Temos falado com frequência aqui no blog que os noivos também estão se rendendo a alguns acessórios para compor o visual do casamento, entre eles, está a lapela noivo.
A lapela de noivo é um acessório bonito, discreto e sofisticado que dá um toque especial ao traje do noivo.
O que é lapela do noivo?
A lapela é um pequeno ramalhete de flores que é usado no lado esquerdo do paletó em cerimônias de casamento. É super versátil e combina com todos os tipos e estilos de casamentos basta saber orná-la com os demais acessórios do noivo.
A flor de lapela é versátil e pode ser usada em todos os trajes, ou seja, smoking, fraque, meio fraque e terno.
Como surgiu e o que significa a lapela no casamento?
Diz a lenda de que a flor de lapela surgiu no século XIX, quando o príncipe Albert, durante seu noivado com a Rainha Vitória, ganhou de sua noiva um pequeno ramalhete com flores. E como o príncipe não sabia o que fazer com aquelas flores, ele resolveu fazer um pequeno rasgo na lapela do paletó para colocar a flor.
A partir daí a flor de lapela virou tendência e até os dias de hoje é tida como símbolo de elegância e sofisticação e é utilizada no mundo todo em cerimônias de casamento.
É obrigatório o uso de lapela?
De forma alguma. Usar ou não a lapela é uma escolha pessoal do noivo. E isso vale para os pais e padrinhos.
Aliás a lapela poderá ser usada pelo noivo, os pais e os padrinhos. A lapela do noivo é diferente dos demais. Já a lapela dos pais e padrinhos costuma ser igual. Convidado não usa lapela.
Como usar a lapela de noivo corretamente
Primeiramente, a cor do traje combinada com o estilo e horário do casamento é o que vai definir a lapela noivo ideal. Trajes escuros pedem uma lapela com flores brancas. Essa combinação não tem erro.
Não utilize flor de lapela e lenço juntos. Portanto, escolha somente um deles. Nunca, jamais e em hipótese alguma coloque a flor de lapela no bolso do paletó!
O que o noivo deve usar na lapela?
Existem diversos tipos e estilos de lapela no mercado, desde as confeccionadas com flores naturais, até mesmo lapelas que são produzidas em flor de tecido, ou dos mais diversos tipos de materiais.
Flor natural
A lapela noivo de flor natural é a mais comum. É possível encomendá-la juntamente ao buquê da noiva e seguindo a mesma proposta de cores e flores. Além disso, também é possível criar uma flor de lapela de noivo com a mesma paleta de cores do casamento.
Tipos de flores para lapela
- Alstroemeria: linda, colorida e de cores vibrantes alegram o visual.
- Camélia: elegante e simples quando utilizada na cor branca.
- Cravo branco: chique e atemporal.
- Flor Mosquitinho: chique e simples ao mesmo tempo é a queridinha dos casamentos e fica um encanto como lapela.
- Flores do campo: a lapela noivo com essas flores é sucesso garantindo. Além de lindas e charmosas.
- Jasmim: perfume acentuado que combina com casamentos noturnos.
- Lavanda: seu perfume e sua cor se destacam na lapela.
- Mini Callas: sofisticadas e chiques dão um toque mais que especial ao look do noivo.
- Mini Rosa: a rosa por si só já é o símbolo do amor e na lapela exalta o romantismo do noivo.
- Orquídeas: delicada e queridinha para compor a lapela.
- Suculentas: simples, fofas e cheias de significado.
- Tulipa: elegantes demais e clássicas para todos os tipos de casamento.
Flor de tecido e papel
Pensando na praticidade e na usabilidade da peça, algumas empresas confeccionam lapelas com flores em tecidos diversos e até papel. Além disso, essas lapelas não furam ou mancham o tecido.
Lapelas criativas
A verdade é que, com um pouco de criatividade, qualquer coisa pode virar uma lapela de noivo: uma joia de família, uma miniatura, uma peça de lego, uma mini fruta ou o que a sua imaginação mandar! Se o seu noivo tem muita personalidade, aproveite para ousar!
Qual deve ser o tamanho da lapela noivo?
Primeiramente, a lapela deve unir delicadeza e sofisticação na medida certa para se destacar no terno de casamento, mas sem pesar o visual.
Sabemos que a flor da lapela é uma peça delicada e de tamanho pequeno, mas para noivos altos flores como orquídea, camélia, cravo e rosa em seus tamanhos originais são bem-vindas.
A indicação é de que a lapela tenha no máximo 7cm, independentemente da altura do noivo.
Como e onde usar a lapela?
Deve ser usada sempre do lado esquerdo da lapela do paletó e abaixo do ombro. É comum que os paletós já tenham uma sutil abertura para inserir a peça.
Como escolher a flor de lapela?
Para cada estilo e tipo de casamento existe uma lapela. Portanto, na hora de escolher o modelo ideal é necessário que o noivo já tenha seu traje definido. A flor de lapela do noivo deve seguir a proposta do casamento, bem como as cores da paleta ou combinar com as flores do buquê da noiva.
Além disso, o noivo receberá muitos cumprimentos durante o casamento e a dica é que a flor de lapela noivo seja mais resistente aos muitos abraços que o noivo vai ganhar.
Lapelas e o estilo de casamento
Casamento clássico
Para casamentos clássicos a lapela noivo deve ser tradicional. As flores mais indicadas são: camélias, rosas brancas e jasmim.
Casamentos ao ar livre
Para um casamento ao ar livre como na praia ou no campo, a lapela noivo pode seguir uma proposta mais despojada e leve, porém sempre respeitando a elegância da peça. As indicações de flores são: rosas, lavandas e suculentas.
Acompanhe o Lápis de Noiva e Fique por dentro das melhores dicas!
Você sabia que o Lápis de Noiva tem uma porção de conteúdos incríveis para te ajudar a planejar o seu casamento do começo ao fim? Já são mais de dez anos que temos como missão ser suas madrinhas de casamento virtuais, trazendo ferramentas, itens gratuitos, e-books e dicas incríveis pra deixar a sua jornada até o altar ainda mais leve.
Acesse a home do Lápis para navegar por casamentos reais inspiradores, indicações de ouro de fornecedores e muito mais!
Perguntas frequentes
Primeiramente, delicada. A peça deve unir delicadeza e sofisticação na medida certa para se destacar no traje o noivo, mas sem pesar o visual.
A lapela noivo deve ser usada sempre do lado esquerdo da lapela do paletó e abaixo do ombro. É comum que os paletós já tenham uma sutil abertura para inserir a peça.
A flor de lapela é versátil e pode ser usada em todos os trajes, ou seja, smoking, fraque, meio fraque e terno.
Para cada estilo e tipo de casamento existe uma lapela. Portanto, na hora de escolher o modelo ideal é necessário que o noivo já tenha seu traje definido. A flor de lapela noivo deve seguir a proposta do casamento, bem como as cores da paleta ou combinar com as flores do buquê da noiva.
Além disso, o noivo receberá muitos cumprimentos durante o casamento e a dica é que a flor de lapela noivo seja mais resistente aos muitos abraços que o noivo vai ganhar.
Branco, offwhite, rosa, amarelo e verde.
A lapela pode ser usada pelo noivo, pelos pais e pelos padrinhos. A dica é que a lapela do noivo seja diferenciada dos demais.
Já a lapela dos pais e padrinhos costuma ser igual. Convidado não usa lapela.
De forma alguma. Usar ou não a lapela é uma escolha pessoal do noivo. E isso vale para os pais e padrinhos. Claro que se o noivo fizer questão do uso da lapela, essa regra deve ser respeitada.
Sabemos que a flor da lapela é uma peça delicada e de tamanho pequeno, mas para noivos altos flores como orquídea, camélia, cravo e rosa em seus tamanhos originais são bem-vindas.
A indicação é de que a lapela tenha no máximo 7cm, independentemente da altura do noivo.