A cerimônia de um casamento evangélico envolve uma combinação de espiritualidade, tradições e rituais. Por isso, alguns momentos podem ser bem específicos e merecem atenção no momento mais aguardado pelos noivos. Mas, afinal, como fazer um roteiro de casamento evangélico?
Se você é uma noiva que segue alguma religião evangélica e quer destacar sua fé no grande dia, então acompanhe este artigo.
Aqui, você encontrará o roteiro completo de casamento evangélico – desde a ordem de entrada até os principais rituais e etapas, para saber exatamente como conduzir cada uma delas e, principalmente, garantir que a cerimônia tenha a fluidez e o significado desejado.
Como é a cerimônia de casamento na igreja evangélica?
O casamento evangélico segue uma ordem de entrada e rituais com alguns ajustes específicos, a fim de estar em conformidade com a religião.
A cerimônia pode acontecer no local que os noivos desejarem, desde que esteja alinhada com a igreja e haja um celebrante, ou seja, um pastor ou outro líder da congregação.
Então, a ideia do casamento evangélico é justamente colocar em evidência a fé dos noivos, o que acaba conduzindo a cerimônia como um todo.
Qual é a ordem de entrada em um casamento evangélico?
O cortejo de um casamento evangélico segue uma sequência organizada para posicionar cada pessoa no altar ou nas primeiras fileiras.
Inclusive, vale acrescentar que a entrada do celebrante do casamento, ou seja, do pastor, é optativa. Existem cerimônias em que ele faz parte do cortejo, sendo o primeiro a entrar, enquanto em outras, ele já está posicionado no altar.
Antes do cortejo, todos os convidados já estão assentados em seus lugares.
Dessa maneira, geralmente o roteiro de casamento evangélico tem a seguinte ordem:
- Noivo e mãe
- Pai do noivo e mãe da noiva
- Padrinhos e madrinhas
- Pajem com a Bíblia
- Floristas e/ou pajens
- Noiva e pai
- Daminha e/ou pajem com as alianças
A ordem inicial pode ser invertida se os noivos preferirem. Ou seja, colocando primeiro a entrada dos padrinhos e madrinhas, e depois o restante da sequência.
Dica do Lápis: O posicionamento dos assentos dos padrinhos, madrinhas e pais dos noivos é bem importante. Normalmente, os padrinhos e madrinhas ficam nas primeiras fileiras de cadeiras/bancos, enquanto os pais ficam assentados no altar (se houver espaço), ou nos primeiros assentos da plateia.
Como realizar um casamento evangélico passo a passo?
Normalmente, o roteiro de um casamento evangélico inclui orações, cânticos, leituras bíblicas, mensagem conduzida pelo pastor e rituais, como o lava-pés, por exemplo.
Entretanto, até mesmo dentro desse grupo específico podem existir alguns ajustes de acordo com a tradição de cada congregação evangélica.
Vamos detalhar passo a passo de um roteiro de casamento evangélico, que permite flexibilidade para abranger diferentes conduções, de acordo com a igreja dos noivos.
- Saudação e oração
Após a entrada dos noivos e convidados, o pastor faz uma breve saudação, dando boas-vindas aos presentes e, em seguida, uma oração.
- Leitura bíblica
Em muitas congregações, antes do sermão, é feita uma leitura de um trecho bíblico relevante para o casamento. Enquanto em outras igrejas, a leitura bíblica pode ser incorporada ao sermão, sendo lida e explicada ao longo da mensagem pastoral.
- Louvores
A quantidade e o estilo dos louvores variam de igreja para igreja. É bem comum que músicas de casamento sejam cantadas por um pessoa, duplas, trios ou coral, como se fosse uma espécie de apresentação, transmitindo uma mensagem espiritual, porém através da música.
- Mensagem pastoral
O pastor que conduz a cerimônia normalmente é um líder que já acompanha o casal em sua trajetória ou, às vezes, é convidado pelos noivos por terem alguma participação significativa na vida deles.
O que falar na cerimônia de casamento evangélico?
A mensagem principal do casamento é feita pelo pastor. Ou seja, ele realiza um sermão que aborda o significado do casamento segundo os princípios da fé cristã, destacando temas como amor, compromisso e união.
Essa mensagem inclui referências a passagens bíblicas. Além disso, muitos pastores também personalizam o sermão incluindo a história dos noivos.
- Rituais
Dependendo da igreja e das preferências do casal, alguns rituais podem ser incluídos, como:
-o lava-pés, inspirado em Jesus, como uma maneira de demonstrar humildade e serviço;
-o cordão de três dobras, que simboliza o casal e Deus unidos em uma aliança forte e inquebrável;
-e também a Santa Ceia, onde o casal partilha o pão e o vinho, lembrando da comunhão cristã.
- Louvor
Neste momento, de maneira optativa, pode ser incluída mais uma música cantada por alguém escolhido pelos noivos. Normalmente são músicas que enfatizam o amor e a fé.
- Promessas e votos
O pastor faz perguntas de compromisso aos noivos, a fim de firmar publicamente a decisão deles. O casal deve responder com “sim” ou “não”.
Em seguida, o casal faz seus votos, que podem ser personalizados ou guiados pelo pastor.
- Entrada das alianças
O pajem, daminha de honra ou alguém especial escolhido pelos noivos, leva as alianças até o altar.
- Bênção do pastor sobre as alianças
Algumas igrejas realizam uma oração específica para abençoar as alianças antes de o casal trocá-las, enquanto outras fazem essa bênção junto com a oração final.
- Troca de alianças
Troca de alianças tradicional. Geralmente abençoada através de uma oração
- Oração do Pai Nosso
Ela pode ser tanto recitada por todos os convidados juntos, quanto cantada por uma pessoa escolhida pelos noivos.
- Oração de bênção e declaração do casamento
O pastor realiza uma oração final abençoando a união. Aliás, nada impede que ele inclua os pais para abençoarem os noivos juntamente com ele. Logo depois, o líder declara o casal como marido e mulher.
- Beijo dos noivos
- Assinatura dos documentos (da igreja e/ou do casamento com efeito civil)
- Cumprimentos dos pais com os noivos
- Saída dos pais
- Cumprimentos dos padrinhos e madrinhas com os noivos
- Saída dos padrinhos e madrinhas
- Saída dos pajens e daminhas
- Saída dos noivos
Conclusão
Seguir o roteiro de casamento evangélico requer atenção a detalhes que são específicos da religião dos noivos. Afinal, essa cerimônia busca celebrar a união do casal baseada na fé que professam.
Sendo assim, com o passo a passo em mãos detalhando desde o cortejo da entrada até a bênção final, não restam dúvidas de como tornar o seu grande dia mais significativo e alinhado com os valores que segue.
Inclusive, conheça os fornecedores de casamento que indicamos de olhos fechados!