Decoração, buffet, convites, música…São muitas escolhas que temos que fazer quando assumimos o papel de noiva. A fase dos preparativos exige muita paciência e direcionamento não somente aos fornecedores, mas também para os padrinhos e madrinhas com relação a vestimenta.
Geralmente a noiva orienta as madrinhas com relação ao modelo, cor e tecido do vestido que gostaria que elas usassem. Há aquelas que não se importam com cada madrinha usando um vestido diferente, outras já sonham com algo mais padronizado.
Independente do seu gosto e estilo, é importante conversar com a suas amigas e expor o seu desejo para o seu grande dia. Pensando nisso, convidamos as meninas da Something Blue, que fazem vestidos belíssimos não só de noivas mas também de madrinhas, para dividirem conosco algumas dicas de quais roupas são ideais para as suas madrinhas usarem no seu casamento.
1 – É hora de pensar no estilo do seu casamento
Você já começou a pensar nas roupas das suas madrinhas e não sabe por onde começar? Seu casamento é tipo americano? É no campo? Na praia ou na cidade? Antes de pensar no vestido delas, pense no estilo do seu evento. Cada lugar merece um tipo de vestimenta e o horário também deve ser considerado, afinal de contas a luz do dia e da noite interferem em tudo.
Campo e praia pedem menos brilho, tecidos leves, fluídos, não exigem vestidos longos, as estampas são permitidas e o decotes e fendas, sempre com cuidado, podem ser bem explorados.
2 – O que pensa para a decoração do grande dia?
Sua decoração é super colorida, branca e verde, azul, amarela, qual a cor escolhida? Lembre-se que nem tudo precisa ter a mesma cor, a composição de cores complementares pode deixar o ambiente ainda mais bonito, e aqui incluímos as roupas das madrinhas, daminhas e floristas.
Se a cor do seu casamento é marsala, tente caminhar com as madrinhas em tons de nude, rosé e com certeza a composição ficará leve e elegante. Se optou por uma decoração mais alegre, com amarelo, pink, laranja e verde você pode sugerir um degradê em tons pastel de uma das cores escolhidas para a decoração, como tons pastel de verde, que pode ficar lindo. Agora se a sua decoração é mais neutra, pode optar por cores suaves, variadas e coloridas, para dar um toque de cor ao altar.
3 – Como será o seu vestido?
Se o seu vestido é simples, leve e curto, por exemplo, você deve guiar as suas madrinhas para que sigam uma modelagem mais simples e com tecidos leves, para que o foco do dia seja você, independentemente do estilo de vestido que tenha escolhido. Por mais que você não defina exatamente o que as madrinhas e floristas irão usar, é superimportante que você as guie por um caminho que devem seguir, assim ninguém se decepciona ou passa por uma situação embaraçosa.
Diga a elas o que espera, como por exemplo: menos brilho, tons mais suaves, tecidos leves, devido a temperatura elevada da praia ou do interior no horário da cerimonia, gostaria que evitassem estampas ou as estampas são permitidas e até pode enviar uma amostra de tecido para cada uma delas sugerindo a cor que elas devem utilizar.
4 – Comprimentos e cores
As dicas básicas que podem ser seguidas ou não, vai de cada um e podem ser definidas pelo bom senso dos anfitriões de cada evento.
Vou me casar de DIA: Permitido vestidos curtos, leves, coloridos, mas não precisam ser iluminados, tons opacos como os tons pastel ficam lindos, estampados, bordados mais básicos. Fuja do brilho excessivo.
Vou me casar de NOITE: Opte por tecidos mais estruturados, vestidos longos, bordados, brilhos são permitidos e as cores pode ser bem coloridas, abertas, iluminadas, evite cores muito claras para na festa não se misturar com o vestido da noiva.
Vou me casar ao pôr do Sol: Aqui existe uma mescla entre as duas opções citadas acima. Pode usar tecidos fluidos com um pouco de brilho, a cor cai bem se for mais forte, mas se quiser um tom mais suave, também vale. Opte por um comprimento abaixo dos joelhos, midi ou longo. Sempre que for a um casamento que começa de dia e acaba a noite, lembre-se de levar um lenço ou algo para se proteger do frio e do vento.
5 – Tipo de corpo das madrinhas
Se você está pensando em escolher os modelos dos vestidos das madrinhas e floristas vale lembrar que cada uma delas tem um tipo de corpo, e tentar encontrar uma modelagem que agrade a todas, pode ser uma tarefa difícil. Se quer muito que seja o mesmo modelo escolha vestidos com cortes mais universais, que caem bem em muitos tipos de corpo, como o corte império. Nesse corte você marca bem o busto, os ombros, o corpo logo abaixo dos seios com um cintinho e a saia desce em A, para que não marque muito o corpo, mas assim deixa suas meninas elegantes e cheias de charme.
Se não faz questão de fazer o mesmo modelo para todas, escolha as cores ou dê a sugestão do que gosta e deixe que cada uma delas escolha a modelagem que lhes caem bem. Afinal, o dia é do casal, façam seus desejos sempre considerando o bem estar e conforto de suas madrinhas e também de todos os seus padrinhos e convidados.
Beleza: Puntuale