Tudo que você precisa para casar

Casamento com propósito e sustentável encanta com buffet vegetariano

Allana & João

Quando recebemos as fotos do casamento da Allana e do João nosso coração se encheu de felicidade! A noiva nos contou que participou ativamente do nosso Projeto Semear para aprender como organizar um casamento sustentável , e apesar das dificuldades devido a pandemia, conseguiu ter o seu tão sonhado casamento com propósito, incentivando e inspirando aos seus convidados e fornecedores gestos sustentáveis.

Extremamente ligados a natureza, o casal disse SIM num charmoso casamento ao ar livre repleto de detalhes especiais pensados cuidadosamente para gerar o mínimo possível de impacto ao meio ambiente.

 




 

Sustentabilidade como ponto de partida

Como mencionamos acima, Allana e João possuem um estilo de vida com olhar especial para o cuidado com o meio ambiente e os animais, por isso, fazia sentido que optassem por um casamento sustentável. Vejam só quantas coisas bacanas eles aplicaram no grande dia:

– Buffet 100% vegetariano;
– Festa com zero utilização de plástico (na decoração, lembrancinhas e etc);
– Lembrancinhas úteis (ecobags) para serem realmente usadas no dia a dia evitando desperdício;
– Os doces foram servidos sem forminhas;
– Cascas de coco foram espalhadas pela área externa para serem usadas como cinzeiros;
– Todo o lixo gerado no evento foi direcionado para compostagem e reciclagem (no total foram 51,335kg de resíduos orgânicos gerados);
– 20% do valor recebido na lista de presentes foi doado á um santuário de animais de grande porte resgatados de maus tratos;
– A papelaria (convite e menus) foram produzidos em papel reciclado artesanal;
– Não houve chuva de arroz, e sim de pimenta rosa em grãos;
– Os noivos doaram todos os itens que produziram para a decoração para que sejam reutilizados em outros casamentos.

Demais né? Estes noivos realmente fizeram valer a hashtag #eucasoeucuido.

 

 

Dica da Noiva

É claro que a Allana fez questão de deixar a sua dica do coração para as futuras noivas:

“Façam tudo de acordo com o gosto e princípio de vocês. Não tem essa de ‘fazer porque tem que fazer’, o casamento é um dia dos noivos, tudo tem que estar a cara deles, assim todos os convidados se sentirão muito queridos e felizes em participar do momento dos dois. No nosso, por exemplo, não tivemos padrinhos e muitos acharam estranho, mas pra nós não fazia sentido.

Eu entrei descalça e algumas pessoas (que não foram convidadas) comentaram; era meu sonho casar num gramado descalça, pra mim foi perfeito e eu fiquei muito feliz.

Pra nós também não fazia sentido ter proteína animal no buffet, já que somos vegetarianos. Algumas pessoas questionaram se todos os convidados eram vegetarianos, que alguns poderiam ficar chateados. Mas se não comemos animal, por quê pagaríamos para os outros comerem? Todos elogiaram o buffet, disseram que as coisas estavam deliciosas, que eles adoraram a experiência. Então a maior dica de todas é essa, façam tudo aquilo que acreditam. E no dia, aproveitem cada detalhe, curtam muito e não se prendam a pequenos detalhes.”

 

 

Projetos D.I.Y e detalhes mais que especiais

Os noivos contaram com o suporte da família e apostaram em sua criatividade para colocar a mão na massa e produzir itens indispensáveis para o casamento. A avó da noiva, fez mais de 70 saquinhos de linho e ainda bordou a mão palavras como amor, alegria, amizade, empatia, paz.

As lembrancinhas foram sacolas ecológicas em algodão cru, nas quais um artista local pintou a mão as palavras: recicle, adote e preserve. O casal colheu pimentas rosa do pé, peneiraram e colocaram nos saquinhos de linho para substituir a tradicional chuva de arroz, evitando qualquer dano aos pássaros da região.

Tiveram acesso á alguns galhos de árvore que seriam triturados e dispensados, e deles fizeram pequenos toquinhos que serviram para identificação da numeração das mesas. A decoração seguiu a paleta de cores em tons terrosos, verde e branco…Amamos o altar circular da cerimônia!

 

 

Cerimônia inesquecível com benção do tucano

Muitos momentos fizeram o coração dos noivos baterem mais forte, mas a cerimônia sem dúvidas reuniu a maior parte deles. A avó da noiva entrou com a Sagrada Família e emocionou a todos os presentes.

A cachorrinha do casal arrancou suspiros ao entrar com as alianças, e os votos foram inesquecíveis! Mas houve um momento em especial muito peculiar que arrancou lágrimas da noiva:

“Eu tenho uma conexão muito especial com pássaros, principalmente com tucanos. Sempre que estou conversando com Deus, vibrando ou mentalizando algo, vejo um tucano. Eu nunca tive dúvidas de que o dia do nosso casamento seria perfeito conforme os planos de Deus pra nossa vida, e sempre repeti isso. Eu nunca me senti no direito de pedir pra que Deus me enviasse um tucano no dia do casamento e dizia ‘não vou pedir um tucano porque vai ser demais, sei que vai ser perfeito, porque Deus preparou esse dia pra nós’, mas no fundo eu pensava ‘não vou pedir, mas se tivesse um tucano lá ia ser demais’.

Após uma semana meio chuvosa, amanheceu um dia lindo, um céu azul pintado a mão. Mas Deus é muito mais do que a gente sonha ou espera; ele tinha um presente ainda mais maravilhoso pra nós. Escrevo essa parte com lágrimas nos olhos ao lembrar desse momento: logo após minha entrada na cerimônia, a celebrante falava algo e de repente eu ouvi; o piado de um tucano. Ele estava lá, na árvore, bem acima de nós. Eu só sabia chorar, olhei para o João e falei ‘você está ouvindo?’, olhei pra minha mãe e perguntei a mesma coisa.

E ali ele ficou por um tempo e depois seguiu. Todos viram, todos comentaram, ainda mais pelo fato do João ter citado nos votos – ‘alguém aqui imagina que a minha namorada, noiva, esposa é uma ótima copiloto? Ou está dormindo ou olhando para o céu procurando tucanos’. Foi lindo, perfeito e mágico. Com certeza o momento mais emocionante daquele dia; como se eu precisasse de alguma afirmação de que Deus é perfeito e de que Ele havia preparado aquele dia para nós.”

Para finalizar, os noivos brindaram a vida e o amor, e também ao time do coração rs. “Nós dois somos palmeirenses fanáticos. Ao final da cerimônia a celebrante havia preparado um brinde, nos deu dois copos do Palmeiras. Foi muito divertido e carinhoso da parte dela.”

 

 

Como tudo começou…

Allana e João se conheceram na faculdade, mas foi só durante um curso de especialização que começaram uma amizade. Numa noite de karaokê, doses de cerveja e uma carona com segundas intenções, o primeiro beijo do casal aconteceu…“Depois dali ficamos várias vezes. Passamos praticamente as férias toda juntos.” 

Após três meses juntos, o João resolveu romper o recente relacionamento. “Ele disse que precisava de um tempo, que as coisas estavam indo rápido demais, que ele havia acabado de se sair de um relacionamento e precisava viver’. Disse que eu poderia ser o amor da vida dele, mas que ele pagaria pra ver. Nas semanas seguintes nos vimos direto na aula e nos falávamos, mas com menos frequência e intensidade, afinal não estávamos mais juntos. Virava e mexia ele me mandava mensagens dizendo ‘não fica sem falar comigo na aula’ ou ‘já tive sextas-feiras mais animadas’… E eu pensava ‘menino não sabe o que quer, terminou comigo e fica me mandando essas coisas’. No final de novembro ele passou a me mandar mensagens com mais frequência, dizia que sentia minha falta e eu respondia que também sentia. Ele me chamou pra tomar um vinho e ficamos de combinar.

Alguns dias depois ele me cobrou esse encontro e eu respondi que não havia sido convidada formalmente, então ele o fez. Alguns dias depois e tivemos esse reencontro. Desde então seguimos juntos.

O casamento foi definido, sem pedido. Logo no início de 2020 começamos a planejar e definir as coisas. Escolhemos a data, alguns fornecedores. Mas eu não me sentia noiva e dizia isso a ele; que eu queria uma aliança, um pedido… Então em outubro, no meu aniversário, ele chegou lá em casa com a Frozen e com uma caixinha no pescoço dela. Me deu uma aliança e disse ‘agora você casa comigo?’.”

 

 

Allana e João, obrigada por dividirem conosco o seu dia especial. Estamos encantadas e inspiradas por suas escolhas. Felicidades mil!

 

 

Gostou da ideia de ter um casamento sustentável? Então baixe aqui o nosso e-book com um checklist com todas as categorias para saber o que perguntar para seus fornecedores e os passos que você pode dar para deixar seu casamento com mais propósito. Corre e preenche abaixo para receber todo seu material!


 

Tudo que você precisa para casar

Favoritos

Para favoritar esse post,
você precisa fazer login com usuário noiva/noivo.

Ainda não tem uma conta?
Cadastre-se