Que as cerimônias de casamento são carregadas de simbolismos em seus mínimos detalhes isso a gente já sabe. Cada momento planejado torna o grande dia do casal em algo único e que transparece a personalidade deles. Um desses momentos cheio de significado e que tem ganhado espaço é o lava-pés no casamento.
Neste post você vai entender o que significa o lava-pés, qual a origem deste ritual, como funciona o lava-pés no casamento, quem pode fazer, além de dicas e um passo a passo de como ele pode ser realizado para enriquecer este momento tão especial e sair conforme o planejado.
Origem do lava-pés
O ato de lavar os pés é milenar! Ele surgiu nos tempos bíblicos como um costume de hospitalidade do anfitrião para com os seus convidados. Devido ao uso de sandálias e também do contexto da época de caminhar longas distâncias, os pés sempre ficavam empoeirados.
Então, ao recebê-los em sua casa, o anfitrião providenciava uma bacia com água e um de seus servos para que lavasse os pés dos convidados.
Mas, essa prática ganhou um significado marcante quando Jesus, na última ceia antes de sua morte, lavou os pés de seus 12 discípulos. Essa atitude quebrava a hierarquia, já que até então era uma atividade realizada por servos.
Desta forma, Jesus colocou-se numa posição de humildade e submissão, ensinando a lição de amor e serviço ao próximo.
A partir daí, este ritual foi incorporado pelo Cristianismo e Catolicismo e são replicados até hoje.
Lava-pés no casamento
Assim como neste contexto histórico envolvendo o próximo, o lava-pés também pode ter uma aplicabilidade na vida a dois.
Incluir o lava-pés no casamento é uma decisão exclusivamente dos noivos, sendo uma maneira de expressar a disposição do casal em se apoiar, servir e cuidar um do outro, em uma atitude de amor e humildade. É um gesto que fala de purificação e preparação para uma nova jornada juntos.
O lava-pés no casamento normalmente é realizado por aqueles que seguem uma fé cristã ou católica, trazendo esta simbologia como uma forma de unir o matrimônio à fé.
Dicas de como organizar o lava-pés no casamento
Para incorporar o lava-pés no grande dia, é importante organizar-se com antecedência. Afinal, ele faz parte do roteiro da cerimônia de casamento.
Vamos às dicas:
Escolha o momento certo para este ritual
Combine com o líder religioso ou celebrante de casamento em que momento vocês realizarão o lava-pés no casamento. Mas se quiser uma ajudinha, sugerimos que ocorra após a troca dos votos e antes da bênção final.
Planeje o espaço onde será feito o lava-pés no casamento
No altar, escolha um espaço visível e aconchegante para que todos os convidados consigam acompanhar o lava-pés no casamento.
Certifique-se: será um lugar já montado antecipadamente para o momento? Ou elementos que farão parte do rito serão colocados somente na hora de reproduzi-lo?
Isso faz diferença para que não haja furos ou correrias desnecessárias, quebrando este momento solene.
Separe os itens que serão usados durante o lava-pés no casamento
Você vai precisar de:
- uma bacia de água num tamanho adequado para acomodar os pés
- uma jarra ou recipiente à sua escolha para derramar a água nos pés do (a) parceiro (a)
- toalhas para secar os pés
- cadeira para que o noivo e a noiva se acomodem enquanto os pés são lavados
- tapete para que o noivo e a noiva possam ajoelhar ao lavar os pés da sua e do seu amado (apenas uma sugestão, dependendo do local da cerimônia)
Escolha esses elementos do lava-pés no casamento no estilo que harmonize com a decoração e outros objetos da cerimônia. Os detalhes fazem a diferença.
Combine qual será a ordem do lava-pés no casamento
Estejam alinhados quanto à reprodução do ritual – quem começará a lavar os pés e como deve fazê-lo para que o momento seja fluído.
Passo a passo de como fazer o lava-pés no casamento
Durante a cerimônia, no momento acordado com o celebrante de casamento e com os itens a postos (bacia, água, toalha, cadeira), um dos noivos retira o calçado do seu par, coloca os pés dentro da bacia e começa a lavá-los suavemente, um de cada vez, enxugando-os depois. Na sequência, ajuda seu amado e amada a colocar o calçado novamente.
Na sequência, os noivos trocam de lugar e o processo se repete. Ao final, o casal pode se abraçar.
Este é um momento que pode ser bem significativo, simbolizando a purificação, a confirmação dos votos e a entrega a dois, por isso escolher também uma bela música para a trilha sonora deste ritual.
Lava-pés no casamento com os pais
Além do casal, o lava-pés no casamento pode ser estendido aos pais dos noivos. A ideia é que o casal lave os pés destes familiares como uma forma de agradecimento pela vida e pelos ensinamentos passados.
Este gesto pode ser uma maneira de reconhecimento público e de fortalecer os laços justamente no momento em que duas famílias se unem através do matrimônio. O ritual pode ser incluído logo após ter sido feito entre o casal.
Temos certeza que será emocionante!
Conclusão
Embora seja um ato simples, o lava-pés no casamento carrega muito significado, e expressa publicamente o respeito e amor mútuos dos noivos.
Incluir este ritual milenar, que tem base cristã, na cerimônia de casamento, também representa uma maneira do casal demonstrar que a fé é um dos pilares do seu relacionamento.
Além de um momento a dois, o casal pode estender o lava-pés no casamento ao seus pais, para expressar gratidão e reconhecimento.
Esperamos que este ritual seja marcante e cheio de emoção para o seu casamento!
Conheça os nossos fornecedores
Como estão os preparativos por aí? Como falamos neste post sobre um ritual que faz parte da cerimônia de casamento, não custa lembrar que escolher a dedo quem irá celebrar esse momento especial é muito importante! Conheça os celebrantes de casamento que indicamos de olhos fechados!