Fiquei noiva! Por onde começar?

{Aperte o play para ler esse post ouvindo música}

A fase do noivado e preparativos para o grande dia é muito incrível, intensa, delicada e para a maioria das noivas, tudo gira em torno do casamento que está por vir! Sonham com isso (as vezes, têm até pesadelo rs) e esse é o assunto mais legal para se falar! Sim! Já fomos noivas e sabemos bem como é!

Tem que ser um momento de alegria e de gratidão, por mais que seja cheio de desafios, de poucas horas de sono e de alguns estresses, afinal, são muitas expectativas! Hoje, a querida Roberta, nossa parceira da Casa de Doisvai ajudar as noivinhas de plantão que acabaram de ficar noivas e aquelas que já estão a algum tempo, mas estão com dificuldade de organizar tanta coisa!

As dicas são super úteis, então, anotem tudinho! Obrigada, Casa de Dois! 

Amanda e Advan_blog submission_Lápis de Noiva_Frankie e Marília-4fiqueinoivaFiquei noiva! E agora, por onde começar?

Sem dúvida essa é a primeira pergunta de muitas noivas quando pensam em organizar o seu grande dia! Para te ajudar criei um guia contendo 7 primeiros passos e algumas recomendações importantes que deve seguir quando for planejar o seu casamento:

estilo1) Estilo: em primeiro lugar pense como quer que seu casamento seja. Qual o estilo combina mais com vocês? Vai ser mais clássico ou mais descolado? Vai ser pela manhã, tarde ou noite? Vai ser na cidade, no campo ou na praia? Vai rolar uma uma mega festa ou um mini wedding só para família e amigos mais chegados? Saber o estilo do seu casamento é fundamental para dar continuidade e direcionamento para as próximas etapas.

orçamento22) Orçamento: o próximo passo importante é definir o quanto você pode investir no seu casamento (Link para download –> A_Previsão Orçamentária_detalhada_v2B). Leve em conta a renda do casal e a possível ajuda de terceiros para estabelecer a quantia que será investida. Lembre-se que isso influenciará todas as outras escolhas.

quantovcpodeinvestirA_Previsão Orçamentária_detalhada_v2B_

listadeconvidados3) Lista de convidados: monte a lista junto com seu noivo. Inclua todas as pessoas possíveis e depois começe a ordenar por importância e proximidade, para se necessário excluir alguns convidados ao final.

* Recomendações:

– Deixe sempre uma margem para incluir novas pessoas que possam conhecer ao longo deste período da organização – o que vai acontecer! Com certeza essa lista será alterada algumas de vezes, mas um bom primeiro rascunho te ajudará a definir vários outros itens da organização, como por exemplo o local do casamento.

– Os pais dos noivos muitas vezes também querem convidar amigos e conhecidos para o casamento de seus filhos. Por isso é legal deixar uma quantidade determinada de convites separada para eles.

adata4) A data: defina o mês que quer se casar e deixe a data em aberto – isso te dará mais opções para encontrar disponibilidade no local preferido por vocês para a cerimonia e festa.

* Recomendações:

– Se você escolheu casar ao ar livre evite os meses de dezembro à março pois costuma chover com bastante frequência

– Os meses de abril, maio, setembro, novembro, dezembro costumam ser os mais concorridos e, sendo assim, mais caros e mais difícil de encontrar fornecedores devido a grande demanda.

– A época do ano e variáveis como trânsito e feriado também devem ser consideradas quando escolherem a data e o horário do casamento. Por exemplo, no caso de um destination wedding, feriados são super bem vindos!

Assessoria5) Assessoria: contrate um profissional que te dê todo o suporte necessário para organização do seu casamento – do planajemanto à execução – e te ajude na escolha e negociação com os fornecedores, otimização de custos e, principalmente, garanta a execução do evento para que seu dia seja realmente mágico. A assessora tem ser uma pessoa que entenda o sonho dos noivos, se identifique com eles e consiga juntar as peças do quebra-cabeça e maestrar com calma, clareza e dinamismo toda a orquestra.

local6) Local: com o estilo, orçamento, tamanho e a data definidos, agora é hora de decidir o local da cerimônia e da festa (caso sejam espaços diferentes). Lembre-se de considerar todos os pontos acima para procurar o lugar ideal.

checklist7) Check list: Monte seu check list (Link para download–>Check list COMPLETO_v2) para não esquecer de nenhum detalhe e selecione bons profissionais para garantir a qualidade do seu casamento. Para isso, busque referências em blogs especializados, indicação de amigas e outras noivas. Nunca deixe para organizar e contratar tudo em cima da hora, pois pode correr o risco de não conseguir disponibilidade com o fornecedor desejado ou pagar mais caro por alguns serviços.

* Recomendações:

– Muitos noivos pensam somente na festa e esquecem que o casamento também é composto de efeito civil, lua de mel e sua nova moradia – pense nisso!

– Participem de eventos, feiras, palestras e desfiles voltados para casamentos. Assim, conhecem fornecedores, ficam por dentro das tendências e acabam entrando de cabeça no momento que estão vivendo e curtindo isso ainda mais.

– A organização não pode virar um pesadelo e você se desesperar por isso. Pelo contrário! Esse é mais um momento para curtirem juntos, se emocionarem a cada escolha e aproveitarem todas as etapas. A ansiedade talvez seja inevitável, mas nunca deixe isso fazer de você uma pessoa estressada ou esgotada – deixe se envolver com prazer para fazer com que aquele dia dure um pouco mais que algumas horas.

Amanda e Advan_blog submission_Lápis de Noiva_Frankie e Marília-3A Casa de Dois é uma assessoria de casamento com base em São Paulo. Clique aqui para entrar em contato. 

Música: Marry You – Bruno Mars
Foto de capa: Renata Marques
Fotos no post: Frankie e Marília

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

17 comentários

  1. Cissa Xavier

    Esse site é sensacional. As dicas que vcs passam são essenciais para quem procura fazer um casamento que, por mais simples que seja, tenha tudo organizado!
    Vcs mostram tudo!!! Preparam cada coisa com tanto amor e carinho e visitar o blog é como se estivesse entrando na casa de uma amiga querida! S2
    Sinto em não conhecer vcs quando estava organizando o meu casamento. Certeza que teria muito mais luz no fim do túnel para mim…rs
    Parabéns e sucesso sempre!!!

  2. Priscila Giamassi

    Amei as dicas. Muito bom pra ajudar na organização mesmo. Obrigada por compartilhar com a gente :)

  3. Bruna Ferreira

    Era tudooooo o que eu precisava!!!!! Amei as dicas!!!!!!!

  4. Brunna Oliveira

    Adorei as dicas!! mas não estou conseguindo baixar a planilha orçamentária =(

  5. Adorei as dicas, vi que segui parte das recomendações e isso me animou! Tenho um check list que fiz de acordo com as nossas necessidades, mas ainda assim baixei! Muitíssimo obrigada :)

  6. Paloma

    Adorei as dicas… Super úteis… Principalmente neste momento com tantas opções e não sabemos por onde começar…

  7. jenifer avelar

    Amei, vai me ajudar muiiiiito0o0o0.

  8. Adriana Poggioli

    olá Lápis de Noiva!
    O site de vcs vai me ajudar a relizar o casamento da minha irmã.

    Eles estão pagando apê, e a grana pro casório esta curtíssima e eu como irmã e artesã, seguindo todassss as ideias do blog vou ajuda-la a realizar esse sonho, pois eles fazem questão de ir pra casa nova já casadinhos com a benção de Deus.

    todas essas dicas vão me ajudar a ajuda-los :-)

    Muito obrigada do fundo do coração!

  9. Ana Flávia

    Ótimas dicas!!! Muito válidas e esclarecedoras. Acabo de ficar noiva e me sinto perdida, ao ler esse post já me sinto mais tranquila. rsrs
    Acredito que irão me ajudar muuuito! Obrigada e parabéns!

  10. Natally Guimarães

    Que dicas maravilhosas!!!
    Mas estou aflita rs, na primeira já fiquei emperrada, já fiz muuuuuuiitas pesquisas e embora eu acho incrível todos os estilos que já vi (praiano, provençal, cowntry, boho-chique, vintage etc), não sinto confortável pra fazer o meu… eu queria algo inédito ou próximo disso. Alguém tem uma sugestão? Aceito mais de uma ;)

    Bjinhos

  11. dany

    Muito bom as dicas…amei

  12. hingrid

    Ameeeeeei

  13. Sandra Luz

    Olha, estou encantada com o seu site! Maravilhoso, emocionante e vai me ajudar muito, muito mesmo com o meu casamento que será em dia 29 de outubro de 2016! Muito obrigada por compartilhar suas experiências conosco! Que Deus continue lhe abençoando!

  14. Cinthia

    Adorei o site, mas é tanta coisa que estou desesperada…perdida….socorro me ajudem

  15. Larissa Müller de Souza Nogueira

    Este site, me deixou muito mais aliviada, mais calma, sabendo mais de como me organizar, amei demais este site espero que continuem assim, sem mudarem nada, eu e o meu noivo estamos namorando a 1 ano e 7 meses, 23/08/2015 estamos noivos a 11 meses, 19/04/2016, Iremos completar 1 ano de noivado. Estamos querendo casar a tempo, somos católicos, eu tenho 17 anos, ele tem 20 anos, por mais que eu seje nova, eu irei casar com 18 anos, irei fazer 18 e ele 21 então estamos numa idade razoável. Espero que tenham gostado do nosso relacionamento.
    Obrigada pelo carinho, um beijo. ❤
    Deus abençoe 🙏💜

  16. Adriana dos Reis Timbó

    Obrigada pelas dicas. Muito valiosa. Beijos, Adriana.