos fizeram uma competição nesse estilo e ficou muito divertido!

  52. acheiiii toppp, mas só não entendi uma coisa, se a noiva errar a resposta de alguma coisa ou o noivo alguma coisa eles não pagam castigo? mesmo que seja sem pintar…

  53. Oii, queria uma opinião e dúvida ao mesmo tempo!
    Eu e o meu noivo queremos fazer um chá, mas chá de panela normalmente é só pra cozinha, é queremos um chá pra tudo, aí queria saber se no chá de casa nova eu posso incluir as coisas da cozinha também
    Desde já obrigada

    1. Oii Carla, geralmente Chá de casa nova é para poucas pessoas e a casa já está quase 100% montada. Talvez, fosse melhor para vocês fazer um Chá bar antes do casamento, com mais convidados, uma lista mais ampla e completona!Bjs