Você que está organizando seu casamento com certeza já ouviu falar sobre o cortejo de casamento?
O cortejo de casamento nada mais é do que a ordem de entrada e saída dos noivos, seus pais, padrinhos e madrinhas, daminhas e pajens na cerimônia. Existe um protocolo para essas horas, e hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre ele!
Cortejo de casamento é tudo igual?
Nem sempre. O cortejo do casamento é tão antigo quanto a própria cerimônia. Os séculos passaram, as culturas evoluíram e por mais atual e fora da caixinha que seja o estilo da cerimônia, o cortejo nupcial sofreu apenas algumas modificações no decorrer do tempo.
Apesar de existir diferenças entre os cortejos de casamento de diferentes religiões (católicos, evangélicos, budistas, ecumênicos) da monarquia e regionais (cortejo americano, por exemplo), existe um protocolo de cortejo nupcial tradicional que se adapta a todas as situações e é um bom ponto de partida para os noivos modificarem conforme sua vontade.
Não é preciso seguir o protocolo à risca em momento algum, de a sua carinha para sua cerimônia, assim como você deu para a paleta de cores para a papelaria de casamento e a decoração de casamento, o bolo e a escolha das lembrancinhas.
Em cerimônias mais descontraídas e intimistas como micro wedding, o cortejo de casamento segue o mesmo estilo, mas não é necessário nenhuma rigidez ou formalidade. Outro fator também é a formação das novas famílias, onde é possível encaixar o cortejo nupcial se adequando de acordo com a realidade dos noivos.
–> Dica do Lápis: se os noivos optarem por um casamento na igreja ou instituição religiosa, é preciso se informar sobre o cortejo. Elas tem regras individuais (número de entradas e saídas, tipos de música e número de padrinhos) e podem ser rígidas com suas tradições.
O cortejo de casamento tradicional pode ser adaptado?
Sim! Independente do tipo de cortejo de casamento escolhido, os noivos podem e devem fazer modificações para que ele fique do jeitinho que eles quiserem.
Existem vários tipos de famílias, e os entes queridos diretos e indiretos são parte do cortejo nupcial. Pense em casamentos em que o noivo e a noiva entram junto com os pais, ou a noiva que entra com o pai e o padrasto, ou avô. Existem muitas noivas que preferem entrar sozinhas, ou o noivo que decidiu entrar depois dos padrinhos.
Muitas avós e até os animais de estimação fazem o papel de daminhas levando as alianças. Também pode ser casais de padrinhos que não são casais, entram homem acompanhado de outro homem, mulher com mulher. O importante é que vocês celebrem os entes queridos neste momento e decidam uma ordem de cortejo que tenha sentido para os dois.
A entrada e recepção dos convidados fazem parte do cortejo de casamento?
Os convidados são sempre os primeiros a entrar e se acomodar. Antigamente a recepção deles era feita pelos pais dos noivos. E nada impede que isso continue a acontecer em um micro wedding e cerimônias íntimas, mas hoje a recepção é feita, na sua grande maioria, pela equipe de assessoria e cerimonial contratada pelos noivos.
O protocolo tradicional diz que os convidados do noivo sentam do lado direito e os da noiva do lado esquerdo. É preciso separar lugares na primeira e segunda fila para os familiares próximos.
Se a cerimônia não acontecer na igreja, os noivos podem ser criativos para recepcionar os convidados. Um welcome drink (e pashiminas no inverno) já são de praxe em casamentos no campo assim como oferecer leques e chapéus em casamentos na praia.
O cortejo de entrada: entendendo a ordem de entrada do casamento
As regras abaixo são baseadas em quem for olhar para o altar, ou seja, é o olhar do ponto de vista dos convidados, tá bom?
Noivo & sua mãe
Ou com a pessoa que ele considera como mãe (pode ser a avó, tia, madrasta, mãe de criação). O noivo entra no lado direito e mãe do noivo no lado esquerdo.
Pai do noivo & mãe da noiva
O pai do noivo entra no lado direito e mãe da noiva entra no lado esquerdo no cortejo nupcial. Caso os pais sejam separados ou uma das partes não se sente à vontade para entrar dessa forma, pode-se pedir para um irmão ou algum outro parente para formar o par.
Padrinhos & madrinhas
Seguindo o esquema de cortejo de casamento tradicional, os homens sempre entram do lado direito e as mulheres do lado esquerdo. Isso se repete na hora de se posicionar no altar.
A ordem de entrada do cortejo dos padrinhos é sempre feita pelo grau de parentesco com os noivos, intercalada: os casais sempre iniciando sua entrada pelo lado da noiva e seguindo pelo lado do noivo.
Exemplo: a) casal irmãos; b) casal tios; c) primos; d) amigos. Para os irmãos, tios e primos, a regra de entrada segue por idade, dos mais velhos para os mais novos. Caso um irmão ou primo entre com algum amigo, prevalece o parentesco.
Daminhas & pajens
Não é obrigatório ter damas e pajens no cortejo de casamento, mas é muito fofo, não é mesmo? A ordem é feita apenas por idade.
Noiva & seu pai
Ou alguém que ela considere para entrar, irmão, tio, padrasto, mãe, pai de criação ou até mesmo sozinha. A noiva entra de braço esquerdo com a pessoa que escolheu (e na mão direita leva o buquê), ficando do lado esquerdo quando está no altar.
Entrada das alianças
Esta ordem pode ser alterada caso a cerimônia seja dentro de uma igreja. Existem padres que colocam as alianças para entrar antes da noiva e outros depois da entrada da noiva, no meio da cerimônia.
–> Dica do Lápis: Durante os cortejos (tanto de entrada como de saída) é indispensável que haja uma pausa entre as entradas dos pares, e que os padrinhos mantenham uma distância entre si. Isso ajuda a organização da cerimônia e o trabalho dos fotógrafos de casamento.
Baixe o nosso resuminho
Fizemos um compilado em uma imagem para você salvar e não esquecer quem entra primeiro no casamento.
E no caso de Bridesmaids e Groomsmen (damas e damos) como fica o cortejo do casamento?
Esse conceito, que na verdade são os padrinhos na cerimônia dentro do modelo norte americano, funciona parecido com o nosso, exceto que eles entram sozinhos. E aí cabe uma adaptação no cortejo nupcial.
Se forem somente eles a entrar, primeiro os homens entram, após a entrada do noivo e dos pais, e depois as damas entram na frente da noiva. Caso existam padrinhos tradicionais as bridesmaids e groomsmen entram após a entrada dos padrinhos, seguindo a sequência tradicional.
De que lado a noiva entra no casamento?
Existe uma sequência simbólica/religiosa nessa hora. Tanto a noiva, quanto as madrinhas, mães, sempre entram do lado esquerdo e os homens do lado direito. Assim o altar sempre é composto pelo lado esquerdo da noiva e do lado direito do noivo.
Além disso, a noiva fica próxima do coração do pai. Há quem prefira ao contrário, por ser mais prático: o pai cumprimenta o noivo e já está na posição correta do seu lado no altar.
A posição no altar
Antes de pensar na organização do posicionamento no altar, é preciso verificar quantas pessoas cabem no espaço disponível.
No altar, os pais ficam sempre na ponta dele, seguidos pelos padrinhos. Parentes da noiva no lado esquerdo e do noivo no lado direito. No caso de bridesmaids e groomsmen (damas e damos), os homens ficam do lado do noivo e as mulheres do lado da noiva.
Não existe uma regra que define que quem está no altar deve ficar em pé ou sentado, mas uma sugestão é deixá-los confortáveis, sentados, principalmente, se forem de idade ou tiverem problemas de saúde. Isso é opcional e de acordo com a vontade dos noivos.
Os cumprimentos e cortejo nupcial de saída
Existem 3 tipos de cumprimentos e cada um serve para um tipo de cerimônia e local. Já o cortejo nupcial de saída é um pouco menos rígido, mas ainda assim ele segue algumas regras.
A ordem do cortejo de casamento se inverte: saem os pais do casal, seguidos pelos casais de padrinhos intercalados; crianças e por fim, os noivos.
Cumprimentos simultâneos
O tradicional, são aqueles em que é permitido em igrejas, com um amplo espaço no altar, os noivos agradecerem e abraçarem os padrinhos ao final da cerimônia.
Iniciando pelo lado oposto de sua família, o noivo pelo lado da noiva e a noiva pelo lado do noivo; em seguida, os padrinhos saem na frente ou depois dos noivos (isso depende da igreja e dos noivos). Os pajens e daminhas sempre saem na frente dos noivos, seja antes ou depois dos padrinhos.
Cumprimentos e saída ao mesmo tempo
Serve para qualquer tipo de cerimônia e de religião. Se o local permite que os padrinhos fiquem no altar, os noivos ficam de frente para os convidados, e começam a cumprimentar os pais da noiva que já saem pelo corredor. Em seguida os pais do noivo, e a sequência de padrinhos intercalada. Após isso os pajens saem e por último os noivos.
Apenas cumprimento no momento das fotos
Neste caso é quando o espaço para cerimônia é muito pequeno e os padrinhos sentam na primeira fileira junto aos convidados, ou em um casamento judaico, por exemplo. Cumprimenta-se apenas os pais no altar, e a saída é feita primeiramente pelos noivos, seguido pelos padrinhos. Ou, os pais e padrinhos saem e são seguidos pelos noivos.
Dica do Lápis: você já pensou como vai ser a sua saída depois da cerimônia? Além da tradicional chuva de arroz, existem muitas ideias criativas para a saída dos noivos, como pétalas de flores, confete biodegradável e sustentável, sparkles, folhas secas, bolhas de sabão ou pompons.
Protocolo de cortejo de entrada em casamentos homoafetivos
Olha, não existe regra para quem entra primeiro num casamento homoafetivo. Tudo depende da vontade dos noivos. Os casais mais tradicionais podem optar por ter um deles esperando no altar e os menos tradicionais podem optar por entrarem juntos. O resto do cortejo segue o mesmo protocolo de casamentos de pessoas de sexo oposto.
Para os noivos que optarem por encontrar o amor da sua vida no altar, existem varias opções para fazer essa entrada. Pode-se entrar sozinho(a), com um dos pais- ou ambos- um amigo ou outro familiar, o que importa mesmo nessa hora é ter uma pessoa que seja importante na vida do noivo(a).
Conheça nossos fornecedores para casamento
Agora que você já sabe tudo sobre cortejo de casamento, está na hora de fechar o fornecedor ideal para organizar cada detalhes desse dia incrível!
Clique no banner abaixo e conheça nossa seleção de ouro de assessoras de casamento que confiamos e indicamos de olhos fechados! Além de outros profissionais que capricham quando o assunto é casamento!
Conclusão
O cortejo de casamento é uma tradição antiga, mas que foi modificando ao longo do tempo. Com isso, os noivos podem se sentir à vontade para adaptar esse momento durante a cerimônia.
No entanto, quando se trata de um casamento religioso é preciso ficar atento as regras da instituição. E, por fim, inspire-se nas tradições, mas não tenha medo de inovar e tornar o seu cortejo ainda mais especial e inesquecível!