Vamos te ajudar a escolher a grinalda perfeita para o seu casamento! Preparadas para inspirações lindas e dicas infalíveis?

- O que é a grinalda?
- A história e o significado da grinalda
- Tipos de grinalda
- Como escolher a grinalda?
- A grinalda para cada tipo de cabelo
- Diferenças entre Véu e Mantilha e como combinar a grinalda
- Estilos de casamentos e o que combina
- Não quero casar de grinalda, e agora?
- Confira nossos Fornecedores de Acessórios de Cabelo
- Conclusão

O que é a grinalda?
A grinalda é que o principal acessório que vai prender o véu de noiva ou mantilha ao cabelo da noiva. Ela também pode ser usada sozinha (sem véu e mantilha). A grinalda é o acessório que diferencia a noiva das demais convidadas do casamento.
Ela pode ser a coroa (tipo princesa), a tiara, a presilha e até mesmo o casquete. Ou seja, qualquer acessório de cabelo que seja utilizado com ou sem véu ou mantilha é classificado como grinalda.
Mas assim como todos os itens do casamento, especialmente o vestido de noiva, a grinalda é parte do look e precisa “casar” com o vestido, sapato, tipo de cerimônia, horário, local, enfim, tudo.
No entanto, as grinaldas se adaptaram ao longo do tempo, incorporando materiais como cristais, pérolas, metais preciosos e outros materiais luxuosos, oferecendo uma infinidade de opções para todos os estilos e orçamentos.

A história e o significado da grinalda
As grinaldas têm origem nas antigas coroas de flores, comumente usadas pelas noivas da Idade Média. Elas trazem essa forte referência à natureza, com flores ou plantas.
E isso não é por acaso! As flores e plantas evocam a primavera, uma estação que simboliza esperança e o renovo da natureza.
Além disso, há uma expressão bastante comum: “Casar de véu e grinalda”. Ela costuma ser usada quando a noiva anuncia que o pedido de casamento foi feito e que o grande dia está se aproximando.
Portanto, podemos afirmar que a grinalda é muito mais do que um simples acessório; ela representa a simbologia de um futuro abundante. Mas, quais são os tipos de grinalda? Continue lendo para descobrir e entender melhor cada um deles!

Tipos de grinalda
Preparadas para a nossa seleção de grinaldas para te inspirar? Vem que é uma mais linda que a outra e, com certeza, alguma se encaixa com o seu estilo. Bora?
Grinalda tipo Casquete
Acessório vintage queridinho das noivas, o casquete lembra um chapéu sem abas dos anos 40. Ele é pequeno e pode ser oval ou redondo.
Também é possível incluir um voilette (pequeno véu) ou usar sem esse adereço. O casquete deve ser colocado na lateral da cabeça e preso com grampos. Recomenda-se o uso em cabelos presos ou semi-presos, e cabelos curtos ficam perfeitos com esse acessório.

Grinalda tipo Coroa
A clássica e imponente a coroa é perfeita para noivas românticas e clássicas. Esse acessório deve ser usado com um vestido glamoroso e também no estilo princesa. As coroas, geralmente, são fabricadas em metal, pedras, semijoias e também joias.
Fascinator
Ele também lembra o casquete e voilette, sua diferença está na composição que pode levar flores, pedrarias e plumas. Assim como os demais, também deve ser fixado na lateral da cabeça.

Grinalda com Flores
A grinalda de flores seja ela de tecido ou natural é um acessório que não sai de moda. Esse adorno combina com casamentos na praia ou no campo.

Grampo ponto de luz
Para aquelas noivas que buscam simplicidade, o grampo é uma opção interessante como acessório para o cabelo. Ele é super delicado, discreto e indicado para compor penteados com coques, cabelos crespos e também curtinhos.


Grinalda estilo Headband
O headband é uma faixa (mas parece uma tiara inteiriça) super versátil indicada para vários tipos de penteados, principalmente os penteados desconstruídos.
Ele é confeccionado em tule, renda, pedrarias, semijoias, metais, tecidos e flores.
Pentes
Pode parecer estranho, os pentes, acessórios de prender os cabelos também são considerados grinalda. Os pentes nunca saem de moda e são indicados para penteados mais altos e com coque, por exemplo.
Porta-coque
Lembra uma coroa, mas é um porta-coque. São vários modelos e espessuras compostos por pedrarias e pérolas.

Presilha
Assim como o grampo, a presilha também é uma opção de acessório para cabelo para noivas que prezam pelo minimalismo. A presilha pode ser usada em cabelos presos, semi-presos tanto na parte de trás da cabeça, quanto na lateral.

Tiara
A tiara remete a noiva romântica e deixa o visual moderno e delicado. O acessório pode ser utilizado com qualquer tipo de véu e o cabelo preferencialmente preso ou semi-preso.

Voilette
Feito com tule ou Voilette Francês, o voilette, como dito antes, é um pequeno véu que pode ser usado como complemento de outro acessório como a tiara, a presilha e até mesmo um acessório de tecido em formato de flor. Ah, ele também pode compor chapéus.

Como escolher a grinalda?
Todo o conjunto deve estar em perfeita harmonia, vestido, penteado, maquiagem, estilo do casamento, se é durante o dia ao ar livre ou à noite.
Contudo, antes mesmo de escolher o modelo, converse com seu cabeleireiro sobre o modelo do seu vestido e o tipo de penteado que gostaria de usar no grande dia. A partir daí selecione algumas fotos de modelos de grinalda e veja com ele e sua estilista qual modelo de acessório mais combina com seu vestido de noiva e personalidade.
Claro, seu gosto pelo acessório é o que prevalece, mas é sempre bom ouvir a opinião desses especialistas para checar se o modelo escolhido não vai pesar no look.
Harmonia com o vestido de noiva
Se o vestido for mais simples e sem muitos detalhes, uma grinalda mais elaborada pode ser a escolha certa para adicionar sofisticação. Se o vestido for mais ornamentado, como os de renda ou bordados pesados, uma grinalda mais discreta e delicada pode manter o equilíbrio.
Estilo do casamento
O estilo do casamento influencia diretamente na escolha da grinalda. Para um casamento de estilo rústico ou no campo, a grinalda de flores pode ser a opção mais adequada, trazendo um ar natural e fresco ao visual. Já em um casamento clássico e formais, as grinaldas de pérolas ou cristais são perfeitas para complementar o visual elegante da noiva.
Formato do rosto e penteado
Ainda, considere o formato do seu rosto para escolher a grinalda. Por exemplo, os rostos mais arredondados, grinaldas mais alongadas podem ajudar a suavizar as linhas.
Para rostos mais angulosos, grinaldas mais suaves e arredondadas podem criar um equilíbrio. Somado a isso, o penteado também influencia na escolha: se você optar por um penteado com volume, uma grinalda delicada pode equilibrar o look. Já para penteados mais simples, uma grinalda maior pode ser o destaque do visual.
Conforto
Entretanto, o conforto não pode ser deixado de lado. Sendo assim, opte por um modelo de grinalda que se ajuste bem à cabeça e tenha uma fixação firme. Algumas grinaldas vêm com pentes ou tiaras embutidas para garantir que o acessório permaneça no lugar durante toda a cerimônia.

A grinalda para cada tipo de cabelo
Às vezes pode acontecer de você sonhar a vida inteira com um tipo de grinalda para seu casamento e na hora de escolher o que mais combina com você não tem nada a ver do que imaginou. Isso acontece, mas não é motivo para se decepcionar.
Grinalda para Cabelos com volume
Cabelos com volume e textura são ótimos para todo tipo de penteado, afinal isso é fundamental para fixar os acessórios nas madeixas.
Portanto, se você tiver muito cabelo ou volumoso opte por penteados presos, semi-presos. Para cabelos lisos, mas com grande volume, recomendam-se acessórios um pouco maiores, como coroas e tiaras.


Véu com grinalda
Se você quer usar o véu a escolha do acessório se torna mais fácil, afinal o véu é o mais indicado para usar com coroa e tiara.

Diferenças entre Véu e Mantilha e como combinar a grinalda
O véu é um acessório super levinho, confeccionado em tule liso ou poás, ele pode ser curto, médio ou longo.
De origem hispânica, a mantilha é um acessório mais elaborado com aplicações de bordado ou renda feito a mão em todo seu contorno. Por isso a mantilha é um acessório mais pesado quando comparado ao véu.
O porta-coque, os arranjos com flores de tecido, grampos ponto de luz são os tipos de grinalda mais indicados para usar com a mantilha. Isso porque esses acessórios não ficam tão evidentes na composição do penteado, afinal a mantilha é o grande destaque aqui.

Estilos de casamentos e o que combina
Listamos abaixo quatro estilos de casamento e as grinaldas que se encaixam perfeitamente com cada um deles. Lembre-se, isso não é uma regra, apenas inspirações. Você pode escolher a grinalda de acordo com sua preferência e o estilo pessoal.
Clássico
- Coroa
- Casquete
- Voilette
- Fascinator
- Porta-coque
Romântico
- Flores
- Headband
- Tiaras
- Presilhas
- Grampos
Boho
- Com detalhes em macramê
- Coroa
- Headband
- Detalhes com folhagem seca
Rústico
- Flores naturais
- Coroa
- Tiaras
- Presilhas


Não quero casar de grinalda, e agora?
A grinalda não é uma exigência, principalmente, para as noivas que preferem fugir as tradições.
Para quem ama a ideia de algo mais moderno, existem várias alternativas de acessórios para cabelo, como o uso de chapéu para casamento no campo.
Ainda, a noiva pode apenas deixa o cabelo solto ou fazer um coque simples, sem o uso da grinalda. O mais importante é escolher o acessório de acordo com sua personalidade!

Confira nossos Fornecedores de Acessórios de Cabelo
Nossa missão é tornar o seu grande dia inesquecível, oferecendo uma lista de fornecedores para casamento com o mais alto profissionalismo em cada detalhe. Aqui no Lápis de Noiva, você encontra fornecedores confiáveis!
Fazemos uma curadoria minuciosa para selecionar fornecedores especializados na confecção e produção de convites, identidade visual e papelaria de casamento. Conheça os fornecedores de acessório de cabelo indicados pelo Lápis, e solicite o seu orçamento via Whatsapp.
Conclusão
A grinalda não apenas embeleza o visual, mas também prende o véu ou mantilha ao cabelo.
Existem diversos tipos de grinaldas, e cada um se adapta a diferentes estilos de casamento e tipos de cabelo. Para escolher a grinalda ideal, é importante considerar o vestido, o penteado e o estilo do casamento.
Embora seja um acessório tradicional, noivas que preferem um visual mais moderno ou minimalista podem dispensar a grinalda.