{Dicas Úteis} Como Organizar as Bodas de Casamento

No próximo ano vocês completam bodas de 5, 10, 15, 20 anos de casamento? Vocês estão planejando comemorar esse dia, renovar os votos, fazer uma grande festa? Então vão amar esse post!

Nós convidamos a Seraphine Eventos para falar um pouquinho sobre essa comemoração linda: as BODAS! E ela preparou um material todo especial para nos ajudar e nos direcionar, com dicas super legais de como fazer essa comemoração ser inesquecível!bodas_seraphineameliaJmoore

Bodas de casamento é uma comemoração que celebra o aniversário de um casamento, onde se renovam as promessas trocadas entre o casal.

Boda é uma palavra que tem origem no latim “vota”, que significa “promessa”. É uma festa em que se celebra um casamento.

As bodas de casamento são comemoradas na data em que foi celebrada a cerimônia de casamento. Para cada ano de bodas foi estabelecido um material representativo para nomear o período.

No ocidente, as bodas mais festejadas são as de prata, que simboliza a comemoração do aniversário de 25 anos do casamento, e as bodas de ouro que comemora o aniversário de 50 anos de matrimônio.

Os católicos comemoram os aniversários de casamento em eventos na Igreja, onde renovam os votos da união. As festas das bodas surgiram na Alemanha, onde era costume de pequenos povoados oferecer uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de casados, e outra de ouro aos que chegassem aos 50 anos de união.

Então, com o passar dos séculos, foram criadas outras simbologias para cada aniversário de casamento. Quanto mais tempo de casado, maior é a importância do material representativo, que vai do mais frágil ao mais valorizado.

Há diversas maneiras de se comemorar as Bodas de casamento, desde um jantar a dois em casa, ou em um restaurante “bacanudo” que há tempos vocês planejavam, um ensaio fotográfico ou até mesmo uma viagem mais longa para aquele destino sonhado que outrora por algum motivo financeiro ou de disponibilidade não tinha dado certo ainda. Bom…a verdade é que não tem desculpa para não deixar a data passar em branco.

Mas há ainda quem queira aproveitar a oportunidade, e fazer a “Renovação dos Votos” com uma festa! Ebaaa! Fazer festa é sempre bom! E quando a oportunidade é comemorar e relembrar com familiares e amigos, aquele dia em que você disse sim pra vida a dois, e todo aquele pacotão de descobertas que vem junto e que por sinal vem dando muito certo, aí há motivos de sobra pra gente celebrar o amo!

E se você é das nossas, e pensa sim em fazer uma festa para comemorar, e chegou naquele ponto em que você precisa ou ter muita coragem ou não ter nenhum juízo, aí vão algumas dicas:

bodas_seraphine11A primeira dica é que vocês podem aproveitar para tematizar a festa. Se na época do casamento houve receio de ousar um pouco mais, então esta é a hora de deixar a imaginação rolar e propor ideias diferentes em cima de algum tema.

bodas_seraphine12Priorize o que vocês querem naquele dia: pense nas pessoas que realmente fazem parte da história de vocês e nas que são do seu afeto mesmo. Encabeçar a lista com as pessoas do amor do casal (e não de cada um separadamente) é um belo começo.

A diminuição do número de convidados também tem a ver com as novas formas de socialização e de família. Se na época do casamento ainda houve aquelas pessoas que de certa forma caíram na lista por influência dos pais ou alguma regrinha retrógrada de etiqueta, agora é hora de só estarem presente de fato o convívio íntimo do casal ao longo destes anos.

bodas_seraphine13A terceira dica é o convite!

O convite da festa de bodas, pode ser feite pessoalmente ou por telefone, o que dispensa o convite impresso, mas se ainda assim você quiser dar uma atenção mais especial à ocasião, invista em algo manuscrito. Quando há filhos mais velhos no convite impresso quem convida são os filhos.

bodas_seraphine14A quarta dica é: a entrada do casal, desta vez juntos!!

Não há aquela tradicional espera do “noivo” no altar, mas ainda assim pode ser mantida a tradição do “esposo” aguardar a esposa, aparecer lindamente vestida para a ocasião. E então entrarem juntos.

bodas_seraphine15A quinta dica é a participação dos filhos.

Para os casais que já foram presenteados por Deus com o fruto dessa união, tê-los no dia deste testemunho é motivo de alegria infinita. E eles podem participar de várias formas. Entrando com as novas alianças, juntamente com o casal ou até mesmo em caso de bodas maiores e filhos mais velhos, dar a benção da união do casal. É um momento sublime, que temos certeza não sairá mais da memória.

bodas_seraphine16A sexta dica é: A escolha do vestido!!

Na renovação dos votos temos a chance de sentir aquele gostinho de dia de princesa novamente, assim como costumamos nos sentir no dia do casamento onde a sensação é de estar sendo apresentada a côrte como na antiguidade. E o vestido de noiva de fato nos concede este status!! Como os protocolos já foram seguidos anos a atrás, temos a chance de inovar neste quesito, então é hora de investir em modelos longuetes, retrô, ousar um pouco mais na make, nas cores do sapato, naquela bota ou all star que passou pela cabeça, mas na época não teve coragem, ou até mesmo para algumas mulheres, ter a chance de se vestir tradicionalmente de noiva por não ter tido a chance antes por opção ou por circunstâncias.

bodas_seraphine17Decida se haverá cerimônia religiosa ou não. Se sim, escolha a igreja, que pode ser a mesma do casamento ou até o mesmo celebrante. Se a ideia é fazer algo diferente do dia do casamento, existem hoje muitos profissionais super competentes no quesito celebração única e personalizada. Algo que torna o momento e história do casal ainda mais especial.

bodas_seraphine18Aproveite o momento para utilizar vários objetos de família. Toalhas de renda, aparelho de jantar, peças para doces, molduras, fotos, itens comprados em viagens do casal. Tudo que dê um charme e conte um pouco a história do casal.

bodas_seraphine19Priorize por lembrancinhas que contenham uma foto do casal no dia do casamento e uma atual. Uma lembrancinha super bem vinda e divertida!

*Pode jogar o bouquet!? Pode!

bodas_seraphine10Nossa última dica é: Contratar um bom profissional de fotografia é item obrigatório!!! As fotografias serão lembranças preciosas desse momento de alegria.

“casar é bom demais, mas estar junto da pessoa amada e da família construída com muito amor, ainda mais forte e amadurecido é o que eu desejo apara todas vocês”.efde692af7409808fe8ffe71874f137f

 

Gente que ama o que faz

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário

49 comentários

  1. Adorei post! Todo ano faço aniversário de casamento, ano que vem faço Bodas de Trigo, já estou planejando tudo, amo muito esse blog. Feliz Natal para a família Lápis de Noiva.

    1. Lapis Noiva

      Que delicia, dá para fazer um ensaio lindo demais né? Várias ideias!!

    2. Alessandra Soares

      Vc tem foto?

  2. Celebrei em outubro desse ano 5 anos de casada e fizemos uma festa que teve como tema o filme Dirty Dancing. Foi maravilhoso! Todo mundo agora só quer que chegue logo os dez anos porque ficamos de comemorar a cada cinco. É emocionante, recomendo DEMAIS!

    Beijos

    1. Angela Novaes

      Oiii sei que o post é antigo, mas queria muito ver as fotos dessa festa, tem como?
      Vou fazer 10 anos e não quero nada tradicional e adorei essa ideia, tb sou apaixonada pelo filme.

      1. Lapis Noiva

        Oi Angela, qual das fotos você se refere? A da praia? e que filme?

  3. Michelle Barbosa

    Olá adorei as dicas!
    Gostaria de saber se é necessário convidar padrinhos e eles entrarem um por um como no casamento na festa de renovação dos votos de bodas de madeira?

  4. ELISANGELA

    ADOREI A DICA

  5. josiane moreira

    Amei as dicas,obgda,um abraço

  6. Juliana

    Eu e meu esposo vamos completar 5 anos de casados e queremos casar novamente,com festa e tudo mais

  7. Marinalva

    Parabéns pelas orientações. Estava necessitando pois pretendo, se Deus quiser, comemorar com uma Missa e após um coquetel minhas bodas de 45 anos de casamento. E ficarei grata se receber sugestões e orientações para organizar minha pequena festa.
    Marinalva e Fernando

  8. cleide

    Estou organizando para minhas bodas de rosa no próximo ano 2017.já escolhi cor estou organizando salão de festa convite e etc.vou usar o meu vestido de noiva na hora do corta o bolo.amei as dicas .minha festa quero fazer azul e vermelho aceito mais dicas

    1. Noemi Nascimento de Carvalho

      Muito bom as dicas, gostaria de uma orientação para as bodas dos meus pais que irão completar 50 anos de bodas. como organizar a entrada dos netos com idades de 1 a 7 anos irão tb entregar as alianças

  9. Ana Paula Santos

    Amei as dicas, estou pensando em fazer as bodas de 10 anos do meu e quero fazer uma comemoração especial entre alguns amigos mais chegados e quero saber como posso organizar com os ítens de significado de dez anos o estanho ou zinco que é o símbolo das bodas vocês podem me ajudar?

  10. Morgana

    Amei tudo isso estou apaixonada mas muito apaixonada mesmooooo, como casei só no cartório, ñ tive a possibilidade de me vestir de noiva, estou pensando em realizar minha boda de madeira em outubro, me ajudem mais me mandando mais dicas e tudo sobre a boda de madeira… abraço!

  11. Cleyde

    Queria fazer renovação de votos com 20 anos de casada, que será daqui a 3 anos. Gostaria de está ja programando desde já e gostaria muito, de dicas.
    Obrigada
    Cleyde

  12. Luciene

    Amei as dicas. Ano que vem farei dez anos de casamento, pretendo fazer uma linda festa.

    1. Juliane

      Preciso de dicas para organizar a minha Boda de 10 anos.
      Uma festa com poucos amigos,

  13. Elandia

    Olá!!
    Vamos comemorar bodas de estanho em janeiro e estou precisando de sugestões. Vamos realizar na mesma igreja que casamos. Não sei que cor da decoração e do meu vestido.
    Desde já agradeço!

  14. Noemi Nascimento de Carvalho

    Muito bom as dicas, gostaria de uma orientação para as bodas dos meus pais que irão completar 50 anos de bodas. como organizar a entrada dos netos com idades de 1 a 7 anos irão tb entregar as alianças

  15. Salefe

    Amei as dicas,próximo ano faço bodas de porcelana. Gostaria muito de comemorar .

  16. Dayana Silva

    Amei as dicas
    É aprimeira vez que vamos fazer …comemorando
    5anos, queria saber a cor ideal do vestido ou não tem cor Específica ?
    Gostaria de fazer tipo um vídeo.Contando nossa história, o que você acha? .

  17. Elaine Santos Nascimento Faustino

    Boa tarde! amei as dicas completo dez anos de casado em agosto. Super banca na as dica,vou começar a me organizar obrigada.

  18. Simone

    Quero dicas para minha bodas de prata. Tenho um casal de filhos e três netos meninos idade 8 4 e 2 anos. dicas de cerimônia e como eles participarão. Também gostei das dicas que já tem no blog. Estão de parabéns.

  19. Mirtes de Souza Silva

    Excelentes idéias. Gostei muito por ser idéias simples, objetivas, claras e práticas. Vai me ajudar muito na elaboração da programação do culto em ação de graças dos 50 anos dos meus amigos.
    obrigada.

  20. Monique

    Ótimas dicas. Me ajudaram bastante, estava super por fora. Valeu !

  21. José Roberto de Assis

    gostei muito de todas as dicas confesso precisamos de ajuda.estamos planejando e pesquisando como .montar esta comemoracao de 40 anos de casado.

  22. TELMA FARIAS

    Quero muito comemorar meus 10 anos de casamento.
    Acabei de fazer 8 anos de casada.
    Não temos filhos.
    Mas qro uma festa mto linda.
    Obrigada pelas dicas.
    Já qro fzer economia para tal.

  23. Ana Claudia Santos

    Olá. Meus pais farão Bodas de ouro, mas não querem cerimônia. Podem me dar uma dica??

  24. FERNANDA SUELEN PASSOS COIMBRA

    NOSSA AMEI AS DICAS, OBRIGADA MESMO.
    MAIS GOSTARIA DE UMA COISA MAIS SIMPLES, IREI COMPLEMENTAR SETE ANOS DE CASADA.
    NA ÉPOCA QUANDO A GENTE CASOU, NÃO TENHAMOS CONDIÇÕES, MAIS HOJE TEMOS.
    FAÇO EM JUNHO E AI O MEU ESPOSO GOSTARIA QUE FOSSE O TEMA JUNINA, SERÁ QUE ISSO DÁ CERTO?
    ESTOU MUITO PREOCUPADA COM ISSO.
    POR FAVOR TEM COMO ME AJUDAR COM ALGUMAS DICAS.
    DESDE JÁ AGRADEÇO MUITOOO.

    1. Simone

      Fernanda da certo sim eu vou fazer a minha renovaçao no começo de maio no lugar aonde a gente acampa rsrs nao vejo a hora

  25. Carolina

    Posso colocar meus sobrinhos pra entrar com as alianças? Comemoro 10 anos em 2018!!!

  26. Jessica Cristina Lamb

    Excelentes dicas!! Estava em duvidas sobre alguns detalhes, mas agora ja sei como fazer. Muito obrigada!!

  27. Kelly crisrina

    Meus pais vão oficializar o casamento de 40 anos. Como posso realizar um encontro para poucos parentes na casa dela. Isso em especial surpresa.

  28. Kelly crisrina

    Meus pais vão oficializar o casamento de 40 anos. Como posso realizar um encontro para poucos parentes na casa dela. Isso em especial surpresa. Lembtancinhas para os convidado ao todos 20 vinte e qual o tipo de aliança. O casamento será só no civil no mês de maio 2017.

  29. ROSANA CALSONI

    Vou fazer bodas de prata e gostei muito das dicas de vcs ,gostaria de saber se os que foram padrinhos do nosso casamento pode entrar na ocasião e se pode em que ordem? E os nossos pais?por favor se for possivel entre em contato.obrigado desde já

  30. Aline Cristina Ferreira Feminino santos

    Olá gostaria de fazer uma cerimonia simples de comemoração de 7 anos de casamento e gostaria de mais dicas aguardo obrigada

  31. maura cristina

    Então vou fazer 17 anos pode ?

  32. Marcia Cristina de Souza

    Vou comemorar minhas bodas de prata com direito a tudo e mais um pouco. Me casei no civil e não fiz festa, mas agora vou ter direito a pompas e circunstâncias, com direito a Juiz de paz Cerimonialista, tapete vermelho, 10 casais de amigos queridos, floristas e minhas duas damas de honra que são minhas filhas.
    O mais importante desse evento é que somos muito unidos e vamos comemorar três datas importantes, nossas bodas, 15 anos da filha mais nova e 18 anos da mais velha. Sera um evento inesquecível com direito a valsa dos casais e dança da abertura da balada.
    Ah e claro a dança dos noivos com os padrinhos e vaou jogar o bouquet sim

  33. Maria

    Pode ter padrinho em bodas de prata?

    1. Lapis Noiva

      Pode sim!!! :)

  34. Iria souza

    Vou fazer 33 anos de casada queria muito conemomar com a família e amigos desde os(16-25-30) anos fe causado até venho me preparando mas quanto se aproxima a data sempre surja um problema grande que temos que adiar ai pegadi o foco fe como fazer a festa mas quero muito fazer e fazemos 33 anos de casado no próximo ano 06/Julho 2018 quero uma dica de como fazer minha festa pois não é mais bodas de prata e nem de Pérola me ajude.

  35. Cida

    Não me casei no religioso, somente no civel, ano que vem comemoro 10 anos de união e 5 anos de casamento no civil. Queremos comemorar e gostaria de dica de onde fazer essa comemoração.

    1. Lapis Noiva

      Oi Cida, tudo bom? A escolha do local vai depender muito do tamanho e estilo da sua comemoração. Você já tem uma quantidade de convidados? Gostaria de fazer algo ao ar livre no campo? Algo mais intimista em um restaurante ou bistrô? Definindo isso você consegue escolher com mais facilidade. No nosso guia de fornecedores temos espaços lindos para vários tipo de eventos: http://lapisdenoiva.com/tipo-de-fornecedor/local-de-eventos/ Dá uma olhadinha ;)

      1. Angela Novaes

        Olá! Adorei as dicas, mas gostaria de saber se tem que fazer toda encenação dos votos, queria só fazer a festa msm e nós dois entrando na festa, sem trocas de alianças, sem padrinhos será que fica estranho?

      2. Lapis Noiva

        Oi Angela, tudo bom? Esse é o modelo mais tradicional e mais usado, mas nada impede que você configure a cerimônia de acordo com o seu gosto, estilo e desejo. A celebração tem que ser do jeito que VOCES querem, independente de padrões. Bjss

  36. Cleide

    Oi vou me casar 25 anos preciso de dicas tenho 3 filhos

    1. Lapis Noiva

      Oi Cleide, o que você precisa? Talvez fosse interessante entrar em contato com alguma assessora para te ajudar. Beijos

  37. Alessandra Pacheco de Oliveira

    Boa tarde ,gostaria de saber como eu faço uma festa para comemorar as bodas de ouros dos meus avós e a boda de prata dos meus pais . Desde já agradeço.