“Fiquei Noiva”! – Dicas Preciosas para a Fase dos Preparativos

Nesse fim/começo de ano muitas de vocês ficaram noivas e com certeza estão ansiosas com os próximos acontecimentos, não é mesmo? Também imaginamos que estejam preocupadas com a lista de atividades e todos os detalhes do planejamento. Vida de noiva não é fácil, não! (rs)

Foto: Eric Kelley

Não há dúvida que o ritmo é pesado, que são muitas decisões e muuuuitas mudanças. Você nunca viveu isso antes (pelo menos a grande maioria ainda não), e tem que pensar na casa nova, na lua de mel, documentação (casamento civil, mudança de nome), pensar na dieta (rs), no noivado, chá, encontrinhos com as amigas e padrinhos… Mas já pararam pra pensar que tudo o que está listado acima é simplesmente incrível?

Que privilégio poder dar esse passo, casar com o amor da vida, mudar de casa, de nome… Vocês com certeza já estão organizando as ideias e inspirações nas pastinhas, entrando em contato com fornecedores, baixando as planilhas e checklists, dando muitos pins no Pinterest e prints no Instagram, e o minutinho que sobra no horário de almoço ou no trânsito é dedicado para o casamento.

Separamos alguns passos e dicas bem legais para vocês encararem esse ano de preparativos com tranquilidade e alegria.

O começo de tudo

Foto: Ju Kneipp

Nesse post aqui tem dicas e checklist otimizado para download, mas a regra é basicamente essa: defina o estilo, estipule o orçamento, a data, quantidade de convidados, local e siga o seu checklist mês a mês. (esse post aqui também é super completo).

Aproveite e baixe aqui o calendário 2017! Você pode personalizar com suas fotos.

Conversando com o noivo e com os pais + orçamento e lista de convidados

Mas, qual o momento certo de sentar e conversar com o noivo e com os pais?

Tudo vai depender de como é o seu noivo. Se ele é do tipo “super envolvido e interessado”, aproveite e definam juntos. Se ele não liga muito para os detalhes, só quer uma festa bonita e inesquecível, a nossa sugestão é fazer uma pesquisa prévia dos estilos que combinam com vocês e de alguns lugares possíveis. Convide-o para um jantar bem gostoso em sua casa (rs), abra seu computador e mostre as opções. Se você começar a falar: “curto o boho chic e você, amor?“ou “precisamos definir a paleta de cores do nosso casamento estilo industrial”. Oi? Esses termos não fazem parte da vida do noivo e vocês não vão definir nada! Mostre fotos, casamentos reais e aos poucos vocês vão desenhando juntos o sonho. Ele vai conseguir visualizar bem mais com imagens.

Foto: Aloha Fotografia

A parte do orçamento e planejamento financeiro geralmente é mais “a língua do noivo”, não é verdade? rs. Ele vai adorar acompanhar de perto a planilha e se duvidar, vai criar uma própria, só de vocês. É super importante estipular previamente quanto vocês podem/querem gastar e se haverá ajuda dos pais. Esse ponto é atropelado pela maioria dos noivos e acaba gerando problemas durante a fase dos preparativos e até depois do casamento, se os noivos começarem a vida com dívidas não programadas. Se vocês estiverem sem ideia de quanto vai custar o casamento, uma boa dica é orçar o local, o buffet e a decoração (incluindo flores, móveis, iluminação). São os itens mais caros e tendo um número aproximado desses 3 fornecedores, é só acrescentar entre 40%-45%. Pronto! Gente, isso é só um “norte”, um panorama para a conversa que você e o seu noivo estão tendo e que depois terão com os pais. O ideal é estipular certinho quanto gastar em cada item, cada detalhe, cada serviço.

Conversando com os pais e sogros: Provavelmente vocês já fazem uma boa ideia se o pai vai pagar tudo, ou metade, se os sogros vão ajudar no buffet e decoração… enfim! Conversem com cada casal separado, sejam bem transparentes e claros. Seus pais já casaram há muito tempo e as coisas mudaram muito de lá pra cá. Eles vão querer entender e por isso, nessa conversa já é super legal falar da lista dos convidados. É tão delicado, mas é tão necessário. Vocês precisam saber quantos convidados terão para fechar o lugar, para estipular o orçamento como um todo… E mais uma vez, algumas brigas e desentendimentos só acontecem porque não foi conversado de forma aberta e previamente.

Organização é tudo!

Foto: Ju Kneipp

Bom, passando essa fase “tensa”, a grande regra é: organização. Você pensa: “puxa, mas ainda tenho muito tempo. Não preciso fazer isso agora”. Não faça isso! Os dias passam que nem vemos, as semanas voam, os meses parecem dias… Se você conseguir organizar suas tarefas com o máximo de antecedência será uma noiva tranquila.

Claro que muitas coisas só “andam” e só acontecem mesmo quando o casório já está próximo. Siga uma listinha e se possível, contrate uma empresa de assessoria de confiança, séria e que esteja ao seu lado em cada etapa dos preparativos. Muitas vezes achamos que é um investimento em vão, que nós mesmos podemos organizar, mas a assessoria vai abrir a sua mente para detalhes que você não faz ideia, vai te indicar fornecedores com preço justo e que atenda suas expectativas, e vai “aguentar a bronca” no pré casamento e no grande dia, caso algo saia do controle. Acreditamos ser um serviço essencial.

Se você quiser organizar por conta, saiba que todo dia você precisa planejar ou fazer algo pelo seu casamento. É profissão noiva mesmo! Ah! Mas a assessoria do dia não pode faltar jamais!!!

Anote, coloque alarme no celular, seja chata (no bom sentido, viu! rs), reúna os contratos e acompanhe cada fornecedor. Você vai precisar da ajuda da sua mãe, irmã ou madrinha porque tem muita coisa para ver mesmo. Mas sabe, não exija demais e não espere muito. Aceite toda ajuda de coração aberto, conte com as pessoas, mas tenha o máximo de cuidado para não se frustrar. As pessoas têm atividades, tarefas, trabalho e muita coisa pra fazer e pode ser que não entendam a sua “pressa” ou não coloquem no topo de prioridades.

Prioridades

Foto: The Kreulichs

Com essa era de internet, redes sociais e pinterest é bem comum as noivas ficarem perdidas e quererem tudo! Escolher a lembrancinha, os doces, o tipo do bolo, qual banda tocar na festa, que música para a cerimônia, os tipos de atrações, qual acessório do cabelo… É realmente desafiador. Mas você precisa listar exatamente as prioridades do seu casamento. É boa comida? Registros? Festa animada? Bebida? Conforto? Vestido perfeito? Muuuuitos doces?

Claro que se pudéssemos teríamos tudo. Mas até a noiva mais rica do mundo precisa listar suas prioridades, caso contrário, o casamento não vai fazer o menor sentido, ou vai parecer um carnaval.

Escolha 5 coisas mais importantes e lute por elas. Suas prioridades serão o destaque no grande dia. Aprenda que abrir mão de alguns detalhes faz parte e ainda assim, o seu casamento será lindo e especial. Não sofra, não fique chateada com o noivo, com seus pais ou com você mesma se não conseguir contratar um fornecedor específico ou se não tiver a melhor banda de música na sua festa. Lembre que você já listou o que é mais importante, então, foque nisso.

Otimize seu tempo

Foto: Carolina Azevedo

Não tem nada mais enlouquecedor do que fechar com um profissional ou decidir alguma coisa e depois mudar de ideia porque achou algo mais legal. É desesperador e frustrante. Por isso, já pesquisou, já se apaixonou pelo seu vestido, saiba que você está proibida de continuar pesquisando vestido de noiva! (rs).

O tempo é super precioso também. Você precisa otimizar ao máximo, por isso, se já contratou, vire a página e vá resolver outra coisa. Fique feliz com as escolhas que vocês fizerem.

Importante: se o fornecedor que você contratou não está atendendo as expectativas, faça valer o seu contrato e fique satisfeita. É o seu casamento, é o seu sonho!

Cuide dos seus fornecedores

Foto: Carolina Azevedo

Noiva grossa, noivos nervosos… ah não! Vocês vão passar por momentos de conflito, mas nunca desrespeitem o fornecedor de casamento que está fazendo de tudo para concretizar os seus sonhos. Além disso, os profissionais precisam estar motivados e felizes para criarem, para andarem a segunda milha e fazerem muito pelo seu casamento. Noiva que briga com o fotógrafo antes do casamento com certeza não vai receber as melhores fotos e não é por implicância dele, mas simplesmente porque esse profissional não estava presente de corpo e alma no grande dia, não estava motivado, quem sabe até desconfortável e frustrado. Quando envolve arte e trato com as pessoas, deposite mais carinho ainda!

Sem brigas…

Foto: The Kreulichs

Sabemos que é super difícil segurar os nervos muitas vezes, mas esse momento é tão único e especial para estar brigada com o noivo, com amigos e familiares… Você não precisa ficar perto da “amiga sem noção” que só fala abobrinha, ou da sogra pessimista, mas faça de tudo para não brigar! (experiência de quem já foi noiva e se arrepende de algumas decisões).

Tenha paciência com o noivo que quer fazer papel de noiva, ou com o noivo que “tudo o que você diz tá bom”. Com jeitinho dá pra chegar mais longe! Com amor e paciência todo mundo fica feliz.

A cerimônia

Foto: Aloha Fotografia

Por fim, a nossa última dica é: priorize a cerimônia do seu casamento, o momento em que vocês dirão sim, o momento em que o tempo vai parar e que serão vocês dois, só vocês (mesmo que tenham 500 convidados e muito barulho ao redor).

Sabemos que são muitas tarefas, muitas decisões, provas, reuniões, visita técnica, contratos, comemorações… Mas, puxe seu noivo para mais uma conversa e definam com carinho e com prioridade como vocês imaginam a cerimônia.

Escolham as músicas, definam se a cerimônia se será celebrada por um padre ou juiz de paz, pelo pastor amigo da família, por um casal de padrinhos…. O que acham de trocarem votos de amor? Já pensaram na entrada e saída dos padrinhos? Quem vai levar as alianças? Não deixe para última hora, faça valer de verdade esse momento.

Pode ser simples, mas precisa ser inesquecível!

Vale a pena ler de novo:

Tendências e Dicas Especiais para 2017
* O Melhor de 2016 – Casamentos + Histórias + Vídeos + Editoriais
* Fiquei noiva! Por onde começar? (checklist e planilha para download)
* Planejamento Financeiro (planilha para download) 
* Definindo a Lista de Convidados
* Organização da Cerimônia (cortejo, música da cerimônia do nosso casamento)
* Quem vai celebrar o seu casamento? l  A Importância do Celebrante de Casamento 
Dicas especiais para a cerimônia ser incrível e arrebatadora
* Música para a Entrada da Noiva
* Músicas para a Cerimônia (nossas favoritas)
* Playlist para a cerimônia de casamento
* Assessoria do Dia x Assessoria Completa
* Cortejo Nupcial
* Escrevendo os votos de Casamento
* 10 Dicas para não se estressar durante o planejamento
* Lista otimizada de tarefas para a última semana do casamento 
* Escolhendo as Flores do Casamento
* 7 dicas de iluminação para o casamento
* Paleta de Cores
* Dicas de Decoração para o altar
* Dicas e inspirações para a Decoração da Cerimônia
Casamento tipo Brunch: tudo o que você precisa saber
* Dicas para encontrar o Lugar para Casar
* Guia prático para as noivas sobreviverem ao verão
* Maquiagem para noivas morenas e negras
Cabelos lindos para noivas
* Dicas de Cabelo e Maquiagem para Noivas Orientais
Penteado para diversos estilos de casamento
* Dicas para a beleza da noiva (casamento da Lorena)
* Traje do Noivo
* Lapela do Noivo
* Dicas de Atração para casamento sem pista de Dança
Cantinho da Criança no casamento
* Lugares marcados – ter ou não ter?
* Dicas de Atração para casamento sem pista de Dança
* Playlist para festa l * Playlist gospel
* Padrinhos e Madrinhas – Dúvidas Frequentes
* Lembrancinha para padrinhos
* Convite surpresa para padrinhos e madrinhas
* Convite para padrinhos
* Checklist Completo para Lua de Mel
* Lua de Mel no Brasil
* Dicas para a Lua de Mel
* Top 10 Destinos de Lua de Mel
* Dicas para escolher a aliança perfeita
* Como escolher um site de casamento
* Como organizar as bodas 

Ufa! Que post enorme! Esperamos que as dicas estejam ajudando.
Qualquer coisa, só comentar no post ou enviar e-mail diretamente para nós!
Conte conosco. Seu casamento será lindo, incrível, único e inesquecível!

Fornecedores

Fotos: Eric Kelley | Aloha Fotografia | Juliana Kneipp | Carolina Azevedo | The Kreulichs

Deixe seu comentário

4comentários

  1. Estefania Rosa - 10 de janeiro de 2017 às 10:37

    Nossa! Abordou tudo que eu precisava saber…
    Apesar do nosso casamento ser apenas em 2020, o fato de eu ter ficado noiva agora (tem 1 mês *.*) já está tirando meu sono.
    Adoro o blog e anseio por conhecer vocês (e agora tem a Chloe). Nós (eu e Breno, o noivo rs) no Nosso Celeiro, se Deus quiser!!
    E ele adora o blog rs Chega a ser engraçado. Me marca nos posts do Facebook e tudo hahaha
    Obrigada, meninas :)

  2. Brenda Moreira - 10 de janeiro de 2017 às 13:58

    anw como eu queria ter opções de lugares lindos assim, mas moro no Pará e aqui é tão difícil de encontrar :/ esse tem sido meu único problema, pois no restante o blog tem ajudado bastante <3

  3. Flavia Roos - 10 de janeiro de 2017 às 21:34

    Maravilhosooooooooo!!!!! 🙏

  4. Leticia - 14 de janeiro de 2017 às 14:25

    Lore, esse post ajudou muuuito!! Mas ainda tenho grandes dúvidas quanto a “em que momento fazer isso?”. Vou me explicar, caso em 07.01.2018. Então tenho cerca de 1 ano pela frente. Com quanto tempo de antecedencia entregar o convite dos padrinhos? E os gerais? Queremos fazer um encontro de padrinhos, qndo seria ideal? Quando fazer o Cha de panela e o chá de lingerie? Quanto tempo necessário entre os dois pra não exigir muito gasto dos convidados? Enfiiim, essas dúvidas estão me deixando louca!! Help rs

    Beijão e admiro por demais o trabalho de vcs