Tudo que você precisa para casar

Mês das noivas: saiba porque maio recebe esse título e conheça curiosidades

Você já deve ter ouvido falar que maio é o mês das noivas, né? O casamento sempre foi um daqueles momentos mais esperados nas sociedades antigas e, por isso, a cerimônia é carregada de tradições e simbolismos até hoje.

Por exemplo, a aliança é conhecida mundialmente como um símbolo que representa a união material e espiritual de duas pessoas, há muito tempo: os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia ligada diretamente ao coração, por esse motivo, era o dedo ideal para carregar a joia. A igreja católica só começou a usar as alianças de casamento como um símbolo de união e fidelidade entre os casais só a partir do século IX.

 

mês das noivas

 

Nesse post você vai encontrar

     

    maio mês das noivas
    Orange Photographie

     

    Já as daminhas surgiram antes da Idade Média. Nessa época, era costume que as irmãs da noiva participassem da cerimônia. Segundo a crença, elas deveriam se parecer com damas e usar vestidos iguais para confundir os espíritos. Dessa forma, tinham o importante papel de impedir que os maus espíritos chegassem até a noiva.

    As crianças só passaram a representar as daminhas durante a Idade Média. Elas esperavam pela chegada da noiva ao local do casamento e depois saiam pelo vilarejo contando a boa notícia.

    O mundo dos casamentos é cheio de histórias interessantes como essas, e pode ser que muitas noivas ainda não façam ideia porque maio é o mês das noivas.

    Continue a leitura para matar a curiosidade!

    porque maio é o mes das noivas
    Photos by Lanty

    Porque maio é o mês das noivas?

    Antes de tudo, essa comemoração não é criação nossa, na verdade, importamos essa tradição lá do hemisfério norte. Esse período sempre foi considerado muito festivo por conta dos vários costumes populares. 

    Mas, o surgimento do mês das noivas é um mistério que nem mesmo os pesquisadores podem responder com 100% de certeza. Porém, quando espiamos o passado, descobrimos algumas pistas que deram origem a teorias que fazem todo o sentido.

    Principais teorias

    À primeira vista, essa é um pouco inusitada, vamos dizer assim. Acontece que tomar banho durante a Idade Média, não era nem um pouco fácil por causa da temperatura baixíssima. Então o primeiro banho do ano só acontecia em maio!

    E não é de hoje que queremos estar lindas e perfumadas no altar. Por isso, esse era o momento perfeito para se arrumar e, enfim, trocar os votos.

    Além disso, depois de um inverno rigoroso, maio chega conquistando corações com o desabrochar das flores. Afinal, a primavera traz mais vida, calor e beleza ao nossos dias. Em outras palavras, é a época ideal para celebrar o amor.

    Outro detalhe é que a igreja católica teve grande influência, já que nesse mês é feita a consagração de Maria. O padre e teólogo Pedro Iwashita, do Instituto Teológico de São Paulo explica que“ […] Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria”.

     

    Um Presente para Guardar Perto do Coração. Baixe o e-book “Fiquei Noiva! Por onde começar?”

    Foi pedida em casamento e não sabe por onde começar a organizar o seu grande dia? Saiba que temos um e-book super completinho para ajudar! Pois é meninas, reunimos em um único lugar dicas bem legais e práticas – aquelas que já dividimos com muitas noivas em eventinhos, palestras pelo Brasil, vídeos do Canal e posts aqui no blog – para vocês encararem esses preparativos sem (muita) ansiedade e com tranquilidade.

     

     

    Maio ainda é o mês favorito das noivas?

    Hoje em dia, apesar de ser um período concorrido, não é o favorito dos brasileiros. Por aqui é o começo do outono e os meses com maior número de casamentos no Brasil são no verão, em dezembro e janeiro. Sendo assim, esse período se torna favorável por conta das festas de fim de ano, as férias coletivas e o recebimento de bônus salariais como 13º.

     

    Casamento no outono e inverno

    E se o seu sonho é se casar no clima mais friozinho e romântico do ano, tem um guia perfeito te esperando! Nele, você descobre como escolher a paleta de cores até as cidades mais procuradas para casamento nessa época do ano.

    Leia agora clicando aqui

     

    Marina Claire Photography

     

    Já segue a gente no Pinterest? Temos inspirações lindas esperando você por lá:

    pinterest

    Tudo que você precisa para casar