ebook lapis de noiva

Fiquei Noiva Lápis de Noiva eBook

Casamento Civil: tudo o que você precisa saber

Casar é uma experiência incrível, inclusive o casamento civil! Organizar a cerimônia e a festa é tão empolgante que algumas vezes deixamos a parte burocrática para a última hora. Mas essa burocracia, o casamento civil, é uma parte essencial que também pode ser um momento muito especial, pois é ali que os noivos assumem um compromisso perante a justiça, revelando o desejo de construir uma família.

Então, quando começamos a pensar sobre o casamento civil sempre vêm muitas dúvidas, não sabemos muito por onde começar, e acabamos perdendo um pouco de tempo. Quais são as possibilidades? Quanto tempo antes da cerimônia religiosa? Quem precisa ir ao cartório? E a divisão de bens, como fica?

Por causa dessas e outras perguntas, resolvemos escrever esse texto para tirar as principais dúvidas das noivas quanto ao casamento civil.

O primeiro assunto que deve ser conversado entre os noivos é sobre o regime de bens que vão escolher, pois dependendo da escolha será preciso um processo anterior à ida ao cartório, para dar entrada no casamento civil.

1- Regime de bens

São regras que os noivos devem escolher antes da celebração do casamento civil para definir na justiça como administrarão seus bens.

Existem 4 tipos:

Comunhão parcial de bens: é quando todos os bens adquiridos após o casamento serão comuns ao casal.

Comunhão universal de bens: nesse todos os bens atuais de cada um e os depois do casamento serão comuns ao casal. Nesse, é preciso comparecer antes de dar entrada no casamento civil a um Tabelionato de Notas para fazer uma escritura.

Separação total de bens: aqui cada um possui seus próprios bens antes e depois do casamento, que ficarão sempre como propriedade individual. Nesse regime também é necessário ir ao Tabelionato de Notas.

Participação final dos aquestos: É igual ao anterior, mas caso haja divórcio, os bens que adquiriram durante o casamento serão partilhados em comum.

Se decidirem por um regime que não precisa ir ao Tabelionato de Notas, é só seguir para o cartório e dar entrada no casamento civil.

–> Veja aqui dicas sobre vestidos para casamento civil.

Foto: Vini Brandini

2- Ida ao cartório

Para iniciar o processo do casamento civil, os noivos devem comparecer ao cartório mais perto da residência de um deles, no máximo 60 dias e no mínimo de 30 dias antes da cerimônia, para pedir a habilitação do casamento, na qual o cartório verificará se ambos estão livres para casar.

Os documentos necessários para os noivos são:

– Certidão de nascimento atualizada;
– Documentos de identificação (RG, CPF ou CNH);
– Declaração verbal do local e data de nascimento dos pais dos noivos.

Depois disso, a cerimônia do casamento civil poderá ser marcada e realizada.

Nessa primeira ida ao cartório, os noivos serão orientados direitinho sobre quando voltar com os padrinhos e outros documentos necessários.

Foto: Casa Lume l Celebrante: Rev. Renato Dumas

3- Tipos de casamento

Para ir ao cartório é legal os noivos terem decidido previamente como será o casamento civil. Mas em todas as formas, precisarão estar presentes os noivos e os dois ou mais padrinhos.

Existem 4 modos de realizar o casamento civil:

*Casamento no cartório: é aquele que é celebrado no próprio cartório, pelo juiz e o escrevente.

*Casamento religioso com efeito civil: para nós é a mais linda das opções, pois é a autoridade religiosa que o casal escolheu para fazer a cerimônia que faz esse processo, dentro da própria cerimônia.

Os noivos devem comparecer no cartório junto com as duas testemunhas, com os documentos e um requerimento da igreja falando que o casamento será com efeito civil assinado e reconhecido pelo celebrante. Então, o cartório emitirá a Certidão de Habilitação que os noivos devem levar ao celebrante antes do casamento, para que ele faça o Termo de Religioso com Efeito Civil. Depois do casamento, os noivos precisam levar em até 90 dias esse último documento no cartório para registrar o casamento.

Nesse caso os noivos podem também casar primeiro no religioso e depois registrar no civil.

Foto: Além Fotografia

*Casamento em diligência: esse é quando o juiz de paz e um escrevente vão até o lugar que os noivos escolhem para realizar o casamento.

*Conservação de união estável em casamento: esse processo é feito quando já existe uma relação de convivência entre duas pessoas com o objetivo de constituir família. É feito no cartório, mas não tem a celebração, porque não precisa de um juiz de paz para fazer esse processo.

O valor depende do tipo de casamento civil que os noivos vão escolher, mas a maioria tem valor aproximado de R$ 400,00.

Seja como for o casamento civil, o mais importante é que haja uma harmonia entre vocês, e que estejam felizes e em paz com a escolha, pois isso também faz parte do grande dia e da vida a dois.

Esperamos ter ajudado a solucionar algumas dúvidas!

Confira também:

Casamento Civil na Praia
Almoço em Família + Casamento Civil
Casamento Civil em um Bistrô 
A Cerimônia e o Celebrante

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário via blog

Comentários via blog

  1. outra dica, o casamento em diligencia é mais caro, saindo até R$1.200.
    e ja sai na hr com a certidão!!

  2. Não entendi a diferença da separação parcial de bens e a participação final nos aquestos. Alguém explica?

  3. Existe a possibilidade de realizar um casamento com a pessoa em.outro pais?
    Meu namorado esta em Boston fazendo tratamento de câncer e quer casar comigo.
    Mas eu moro no Brasil..gostaria de saber se é possível?

    1. Ele deve ir ao consulado/embaixada do Brasil mais próximo dele e fazer uma procuração para um terceiro, no caso alguém que esteja no Brasil, o representar no casamento contigo. Envia esse documento para o Brasil e você da entrada no procedimento com o procurador o representando.
      Possivelmente terá que reconhecer a firma do oficial que lavrou a procuração em algum cartório da sua cidade.
      Se for casar em regime diferente de comunhão parcial de bens, tem que ver se o consulado prepara uma procuração que de poderes também para o procurador providenciar o pacto antenupcial por aqui junto contigo.

  4. Deixa eu pergunta eu sou divorciado eu não fui no cartório pega o papel que prova que eu estou separado eu posso casar sem esse papel

  5. Queria casar por civil eu chego a Portugal no dia 29 de Março. Queria saber se dava para tratar as coisas por aqui para casar por civil

    1. Oi José, tudo bom? Você quer casar aqui no Brasil ou em Portugal? Não ficou claro pra gente. Se você estiver no Brasil e quiser casar em Portugal, te recomendamos entrar em contato com a embaixada pra ter todos os detalhes da documentação.

  6. Eu não entedi ao certo. Quando vou marcar o casamento tem que ir testemunha ou é só no dia do casamento? Na hora de marcar, somente eu e minha noiva já é o suficiente?

    1. Oi Tiago, tudo bom? Geralmente para agendar somente você e a noiva, mas já tem que ter o nome completo das testemunhas, ok? Mas já vimos casos de cartórios que praticam de formas diferentes, então te indicamos dar uma ligadinha antes e confirmar exatamente toda documentação que deve levar no dia, tá? pra não haver nenhum problema.

  7. Bom dia, no meu caso não tenho pai no registro e minha mãe é falecida, como faço para conseguir isso “Declaração verbal do local e data de nascimento dos pais dos noivos.”?

  8. Oi estou prestes a realizar meu sonho em casar no civil estou um pouco perdida gostaria de uma ajuda uma cerimônia simples com pessoas q amamos e ser celebrada no almoço em família como posso fazer

  9. Tenho uma dúvida em questão sobre a “Declaração verbal do local e data de nascimento dos pais dos noivos.”? … E se por um acaso eu não tenho mais contato nenhum com meus pais como faço pra poder me casar no cível?
    Plisss me ajuda!!!

  10. Oi Meu noivo está em outro estado a trabalho, e queriamos casar nas férias dele do trabalho.
    Consigo marcar a data do casamento sem ele estar presente ? No caso ele viria somente dias antes do casamemto acontecer e eu resolveria tudo com os documentos dele.

  11. Boa noite. Fiz comunhão de bens mais não vivo mais com a mesma a mais de 5 anos .poço casar no civil com atual ?

  12. Olá, meu noivo é divórciado , o documento do divórcio tá com a data errada, será que tem alguma coisa ?

  13. Uma dúvida!!!
    Tenho união estável, com UMA PESSOA.
    (A qual nem tenho mais contato).
    Posso casar no CIVIL COM OUTRA PESSOA?

  14. Quero casar morro com ele ms de 3 anos ms ele era casado e separou agora queremos casar oq eu preciso para nós casar

  15. É necessário e indispensavél a ida do noivo ao cartório?
    Pergunto pois o meu noivo trabalha em outro Estado ,sendo assim fica difícil dele ir comigo .

  16. Tirando uma dúvida catecismo, primeira comunhão enterfere em algo quem não fez para se casar na igreja.?

  17. Olá eu tenho 17 anos e meu noivo tem 29 anos eu não sou registrada no nome do meu pai e minha mãe é falecida como faço pra me casar com ele?? E quais são os documentos necessários que eu preciso ter pra me casar ?? Me ajudem qualquer ajuda é bem vinda?❤
    Obrigado!!!

  18. No cartório mais próximo de casa não tem a data que preciso, posso dar entrada lá e casar em outro na data que preciso?

  19. Não entendi sobre os dois testemunha ,tem que ser um casal pra noiva e dois casal pro noivo ou duas pessoa para o noivos