Tudo que você precisa para casar

Casamento indiano: conheça as tradições dessa cultura e inspire-se

Pela primeira vez aqui no blog vamos falar de uma cultura de casamento diferente para nós, o casamento indiano. Ele é colorido, cheio de rituais e tradições, e sua celebração acontece por alguns dias seguidos.

Ficou curiosa? Vem com a gente e embarque nessa viagem incrível, vamos te contar tudo sobre o casamento indiano.

 

casamento indiano guia completo
Lucy Cuneo

 

Nesse post você vai encontrar

     

    O que é um casamento indiano?

    Não é novidade que a cultura indiana é uma das mais ricas do mundo, não é mesmo? Por isso, o casamento indiano segue alguns costumes cheios de tradições que vão desde roupas com cores vibrantes, até mesmo dias e dias de festa.

    Antes de tudo, o casamento indiano é realizado de acordo com a casta dos noivos e a religião deles. Seu costume também está relacionado a uma festa bem colorida repleta de rituais e tradição. Além disso, o casamento indiano tem duração de 3 a 7 dias dependendo da condição financeira das famílias.

     

    Significado da casta dos noivos

    Em primeiro lugar, as castas são consideradas grupos sociais hereditários na Índia e, embora pareça nada tem a ver com riqueza e pobreza e sim, a linhagem sanguínea e importância daquela família. Independentemente se aquela casta tem ou não dinheiro. Sendo assim, as gerações daquelas famílias sempre pertencerão àquela casta, isso não muda.

     

    o que é um casamento indiano
    Peter Nguyen

     

    Cerimônia de casamento indiano

    Uma cerimônia de casamento indiano tradicional é guiada pelas castas sociais, ou seja, quando as castas dos noivos são superiores, a festa de casamento é super luxuosa e contém símbolos temáticos hindus.

    A cerimônia é realizada numa espécie de tenda chamada Mandap, que é decorada com flores e tecidos. No momento da cerimônia, os noivos e seus familiares trocam presentes (muitas joias e ouro).

    Já nas castas inferiores, o casamento indiano é mais simples e sem muitos preparativos. Há casais que realizam o casamento na rua junto aos amigos, parentes e vizinhos.

     

    Zokah Photography

     

    Quanto tempo dura a celebração do casamento indiano?

    Geralmente, de 3 a 7 dias. Mas calma, não se assuste! Esse período longo de casamento está relacionado aos cuidados com a noiva e os rituais a serem seguidos.

    Os três primeiros dias do casamento indiano são compostos por:

    1º dia: Rituais do pré-casamento: Haldi, Mehendi e Sangeet

    • Haldi é a cúrcuma e a cerimônia é um banho dessa especiaria que as mulheres da família dão nos noivos.
    • Mehendi é a aplicação de henna como tatuagens.
    • Sangeet significa música e essa parte da celebração consiste em danças indianas e coreografias onde das famílias se juntam para dançar.

     

     

    2º dia: A cerimônia hindu no Mandap

    O segundo dia é considerado o dia oficial do casamento religioso, onde o Pundit (líder religioso) realiza a cerimônia e os rituais com os noivos.

     

    Take it Photo

     

    3º dia: Recepção e festa

    Nesse dia há muita música, muita comida e os noivos recebem os cumprimentos e os presentes dos convidados em um palco. Esse é o momento quando terminam os rituais religiosos e começa a festa e muita alegria.

    Os demais dias de festa estão relacionados a diversos tipos de rituais, mas esses três primeiros dias de casamento indiano são tradicionais.

     

    Curiosidade

    Você sabia que a tradição indiana não permite tocar músicas com letras nos casamentos? Sim, a playlist aqui deve ser somente instrumental.

     

    festa de casamento indiano
    Salmada

     

    A decoração do casamento indiano

    Assim como as roupas dos noivos e convidados, a decoração do casamento indiano, principalmente no altar, segue a mesma proposta, muitos tecidos de seda, muitas flores (que representam a religiosidade) cores fortes como vermelhos, alaranjados, verdes e dourados sempre remetendo à alegria e festividade.

    A decoração também é composta por tendas de tecido, toalhas bordadas com detalhes dourados, lamparinas, além das estátuas de Ganesha e Shiva, deuses hindus.

     

     

    Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book Completo de Decoração + Checklist

    Como se não bastasse esse conteúdo todo, criamos um material INCRÍVEL sobre decoração de casamento que será uma verdadeira luz na hora de decidir uma decoração para o seu casamento. No e-book abordamos muitos temas e tópicos para você virar uma expert na hora de organizar o grande dia, para que a decoração do seu casamento seja como você sempre sonhou.

    São mais de 70 páginas de puro conteúdo e muita, mas MUITA inspiração! Demais, não é mesmo?

    Quando o espaço de seu casamento é uma tela em branco, pode dar um pouco de nervoso pensar por onde começar e se você está esquecendo algo. São tantos elementos e detalhes de decoração de casamento diferentes – e tantas opções! -que resolvemos fazer um checklist completinho para ajudá-la a identificar todos os detalhes.

    Essa listona tem tudo o que seu dia pode precisar, mas nada é obrigatório, tá? Ah, você pode colocar mais elementos ou tirar os que não são a sua cara! Ele vem junto com o e-book!


    Rituais e tradições de um casamento indiano

    Durante toda a cerimônia de casamento indiano os noivos ficam separados por um pano, que, quando cai, os noivos devem colocar a guirlanda de flores um no outro. Depois, o celebrante profere alguns mantras concluindo o casamento indiano.

     

    Troca do colar de flores

    Como parte da tradição hindu, no casamento indiano, os noivos trocam seus colares de flores que representam as boas-vindas de cada um em suas vidas.

     

    troca de colares casamento hindu
    Peter Nguyen

     

    Pintura de tatuagens de henna na noiva

    Uma das principais tradições é que as mulheres passam por um grande processo de beleza que envolve a pintura de tatuagens de henna (mehndi) nas mãos e nos pés.

    Esses desenhos são feitos pelas familiares e amigas da noiva e sua pintura leva-se dias para serem feitas. Segundo a tradição indiana, esses desenhos impendem o mau-olhado na noiva e afasta os maus espíritos, livrando a mulher de coisas ruins.

    Também faz parte da tradição tatuar o nome do futuro marido em alguma parte escondida do corpo. A ideia é que na noite de núpcias o marido encontre essa tatuagem. Assim como, muitas joias e objetos coloridos são colocados na noiva para enaltecer sua beleza.

     

    Peter Nguyen

     

    Sementes de cominho e açúcar

    Depois da troca da guirlanda, o casal mistura sementes de cominho e açúcar e passam no rosto um do outro. Esse ritual representa o amargo do cominho e o doce do açúcar, que simboliza a promessa de força e apoio no casamento na saúde e na doença, na alegria e na tristeza.

    Fogo sagrado

    Depois, de mãos dadas, os noivos dão sete voltas seguidas ao redor do fogo sagrado recitando seus sete juramentos do casamento indiano. Segundo a tradição, o fogo é a testemunha divina do casamento. Somente depois desse ritual que os noivos são considerados marido e mulher.

    Banho de sândalo

    Para os indianos, o sândalo representa proteção energética, ascensão espiritual e harmonia. Por isso, no dia do casamento indiano, os noivos tomam um banho de sândalo recitando alguns mantras que ajudarão na purificação e limpeza de seus corpos para o matrimônio.

     

     

    Gastronomia do casamento indiano

    A celebração do casamento indiano costuma ter uma gastronomia farta, em sua maioria, de alimentos vegetarianos. Afinal, as vacas são sagradas na Índia. Mas dependendo do casamento indiano (principalmente quando um dos noivos é estrangeiro), também é possível encontrar outros tipos de carnes como o cordeiro, por exemplo.

    Algumas das opções de comidas para o casamento indiano são:

    • Chicken Tikka – Pedaços de franco marinados em especiarias indianas.
    • Dal Makhani – Cozido de três tipos de lentilha com manteiga, que é servido com arroz ou pão naan (pão típico a Índia).
    • Jeera Rice – Arroz aromatizado com cominho.
    • Kofta Curry – Bolinhos de carne ou batata com molho e leite de coco.
    • Paneer Pakora – Bolinho de ricota empanado, que pode ser servido com molho de tomate.
    • Rogan Josh – Cozido picante de cordeiro com mais de dez especiarias diferentes.
    • Saladas variadas, bolinho de espinafre e chutneys são também ótimos acompanhamentos.

     

     

    As roupas dos noivos para casamento indiano

    Vestido de noiva

    O vestido de noiva indiano nada tem a ver com o nosso. Ou seja, ele passa bem longe do tradicional branco. Geralmente, é um sári, tecido de pano longo, com aproximadamente 6 metros de comprimento, que é amarrado na cintura. Uma de suas pontas deve ser jogada sob um dos ombros.

    Ele é confeccionado com cores e tonalidades fortes como o vermelho e alaranjado. Além do sári, a noiva utiliza diversos adornos como lenços, véus e muitas joias espalhadas pelo corpo.

     

    Peter Nguyen
    acessórios noiva casamento indiano
    Jasmine Beauty Care e Alif Studio Cineweddings
    Sweet Caribbean Photo

     

    Traje do noivo

    Primeiramente, o traje do noivo também não é nada convencional do que estamos acostumados por aqui, pelo contrário. Ele é o sherwani, uma peça típica indiana, geralmente composta por muito brilho e cores chamativas, assim como a roupa da noiva.

    O uso do turbante seguindo as mesmas cores também é comum. Ah, e o noivo também carrega consigo uma espada, que simboliza defender sua esposa.

     

    Peter Nguyen
    Peter Nguyen
    Via Hitched UK
    Peter Nguyen

     

    Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

    pinterest

    Tudo que você precisa para casar

    Favoritos

    Para favoritar esse post,
    você precisa fazer login com usuário noiva/noivo.

    Ainda não tem uma conta?
    Cadastre-se