Tudo que você precisa para casar

Organização da Cerimônia

na semana passada eu fiz tipo uma enquete na página do facebook pra vocês decidirem um dos posts dessa semana. dentre os 4 que mais recebo email “pedindo um help”, a organização da cerimônia venceu!

isso não quer dizer que não vou falar dos outros temas, mas agora eu vou seguir uma ordem de preferência! então, se você votou em um dos outros 3 fique calma que logo logo eu posto, ok?!

vocês já reparam que eu falo as coisas que experimentei durante a fase dos preparativos e o que vivenciei no dia do casamento? acredito que sim. eu não tenho experiência em casamento, cerimonial, decoração, etc. prometo que estou me qualificando pra isso e tenho estudado e pesquisado bastante. então, se eu falar alguma bobeira aqui, por favor me corrijam. acredito que passo um pouco de liberdade e certa amizade e estou aberta para sugestões, correções e críticas construtivas! na verdade são vocês quem estão me ajudando e fazendo esse blog!

o que eu vou falar da organização da cerimônia e cortejo talvez não agrade muitas noivas, especialmente as mais tradicionais. eu gosto de tradições, mas gosto muito mais das coisas feitas com o coração (não que tradição não tenha coração também… vocês me entenderam…). o que quero dizer é que você tem que fazer e seguir uma ordem que você goste, que te agrade!

um ponto importante de partida: você vai precisar de uma equipe de cerimonial! lembre que existe a assessora de casamento (wedding planner), que cuida de tudo do casamento, desde o comecinho, vê fornecedores, acompanha a noiva em cada passo e em cada fase, e existe a cerimonialista, com sua equipe, que atua diretamente no dia, cuidando da cerimônia, ordem das coisas, e fazendo com que os noivos, padrinhos, familiares e convidados não fiquem “perdidos”.

se você é uma noiva super decidida, com tempo pra ver e decidir os detalhes do casamento, antenada e por dentro do universo do casamento, talvez precise apenas da cerimonialista no dia do casamento. esse “talvez”, na verdade, foi um “você precisa com certeza” de uma cerimonialista no dia!

se você já está na fase em que já escolheu a cerimonialista, vai minha dica de ex noiva –> fale tudo como quer, escreva, desenhe, fale de novo! cerimonialistas são seres humanos e estão suscetíveis ao erro. e não é só isso! pode ser que aconteçam imprevistos no dia e a cerimonialista pode não saber qual seria o plano “B” que a noiva gostaria que acontecesse. lógico que a equipe fará e resolverá, mas aí entra a parte em que, se você falar e se precaver antecipadamente, pode evitar algumas frustrações.  

outra dica de ex noiva –> tenha certeza de que a pessoa com quem você conversou e planejou todo o casamento durante a fase dos preparativos, será a pessoa a frente da cerimônia no dia. esse é um serviço pessoal, e por mais que haja uma equipe que faça um serviço de excelência, a pessoalidade faz toda a diferença! todos os detalhes e as “vontades da noiva”, bem como o seu estilo e gosto muitas vezes não poderá estar em um papel, mas se a noiva e a cerimonialista estiverem com bastante harmonia tudo se encaixa! por isso, mais uma vez eu repito: quem deve estar a frente da equipe de cerimonial é a pessoa com quem você conversou e planejou o casamento.  

no meu casamento, quem cuidou do cerimonial foi a equipe da Shirley Yanez. eles fizeram toda a cobertura do casamento, durante todo o dia, e foram os últimos a saírem. fizeram todo o script com os horários, definindo a hora em que deveria começar a me arrumar, em que os fornecedores deveriam montar cada coisa, a hora em que deveria  tirar as fotos (antes do começo da cerimônia), a hora de jogar o buquê, das fotos do noivo, etc…
quanto à cerimônia, e a ordem das músicas, entrada dos padrinhos, damos e damas, momento dos votos e músicas, eu desenvolvi e apenas entreguei o script pra equipe seguir no dia.

esse aqui foi o meu cronograma da cerimônia. foi bem simples e tentei deixar bem explicado. reparem que eu não descrevi como seria a ordem da saída (foi erro meu e falta de experiência, afinal nunca tinha sido noiva antes! rs), mas a equipe do cerimonial organizou a saída assim: noiva e noivo  primeiro, damos e damas, pais, irmãs e celebrante.

eu acho super legal e muito emocionante no final da cerimônia ou antes da benção final quando os noivos abraçam os pais e os padrinhos (quando não são muitos). eu queria fazer assim, mas acho que a cerimônia foi tão envolvente e cheia de choro que foi melhor não ter tido isso ao final! eu teria derretido se abraçasse meus pais, minhas irmãs e damas! não dava mais pra chorar! nesse caso, um erro de programação foi bem vindo!

eu também escrevi que o final da cerimônia seria o momento das fotos com todos os participantes do cortejo. ao invés de fazermos no altar, fomos para um lugar mais afastado e fizemos as fotos com os pais, damos e damas e as nossas primeiras fotos após a cerimônia (clique aqui para ler sobre o “depois do sim”).
fazer essas fotos logo após a cerimônia,  não apenas dos noivos, como é de praxe, mas dos pais, dos padrinhos, damas e damos, damas de honra, e familiares mais próximos é uma ótima dica! alguns motivos:

1. se o casamento for de dia, e fim de tarde, as fotos serão com a luz do dia, que na minha opinião são melhores devido a qualidade e resolução
2. os noivos ainda estão bonitos, hihi… digo isso porque depois de beijar vários convidados a maquiagem, o cabelo, o suor pode atrapalhar!
3. não corre o risco de algum padrinho ter que ir embora mais cedo e você não tirar foto com ele.
4. o sorriso nas fotos com certeza sai melhor, porque depois de tirar muitasss fotos com os convidados e familiares, o sorriso fica meio automático! 

essas dicas parecem ser bobas, mas fez diferença pra mim! não gosto muito de mim nas fotos finais do casamento, eu estou super cansada, não curto muito fotos com flash (essa é a minha opinião!), e meu sorriso está meio forçado. fico super triste porque a minha irmã e o irmã do Diego não foram para o lugar das fotos após cerimônia e só tiramos fotos no final, devido a correria e tanta gente pra cumprimentar. acaba que a gente tem poucas fotos com eles! :(

é difícil pensar em tudo, mas se você conseguir pensar em quase tudo, escrever, se organizar, as coisas vão sair mais do seu jeito e como planejou! imprevistos sempre acontecem, mas se você puder evitar, melhor ainda, neh!

eu mostrei pra vocês como foi o meu cortejo. pelo fato de ter sido diferente do tradicional, fiz aqui um esquema pra entrada da cerimônia. tem algumas opções pra vocês verem qual gosta mais. lembre que você é livre pra alterar, fazer do jeito que gosta, afinal, o casamento é seu! nunca esqueça disso!  

eu ainda tenho algumas observações importantes e algumas dicas, mas esse post já está muito grande e não quero que vocês se cansem nem deixem de se atentar pros detalhes, então prometo continuar a falar sobre a organização da cerimônia no futuro! vou falar das músicas também, pois entendo ser um tema bem importante e as noivas sempre tem dúvidas.

noivas, aguardo o feedback de vocês! comentem aqui se ainda existirem dúvidas! quem sabe a gente não faz tipo um fórum com os comentários e todas as noivas se ajudam? iriam adorar!

Tudo que você precisa para casar